O wi-fi booster ou replicador de sinal representa uma dessas invenções que surpreendem. Dessas que provocam expectativas no mercado, comichões nos usuários, inveja entre quem cria e seus rivais profissionais.

Afinal, qual usuário de internet não gostaria de ter seu sinal amplificado? Ou com maior alcance em sua casa? Ainda, quem não quer que o sinal de wi-fi se estenda por toda a casa? Quem não pretende ter um wi-fi booster ou replicador de sinal em casa ou no escritório?

Todos, claro. Pode-se ter a maior velocidade possível oferecida pelas operadoras; ainda assim, todos querem melhoria. Sempre. E isso é bom, pois faz que as empresas prestadoras desse serviço estejam sempre vigilantes e buscando melhorar suas ofertas.

Assim, uma questão: você conhece as diferenças entre reforçador, replicador e amplificador de sinal de wi-fi? Pois então. É o que a gente vai ver agora. Então, a resposta para a pergunta do título deste artigo está ao longo do texto.

Além disso, vai ficar conhecendo também uma série de iniciativas que pode resolver o problema para o qual se destina o wi-fe booster ou replicador de sinal. Ou seja, antes de adquirir o aparelho, pode solucionar a questão e, assim, evitar gastos desnecessários.

Wi-fi booster ou replicador de sinal?

diagrama mostrando sinal de wi fi pra um laptop
Wi-fi booster ou replicador de sinal são duas coisas diferentes.

De certa maneira, ambos os conceitos de serviços são muitos semelhantes. É até possível que você encontre informações na internet sobre serem idênticos, sem qualquer espécie de diferença. Entretanto, há diferenças básicas, mas são quase inexpressivas.

Veja.

Por outro lado, é preciso manter em mente que as diferenças acima são, via de regra, apenas teóricas, apenas em termos de ideia de operação. Na prática, como a gente comentou, os três aparelhos funcionam de maneira muito semelhante. Ou seja, alguma operacionalidade de um pode ser encontrada em outro e vice-versa.

Como a gente deixou claro até aqui, extensor de wi-fi e wi-fi booster ou replicador de sinal são semelhantes em muitos tópicos. Contudo, eles se diferenciam no comportamento geral.

Importante: nesse cenário, não estranhe se este artigo indicar funcionalidades comuns entre os aparelhos. Afinal, como dito, é difícil delimitá-las.

Um wi-fi booster ou replicador de sinal é mesmo necessário?

sinal de Wi-fi booster ou replicador de sinal
Um wi-fi booster ou replicador de sinal podem ser necessários.

Apesar de não ser tão caro, não deixa de ser um investimento financeiro em qualidade operacional. Nesse sentido, é sempre bom avaliar adequadamente se é mesmo necessário adquirir um wi-fi booster ou replicador de sinal.

Por outro lado, havendo necessidade real, é melhor identificar qual marca, modelo e tipo de aparelho. Assim, um dos fatores mais fortes para determinar se o aparelho vai ser eficiente é analisar a atual cobertura wi-fi no seu espaço.

Caso você note:

Então, é hora de começar a pensar num wi-fi booster ou replicador de sinal. Mesmo porque, ele evita a compra de cabos extras ou equipamentos de rede mais caros, incluindo switches e hubs.

Importante: a conexão ruim nessas áreas pode se dar pelo fato de o roteador não alcançá-las. Ou seja, o roteador pode estar longe de salas específicas. Ainda, o sinal pode estar sendo obstruído vários objetos ou estruturas, como móveis ou paredes espessas. Eles realmente interferem na cobertura. É possível que o problema seja resolvido ao mudar o local do ponto de roteamento.

Funcionamento do Wi-fi booster ou replicador de sinal

diagrama dos diferentes sinais de wi fi booster ou replicador de sinal.
É preciso entender o funcionamento de um wi fi booster ou replicador de sinal.

O amplificador

Bem, como o próprio nome prediz, sua função principal é amplificar o sinal de wi-fi. Ele estende o espaço de cobertura da rede Wi-Fi aumentando ou amplificando os sinais existentes. Permite a todos os dispositivos sem fio dentro desse espaço de cobertura expandida se conectarem à Internet ou a uma rede sem fio semelhante.

Funciona captando o sinal de um wi-fi fraco e ampliando-o antes de transmitir para mais espaços, quando necessário. Ou seja, o amplificador de sinal wi-fi ajuda a “esticar” a rede com mais eficiência. Assim, o sinal atinge vários andares em um prédio, todos os cantos de uma casa e até o quintal do escritório ou da casa.

No fundo da questão, é mais ou menos assim:

O extensor

Um extensor de wi-fi trabalha “puxando” a recepção de um roteador antes de retransmitir o sinal para um dispositivo. Ele não aumenta a cobertura usando o mesmo tipo de identificador da rede sem fio inicial.
Isso significa que, se a rede original ou inicial for conhecida como, por exemplo, “Rede-less-1”, o aparelho cria e trabalha com um novo nome de rede, que pode ser “Rede-less-2”.

Nesse caso, o dispositivo deve se conectar à Internet pela segunda rede criada. Assim, vai funcionar coerentemente.

Wi-fi booster ou replicador de sinal: indicação

Há várias situações em que o uso do wi-fi booster ou replicador de sinal pode ajudar muito na conexão de internet. Veja algumas delas:

Além disso, o aparelho também estabiliza a conexão em todas as áreas do prédio. Ainda, o wi-fi booster ou replicador de sinal potencializa a velocidade da internet, o que torna a rede mais eficiente e distribui o tráfego de dados de maneira mais eficaz.

