in

Smartphone Samsung: quais são os recursos que importam no aparelho

smartphone samsung

Você tomou a decisão de adquirir um smartphone Samsung ou de trocar o seu aparelho atual por um novo em folha. Bem, venhamos e convenhamos, o valor de um aparelho novo não é, assim, algo que se possa desprezar. Pelo menos para a maioria dos trabalhadores brasileiros.

Nesse contexto todo, é sempre interessante averiguar alguns fatores antes de fechar negócio do seu smartphone Samsung. Aliás, como qualquer compra importante, é sempre interessante. Ainda que você seja consumidor experiente, pode menosprezar alguns detalhes.

Ao fim das contas, aquilo que antes poderia ser apenas detalhe, se torna entraves graves. Então, este artigo vai destacar alguns fatores a que você precisa prestar atenção antes de comprar seu smartPhone Samsung.

Vida útil X vida social do smartphone Samsung

O ideal é comprar um samrtphone samsung que não fique logo obsoleto.
O ideal é comprar um samrtphone samsung que não fique logo obsoleto.

Normalmente, quando você decide comprar um novo aparelho, quer algo adequado ao seu estilo de vida e, ao mesmo tempo, que não se torne obsoleto rapidamente. Ou seja, quando o melhor e mais recente modelo inevitavelmente chegar às prateleiras meses depois de você ter comprado o seu.

Portanto, essa situação gera o que chamamos de “conflito vida útil X vida social” do aparelho. Certamente, você sabe que vida útil se refere ao tempo de funcionamento do smartPhone Samsung calculado ainda na fabricação. Isto é, os fabricantes usam técnicas específicas para identificar a capacidade de cada peça importante de se manter ativa.

Com toda certeza, esse prazo de atividade não leva em consideração as condições em que o aparelho é usado. Segundo levantamentos consistentes das empresas comerciantes de smartPhone Samsung, por exemplo, boa parte dos usuários – brasileiros em especial – não utiliza os aparelhos de forma adequada.

Assim, ainda por aqueles levantamentos, os ambientes de uso são agressivos às peças (umidade, calor ou frio intensos etc.); os cuidados são mínimos (exposição a quedas, a luz do sol direta etc.); os downloads são feitos sem preocupação etc.

Então, você deve se basear principalmente no que vai fazer com o aparelho. Como você vai usá-lo é o mais importante. Além disso, é preciso se preocupar com a localização onde mora, que recursos você precisa que ele tenha e quais os recursos que você desejaria que ele tivesse.

Interessante: não existe o smartphone perfeito, mas existe o perfeito smartphone para você.

Vida útil X obsolescência programada

Cuidado com marketing ao comprar o samsung obsoleto.
Cuidado com marketing ao comprar o samsung obsoleto.

Se você parar para pensar friamente, vai ficar surpreso com algumas “coincidências” que ocorrem nos mercados consumidores. E não apenas nos mercados de celulares. E também nem mesmo apenas nos mercados brasileiros.

Trata-se de uma espécie de estratégia de marketing oculta que somente a era tecnológica permite. As empresas em geral podem aplicá-la sem que suas imagens no mercado se vejam arranhadas.

Importante: lembre-se de que qualquer empresa de porte aplica a estratégia mencionada acima e explicada abaixo, não somente as voltadas ao mercado de eletrônicos.

O termo “obsolescência programada”, claro, não seria discutido abertamente num encontro entre comerciantes e clientes. Porém, certamente, há de ser discutido entre fabricantes e comerciantes, já que se trata de ação de marketing para que o produto penetre mais facilmente no mercado.

A “obsolescência programada” cuida de preparar diferenciais interessantes de um modelo e mantê-los em estado de espera. Assim, pouco tempo depois de um modelo “X” ser lançado no mercado, o marketing começa a mencionar aqueles diferenciais. Por um preço levemente maior. Ou em promoção de fidelização.

Ou seja, o aparelho se torna obsoleto meses depois. Isso acontece muito com sistemas operacionais. Estes podem funcionar bem somente em modelos mais recentes, de forma que os mais antigos se tornem não funcionais.

Fatores a ser observados no smartphone Samsung

Há vários fatores que devem ser observados ao comprar um novo smartphone samsung.
Há vários fatores que devem ser observados ao comprar um novo smartphone samsung.

