Não é possível falar de aplicativos grátis para ver filmes no telefone móvel e não lembrar das boas, saudosistas e românticas TVs de quase 50kg.

E seus chiados. Ou com suas imagens sumindo na margem de acima e voltando na margem de baixo (o famoso efeito “vertical”). Ainda, com a esponja de aço na extremidade da antena.

Alguns de vocês, leitores, sabem do que a gente está falando? É possível que poucos saibam.

Contudo, não, a gente não vai falar daqueles aparelhos enormes chamados inicialmente de cinescópio. Este artigo vai falar de maneiras de ver filmes e séries por meio de um aparelho centenas de vezes menor. O celular.

Aliás, a gente não vai falar nem mesmo do aparelhinho, mas de aplicativos grátis ou pagos para se assistir a séries e filmes. Mesmo porque, seriam necessárias muitas horas para falar do aparelho, o mágico telefone móvel atual.

Aplicativos grátis para ver filmes: o conceito

mulher procurando por aplicativos grátis par aver filmes no celular
Os aplicativos grátis para ver filmes no smartphone são muito populares

A ideia em si é interessante porque, afinal, o próprio termo “grátis” já é atrativo. Aliás, os departamentos de marketing das empresas administradoras desses aplicativos sabem disso. Então, usam a palavra “grátis” exatamente para se tornarem atrativas.

Por outro lado, vamos ser claros: as empresas investem dinheiro. E muito, muito mesmo. De alguma maneira, esse investimento precisa retornar. Ele retorna, estejamos certos disso.

Todos os internautas se lembram daquela frasezinha que o Facebook andou inserindo na tela de login: “é grátis. E sempre será”. Bem, Mark Zuckerberg realmente nunca cobrou pelo acesso a sua plataforma, mas ele se tornou um dos homens mais ricos do mundo.

Ou seja, de alguma maneira, os poucos dólares que ele investiu no Facebook retornaram centuplicados (se existisse o termo “milheplicados”, a gente usaria aqui). Entretanto, a plataforma continua oferecendo acesso gratuito. Anos depois daquela frase, a empresa foi indiciada por postura antiética ao comercializar dados de usuários.

Portanto, algo semelhante acontece com os chamados aplicativos grátis para ver filmes e séries no celular. Eles fazem os investimentos voltarem a seus caixas por meio especialmente de publicidade, dentre outros meios menos, digamos, ortodoxos.

Gratuitos, SQN!

Mas há outras maneiras e a gente vai apenas resumir para você, pois o foco deste artigo é outro.

E outras maneiras mais. Há muitas.

Aplicativos grátis: vamos ao que interessa

pessoa segurando celuar com aplicativos grátis para ver filmes e séries
Há vários tipos de aplicativos grátis para ver filmes e series no celular.

É evidente que a internet alterou a vida da civilização atual. Nenhuma descoberta ou invenção teve tanto impacto no dia a dia. Destacar esse fato em artigos ou palestras já se tornou mesmice.

Entretanto, pense na limitação da internet se ela estivesse restrita ao uso em PCs ou em notebook ou ainda em tablets. Ou seja, a internet é excelente por si só; entretanto, esse aparelhinho, que está se tornando microscópico, a deixa fenomenal.

E, ainda mais, se a gente considerar que ele, o celular, anda substituindo a TV de maneira também fenomenal.

Certamente, era de se esperar que a produção de vídeos simples ou em série avançaria para o universo dos smartphones.

Bem, para que isso acontecesse, as empresas investiram muito em tecnologia. O resultado desse investimento todo tem um nome: “streaming on demand”. Hoje, há uma infinidade de aplicativos grátis ou pagos para ver filmes e séries no celular. Essa infinidade torna a vida dos usuários bem mais fácil.

Facilitando e complicando

Por outro lado, pode também complicar um pouco diante de tantas ofertas. Pensando nisso, a gente destaca logo abaixo os melhores aplicativos grátis ou pagos para ver filmes e séries no celular.

A “coisa” ficou tão próspera, tão avançada, tão magnífica que, de simples veículo de transmissão, as empresas dos aplicativos grátis passaram também a produzir conteúdo.