Wi-fi booster ou replicador: eficiência

sinal de wi fi booster ou replicador de sinal
O wi fi booster ou replicador de sinal devem ser eficientes.

Certamente, a qualidade dos resultados do uso do wi-fi booster ou replicador depende de uma série de fatores. Os dois mais importantes são a marca do aparelho e o sistema de configuração.

Os termos técnicos aqui mencionados podem complicar um pouco. Contudo, eles estão destacados no ícone de configuração do sistema do dispositivo ou na configuração do próprio aparelho de wi-fi booster ou replicador de sinal.

Por exemplo, o padrão de sinal que a maioria dos aparelhos usa é um Wireless N (802.11n). Isso suporta uma largura de banda de rede máxima de 300 Mbps. Por si só, o padrão oferece uma excelente velocidade e alcance e também é muito resistente a interferências em sua cobertura.

Há outros padrões sem fio, como o 802.11ac. Trata-se de um dos padrões de geração mais recentes. Permite que um reforço de Wi-Fi suporte as bandas de 5 GHz e 2,4 GHz.

Ele também dispõe de uma largura de banda para 450 Mbps para a banda de 2,4 GHz e 1300 Mbps para a banda de 5 GHz.

Antes de instalar wi-fi booster ou replicador de sinal

Por outro lado, não é raro que algumas providências resolvam o problema de sinal fraco em certas áreas de cobertura do roteador. Nesse caso, talvez nem seja necessário adquirir um wi-fi booster ou replicador de sinal.
Assim, observe o que pode ser feito antes. Isso pode resultar em economia considerável.

Atualização do roteador

Com certeza, você sabe que ataques de vírus têm crescido em quantidade o tempo todo. Por outro lado, especialistas sabem que muitos desses eventos maléficos seriam evitados se os roteadores passassem por manutenção adequada. Afinal, quando um malware infecta um roteador, ele pode roubar largura de banda e se espalhar pela rede para outros dispositivos.

Mas o desempenho dos roteadores não são afetados somente por programas mal intencionados. Aparelhos antigos também podem apresentar funcionalidade deficitária simplesmente porque os dispositivos atuais requerem maior potência.

Assim, é imprescindível que o roteador seja atualizado sempre que possível. O ideal é que essa operação ocorra a cada ano.

Local adequado

Como se sabe, nem todos os locais são ideais para instalação de roteador. Já de início, evite instalar o roteador próximo a objetos e aparelhos de metal. Metais são o principal distúrbio de um sinal Wi-Fi. Eles acabam criando o que se chama “zona morta”, na qual o sinal se perde.

Há ainda outros materiais, como madeira, plástico, espuma e papelão. Apesar de a influência ser menor, também interferem na qualidade de envio de sinal. Assim, podem ser a causa de se achar que há necessidade de wi-fi booster ou repetidor de sinal.

Como complemento, a rigor, todos os eletrodomésticos emitem ondas eletromagnéticas em algum grau. Até lâmpadas fluorescentes e disjuntores. Os maiores emissores de ondas eletromagnéticas tendem a ser encontrados na cozinha e incluem fogões, fornos de microondas e lava-louças.

Se você tiver um desses aparelhos em casa, mantenha seu roteador wi-fi o mais longe possível para aumentar o sinal. Assim, evita-se compra de wi-fi booster ou replicador de sinal.

Há ainda uma boa recomendação: o roteador deve ser instalado mais ou menos no centro do cômodo ou do prédio. Assim, o sinal é direcionado para todos os lados, sem interrupção por meio de paredes e outros bloqueadores.

Potência da antena

Recentemente, surgiram alguns vídeos na internet com instruções sobre gambiarras no roteador. Um deles sugere cortes específicos em latinha de refrigerante que deve ser instalada de maneira também específica sobre o roteador. Esse procedimento diz pretender substituição de um wi-fi booster ou replicador de sinal.

Com certeza, quem fez o teste percebeu que isso não funciona. O ideal, nesse caso, é instalação de antena maior e mais potente. A maioria dos roteadores é fabricada com antenas pequenas e fracas. Contudo, isso não significa que os fabricantes queiram economizar o máximo possível. Em verdade, antenas mais potentes tendem a ser bem maiores. Assim, se você não se importa com o tamanho da antena, consiga uma nova e poderosa antena WiFi.

Quero sinal… sinal… sinal…

Um wi-fi criptografado e protegido por senha é obrigatório nos dias de hoje. Claro, isso é necessário porque nunca houve tanta “fome por sinal” do que atualmente. Vizinhos vão usar redes de vizinhos ainda que tenham a sua própria. Esteja certo disso.

Assim, criptografe seu wi-fi e proteja-o com uma senha forte. Caso contrário, você vai achar que precisa de wi-fi booster ou replicador de sinal quando, em verdade, basta apenas essa iniciativa simples.

Observe aplicativos consumidores

Apenas um aplicativo que necessite de muita banda é capaz de fazer a internet travar em determinadas áreas do ambiente. Nesse cenário, o proprietário do sinal pode achar que o problema é emissor de wi-fi e vai adquirir um wi-fi booster ou replicador de sinal.

Então é isso. O wi-fi booster ou replicador de sinal é, portanto, funcional. Isto é, respondendo à questão do titulo deste artigo, o aparelho funciona mesmo. Contudo, é sempre importante averiguar se é mesmo necessário ou se bastam algumas ações para resolver problemas de alcance de sinal ou de sinal falho.

Leitor, você já usa um wi-fi ou replicador de sinal? Conhece alguém que usa? Você instalaria um desses em sua casa ou escritório? Comente para a gente na área abaixo.