marca de celular Lenovo

Marca de celular Lenovo

A empresa é atualmente a maior fabricante de computadores do Planeta. Quando entrou no mundo dos fabricantes de celulares, entrou pra valer. Em pouco tempo, a marca de celular Lenovo chegou à terceira posição no ranking de produtores de smartphones.

Além de tudo, tem grande tendência a negociar empresas – comprando, vendendo, se associando, participando. Afinal, foi constituída por um grupo de engenheiros chineses. Ou seja, seu conceito primário é “planejamento”.

Bem, tudo isso já seria suficiente para que você tenha segurança ao adquirir um exemplar de seus dispositivos. Contudo, a marca de celular Lenovo ainda é inovadora, é vanguardista e é pesquisadora. Está sempre avaliando novas funcionalidades.

Veja abaixo a força dessa empresa no mercado de celulares.

Marca de celular Lenovo: a empresa

A marca de celular Lenovo gosta de mudar e de mudanças.
A marca de celular Lenovo gosta de mudar e de mudanças.

O Lenovo Group Ltd. é a empresa detentora da marca de celular Lenovo. Em princípio, isso seria até óbvio. Entretanto, a marca já recebeu diversos apelidos pelo mundo. Assim, seria até mesmo possível confundir.

Isso aconteceu quando o departamento de marketing da empresa resolveu apresentar a marca com “L”minúsculo. Ou seja, “lenovo”. Muitas pessoas se perguntaram se era a mesma marca.

E veja bem: não é apenas nas técnicas de marketing ou nas questões técnicas de seus dispositivos que a marca de celular Lenovo gosta de mudar. E mudar seja no que for, desde que seja para melhor.

Inovação até nos slogans

A marca de celular Lenovo já teve vários slogans.
A marca de celular Lenovo já teve vários slogans.

Sabe aquelas frasezinhas a que a gente nem mesmo presta muita atenção, mas que identificam uma marca?! Pois então. Até os slogans usados ao longo do tempo pela marca de celular Lenovo são bem legais.

  • New World. New Thinking – Novo Mundo. Novo Pensamento: Usado por seis anos a partir de 2005, esse slogan introduziu no mercado as características do pensamento da gestão da empresa. Aproveitou frase que corria o mundo dizendo que “para mudar o mundo, é preciso mudar a gente primeiro”
  • For Those Who Do – Para Aqueles Que Fazem: Os cinco anos seguintes a partir de 2011 foram marcados por esse slogan que era uma espécie de complemento do anterior.
  • We Make The Tools. You Make Them Do – Nós Fazemos As Ferramentas. Você as Faz Ser Úteis (em tradução livre): Essa foi outra boa ação de marketing: usar dois slogan durante algum tempo. Deu certo. Esse slogan serviu a marca de celular Lenovo por quatro anos, iniciando em 2012. Nesse tempo, o mercado foi martelado com duas ideias sobre a empresa.
  • Different is Better – Diferente é Melhor: Desde 2016, a marca de celular Lenovo lança mão desse slogan. Ele torna a empresa “diferente”.

E também no nome da marca de celular Lenovo

Como você vai ver abaixo, a Lenovo nasceu com o nome “Legend”. Em inglês, essa palavra significa “lenda”. Ou seja, já de início, a intenção da marca de celular Lenovo foi se firmar como empresa forte, marcante e consistente. E inovadora. E de vanguarda.

Então, para isso, as equipes gestoras resolveram pegar a primeira sílaba do nome e incluir um termo que desse a ideia de “sempre atual”. Foi assim que “Le” se juntou a “novo”, originando “Lenovo”.

Aliás, a grafia em símbolos do termo “novo” em chinês tem visual diferenciado. E pode significar também “associação”, “agrupamento” ou ainda “criatividade”.

Onze homens e uma empresa

A empresa é chinesa e foi criada como “Legend Corp”, já considerada multinacional, que nasceu exatamente no centro econômico-comercial do país mais populoso: Pequim, China. Ou seja, tinha tudo para dar certo. Ainda: ela nasceu da força conjunta de dez engenheiros e de Liu Chuanzhi, que a idealizara havia muito tempo.

Assim, tecnicamente, a marca de celular Lenovo foi pensada em 84, mas existiu de fato apenas em 88. E passou a ser conhecida como New Technology Developer Inc. Depois disso, a empresa foi apenas crescimento.

A marca de celular Lenovo trabalha hoje em mais sessenta países. Entretanto, seus produtos alcançam mais 160.

Empresa que compra empresa

A força da marca de celular Lenovo foi mostrada em seus slogans, em seus produtos, no relacionamento com seu mercado e em outros tantos fatores de sua existência. Mas é sua capacidade de negociar empresas que a torna cada vez mais forte no mercado.

