Aplicativo de bloqueio de tela e outros apps: Como utilizar?

aplicativo de bloqueio de tela

Pensemos: há algo atualmente no mundo tão pessoal e ao mesmo tempo tão público quanto um smartphone? Não. Realmente não. Aquela telinha muito pequena é uma fechadura escancarada da individualidade, da pessoalidade. Assim, como obstruir essa fechadura? Como dispor de um aplicativo de bloqueio de tela funcional?

O smartphone é instrumento real de firmação de privacidade. Nele, as pessoas podem ser tudo: críticas, empáticas, racistas, ativistas, fraternais, inimigas etc.. (Claramente, é necessário responder – até mesmo no âmbito judicial – por algumas dessas características.)

Ou melhor, “instrumento real de firmação de privacidade” até o momento em que o aparelho é perdido ou invadido por abelhudos. E criminosos. Nesse caso, o caráter pessoal deixa de existir e assume o caráter público. Eis aí a função de um bom aplicativo de bloqueio de tela.

Este, aliás, é o tema deste artigo. Este site objetiva sempre transmitir informações caríssimas a seus amigos visitantes. Assim, não poderia deixar de apresentar tudo que um bom aplicativo de bloqueio de tela pode oferecer.

Especialmente em termos de segurança e privacidade.

Aplicativo de bloqueio de tela: o que é e como usar

aplicativo de bloqueio de tela para segurança do aparelho
É fácil de usar o aplicativo de bloqueio de tela para deixar o aparelho mais seguro e protegido

Bem, a ferramenta é exatamente o que seu nome deixa adivinhar: pequenos e simples blocos de programas de computador que auxiliam na proteção de dados de um smartphone. Dessa maneira, pretende oferecer mais segurança para as informações contidas na memória do aparelho.

Afinal, tais informações podem ter caráter pessoal. E, via de regra, têm. Não à toa, o proprietário de um aparelho perdido ou invadido é tomado por sensação de nudez, de inatividade, de falta de chão.

E nem sempre essa sensação é produto da perda de informações ultrassecretas. Podem ser até mesmo corriqueiras, banais. Porém, são propriedade individual, têm valor sentimental, como aquela foto do primeiro passo do filho, o áudio da primeira palavra da filha, a foto do abraço carinhoso da mãe.

Como usar o aplicativo de bloqueio de tela também é tema deste artigo e está descrito nos itens abaixo.

Aplicativo de bloqueio de tela para Android

aplicativo de bloqueio de tela para android
É fácil instalar um aplicativo de bloqueio de tal no seu aparelho Android.

Um aplicativo de bloqueio de tela pode fazer muito por você. Afinal, a porta de entrada para seu mundo pessoal contido no seu smartphone é a tela. Sem que ela permita, não é possível que qualquer curioso bisbilhoteiro tenha acesso ao interior desse mundo. Qualquer que seja sua intenção.

AppLock para Android

Talvez este seja o aplicativo de bloqueio de tela mais buscado nas lojas virtuais. Seus mais de 100 milhões de downloads provam isso. Afinal, suas funcionalidades vão além de simplesmente bloquear a tela.

Com ele, impeça acesso a wiFi, bluetooth, dados móveis etc. Sua força bloqueia até lista de chamadas recebidas. Enfim, é possível dizer que ele interrompe acesso a quase todas as ferramentas no Android.

Além disso, você pode igualmente agendar bloqueios. Dessa maneira, caso entre em reunião, por exemplo, e não queira levar seu aparelho, você simplesmente informa ao aplicativo de bloqueio de tela qual horário ele deve trabalhar.

Veja mais:

  • Opte por ocultar o aplicativo de bloqueio de tela
  • Impeça desinstalação
  • Inclua modo de economia de energia, de forma que a carga da bateria seja preservada
  • Use a ferramenta “cofre” para guardar os arquivos mais importantes

Uma das desvantagens seria – veja bem, “seria” – a publicidade de produtos diversos. Porém, além de serem respeitosas, são ocasionais e nada invasivas.

* Gratuito com publicidade

Como instalar e usar o aplicativo de bloqueio de tela AppLock

  • Baixe o aplicativo a partir de sua loja virtual preferida (basta digitar o “AppLock” no campo de pesquisa)
  • Abra a ferramenta
  • Crie uma senha e confirme-a, incluindo uma pergunta de segurança
  • Desenhe um padrão visual para desbloqueio das ferramentas sobre as quais o aplicativo de bloqueio de tela AppLock vai agir
  • Selecione os aplicativos e as operações que vão permanecer sob o “guarda-chuva” do AppLock

Privacy Knight

Pode ser que esse aplicativo para bloqueio de tela não seja tão popular. E essa condição é frequentemente surpreendente para seus usuários. Afinal, é bem pleno de funcionalidades interessantes.

