Visualizando 30 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #428560
      aderlanrodeio
      Participante

      Hoje deixei meu celular na assistência da Samsung é um j7 neo a atendente pediu pra retirar o cartão e restaurar o mesmo.

      Quando fui colocar o SD em outro aparece que ele está codificado e diz que para decodificar tem que ser o mesmo aparelho.

      Fui na assistência e o aparelho já não reconheci o cartão porque foi restaurado.

      Gostaria de saber como faço pra decodificar o meu SD, no qual estão as fotos pessoais das minhas filhas e projetos de trabalho.

      Att

      Aderlan

    • #428618
      TechGeek
      Participante

      Para que o cartão seja reconhecido corretamente você precisa conectá-lo ao celular desligado. Só então você deve ligar o celular.

      Feito isso, faça a decodificação conforme explicado no vídeo desse endereço: https://www.youtube.com/watch?v=0GNuGmHnKsU

      Outra sugestão seria você tentar fazer a leitura desse cartão em um computador com ajuda de um adaptador SD.

      Você também pode verificar se uma cópia das fotos ficaram salvas em nuvem no Google Drive. Confira um tutorial: https://support.google.com/drive/answer/6305834?co=GENIE.Platform%3DAndroid&hl=pt-BR

    • #442618
      Dhessica
      Convidado

      Não estou conseguindo decodificar meu cartao sd no meu celular,tirei ele para formatar e depois quando coloquei de volta ao mesmo já não aparecia mais minhas fotos e não consigo decodificar😔

    • #442631
      TechGeek
      Participante

      Infelizmente você cometeu um erro quando fez isso.

      Entre no site do Google Fotos com a mesma conta Google que você estava utilizando em seu celular antes da formatação e veja se por acaso o celular fez um backup (cópia) das suas fotos; ou seja, se a opção de Backup e Sincronização estava ativada na ‘Galeria’.

      https://www.google.com/intl/pt-BR/photos/about/

    • #442808
      Natiele
      Convidado

      Me ajudem, por favor.

      Fui codificar meu cartão e eu perdi tudo não consiga mais acessar meu cartão de memória ele sumiu no meu celular só aparece um cartão com uma chavinha.

      Me ajudem. Não to conseguindo também formatar.

      O que eu posso fazer?

    • #442815
      TechGeek
      Participante

      Nunca faça nada que você não tenha certeza como realmente funciona.

      Você precisa informar a senha de criptografia para obter acesso aos seus arquivos.

      Minha recomendação é que você desfaça a criptografia indo no mesmo lugar onde você foi antes. É muito provável que você acabe esquecendo a senha de criptografia ou então precise formatar o celular e faça isso sem antes remover a criptografia do cartão. E aí já viu, né. Adeus fotos, vídeos, músicas e tudo mais que estava no cartão.

      Se o seu celular for um Samsung, opte por usar a Pasta Segura (Secure Folder) para proteger seus arquivos importantes de olhos curiosos, ou então baixe alguma pasta segura da loja de aplicativos do seu celular.

    • #442919
      Bryan
      Convidado

      Preciso de uma forma para decodificar meu cartão SD, não consigo ver meus arquivos de vídeos e fotos.

      Se alguém puder me ajudar eu agradeço. Tenho vários arquivos pessoais no meu cartão SD que não queria perder.

    • #442926
      TechGeek
      Participante

      Se você não esqueceu a senha de criptografia é só desfazer o processo no mesmo aparelho onde ele foi feito…

      Fora isso, se o aparelho tiver sistema Android, você pode acessar o Google Fotos em um computador para conferir se, por acaso, uma cópia dos seus vídeos e fotos ficaram salvos: https://www.google.com/intl/pt-BR/photos/about/

      Entre com a mesma conta Google usada no celular onde o cartão foi criptografado.

    • #443846
      Michelle
      Convidado

      Por favor me ajudem.

      Eu restaurei meu celular e removi o cartão e quando coloquei de volta apareceu a mensagem dizendo que ele está codificado.

      Me ajudem a recuperar minha fotos.

    • #443850
      TechGeek
      Participante

      Oi, Michelle.

      Se você criptografou o seu cartão antes de restaurar o celular você não vai conseguir descriptografa-lo novamente.

      Você pode acessar o site do Google Fotos com a mesma conta Google que estava sendo usada em seu celular antes dele ser formatado, pode ser que haja uma cópia das suas fotos e vídeos lá: https://www.google.com/intl/pt-BR/photos/about/

      Fora isso, só mesmo recorrendo a uma empresa especializada na recuperação de dados.