Em 2005, após exaustivas reuniões com a IBM, acertou aquisição dos negócios da divisão de computadores pessoais e laptops da americana. Assim, penetrou em definitivo no maior nicho de mercado do mundo, o americano. Está instalada na Carolina do Norte, grande centro econômico-financeiro do país.

Anos depois, adquiriu também parte da produção de servidores com equipamentos Intel que era de propriedade da gigantesca americana (IBM).

Dois anos antes disso, ou seja, em 2012, a marca de celular Lenovo se mostrou fria e definitivamente ao mercado de celulares. Depois de algum tempo de sucesso nesse novo ramo, comprou a fabricante de celulares Motorola Mobility da Google. A negociação girou em torno de 3 bilhões de dólares.

Ainda nesse mesmo período, a marca de celular Lenovo provocou reviravolta na valorização das próprias ações. E também por meio de negociação corporativa. Firmou contrato de parceria com a Compal Eletronics, produtora de notebooks e PCs.

Marca de celular Lenovo avançando sobre o Brasil

Veja bem: ainda se está falando aqui dos anos entre 2011 e 2012. Nesse período, a marca de celular Lenovo parecia arrebanhar tudo que via pela frente. Assim, ao chegar ao Brasil, comprou a empresa de eletroeletrônicos CCE. Três anos depois, a CCE retornou a seus antigos donos por motivos alheios à vontade da marca chinesa.

Além disso, publicou matéria em que comunicava investimentos de muitos milhões de dólares em nova fábrica de computadores na cidade de Itu em S. Paulo. E inaugurou no fim de 2012. Passados quatro anos, transferiu o parque industrial para Indaiatuba no mesmo estado.

Com isso tudo, a marca de celular Lenovo recebeu o título de marca chinesa com maior presença global. O levantamento e a eleição foram comandados pelo BrandZ. (Veja abaixo mais sobre BradZ e sua importância para o smartphone que certamente está em suas mãos agora).

Marca de celular Lenovo: os modelos

A marca de celular Lenovo tem seus modelos de aparelhos no mercado.
A marca de celular Lenovo tem seus modelos de aparelhos no mercado.

S5 Pro GT

Em dezembro de 2018, a marca de celular Lenovo mostrou dois excelentes modelos de seus smartphones. Estes deixaram o mercado de queixo caído. Contudo, o S5 Pro GT foi ainda mais surpreendente.

Trata-se de modelo da categoria intermediária. E, ainda assim, surpreendeu. O processador Snapdragon 660 atende muito bem às características da categoria. Isso é complementado, aliás, pela tela de 6,2 polegadas com resolução Full HD+ e entalhe diferenciado.

As especificações desse modelo da marca de celular Lenovo são altamente interessantes. O Android 8.1 Oreo suporta a interface ZUI 5.0, da própria empresa. Já a bateria de 3.500 mAh, que se alimenta de recarga rápida, oferece muitas horas de atividade.

A memória RAM de até 6GB e o espaço de até 128GB para armazenamento interno são seus mais fortes atrativos. Além disso, ainda dispõe de duas câmeras traseiras de 12MP + 20MP e duas câmeras frontais de 20MP + 8MP. A ferramenta de reconhecimento facial é por infravermelho.

Aliás, o reconhecimento de propriedade também pode ser feito por impressão digital. A ferramenta está na parte de trás do aparelho. No fim, esse modelo oferece as funcionalidades gerais, como compartimento de USB, rádio, bluetooth etc.

Está disponível em preto, dourado e azul.

Vibe A7010

Esse modelo já tem alguns anos de existência, mas ainda está nas prateleiras e anúncios como bom dispositivo. O sistema operacional Android 5.1 Lollipop original pode ser atualizado para o 6.0 Marshmallow sem problemas.

Assim, os 2GB de RAM e o espaço interno de 32GB expansível a até 128GB são bem aproveitados. O processador Octa-core 1.3 GHz Cortex-A53 com chipset MediaTek MT6753 facilita ainda mais. A câmera de 13MP na parte traseira e a de 5MP para selfies respondem bem às necessidades de se capturar boas fotos.

O tamanho e peso também são agradáveis. Tem altura de 153,6mm, largura de 76,5 mm e espessura de 9,2 mm. Pesa por volta de 115gr. Esse tamanho comporta tela LCD IPS com 16 milhões de cores de 5.5 polegadas – isso significa mais ou menos 71% de aproveitamento de tela em relação à estrutura geral. Ainda assim, sua resolução de 1920X1080 pixels é boa.

Oferece também praticamente todas as funcionalidades normais, como alto-falantes estéreos, conectividade wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, hotspot, GPS, rádio FM, TV Digital. A bateria é Li-Po não removível com capacidade 3300mAh e carregamento sem fio.

