in ,

Aplicativo Waze e outros aplicativos de navegação para celular

aplicativo waze gps

Ah… viajar! Viajar! Disse Santo Agostinho certa vez que “o mundo é um livro e quem não viaja lê apenas a primeira página”. Se você gosta de viajar, vai concordar com o pensador. Se não tem o hábito de viajar, vai concordar com ele depois que fizer uma viagem. Aliás, o aplicativo Waze e ainda outros semelhantes a ele se encarregam de fazer você concordar.

E, ainda, não precisa ser uma viagem longa, de dias ou semanas. Ferramentas do tipo do aplicativo Waze são capazes de fazer você se sentir conhecedor de qualquer caminho e de qualquer lugar. Ou seja, o “Rei do Mapa”, o representante de São Cristóvão na Terra.

Certo, claro. Há problemas ainda. Alguns deles têm causado, inclusive, tragédias. Entretanto, a eficácia desses instrumentos de navegação é altamente pressentida. As centenas de milhares de usuários no mundo inteiro atestam isso. Tanto que, em breve, vai deixar de ser acessório nos automóveis e tornar-se item de fábrica.

Não à toa, o aplicativo Waze passou a ser disputado por empresas grandiosas do mercado de tecnologia. Muitas delas fizeram ofertas tentadoras, que foram recusadas. Até mesmo a gigante Facebook. Porém, em 2013, outro gigante do mundo das comunicações, o Google, adquiriu a empresa Waze em meio a controvérsias até hoje discutidas.

Conheça um pouco do aplicativo Waze

O aplicativo waze é um navegador gps excelente para rotas.
O aplicativo waze é um navegador gps excelente para rotas.

O sucesso do APP Waze é facilmente percebido nas conversas entre amigos. Em especial, no meio de grupos que adoram viajar. Ou se encontrar em algum ponto de lazer. No Brasil, a facilidade com que o aplicativo Waze se popularizou foi impressionante.

Um dos motivos para isso, claro, é a gratuidade. Entretanto, ele dispõe de tantas funcionalidades que passa a impressão de ser ferramenta paga. E cara.

Outro motivo é a estrutura em si do sistema. Os usuários o sentem não apenas como instrumento de localização e de deslocamento, mas também como rede social. Afinal, o poder da interatividade embutida é realmente interessante.

Funcionamento do aplicativo Waze

Claramente, os usuários dos milhares de aplicativos disponíveis no mercado nem sempre têm interesse em saber como eles funcionam. “Desde que funcionem, o resto é resto”, diz um de nossos leitores. Mas a curiosidade de outros tantos leitores é grande.

O aplicativo Waze, por exemplo, causa surpresa em relação a seu funcionamento. Ele se baseia nos sinais do GPS, porém, são os próprios usuários que fornecem as informações mais contundentes, eficazes e oportunas. É a questão da interatividade, que mencionamos acima.

Por outro lado, o raciocínio de seus idealizadores foi simples: produzir mapas de rotas do mundo inteiro seria iniciativa extremamente cara, além de requerer muito tempo. Então, o sistema identifica a posição dos diversos usuários em relação ao usuário “X”.

Interessante: Eis aqui o “pulo do gato” do Waze. Os usuários em torno do “X” passam informações diversas, dados importantes, dicas de rotas. Essas impressões é que são a matéria-prima do aplicativo Waze.

Operando o Waze

A operação é realmente simples, muito parecida com a operacionalidade do próprio GPS.

  • Você informa aonde quer chegar
  • Em segundos, o aplicativo Waze calcula rotas, não importa quantas sejam nem a complexidade delas
  • Você indica qual rota julga ser a melhor e a seleciona

Depois disso, basta seguir as instruções sonoras. Se, por qualquer eventualidade, você sair da rota, o aplicativo refaz as sugestões do caminho mais adequado para retomá-la, com base ainda em “seu próprio aprendizado” conseguido nas informações dos todos os usuários.

Funcionalidades do aplicativo Waze

O Waze é quase completo, segundo levantamento de operadoras de celulares feito recentemente. Além de orientação por voz bastante agradável, a visualização dos dados em tela é igualmente. Afinal, os mapinhas são apresentados de forma ampla, mas simples.

Seu celular recebe indicação no mapa em tela até mesmo de usuários Waze a sua volta.

Diferenças entre o aplicativo Waze e o GPS em si

Há algumas diferenças entre o GPS e o aplicativo waze.
Há algumas diferenças entre o GPS e o aplicativo waze.

O Sistema de Posicionamento Global – GPS foi finalmente oferecido ao mercado civil em 1995 após anos e anos de estudos e preparação. Afinal, a complexidade da ideia inicial e o objetivo de atender centenas de milhares de pessoas necessitou de pesquisas exaustivas.

