Marca de celular Panasonic

marca de celular panasonic logo

Você já leu muitos artigos em nosso site. Então, já se surpreendeu com dados altamente interessantes das fabricantes de smartphones espalhadas pelo Planeta. Certamente, depois desta leitura, vai também se surpreender com a trajetória da marca de celular Panasonic. Afinal, é marca de uma empresa secular.

Apesar disso, isto é, de ser empresa secular, o espírito inovador esteve desde sempre instalado no dia a dia da companhia. E, como você vai ver, não apenas voltado ao universo dos celulares.

Marca de celular Panasonic: a empresa

marca de celular Panasonic logo
A marca de celular Panasonic é fabricante de centenas de produtos eletroeletrônicos

A empresa como todo, pois é fabricante de centenas de produtos eletroeletrônicos dos mais diversos tipos, foi criada no Japão em 1918. Ou seja, é centenária. Seu nome inicial era Matsushita Electric Industrial Co. Ltd. Seu idealizador, Konosuke Matsushita, tinha apenas 23 anos quando a fundou.

Ao mesmo tempo e para formatar as intenções progressistas de Matsushita, foi criada também a “Panasonic Mobile Communications”. Era um braço forte da primeira empresa. Tanto que, já no ano seguinte, o empreendedor fundou sua subsidiária nos EUA, mais precisamente em Nova York, com o nome Matsushita Electric Company of America.

Em verdade, naquele ano, tratava-se de pequena empresa familiar. A hoje multinacional marca de celular Panasonic iniciou sua trajetória histórica com somente 2 empregados. Seu primeiro produto foi um plug para tomada elétrica que o próprio Matsushita tinha projetado.

Em pouco tempo, a empresa desenvolveu uma linha de produtos própria que foi chamada “National”. Essa linha se dedicava à produção de eletrodomésticos, aparelhos pessoais e aparelhos industriais. Aos poucos, a empresa foi ganhando forma, imagem e personalidade.

Com isso, em pouco tempo, a fabricação de micro-ondas entrou na linha de produção sobre a marca National. Além disso, também atendia a pedidos eventuais para alguns produtos eletrônicos.

Nesses anos iniciais de atividades das mais diversas, o fundador da marca de celular Panasonic e seus colaboradores já perceberam um lado de marketing. Ou seja, ao usar uma só nome para identificar seus produtos, notaram que as vendas se tornavam mais fáceis.

Isso se dava porque os clientes associavam o nome à empresa mais rapidamente em questões de inconsciente. Então, abriram patente sobre a marca “Panasonic” e nunca mais a deixaram.

Ano a ano, inovação e ousadia

A se analisar a história da marca de celular Panasonic, não é incomum se surpreender com três características constantes:

  • o instinto de inovação
  • o espírito de ousadia
  • o caráter de determinação

Esses três fatores fizeram o dia a dia da empresa extremamente dinâmico, potencialmente instigante. Veja.

Década de 60

Logo no primeiro ano da década, a empresa lançou suas primeiras unidades de televisão de 21 polegadas colorida no mercado japonês. Dois anos depois, isto é, em 1962, as equipes gestoras da marca de celular Panasonic já estavam chegando à Europa. Dessa maneira, inaugurou seu braço de vendas.

Deu um nome forte a esse braço: “National Panasonic” e foi na Alemanha. O país ainda estava em reconstrução por conta da Segunda Guerra Mundial. Ou seja, estava plenamente receptivo a novas ideias, especialmente a novos investimentos em sua indústria.

A estratégia da Panasonic foi ousada: lançar mão da National Panasonic e das necessidades da Alemanha para se fixar na Europa. Isto é, o país se tornou uma espécie de “base estratégica europeia”.

Foi nesse tempo que o fac-símile foi lançado. Popularmente conhecido como fax, o aparelho se destinava a operações corporativas. Contudo, a eficiência e o sentido de novidade eram tão altos que muitas famílias optaram por ter um telefone acoplado a um fax.

Logo depois, em 67, chegou a vez de o rádio AM/FM com cassette encantar o mercado mundial. A empresa exportou o aparelho para o mundo inteiro. Aliás, esse produto foi carro-chefe por muito tempo e, a partir dele, a marca de celular Panasonic levou aos mercados mundiais os mais diversos e diferentes produtos.

Assim, o primeiro rádio autorreversível stereo do Japão saiu das pranchetas dos engenheiros da empresa. Com ele, outros tantos produtos fizeram muito mais fácil o cotidiano dos clientes da empresa.