    • #444836
      Raphael
      Convidado

      Oi, bom dia!

      Anteontem o meu celular parou de reconhecer o cartão de memória. Desliguei, removi, coloquei novamente, religuei e nada.
      coloquei o micro sd num adaptador e coloquei no PC. Fiz uma cópia de todos os meus arquivos e o formatei pra “exfat”. Coloquei o sd de volta no celular e o mesmo voltou a reconhecer. Mas agora não consigo mais usar meus arquivos, pois o sd tava codificado quando deu problema ;/
      O que faço? Como consigo recuperar meus arquivos?

    • #444839
      TechGeek
      Participante

      Oi, Raphael.

      Eu compreendi o problema. Infelizmente você terá de recorrer a uma empresa especializada na recuperação de dados, caso esses sejam de fato importantes.

      Se o seu celular tiver sistema Android, pode ser que haja algum backup das suas fotos e vídeos. Entre com a mesma conta Google no site do Google Fotos e confira: https://www.google.com/intl/pt-BR/photos/about/

      É normal esse tipo de problema ocorrer quando o cartão de memória é removido sem que antes o usuário vá em: Configurações/Ajustes > Armazenamento > Remover cartão SD.

      Por isso, é importante avaliar se a criptografia dos dados é a melhor opção. Talvez o uso de uma aplicativo de pasta segura (secure folder) seja uma opção mais interessante para proteger os arquivos; só não pode esquecer a senha de proteção…

      Boa sorte!

    • #445222
      Janaína
      Convidado

      No meu cartão de memória tem foto do meu filho eu queria recuperá-las e recuperar o meu cartão de memória.

    • #445234
      TechGeek
      Participante

      Oi, Janaína.

      Seria importante que você explicasse em detalhes o que houve com o cartão, se vai ficar difícil ajudar. Faça a pergunta se colocando no lugar de quem vai ler.

      Você criptografou o cartão? Colocou o cartão com o celular ligado? Removeu o cartão sem antes ir em Configurações/Ajustes > Armazenamento > Remover cartão SD?

      Informe também o modelo do seu celular.

      Caso o seu celular tenha sistema operacional Android você pode conferir se uma cópia das fotos ficou salva no Google Fotos: https://www.google.com/intl/pt-BR/photos/about/

      É só entrar com a mesma conta Google que você está suando no celular.

    • #446314
      Angela
      Convidado

      Gente eu codifiquei o meu cartão no meu celular J5 normal antigo só que esse celular não está mas comigo e meu novo J5 Prime celular não reconhece o cartão.

      Tem varias fotos e vídeos que eu não queria perder. Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.

    • #446320
      TechGeek
      Participante

      Oi, Angela.

      Com relação às fotos e vídeos que estavam no cartão só mesmo procurando uma empresa especializada na recuperação de dados em telefone celular.

      Porém, existe uma chance de você recuperar as suas fotos e vídeos. Você precisa ter uma cópia dos arquivos salva no Google Fotos: https://www.google.com/intl/pt-BR/photos/about/

      Entre no Google Fotos em um computador usando a mesma conta Google que estava cadastrada no aparelho antigo. Se houver uma cópia das fotos e vídeos você poderá baixar.

      Depois, é só formatar o cartão codificado e transferir novamente os arquivos para ele. E não codificar mais o cartão, se você aprendeu alguma coisa com essa experiência.

      Prefira usar um aplicativo de pasta protegida e tenha sempre uma cópia dos seus arquivos importantes.

    • #446581
      Joyce
      Convidado

      Olá! Bom dia!

      Meu celular antigo quebrou … e estou com um novo ; assim que eu insiro o cartão SD no aparelho apresenta a seguinte mensagem:

      “Este cartão de memória não pode ser decodificado por ter sido codificado em outro aparelho. Os cartões de memória só poderão ser decodificados no aparelho usado para codificá-los. Decodifique o cartão de memória no aparelho usado para codificá-lo, reinsira-o neste aparelho e tente novamente”.

      Mas o celular antigo não funciona, não tem outra opção?

    • #446584
      TechGeek
      Participante

      Oi, Joyce.

      De fato, o cartão tem que ser decodificado no aparelho de origem.

      Se você não tiver nada importante no cartão você pode optar por formatá-lo. Basta ir em Configurações > Armazenamento > Formatar cartão SD.

      Caso haja dados importante no cartão, então o melhor é mesmo consertar primeiro o celular com problema.

