Smartwatch: O que são e quais os melhores no mercado?

smartwatch

Por incrível que pareça, o smartwatch existe já há quase 40 anos. Foi o foi o Pulsar, produzido pela Hamilton Watch Company que, não obstante limitações, foi considerado como o primeiro relógio inteligente.

Obviamente, tais limitações estão associadas à tecnologia da época. Ou seja, tão limitado quanto o smartwatch atual quando for visto sob a ótica da tecnologia de 40 anos futuros. Mas, sim, o Pulsar já tinha algumas funcionalidades diferenciadas.

Como você sabe, um smartwatch – ou relógio inteligente – tem, em verdade, o caráter de um computador de mínimas dimensões. Sem querer cair em mesmice, é mesmo um computador de pulso.

Apesar de já quarentão, foi só recentemente que o smartwatch caminhou em direção mainstream atual, ou seja, chegou ao status de objeto da moda, desejo de consumo. E isso se deu porque esses aparelhinhos estão mesmo quase milagrosos.

Tão milagrosos que fica até difícil inseri-lo na linha de tempo da evolução dos relógios. Para isso, seria necessário voltar a alguns milhares de anos e iniciar a história pelo gnômon.

Assim, como seria possível associar aquelas velhas estacas ao smartwatch atual? Não há a mínimo possibilidade, pois, em algum momento, a narrativa se perderia. Contudo, pode-se dizer que o primeiro relógio mecânico (a invenção data do século 14, mas há controvérsias sobre o real inventor) seria um elemento ideal para comparação.

Entretanto, considerando a evolução dos dispositivos atuais, seria quase brincadeira fazer alguma avaliação associada àqueles mecanismos antigos. A distância entre as tecnologias é muito grande.

Ao fim deste artigo, a gente elenca alguns pontos que você precisa conhecer antes de adquirir um smartwatch.

Smartwatch: o conceito

O smartwatch é o relógio inteligente.
O smartwatch é o relógio inteligente.

Então, talvez seja possível fazer alguma espécie de analogia com tais relógios mecânicos. Todavia, a gente precisa usar de sinceridade: seria perda de tempo. Assim, vamos direto ao ponto.

Interessante: Gnômon é o nome das estacas fincadas no solo cuja sombra indicava a posição do Sol. Há milhares de anos, a percepção humano notou que a sombra do próprio corpo em pé avançava (“esticava”) com o passar das horas. Medir a passagem do tempo por esse mecanismo foi atitude natural. E fincar o gnômon no solo para substituir o corpo humano também foi. Nascia, assim, os chamados “Relógio de Sol”.

O conceito, a ideia em si contida no aparelho foi sendo implantada aos poucos, mas naturalmente. Faz parte de um boom de produtos chamados objetos vestíveis (muitos chamam de internet vestível que faz parte do conjunto de Internet das Coisas.

Em algum momento da história dos relógios, a capacidade de ser mais que relógio já estava desenhada havia muito tempo. E, venhamos e convenhamos, a invenção de um sistema de medição de tempo foi grande, foi fantástica! Não poderia permanecer eternamente apenas como medidor de tempo.

Assim, hoje, ele:

  • Mede pressão arterial
  • Indica fluxo sanguíneo
  • Informa dados sobre o clima
  • Faz cálculos complexos
  • Efetua ligações telefônicas
  • Mostra posição geográfica
  • Toca música

Dentre muitas outras funcionalidades, além, obviamente, de mostrar as horas.

E as funcionalidades não acabam aí. Há muito ainda por vir, pois grandes empresas estudam funcionalidades que chegam às raias do absurdo. Asus, Samsung, Apple, Huawei e outras fábricas estão, nesse momento, com suas equipes em franca operação. Estão debruçadas sobre pranchetas ou diante de tela de potentíssimos computadores para criar operações fascinantes.

Smartwatch: o contraconceito

Os smartwatches caíram no gosto das pessoas como os smartphones.
Os smartwatches caíram no gosto das pessoas como os smartphones.

A gente já deixou clara uma ideia até este ponto deste artigo: relógios são apaixonantes e, portanto, românticos. Desde a fabricação dos primeiros modelos, ele foi adquirindo aura de sofisticação. Passando pela iniciativa de Santos Dumont de adaptá-lo ao pulso e chegando aos modelos analógicos atuais, são vistosos, bonitos, excêntricos.

Talvez por conta disso, ainda há certa resistência no mercado em relação ao smartwatch. O consumidor vê aqueles modelos como muito melhores porque sua função específica é justamente mostrar horas. Portanto, muito mais eficiente.

Analistas de mercado não sabem ainda de onde vem essa noção. Contudo, sabem que, nesses 40 anos de existência, os relógios inteligentes têm enfrentado certo nível de retração no mercado.