Interessante: a gente mencionou acima “streaming on demand”. É termo técnico que identifica a estrutura da oferta desse tipo de serviço. É chamado “streaming” porque o usuário não precisa fazer download do arquivo. Aliás, o termo (“streaming”) tem relação com a ideia inglesa de “curso d’água”. Já “on demand” se refere ao conceito de “no momento em que se quiser”.

Mercado de aplicativos grátis para as operadoras

É claro que esse tipo de serviço, o “streaming on demand”, atrai atenção de muitas empresas. E praticamente de qualquer campo de atuação. Por exemplo, as operadoras têm investido tempo e estratégia para ocupar espaço cada vez mais consistente.

De certa forma, diz-se que é uma espécie de vingança por parte das empresas de telefonia. Há alguns anos, elas se sentiram “traídas” porque diversos serviços online passaram a oferecer ligações telefônicas – muitos, sem custo para seus clientes. Ou seja, se tornaram extremamente atraentes para os clientes das empresas de telefonia fixa ou móvel.

Nesse cenário, as operadoras forneciam o sinal de internet e os aplicativos de conversação é que detinham grande atenção dos usuários. Como não foi possível deter o avanço de aplicativos grátis para conversação, então as operadoras resolveram entrar no serviço de streaming.

“O ferro que feriu lá”

Se não como produtoras, elas entraram pelo menos como veículo de atração para novos clientes de telefonia móvel. Assim, praticamente todas elas têm oferecido entretenimento por streaming em algum de seus planos. E, ainda, muitas dispõem acesso a aplicativos grátis ou mesmo pagos sem ônus para seus clientes.

Ou seja, “quem com ferro fere com ferro será ferido” é a melhor maneira de a gente retratar essa “guerrinha”. No meio disso tudo, o cliente permanece com todas as vantagens.

Assim a vida de quem gosta de filmes e séries por aplicativos grátis se torna muito mais fácil com os planos especiais. Afinal, já sendo cliente de uma operadora, tudo se torna ainda mais simples.

Então, veja nossa lista dos melhores meios para assistir a vídeos e séries por computador. Ao fim dela, a gente mostra também alguns outros de outras regiões do mundo.

Veja agora os melhores aplicativos grátis ou pagos para ver filmes e séries pelo celular. Ou seja, “streaming on demand”.

Aplicativo grátis ou pagos: Looke

A gente já teve chance de falar muito sobre a Looke num artigo exclusivo sobre sua parceria com a operadora Tim. Trata-se de empresa bem brasileira, criada em 2015 com assiduidade em 2016, por duas empresárias com visão de mercado.

É um dos aplicativos grátis mais interessantes atualmente por conta de sua diversidade de opções de planos de acesso. Para se ter uma ideia, não é preciso nem mesmo ser cliente assíduo da plataforma

É possível alugar filmes e séries ou participar de demanda paga. Há forma de pagamento semanal, quinzenal ou mensal. Entretanto, a modalidade “aluguel” é bem procurada por usuários que preferem testar os serviços antes de assumir um plano.

A Looke possui acervo com mais de 15 mil títulos. Além disso, está em conversações com distribuidoras americanas para disponibilizar produções que conjuntamente com o lançamento mundial.

Ou seja, é realmente uma empresa com visão empreendedora de futuro. Se você for cliente da Tim, tem algumas vantagens.

Aplicativo grátis ou pagos: Amazon Prime

aplicativos grátis: amazon prime
O Amazon Prime é um dos aplicativos grátis recém lançados.

Outra opção bastante interessante de aplicativos grátis ou pagos para ver filmes e séries no celular está associada à uma maiores gigantes dos serviços online. A Amazon cresceu de forma assustadora na última década.

E, claro, não se pode imaginar uma empresa que tenha evoluído tanto sem que seus produtos ou serviços ofereçam qualidade e vantagens. E também sem que tenha expertise para aprimorar sua presença no mercado perante os concorrentes.

Assim, a Amazon Prime é da segunda maior rival direta da Netflix. Tanto que passou a incluir também suas próprias produções em seu acervo de milhares e milhares de ofertas.