Para se ter uma ideia, é possível acionar esse aplicativo de bloqueio de tela a partir de PIN, de impressão digital, de padrão de desenhos, análise de semblante ou até mesmo agitação do aparelho.

Interessante: imagine que um bisbilhoteiro queira entrar em seu smartphone a partir de uma senha. Certamente, vai inserir sequência incorreta. Tão logo faça isso, o aplicativo de bloqueio de tela Privacy Knight fotografa o rosto do “meliante”.

Assim, consiga:

  • Ocultar lista de telefonemas
  • Impeça desinstalação do próprio aplicativo
  • Oculte visualização de notificações de aplicativos de mensagens
  • Crie uma espécie de disfarce para esconder o aplicativo de bloqueio de tela
  • Crie um “cofre” para arquivos importantes
  • Limpe históricos de uso de operações

Como instalar e usar o aplicativo de bloqueio de tela Privacy Knight

  • Use a loja virtual de sua preferência
  • Pesquise por Privacy Knight, opte pela versão mais adequada a você e baixe e instale
  • Siga as instruções que aliás, são bem intuitivas e fáceis de entender

LockDown Pro

O aplicativo para bloqueio de tela LockDown Pro para Android é repleto de recursos interessantes, além de ser muito fácil de usar. O visual é atraente, como recomendado pelo próprio Google, o que oferece boa experiência de manuseio.

Portanto, a interface é agradável e a operacionalidade ainda mais. Assim, o usuário dispõe de quase tudo que é normalmente procurado em um bom aplicativo.

A operacionalidade simples permite que cada aplicativo tenha informação de bloqueio ou não, de forma que você já saiba se está seguro. Assim, ele apresenta uma “chavezinha” ao lado do nome dos aplicativos. Acionando-a de forma alternada, o aplicativo está bloqueado ou não.

Por outro lado, um menu lateral lista todos os recursos oferecidos, como:

  • Ativação de galeria especial protegida
  • Relatório de tentativa de acesso por parte de intrusos
  • Lista de fotos de bisbilhoteiros
  • Tela falsa de erro para confundir eventuais invasores
  • “Inteligência” para identificar se um aplicativo é seguro ou não

Além disso, não é necessário inserção de informações para cadastro. Basta baixar o aplicativo e começar a usar.

* Gratuito

Como instalar e usar o aplicativo de bloqueio de tela LockDown Pro

Tudo que você precisa fazer é baixar o aplicativo de bloqueio de tela a partir de qualquer loja virtual. Assim que o instalar e abrir pela primeira vez, há um conjunto de instruções sobre os recursos principais. Entretanto, você pode também ignorar caso confie em sua própria percepção.

Moblickr

O aplicativo de bloqueio de tela Moblickr apresenta fácil operacionalidade. Dessa maneira, é simples de usar e compreender suas funcionalidades. Apesar disso, o visual gráfico parece não ser um de suas melhores características, segundo boa parte dos usuários.

Por ser extremamente “leve”, o que evita conflitos e travamentos, ocupa parte mínima da bateria e da memória do smartphone. Além disso, assim como alguns outros concorrentes, dispõe de “galeria secreta” para arquivos especiais, que se torna acessível somente com senha numérica ou desenho padrão.

Além do gráfico desinteressante, outra reclamação apontada por usuários é a questão da omissão de notificações. Quando um mensageiro está bloqueado, o aplicativo de bloqueio de tela oculta também as notificações.

O Moblickr permite que você interrompa a funcionalidade de todos os aplicativos de uma só vez ou um por um. Por outro lado, embora não exija login para você o instale em seu smartphone, o Moblickr alega precisar ter acesso ao conteúdo de seu aparelho. Isso é, aliás, outro motivo para reclamação por parte de usuários.

Além disso, ainda não há versão em português.

Norton App Lock

A Norton é conhecida como empresa especializada em construção de programas antivírus. Entretanto, ela oferece grande quantidade de aplicativos com os mais diversos objetivos. Um deles é o aplicativo para bloqueio de tela Norton App Lock.