Mas, ao mesmo tempo, percebe-se que algo anda mudando. Lentamente, o smartwatch tem avançado resistência adentro e conseguido se firmar como instrumento importante.

Assim, a estratégia dos fabricantes deixou de ser inserção de número maior de funcionalidades. Eles estão focando mais na diversidade de visual que se aproxima cada vez mais da aparência o relógio propriamente dito.

Avanços do smartwatch

O smartwatch hoje possui muitos recursos.
O smartwatch hoje possui muitos recursos.

Como a gente comentou, os recursos foram sendo incorporados e, assim, distanciando o relógio de suas funções iniciais. Ainda assim, o smartwatch tem se inserido no gosto dos indivíduos mais jovem. desta geração. Monitores de frequência cardíaca, por sua vez, caiu no gosto de praticantes de esportes – ocasionais ou constantes.

Dessa maneira, cada vez mais, o mercado está se inflando de modelos. E, estes, cada vez mais interessantes.

Veja alguns dos melhores smartwatch tanto para Android quanto para iOS e os modelos mais interessantes.

Interessante: há uma diferença leve entre smartwatch e smartband. Via de regra, as pessoas não se dão conta disso e acabam levando um quando pretendem comprar outro. O smartband é um relógio cujo objetivo principal é oferecer aplicativos voltados à avaliação da condição física do usuário; já o smartwatch pode também ter tais aplicativos, mas suas funções são bem mais amplas e muito mais diversificadas.

S928 Sports Watch

Esse modelo tem se mostrado um ótimo smartwatch e não custa muito. Trata-se de um dos smartwatches mais baratos. Contudo, ainda não chegou por aqui. Foi projetado de maneira bastante simples. Assim, não tem tela elegante nem de alta resolução. Pelo contrário.

A tela é monocromática e bem simples. Contudo, nem todos os consumidores de smartwatch preferem sofisticação em detalhes. Dessa maneira, esse modelo atende bem a esse quesito. Mesmo porque, a tela não atraente é compensada por bons recursos necessários a um bom smartwatch. Um deles, aliás, é a possibilidade de atualização do sistema via download em lojas de aplicativos.

Veja:

  • GPS: vem acelerômetro 3D integrado + giroscópio3D. Isso permite que os usuários possam rastrear todos os movimentos que fazem durante o exercícios
  • Monitor de frequência cardíaca: trata-se de excelente dispositivo, um dos melhores do mercado com essa funcionalidade. É capaz de fornecer atualizações em tempo real da frequência cardíaca
  • Dados externos: esse modelo também se mostra eficiente em necessidade de registro de dados externos. Isto é, você recebe atualizações em tempo real sobre as condições climáticas ou de trânsito, por exemplo

São esses os recursos básicos. Podem não parecer suficientes; contudo, é importante saber que esses recursos funcionam de maneira fantástica. O controle do smartwatch é feito por meio de aplicativo disponível para iOS e Android.

Assim, uma das características mais importantes e interessantes é que está sendo constantemente atualizado pelo desenvolvedor. Dessa maneira, é grande a chance de que, em breve, o smartwatch obtenha muito mais funcionalidades que as atuais.

Resumindo, o S928 é um smartwatch decente para Android, é barato, funciona como deveria e não vem com recursos desnecessários que podem esgotar a bateria.

Smartwatch Xiaomi Amazfit BIP

Esse modelo é um excelente smartband também. Suas funções pretendem monitorar as atividades de maneira ampla e eficaz. Nesse sentido, usuários com preocupações com estilo de vida preferem essa marca.

Uma das funções mais surpreendentes está relacionada a monitoramento do sono. com isso, a pessoa acompanha a quantas anda a qualidade de seu estado de descanso corporal. Mas, se a intenção é avaliar as condições físicas, esse modelo também é interessante.

Ele possui desde pedômetro a contador de calorias. Também monitora frequência cardíaca durante exercícios do mais diversos, como caminhada em esteira ou ao ar livre, ciclismo etc.

Por outro lado, possui funções extremamente importantes que o transformam em bom smartwatch.

Smartwatch GT08

Esse modelo é elegante. Seu visual é altamente atrativo e transmite aura de status bem definida. Com ele, é possível manter a agenda de atividades atualizada via Android. Ou seja, seu relógio avisa sobre seus compromissos.

Mas, no caso de você não querer sair com seu smartphone e seu smartwatch ao mesmo tempo, tudo o que precisa fazer é transferir o cartão para seu relógio. Pronto! Todas as funcionalidades do primeiro passam para o segundo.
Mas tem algo ainda mais interessante.

– “Levante a mão quem nunca esqueceu onde deixou o celular”.

Certamente, ninguém levantou a mão. Pois bem! O smartwatch GT08 emite alerta sonoro quando você se distancia do aparelho. Assim, as chances de você perdê-lo se tornam mínimas. Aliás, essa é uma das funcionalidades com profundo sentido de efetividade.