O GPS americano foi o primeiro a ser idealizado. Inicialmente, era dispositivo de uso exclusivo do Exército que, aliás, é o órgão com poder de gestão de todo o sistema. Uma das regras dessa gestão prediz que o sistema pode ser novamente limitado a uso governamental em caso de conflitos externos. Dessa maneira, volta a ser instrumento estratégico de defesa.

Porém, o GPS tem um concorrente direto: o Glonass, que é sua versão russa. E há mais dois sistemas em desenvolvimento para “competir” com o GPS. O Compass (chinês) e o Galileo(europeu).

Aliás, a ideia foi origem para todos os aplicativos de mapeamento e de informações de trânsito atuais. Funciona por meio de rede de 24 satélites que orbitam o Planeta. Estes transmitem informações constantes para um aparelho receptor, que precisa ser adquirido pelo usuário e estar presente no veículo.

Assim, essas são duas das diferenças básicas entre o aplicativo Waze e o GPS: o uso do primeiro é gratuito e é simplesmente baixado no aparelho celular. Ambos têm alcance planetário. Entretanto, o receptor GPS precisa estar “visível” a pelo menos quatro satélites a fim de aumentar a precisão do sinal; já o aplicativo Waze não depende desse fator, bastando estar próximo a redes de internet.

Similares do aplicativo Waze

Há vários outros aplicativos similares ao aplicativo waze.
Há vários outros aplicativos similares ao aplicativo waze.

A popularidade de aparelhos GPS foi intensa e impressionante. Afinal, a ideia em si foi inovadora e atendia uma necessidade do mercado altamente recorrente. Assim, contribuiu significativamente para o crescimento de similares. Inclusive, claro o aplicativo Waze. Trata-se de uma enorme variedade de APPs de navegação para as principais plataformas móveis.

Assim, você pode fazer uso dessas ferramentas – tipo aplicativo Waze – antes mesmo de sair de casa. Dessa maneira, enquanto estiver se deslocando, pode obter informações sobre a sua localização e planejar a melhor rota para o seu destino.

Portanto, os APPs de navegação para smartphone ajudam você a viajar com segurança e confiabilidade, pois fazem seu aparelho celular substituir o receptor do GPS em si. Veja abaixo alguns deles.

Google Maps

O Google Maps é grátis para Android e foi tido pela PC Magazine como um dos 75 melhores APPs para Android. A versão móvel do Google Maps usa as capacidades de GPS embutidas no seu aparelho para fornecer visualizações de ruas, oferecer instruções de trajetos e sugerir direções detalhadas. Assim, você pode planejar a sua rota de viagem e navegar por lugares desconhecidos com facilidade e confiança.

De outro modo, alguns países não permitem acessos a muitos serviços do Google, incluindo seu sistema de geolocalização. Portanto, você pode usar o sistema na esmagadora maioria das regiões do mundo, mas não em Ciprus, Guiana e Coréia do Norte.

O APP possui módulos que permitem usar o seu telefone como “ponta seca de compasso”. Assim, captura e transmite informações num bom raio a partir dele sobre trânsito de bicicleta e públicos, condições de tráfego e dados de longitude e latitude.

Além disso, semelhante ao aplicativo Waze, o Google Maps para Android também possui opções de navegação em localizações internas, como em shopping centers, museus e aeroportos. Além disso, ainda permite pesquisa por voz. Assim, o aplicativo elimina a necessidade de digitar enquanto você trafega.

Hopstop

O APP Hopstop se tornou um grande braço estendido do aplicativo Waze, mas completamente independente, pois se destina a público diverso. Trata-se de ferramenta de navegação para pessoas que andam a pé, de bicicleta ou usam transportes públicos.

A eficiência desse “espelho do aplicativo Waze” recebeu elogios da revista Travel e New York Times devido as suas ferramentas para viagens em transportes públicos.

Os melhores recursos no Hopstop incluem:

  • Informações detalhadas sobre táxis, do ponto de origem ao de destino
  • Dados importantes para você descobrir hotéis, restaurantes e outros serviços perto do seu local ou destino desejado
  • O APP também fornece guia das cidades, inédito em apps de navegação
  • Localização de estações de metrô
  • Itinerários de trânsito
  • Rotas de transporte público etc.

Assim como o aplicativo Waze, o Hotstop está disponível para várias plataformas, incluindo Android, Blackberry, iPhone e iPad.

CoPilot GPS

Introduzido em 2012, o CoPilot GPS é excelente ferramenta similar ao aplicativo Waze e dispõe de um diferencial que a destaca no mercado. Apresenta armazenamento de dados offline, ao contrário de outras aplicações que exigem uma conexão com a Internet ou torre de celular para manter os mapas atualizados durante a viagem.