Modismos

Frequentemente, na hora de comprar um smartPhone Samsung, as pessoas perguntam pelo aparelho perfeito para o momento que o mercado vive. Porém, não há uma resposta para esta pergunta. Afinal, a usabilidade (veja mais abaixo sobre usabilidade) é prevista na fábrica do smartPhone Samsung, mas a experiência com o aparelho é pessoal, individual.

Dessa maneira, o tipo de smartphone Samsung que você deve comprar não pode ser baseado em tendências e modismos ou truques de propaganda e marketing.

Seu jeitão

Você pode se perguntar por que uma pessoa ainda usa um modelo antigo de smartphone Samsung ou de outra marca com teclado físico, como um BlackBerry. A resposta pode ser muito simples, até mesmo um lugar-comum no universo dos celulares.

Ou seja, a pessoa pode achar um teclado físico bem mais adequado as suas necessidades. Aliás, pode não ser capaz de digitar mais que duas palavras em um touchscreen. Então, aparelhos como o mencionado capazes de executar muito bem outras tarefas são perfeitos para aquela pessoa.

Ainda: em relação ao sistema operacional do smartphone Samsung, alguns consumidores podem preferir um que permita adicionar ROMs customizados. Já outros podem querer aparelhos mais simples, do tipo “clean”, mas funcionais.

Nesse caso, todas as escolhas fazem todo o sentido para determinadas pessoas. Já outras escolhas podem significar muito para pessoas com senso de utilidade diferenciado.

Status e imagem pessoal

Escolher um smartphone pode ser fácil para muita gente. Há consumidores que vão comprar qualquer aparelho desde que seja o melhor e mais recente lançamento oferecido pela operadora quando o contrato estiver para expirar.

Por outro lado, outros esperam pelo novo smartPhone Samsung durante todo o ano. Afinal, querem e precisam manter o status perante a galera. Claro, nada há de errado com isso; afinal, é apenas questão de postura individual.

Então, se você tem estilo mais ou menos simples, ou melhor, intimista, só seu, nada performático, pense bem antes de adquirir seu celular. Isto é, se você prefere “ficar na sua”, designs arrojados e ousados podem até mesmo distorcer seu estilo.

Smartphone Samsung adequado

Você pode não precisar de um dual-core

Todo computador ou smartphone Samsung são regidos por um processador. É ele que realmente faz esses equipamentos serem o que são. Funciona a partir de um núcleo que comanda tudo no aparelho, incluindo o próprio processador.

Ou seja, é o “coração”< dele. Assim, quanto mais potente o processador, melhor é o celular. Com o avanço da tecnologia - aliás, cada vez mais rápido e eficiente -, os processadores foram adquirindo capacidade absurda. Até pouco tempo, não havia a ideia de os processadores trabalharem com “dois núcleos” distintos para aumentar seu poder. Bem, o “dual core” faz isso.

Você pode precisar de um smartphone Samsung com memória expansível.

Quanto mais pesados forem os arquivos com os quais você trabalha no smartPhone Samsung (vídeos, imagens de altíssima definição etc), de mais memória ele vai precisar. Ou seja, é possível que você precise de cartão de memória extra. Entretanto, nem todos os aparelhos têm condições de suportar memória estendida.

Componentes excelentes aumentam o valor final do smartphone Samsung. Pode ser que você nem precise de tanto.

Câmeras de altíssimo poder de captura de imagens são atrativos à parte, são fantásticas. Especialmente para fotógrafos profissionais. Avalie se você realmente precisa de uma dessas. Afinal, câmeras duplas, triplas, de longo alcance etc. talvez sejam aumentadores de preço final que você nem mesmo vai usar com constância.

A capacidade de volume durante execução de áudio no smartphone Samsung é importante somente para quem tem problemas de audição. Afinal, atualmente, o que importa mesmo, é respeitar os direitos de terceiros.

Por outro lado, no caso de você ter o excelente hábito de fazer backup de seus arquivos, a capacidade de armazenamento de gigas e gigas de arquivo não deveria ser assunto importante no momento de você comprar ou trocar seu smartphone Samsung.