Década de 70

Nesse tempo e com o sucesso dos produtos da marca de celular Panasonic, a empresa já tinha criado seu “Home Appliance”, ou seja, setor de produtos para residências. Assim, levou o primeiro micro-ondas para uso doméstico aos lares americanos.

O aparelho era verticalmente compacto. Isso era mais que adequado às donas de casa americanas, pois elas adoram aparelhos que ocupam muito pouco espaço.

Na mesma década, em 1977, a marca de celular Panasonic apresentou o disputadíssimo VHS (ou Video Home System). Foi tal rebuliço no mercado que se tornou quase fenômeno comercial, fazendo a indústria audiovisual avançar fantasticamente. O produto foi usado para os mais diversos fins.

Década de 80

Foi em 82 que a empresa projetou e desenvolveu o primeiro aparelho de CD Player. O produto foi apresentado ao público na Tokyo Audio Fair e na feira de eletroeletrônicos de Berlim. Simplesmente arrebatou o mercado.

No finzinho dessa década, a Panasonic começou a anunciar outro projeto que, segundo sua publicidade, balançaria a vida dos consumidores novamente. Tratou-se do primeiro notebook que a marca de celular Panasonic idealizou, projetou e fabricou.

O projeto chamou-se Pancom Pro Note e chegou ao mercado definitivamente no primeiro ano da década seguinte.

Década de 90

Ainda dando asas a seu sentido de inovação, a Panasonic produziu seu telefone celular MOVA P. Em verdade, foi outro momento especial na trajetória histórica e centenária da marca de celular Panasonic. Afinal, foi o mais leve aparelho do mercado na época.

Além disso, era também muito pequeno, isto é, o menor notebook das prateleiras comerciais. Seu diferencial era que a bateria já tinha o níquel e hidrogênio como elemento de produção de energia.

Continuando com a intenção de assombrar o mercado, a Panasonic levou seu primeiro aparelho de DVD aos consumidores. E, dois anos depois, as primeiras televisões digitais no mercado americano.

A marca de celular Panasonic no Brasil

marca de celular panasonic logo
A marca de celular panasonic é frote no Brasil.

Pouco menos de 50 anos depois de fundada, a empresa chegou ao Brasil. Teve a excelente ideia de começar a exploração do mercado brasileiro com produtos simples, pilhas de energia. Assim, entrou na vida dos brasileiros importando e comercializando esses pequenos, mas importantes produtos para a época.

A história da marca no país é longa, mas, para se ter um ideia, ela possui unidades fabris em Manaus e São José dos Campos e Extrema.

A marca de celular Panasonic nos EUA

Como a gente viu acima, Matsushita usou da mais pura inteligência ao explorar também o mercado americano. De início, ofereceu a ele o que os “filhos do Tio Sam” mais gostavam na época: rádios e televisores. Com isso, era quase certo que a empresa teria grande sucesso. E teve.

Os fundadores da marca de celular Panasonic sabiam que o nome japonês puro não teria espaço na memória do americano. Então, por lá, usaram somente o “Panasonic”.

Aliás, esse nome tem tudo a ver com o mercado americano: significa “wide-ranging-sound” ou “all-ranging-sound”. Quando bem traduzido, quer dizer “som de alcance abrangente” ou “um som de alcance total”.

Interessante: A marca de celular Panasonic parece ter uma equipe de marketing que trabalha única e especificamente com seus slogans. Via de regra, ela apresenta um novo de tempos e tempos. Já usou “Changes your life, A Better Life”, “A Better World” e “Ideas for life”.

Marca de celular Panasonic: a grande patrocinadora

Além do instinto de inovação, a Panasonic também é grande incentivadora de atividades fora de seu universo comercial.

  • A empresa patrocina eventos culturais juntamente com a Unesco
  • Ainda em relação à cultura, a soprano Sarah Brightman representa a empresa em diversos eventos como “embaixadora da marca”
  • A Panasonic detém direitos de propriedade da Gamba Osaka, equipe de futebol. Também é proprietária de equipes de basquete (Panasonic Trians), de voleibol (Panasonic Panthers), de rugby (Wild Knights)
  • A empresa também faz parcerias oficiais diversas com o Comité Olímpico Internacional – COI
  • A Fórmula E também está no rol de parceiros. A empresa patrocina a equipe Jaguar Racing
  • No Brasil, a Panasonic oferece apoio tecnológico à equipe de futebol do Atlético-PR
  • Ela também estende seu apoio como patrocinadora do atleta paralímpico Daniel Dias
  • Já teve também fortes relações com a Toyota Racing, equipe de Fórmula 1 já inexistente

Modelos da marca de celular Panasonic

marca de celular panasonic aparelhos
A marca de celular Panasonic tem vários modelos de aparelhos interessantes.