É ferramenta extremamente simples como, aliás, é o conceito de boas ferramentas da empresa. Dois dos maiores atrativos do programa são a gratuidade e a ausência de publicidade. Além disso, a operacionalidade já mencionada é tão simples que é possível ativar sua funcionalidade a partir de PIN, formas padrão ou impressão digital.

Segundo analistas de aplicativos de bloqueio de tela, não contém um conjunto de recursos realmente extenso. Entretanto, o aplicativo oferece as ferramentas básicas para funcionar adequadamente.

Assim, há também a estratégia de fotografar quem eventualmente tentar acessar seu smartphone. É possível evitar desinstalação por parte de intrusos e, ainda, informar um endereço para recuperação de senhas e dados.

Hexlock

Um dos melhores atrativos desse aplicativo e bloqueio de tela é a plástica, o visual de sua interface: agradável e simpática. Além, claro, de recursos extremamente úteis. Pode-se ativá-lo a partir de impressão digital ou PIN ou ainda padrão de desenhos.

Entretanto, talvez um diferencial seja recurso muito útil: perfis por ambiente. Trata-se de possibilidade de você configurar o aplicativo para ser usado no trabalho, em casa, em férias etc. Porém, é possível também definir os próprios ambientes, de maneira que o aplicativo trabalhe segundo suas intenções e necessidades.

E ainda mais: os perfis pré-definidos podem ser identificados automaticamente a partir da rede sem fio a que seu smartphone estiver conectado no momento.

Por outro lado, há funcionalidades também encontradas nos concorrentes. Porém, com muito mais eficácia. É o caso, por exemplo, da identificação de eventuais intrusos. O aplicativo de bloqueio de tela não só fotografa como também efetua localização do “criminoso”.

* Gratuito com anúncios; paga-se pequena taxa para se livrar deles.

Aplicativo de bloqueio de tela para iOS

aplicativo de bloqueio de tela para iPhone iOS
O iOS também possui opções de aplciativo de bloqueio de tela.

Dizem as “boas línguas dos analistas de TI” que os iPhones nem precisariam de aplicativos de bloqueio de tela. Afinal, o sistema de acesso ao conteúdo do aparelho é altamente sofisticado. Entretanto, a “coisa” não é bem assim, pois os criminosos estão também cada vez mais sofisticados.

Bloqueio de Tela

O nome desse aplicativo é realmente simples e direto: Bloqueio de Tela. Porém, é específico para iOS, ou seja, para iPhone. Ela oferece proteção com estilo e funcionalidade, segundo seus usuários.

O diferencial é que disponibiliza uma galeria de temas para que você “desenhe” sua própria tela de bloqueio. Aliás, a tela também pode ser ornamentada com as fotos de sua própria galeria.

Além disso, o aplicativo também permite incluir diversas imagens de fundo de tela.

Contact Lockscreen Info

Atendendo ao estilo de performance do iOS, esse aplicativo para bloqueio de tela possui uma funcionalidade que o torna diferente e admirável. Trata-se do recurso “mensagem de perda”. Ou seja, estratégia para recuperação em caso de extravio de aparelho.

Nesse caso, você pode configurar uma mensagem com seus dados de contato e outros mais. Assim, se eventualmente você perder seu iPhone, quem o encontrar poderá localizá-lo sem que seja necessário tentar desbloquear o dispositivo.

Weather Lock Screen

Um bloqueador de tela é excelente instrumento de proteção para seus dados pessoais, como a gente já deixou bem destacado neste artigo. Dessa maneira e dito assim, é possível que se imagine que haja apenas vantagens na instalação de aplicativos de bloqueio de tela.

Na verdade, praticamente não há desvantagens. O problema é que, talvez, você precise desbloquear a tela com frequência para observar algum conteúdo do aparelho.

Nesse caso, o Weather Lock Screen pode ajudar. Há possibilidade de você congelar o acesso e, ao mesmo tempo, manter alguns informações na tela de bloqueio. O clima em sua região, por exemplo. Caso você precise dessa informação com constância, pode configurar o aplicativo para mantê-la em tela durante o bloqueio.

Bem, há diversos outros aplicativos que travam o funcionamento de seu smartphone. Entretanto, os apresentados acima são os mais queridinhos do mercado. Se você precisar de mais informações técnicas sobre esses pequenos, simples e importantíssimos programas de segurança, deixe na área de comentários. E, não havendo curiosidades, expresse suas impressões sobre este artigo.

RESPONDER