Você pode precisar avaliar bem o sistema operacional

Enquanto o processador do smartphone Samsung é o “coração” do aparelho, o sistema operacional é o “cérebro”. Daí, você pode perceber a importância dele. É ele que faz o aparelho “saber que é um celular e não um liquidificador”, por exemplo.

Acontece que cada sistema operacional tem algumas funcionalidades pertinentes, específicas, Assim, pode ser que determinada função de que você precise esteja no Android. Ou no iOS. Ou, ainda no BlackBerry.

Você talvez precise observar a usabilidade e o manuseio do smartphone Samsung.

Usabilidade, como você sabe, é o conceito sobre a facilidade que uma ferramenta oferece a quem a manuseia. Nesse caso, antes de adquirir seu celular, toque-o, manipule-o, passe de uma mão à outra, guarde no bolso, dentre outros testes.

Às vezes, o modelo pode ser pequeno ou grande demais, pesado etc. Além disso, veja se o tamanho máximo das fontes, a largura e iluminação da tela, a visibilidade geral etc. são ideais para você.

No frigir dos ovos

No frigir dos ovos, a esmagadora maioria dos proprietários experientes, os novatos e aqueles que ainda desejam ter um smartPhone Samsung diz que o importante é que ele funcione.

Não precisa ter muita coisa; basta que não trave, capture imagens e execute vídeos facilmente. E, claro, faça ligações. O restante, dizem eles, vai sendo aplicado com o tempo. Bem, a gente sabe que não é exatamente assim.

Muitos recursos são mesmo importantes e, ainda assim, podem estar sendo menosprezado por usuários. Veja alguns.

Tamanho da Tela

Se você costuma navegar na Internet, editar documentos, escrever e ler e-mails ou mensagens de texto, é necessário uma tela com o tamanho adequado, em torno de 3.5 polegadas ou acima.

Tecnologia de Tela

A tecnologia usada na tela também faz a diferença. Telas AMOLED ou Super AMOLED têm alto brilho, contraste sem igual e excelente nitidez e ângulo de visão, o que as tornam ideais para filmes.

Autonomia de Bateria

O grande problema aqui é que a autonomia de bateria de um smartphone Samsung depende muito do uso que se faz do aparelho e de inúmeros fatores. Então, estes podem ser o brilho da tela, aplicativos em uso, conexão à rede 3G ou não, Wi-Fi ou GPS estão ligados etc.

As especificações dos fabricantes informam a medição da bateria em “horas em espera e horas de conversação”, que são obtidas em laboratório. Porém, raramente correspondem à realidade, sendo muito difícil traduzir isso para os parâmetros de uso de cada usuário.

Para efeito de comparação, o aparelho ideal deve ter ao menos 10 horas de autonomia “real”, o suficiente para um dia sem precisar de uma recarga.

Portal HDMI

Por mais que ligar o smartphone Samsung diretamente a uma TV de alta definição pareça ser boa ideia, na realidade não tem a menor importância. Ou melhor, a não ser que você tenha uma coleção de filmes em HD na memória do aparelho, um cabo para ligá-lo a uma TV de alta definição e seja um cinéfilo.

Câmera com alto MP

Em relação à qualidade de imagem, a resolução do sensor não é tão determinante quanto se pensa. Afinal, a qualidade da lente, o desempenho do sensor e o processamento das imagens podem ter uma influência muito maior.

Se tudo o que você fizer no smartphone for visualizar fotos, compartilhá-las via e-mail ou publicá-las no Facebook, câmera de 12MB já é boa. Ainda que você aplique efeitos com APPs, como o Instagram ou Hipstamatic.

Prefira smartphones Samsung com câmeras de pelo menos 5MB e flash embutido, pois dá mais flexibilidade na hora de manipular as imagens,. Especialmente se você usa o smartphone como sua câmera.

Teclado Físico ou Virtual

O teclado físico pode ser uma boa opção para quem digita muitas mensagens e e-mails no smartphone Samsung.

Então, é preciso alguns cuidados no momento de adquirir um smartPhone Samsung. A experiência com o uso certamente vai ser fantástico. Ou não. Se você tiver mais dúvidas ou sugestões, deixe na área de comentários abaixo.

modelos de celular

Como saber o modelo de celular original nas réplicas de aparelhos

aplicativo waze gps

Aplicativo Waze e outros aplicativos de navegação para celular