Certamente, esse fator não é tão preponderante quanto oferta de produções de terceiros. Porém, a empresa tem planos para avançar muito mais nesse campo. Então, o gigantismo da Amazon permite que ela disponha de películas e séries da mais renomadas. Muitas de grande sucesso recente no cinema.

Netflix

Interessante: todo fenômeno é cercado por lendas. Afinal, por ser fenômeno, acaba instigando curiosidades que, por sua vez, instigam ideias. Assim, dizem que Marc Randolph, um dos fundadores, ficou chateado por ter recebido multa ao não entregar DVDs no prazo determinado pela locadora. Então, resolveu se vingar fundando a maior empresa de aluguel de DVDs do mundo. Outras línguas dizem que isso aconteceu a outro fundador, Reed Hastings.

Seja o que for que tenha acontecido e seja com quem for que tenha acontecido, a ideia fluiu. Aliás, pode até mesmo ser que nem tenha acontecido isso. O fato é que a Netflix é a maior ofertadora de “streaming on demand” do mundo.

A empresa se tornou tão grandiosa que suas produções próprios têm qualidade hollywoodiana. Assim, trabalhos como House of Cards, Black Mirror e Stranger Things representam o sentido de inovação da gestão da empresa.

YouTube

aplicativos grátis: youtube
O Youtube é outro aplicativo grátis para ver filmes, vídeos e outros programas no celular.

Dentre os aplicativos grátis ou pagos, o Youtube é o mais conhecido, com toda certeza. De certa forma, é possível dizer que foi o site que fomentou o hábito de ver vídeos pela internet. O acervo de vídeos amadores é incontável. Com isso, as equipes gestoras não deixariam a plataforma perder espaço na prestação de serviços “on demand”.

E não deixaram. Há algum tempo, o Youtube começou a oferecer filmes e séries sob demanda. Sua estratégia de entrada nesse nicho de mercado aproveitou sua própria fama, além de também dispor de valores realmente interessantes.

Os preços variam muito, a depender da importância do filme ou série no universo audiovisual. Com isso, a plataforma se mostra como opção bem estruturada. Essa opção chega àqueles internautas que preferem não se associar a qualquer conta ou plano de pagamento mensal.

Querendo ver os lançamentos de um filme ou série, basta procurar no acervo do site. Ou esperar que sejam incluídos, já que a oferta de serviços de “streaming on demand” do Youtube não é prioridade essencial.

Aproveitando espaço

Em verdade, o site entrou nesse nicho apenas para ocupar espaço, segundo as más línguas de alguns analistas de mercado. De qualquer maneira, sendo essencial ou não para a empresa, é importante para seus clientes.

Até mesmo a mecânica de funcionamento é simples. Tudo o que o internauta precisa fazer é procurar o título de seu filme ou série preferida no catálogo do site. Após a escolha, a opção permanece à disposição por 48 horas depois da confirmação do pagamento. E há várias formas de pagamento.

Aliás, é bom que se saiba que a lista de filmes e séries disponíveis ainda não se mostra extensa – nem mesmo “grandinha”. Afinal, como dito acima, os serviços “on demand” ainda não são preocupação real. Mas é o Google que está por trás do Youtube.

Então, a qualquer momento, a empresa pode fazer o mercado entrar em ebulição com alguma ideia diferencial.

Outros aplicativos grátis

aparelho celular com aplicativos grátis
Há muitos outros aplicativos grátis disponíveis para celular.

Todo tipo de mercado de oferta de produtos e serviços tem empresas no topo e, claro, outras nem muito conhecidas. No mercado de streaming on demand também é assim. As empresas listadas acima estão no topo.

Entretanto, há outras que, apesar de não serem muito acessadas por aqui, são intensamente procuradas em outros países.

Veja algumas.

Então é isso. Os melhores aplicativos grátis ou pagos para ver filmes e séries no celular são tão variados que fica difícil identificar qual realmente é o melhor. Contudo, sendo que alguns são gratuitos e outros oferecem planos de aluguel sem necessidade de cadastro, é possível testar diversos antes de se decidir.

E você, leitor, pode ajudar a gente a identificar o melhor. Deixe sua opinião na área de comentários logo abaixo.