Mas também é um bom smartband. Contém diversos sensores para monitoramento de calorias, distância percorrida e outras ações. Assim como o modelo acima, também acompanha e registra a qualidade do sono.

Smartwatch Android DZ09

Se a gente pudesse destacar algumas características desse aparelho fora do quesito funcionalidades, diria que é potente e bonito. Seu aspecto visual chama a atenção – o que pode ser não tão conveniente em determinadas situações.

Mas ele também realiza chamadas, abre aplicativos de forma completamente independente e opera com outras funções para substituir o aparelho celular. Ou seja, ele se comunica com o smartphone por meio de sinal de bluetooth 3.0.

Sua estrutura interna permite acoplamento de microchip, o que possibilita acesso via 2G /2.5G. Assim, suas redes sociais, suas mensagens por e-mail e ligações telefônicas estão garantidas.

Também carrega imagens e áudios. Além disso, é calendário, câmera e despertador.

Gear A1

Se sua intenção é adquirir um smartwatch com qualidade, mas com preço mais em conta, o Gear A1 espera você em alguma prateleira de distribuidores. O valor da compra está na média dos mais baratos que contenham funcionalidades importantes.

Afinal, ele serve tanto como smartwatch propriamente dito quanto como celular auxiliar conectado a seu celular principal via bluetooth. Nesse sentido, pode fazer e atender ligações. Ele usa sua agenda de contatos diretamente de seu celular.

Por outro lado, funciona também como smartband. Monitora condições físicas enquanto você realiza exercícios. Mas, sendo você como a maioria das pessoas, ou seja, sedentárias, vai receber alertas de falta de atividade física.

Parece impossível, mas ele diz pra você que é preciso tomar água e se mexer um pouco. Assim, o smartwatch serve como “personal trainner”. Para quem trabalha sob regime de acomodação, esse aparelho é fantástico.

O diferencial desse modelo é sua bateria. Ela tem vida útil para mais de 07 dias.

Saiba algo muito importante

É preciso ter certeza se o smartwatch é mesmo o que você quer.
É preciso ter certeza se o smartwatch é mesmo o que você quer.

Não são raros os casos em que o consumidor adquire um smartwatch e, em casa, diz que não era bem aquilo que queria. Aliás, é extremamente comum essa situação. Isso acontece porque faltam informações no momento da compra ou o cliente não se interessou em buscá-las.

Então, veja abaixo alguns itens que você precisa avaliar antes de comprar seu relógio inteligente. Afinal, todo e qualquer produto e todo que qualquer serviço têm seus prós e seus contras.

Além disso, de maneira geral, um smartwatch é feito para trabalhar em compatibilidade com o celular. Se isso não acontecer, o dispositivo adquirido perderá grande parte de suas funções.

Sistema Operacional

Esse é o item mais importante a se considerar ao escolher o smartwatch que deseja comprar. Afinal, o tipo de sistema operacional basicamente determina o tipo de experiência que você terá ao usar o dispositivo.

Portanto, você pode escolher entre Android, iOS ou outro sistema qualquer. O que não pode é esquecer de verificar se seu celular é compatível com aquele que você escolher.

A tela

As telas do smartwatch são fornecidas em dois tipos:

  • E-ink: trata-se de uma tela de papel eletrônico que é muito fácil de ler, especialmente quando está ao sol. Também vêm nas versões monocromática e colorida. Consomem menos bateria
  • Display LCD colorido ou AMOLED: tendem a ser mais brilhantes e cheias de cores, dando uma vantagem quando se trata de visualizar arquivos como fotos e aplicativos. O problema delas é o fato de consumirem mais vida útil da bateria

Manipulabilidade

As interfaces do Smartwatch geralmente vêm em duas formas: touchscreen e botões. Ambos têm seus prós e contras e realmente depende apenas de com qual o usuário se sente mais confortável.

Por exemplo, enquanto a tela sensível ao toque facilita a navegação, pode ser difícil selecionar itens pequenos na tela. Por outro lado, enquanto os botões garantem precisão ao selecionar itens na tela, geralmente leva muito mais tempo para navegar.

Comunicabilidade

A principal intenção que valoriza os relógios inteligentes é a conveniência. Fazer e receber chamadas e mensagens de texto e receber notificações é algo que você deve esperar de qualquer smartwatch. Portanto, neste caso, o que você quer ver é a maneira como esses smartwatches realmente fazem isso.

Então é isso. Adquira um smartwatch caso ainda não tenha um. Contudo, averigue antes as dicas acima e avalie os modelos que a gente elencou. Assim, vai comprar exatamente o que precisa.

E você, leitor? Já faz uso de um smartwatch? Como tem sido sua experiência? Se ainda não possuir um modelo, acha que seria interessante possuir? Fale pra gente aí nos comentários abaixo.

RESPONDER