      Dica: Uma cópia de suas fotos e vídeos pode ter ficado salva no Google Fotos. Em um computador, acesse o Google Fotos com a mesma conta Google do celular que está configurada no celular com problema e confira: https://www.google.com/intl/pt-BR/photos/about/

    • #447595
      Mirley Couto Nobre
      Convidado

      Meu cartão de memoria e codificado, porem o aparelho que era codificado pifou, e estou usando o meu cartão de memória em outro celular e as fotos que estão codificada não aparece.

      tem como eu descodificar o meu cartão de memoria em outro aparelho? Ou simplesmente são arquivos perdido?

    • #447600
      TechGeek
      Participante

      Oi, Mirley.

      Eu não sei se é por preguiça da parte de vocês, desatenção, ou se é a esperança de respondermos algo diferente do que já foi respondido há alguns dias…

      Nós já respondemos a essa mesma pergunta aqui neste tópico. Veja a resposta que eu deixei para o ‘Raphael’.

      Leia os comentários!

    • #452638
      Marco
      Convidado

      Cometi o mesmo erro e quando liguei para uma empresa de recuperação de dados em Minas Gerais me cobraram entre R$ 400 e R$ 800 para recuperar um cartão SD da Sandisk de 17 GB.

    • #453047
      Dora Andréa Travessas Moreira
      Convidado

      Meu celular diz que meu cartão de memória não pode ser codificado. Por que?

    • #453082
      TechGeek
      Participante

      Oi, Dora.

      Se o cartão for novo ele precisa ter sido formatado e colocado com o celular desligado. Há dados contidos no cartão?

      A codificação do cartão só poderá ser desfeita nesse mesmo aparelho, então em caso de algum acidente você pode acabar perdendo seus dados pessoais.

      Eu comendo que para proteger os seus dados pessoais você utilize algum aplicativo com essa função.

    • #454236
      Rhany
      Convidado

      Oi.

      Eu formatei meu celular,tirei o cartão de memória antes, coloquei de novo e tá dizendo que tá codificado e tem que descodificar com o aparelho original, mas esse é o aparelho original.

    • #454258
      TechGeek
      Participante

      Pois é, Rhany… o celular é o mesmo e o cartão também.

      Acontece que você formatou o celular e se esqueceu de decodificar o cartão antes.

      Você pode acessar o Google Fotos com a mesma conta Google que estava cadastrada no aparelho antes dele ser formatado e conferir se há uma cópia sincronizada dos seus arquivos: https://www.google.com/intl/pt-BR/photos/about/

      Fora isso, só mesmo se você tiver cópia dos seus arquivos em outro local ou então recorrendo a uma empresa de recuperação de dados.

      O cartão para ser reutilizado da forma como está precisa ser formatado antes.

    • #455023
      Mike
      Convidado

      Você quer dizer que neste caso não há o quefazer? Perdeu tudo?

    • #455026
      TechGeek
      Participante

      Olá.

      Se você não tiver uma cópia dos seus arquivos sincronizada no Google Fotos você vai ter que recorrer a uma empresa de recuperação de dados.

    • #456730
      Bárbara
      Convidado

      Eu queria resetar/restaurar meu celular, então acabei por desativar o cartão SD, mas agora não consigo tira-lo do aparelho.

      Gostaria de saber se o cartão SD inserido ficará danificado caso eu faça a restauração.

    • #456962
      Geek1
      Moderador

      Oi, Bárbara.

      Quando você diz que não consegue remover o cartão, você está querendo dizer fisicamente; o cartão emperrou?

      A remoção do cartão por software é feita indo em Configurações > Armazenamento > Remover o cartão SD.

      De qualquer forma, não deverá haver perda de dados no cartão após a restauração do sistema.

    • #456672
      Carol
      Convidado

      Meu cartão de memória estava codificado e resetei o meu celular, mas ante disso eu retirei o cartão.

      Depois disso não consigo acessar nenhuma das minha fotos. Diz que ele foi codificado em outro aparelho e só pode ser decodificado no mesmo aparelho.

      O que eu faço?

    • #456970
      Geek1
      Moderador

      Oi, Carol.

      Sim, o cartão precisa ser decodificado no próprio aparelho, mas isso deveria ter sido feito antes da restauração de fábrica.

      No momento em que você restaurou o celular aos padrões de fábrica a codificação salva no aparelho se perdeu e agora não é mais possível fazer a decodificação.

      Se você não tiver uma cópia das suas fotos e vídeos salvas no Google Fotos (https://www.google.com/intl/pt-BR/photos/about/) você terá que recorrer aos serviços de uma empresa especializada em recuperação de dados.

Visualizando 30 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.