Vibe K6

Como você viu acima, a Lenovo detém direitos sobre a marca “Motorola”. Então, é compreensível que alguns modelos de uma empresa se assemelhe bastante a modelo de outra. Assim, o Vibe K6 é parecido com o Moto G5.

Visualmente, o modelo se mostra bem elegante com boa parte da carcaça em metal fosco. Por outro lado, essa característica não oferece bom estado de manuseio. Além disso, algumas estratégias de melhoria auxiliam na visualização de ferramentas na estrutura.

A tela de 5,0 polegadas LCD Full HD atende bem à apresentação de vídeos e imagens. Ela está bem acomodada nos 141,9X70,3X8,0mm de tamanho e nos 140gr de peso.

O sistema operacional Android 6.0 Marshmallow roda bem no processador snapdragon 430 octa-core 1.4GHz com chipset Qualcomm MSM8937.

Bem, ele apresenta um ou outro “engasgozinho” no fechamento e abertura de aplicativos. Contudo, isso não interfere no seu relacionamento com o dispositivo. Mesmo por que, a RAM de 2GB não facilita muito. O espaço interno é de 32GB expansível.

Já a câmera traseira de 13MP e a destinada a selfies de 8MP não decepcionam. A bateria de 3000mAH é outro fator que torna esse modelo da marca de celular Lenovo bem aceitável.

Vibe K6 Plus

Essa versão é exatamente o que o nome propõe: plus, UP, melhoria etc. em relação à versão original. Os usuários garantem que é o dispositivo “mais sensato” e melhor da marca de celular Lenovo. Destacam-se, assim, o tamanho levemente maior e aumento da memória RAM.

Então, a tela dispõe de 5,5 polegadas é Full HD. A câmera traseira está com 16MP. A bateria com seus 4000mAh suporta mais horas ativas de forma que você usa o aparelho de maneira mais constante.

O processador octa core de 1,4GHz opera facilmente os 3GB de RAM. Já tem boa capacidade de armazenamento (32GB) e ainda é expansível a até 128GB. Possui compartimento para dual chip e trabalha com internet 4G.

A câmera frontal de 8MP e a traseira de 16MP são muito boas para os momentos de captura de lembranças de bons momentos. Tem também leitor de digital.

Vibe C2

Esse modelo da marca de celular Lenovo é de meados de 2016. Contudo, mantém bom nível de preferência por parte de consumidores. Tem desempenho aprimorado por conta de inovação – para sua época – em tecnologia e recursos. Atende bem às necessidades nos momentos de entretenimento, pesquisa por conhecimento e também no trabalho.

O processador Quad-Core de 1.0 GHz e da memória RAM de 1GB já são meio ultrapassados, mas ainda são suficientes para muitos usuários não muito exigentes. Já o sistema operacional Android 6.0 Marshmallow não deixa nada a desejar.

Por outro lado, você visualiza muito bem fotos, vídeos, documentos e aplicativos, pois a tela apresenta cores bem nítidas. Ou seja, a tela de 5 polegadas HD IPS é bem favorável.

O dispositivo tem conexão 4G, 3G e wi-fi. O áudio também apresenta excelente qualidade. Possui ainda rádio FM, MP3 Player, entrada USB e bluetooth.

A câmera traseira de 8MP permite captura de excelentes imagens, pois tem foco automático. E também grava cenas em full HD. Já a frontal dispõe de 5MP para que as selfies sejam as mais fiéis. Mesmo porque, ela reconhece o sinal de “V” que você pode fazer com os dedos para acionamento da objetiva.

A bateria tem 2750 mAh de capacidade. Isso permite longas horas de uso.

Adendo: BrandZ

A BrandZ é uma organização mundial que levanta, analisa e publica dados informativos de mais de 650 mil consumidores e profissionais de 31 países. Isso lhe permite avaliar milhares e milhares de marcas.

Ela existe desde 2006 e, a partir de então, tem auxiliado e muito os fabricantes. Estes usam as análises de performances e de níveis de aceitação por parte do mercado em relação a determinadas características dos dispositivos.

É desse trabalho todo que sai a lista anual das maiores empresas do mundo em caráter regional e universal.

Então, é isso.
A marca de celular Lenovo tem história, desempenho e visão de mercado. A soma de tais características resulta em trabalho agradável por todos os ângulos pelos quais é analisada. Com toda certeza, você conhece ou possui um exemplar de um dos modelos da marca.

Por que você não registra suas experiências com ela? Que tal mostrar a nossos leitores como é ser proprietário de um dos modelos da marca de celular Lenovo? Deixe suas impressões registradas na área de comentário abaixo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.