O CoPilot GPS possibilita escolha de até 3 rotas a pé ou de carro acompanhadas de mapas padrão. Há duas versões: paga e gratuita. A versão paga possui navegação por voz aprimorada, com direção curva a curva que inclui nomes de ruas.

O APP é gratuito e está disponível para iPhone e aparelhos Android, mas atualizações de tráfego exigem uma assinatura anual.

Maps.me

Esse aplicativo está disponível para Android e iOS. Tudo o que você viu acima e vai ver abaixo sobre funcionalidades, o Maps.me contém. Mas um diferencial é a chave para o sucesso dessa ferramenta: operacionalidade mesmo sem conexão.

É isso mesmo. O Maps.me “se alimenta” de informações quando está conectado para oferecê-las quando eventualmente você estiver fora do alcance de alguma antena de internet.

Trapster

A revista Time colocou esse instrumento concorrente do aplicativo Waze no topo da lista dos melhores APPs para iPhone de 2011. Dentre suas funcionalidades, estão:

  • Alertas para pontos de rastreio de velocidade
  • Locais de câmeras
  • Trechos historicamente perigos
  • Trechos em reforma na estrada que podem atrasar a viagem ou atrapalhar sua rota

Por outro lado, também tem funcionalidades idênticas às do aplicativo Waze. Isto é, possibilita monitoramento de problemas ocasionais no trânsito e inclusão de informações de cerca 15 milhões de usuários em seu banco de dados. Assim, o sistema se atualiza em tempo real e melhora a sua experiência de viagem.

Dessa maneira, é assim que o aplicativo armazena dados sobre aglomerações habituais de trânsito. Ou seja, indica locais de saídas de colégios ou qualquer outro acontecimento que possa atrasar a sua viagem ou rota.

Por outro lado, o processo de interação interna do Trapster cria relatórios interessantes. Estes categorizam os alertas por nível de confiança baseada em votos de usuários. Ou seja, tão logo uma informação sobre detalhes da rota fornecida por usuário se confirme, os alertas recebem notas que indicam confiabilidade.

O APP móvel Trapster está disponível para Android, Blackberry e iPhone.

Navmii

Esse aplicativo dispõe de mapas de alta resolução que são imensamente agradáveis aos olhos dos usuários. Isso no sentido de percepção e não de estética, apesar de esse item também ter sido preocupação de seus idealizadores. Afinal, a modernidade de sua interface é um dos pontos altos.

Por outro lado, todas as funcionalidades de outros mapeadores de localização, incluindo as do aplicativo Waze, estão concentradas no Navmii: identificação de rotas, informações sobre acidentes, notificação de presença de radares etc., além de instruções por voz.

Está adaptado ao iOS e ao Android.

Bing Mobile

O sistema operacional Windows Phone possui ferramentas de navegação embutidas na versão Mango. Ele é tratado internamente na empresa e em seus clientes diretos como uma espécie de escoteiro.

Esse similar ao aplicativo Waze foi melhorado consideravelmente. Implantaram-se novos recursos e outras versões para plataformas diversas. Então, ele fornece direções de viagem combinadas com pesquisa local que ajudam a encontrar restaurantes, lojas, eventos e atividades no local desejado.

Além disso, muitos mapas fornecem direções para quem está a pé ou de carro. O Bing pontua os resultados de pesquisas que retornam e recomenda o melhor ou o mais comentado. E, ainda, também ajuda a achar ofertas e cupons quando pesquisa por direções e serviço.

Você consegue acessar o APP diretamente usando o site do Bing. Assim, vai fazer download nas versões para Android, Blackberry, iPhone ou Sidekick.

MapFactor

Esse aplicativo é específico para a plataforma Android. Trata-se de ferramenta que combina uma série de vantagens encontradas em seus concorrentes e que atraem muito todos os usuários. A mais admirada é a capacidade de avisar o motorista sobre presença de radares nas centenas de metros seguintes.

Porém, a vantagem mais “legal”, segundo usuários mais “geeks”, são os mapas tridimensionais. Parecem oferecer mais detalhes.

Certamente, o universo das ferramentas tecnológicas de geolocalização vai se expandir ainda mais e rapidamente. Então, as novidades vão chegando e a gente vai informando por aqui. Porém, se precisar de mais informações e dados sobre qualquer outra ferramenta similar ao aplicado Waze ou mesmo sobre o próprio Waze, deixe abaixo na área de comentários.

smartphone samsung

Smartphone Samsung: quais são os recursos que importam no aparelho

android celular

Android celular e as vantagens e recursos do sistema operacional