Segundo palavras dos próprios diretores da empresa, a Panasonic sempre se esforçou para apresentar inovação em seus produtos. Aliás, isso ficou patente e evidente neste mesmo artigo.

Além disso, seus produtos precisam estar acessíveis aos consumidores conforme estratégias de presença de mercado aplicada pela empresa.

Linha Eluga

Em 2017, a empresa fez chegar ao mercado o Eluga C. Foi a entrada da Panasonic na busca por atender os clientes que já começavam a exigir smartphones sem bordas. Além disso, dispunha de preço baixo e boas especificações.

Nos mesmos anúncios do Eluga C, a marca de celular Panasonic incluiu informações sobre o Panasonic Eluga I9, outro smartphone da linha. Eles se adaptam muito bem ao manuseio dos usuários, pois têm excelente aderência.

Segundo os engenheiros da empresa, trata-se de linha que mescla estilo, desempenho poderoso e experiência agradável. As câmeras são particularmente interessantes para o público que gosta de editar fotos.

Panasonic Eluga I9

A tela tem 5 polegadas e resolução de 1280×720 pixels; é tipo HD 2,5D e apresenta vidro curvo. Seu processador de 64 bits é o quad-core mediatek MT6737 de 1,25GHz com GPU Mali-T720. Seus 3 gigabytes de RAM são perfeitamente adequados ao público a que se destina.

Quanto à capacidade de armazenamento interno, há espaço suficiente para que o usuário se divirta e também trabalhe, pois dispõe de 32 gigabytes. E ainda é expansível por meio de cartão microSD a até 128GB.

O sistema operacional Android 7.0 Nougat se mostra bastante adequado à funcionalidade da estrutura do aparelho. Além disso, tem compartimento para dual SIM híbrido, ou seja, Micro e nano/microSD.

A câmera traseira tem 13 MP e flash LED com abertura f/2.2. Já a frontal tem 5 MP e abertura f/2.4. O usuário pode ser reconhecido como proprietário a partir de sensor de impressão digital.

Toda a estrutura do aparelho está acomodada em 142,5mm de comprimento, 70,5 mm de largura e 7,3 mm de espessura. O peso também é agradável: 143g.

O dispositivo opera com internet 4G, wi-fi 802.11 b/g/n, bluetooth 4.0, GPS; dispõe também de USB OTG. Quanto à bateria, tem capacidade de 2.500mAh.

Mais Panasonic Eluga

Em meados de 2017, a marca de celular Panasonic comunicou que lançaria o Eluga Pulse e a sua versão Eluga Pulse X. Trata-se de celulares do tipo intermediário. As especificações técnicas dos dispositivos anunciadas deixaram o mercado em forte expectativa.

A capacidade de armazenamento agradou bastante com seus 16 gigabytes de espaço. A RAM também era adequada para a época, isto é, o Pulse apresente 2 gigabytes e o Pulse X tem 3 gigabytes.

O sistema operacional é o Android Lillipop, o que não agradou muito aos usuários. Quanto às câmeras, foram outros fatores que intensificaram as expectativas dos usuários. A frontal dispõe de 5 megapixels e a traseira, de 13 megapixels.

E mais outro Eluga da marca de celular Panasonic

No mês seguinte, a marca de celular Panasonic fez anúncios sobre mais um modelo da linha Eluga. A intenção ao escolher o nome, Eluga I3 Mega, foi criar aura de smartphone evoluído. Afinal, essa aura já começa pelo processador: quad-core com velocidade máxima de 1,3 GHz.

A bateria também é fator de evolução, pois é maior. A RAM tem capacidade de 3 gigabytes e o armazenamento interno tem espaço de 16 gigabytes. Além disso, com cartão microSD, esse espaço pode ser estendido a até 128 gigabytes.

A tela desse modelo é feita em vidro curvo de 5,5 polegadas e tem resolução HD. O sistema operacional é muito mais avançado que o dos modelos anteriores, pois é o Android Marshmallow.

A câmera traseira de 13 megapixels com lente grande angular e um sensor frontal de 5 megapixels foram bastante elogiadas em pesquisas de mercado. A bateria foi apresentada como elemento altamente interessante desse modelo, pois tem 4.000 mAh.

Então é isso. A centenária marca de celular Panasonic se manteve no mercado por tanto tempo por meio de sua visão sobre o que é “inovação”. Ao longo de todo esse tempo, mostrou-se empresa assertiva nesse caráter.

Com toda certeza, você já teve alguma experiência com algum modelo da marca. Seria realmente interessante se deixasse essa experiência registrada na área de comentários abaixo.

RESPONDER