Esse aparelhinho que ficou cada vez mais “inho” com o passar do tempo é indispensável. E, certamente, há de ficar ainda mais “inho” nos anos seguintes. A cada mês, surge um modelo novo, uma capacidade diferente, uma melhorazinha na operacionalidade etc. e lá estão os consumidores querendo adquirir. Entretanto, fica uma questão: onde comprar celular?

Lá estão os consumidores querendo comprar e com avidez, com rapidez. Quase sem pensar. E aí está o grande problema. Adquire-se um aparelho antes de se perguntar “onde comprar celular?”. E, quando se pergunta, não se espera a resposta e já se está apertando o botãozinho “comprar agora”.

Depois de tudo, a conta acaba chegando. Porém, a gente não está falando somente da conta financeira. Há uma série de outras contas que você precisa “levar em conta” para saber onde comprar celular. (E desculpe a gente pelo trocadilho infame, mas é pra chamar sua atenção.)

Ou melhor, precisa levar em conta além da conta. O ideal é comprar na loja física? Ou comprar em virtual store? Ou ainda adquirir o celular daquele seu amigo que ganhou um aparelho da namorada, mas não gostou dele?

Bem, você é cidadão inteligente. Os meios de que dispõe para definir seu sistema de aquisição de seu aparelho são analisados atentamente por você. Porém, há situações que parecem fugir do controle.

É o que você vai ver neste artigo.

Bilhões e bilhões de reais

E por que saber exatamente onde comprar celular é importante?

A indústria de aparelhos celulares movimenta bilhões e bilhões de reais anualmente. Se contarmos a movimentação financeira indireta dessa indústria – peças, pesquisas, criação etc. -, esse valor ultrapassa um número estratosférico.

Não é exagero. Faça uma continha simples aí. Somente no Brasil, a indústria de games gera movimento de mais 10 bilhões de reais por ano. E só em se tratando de games. Imagine as montadoras de aparelhos, fornecedores de peças, acessórios etc.

Nesse caso, é claro que cada vez mais comerciantes de aparelhos entram no mercado; cada vez mais lojas são criadas nesse mercado. Assim, tentam responder à pergunta “onde comprar celular?”. E, lógico, cada um deles diz que ele próprio é o melhor local.

Dessa maneira, há milhares e milhares de endereços que oferecem aparelhos e dizem que seus produtos são os melhores e das melhores marcas. Portanto, essa perguntinha fica cutucando a atenção do consumidor.

Onde comprar celular pra não pagar a conta?

A sua confiabilidade vai determinar onde comprar celular da forma mais segura.

A sua confiabilidade vai determinar onde comprar celular da forma mais segura.

Em teoria, o ato em si é muito fácil. Você faz uma pesquisa virtual ou presencial, se encanta com um aparelho, faz algumas perguntas pro vendedor e compra. Em verdade, há uma série de variáveis que precisam ser observadas. Você tem mais dicas sobre tais variáveis nos capítulos seguintes.

Vamos a elas. Você vai ter uma série de detalhes que ajudam a descobrir onde comprar celular. Seria a loja física melhor? Seria a loja virtual realmente mais prática?

Leia este artigo e decida-se por uma loja física. Ou não.

Imediatismo é bom motivo para definir onde comprar celular?

Sabe aquela sensação gostosa do veja e pague e leve? Pois é! A loja física oferece esse prazer. Afinal, ainda não inventaram a realidade virtual absoluta, aquela em que você apanharia seu celular enfiando a mão na tela de seu desktop e traria o aparelho para usar imediatamente.

Na loja física, você vê e leva.

No caixa da loja, seu crédito ou é aceito ou não. Na hora. Não há necessidade de aguardar tempo indefinido de aprovação da operadora do cartão.

Ainda, sendo produto leve, basta colocá-lo no bolso. Você não vai aguardar a entrega, que, a depender da loja online, pode ser altamente complicada.

Segurança de dados é importante para você?

A gente sabe que boa maioria das lojas virtuais dispõem de sistema de segurança contra roubo de dados. Entretanto – sempre há “entretantos” -, vai que…

Claro, a gente não está mau-agourando suas compras. É que, nos dias de hoje, parece que os hackers já estão voltando enquanto os gestores de segurança online estão indo.

Não é bem assim, lógico. Mas é a sensação de quem já teve seus dados pessoais desviados. Eles dizem que apenas uma experiência dessa é suficiente para descompensar toda a praticidade de compras online.

Bem, também há a questão da possibilidade de você ter seus dados furtados no sistema da loja física. Porém, você vai ter certeza absoluta onde isso aconteceu. Na loja online, nem sempre seu acesso aparece registrado no banco de informações da loja. Especialmente se a loja não for conhecida.

Então, se sua preocupação com seus dados é forte – e precisa ser obviamente -, você deve também se preocupar onde comprar celular.

Onde comprar celular fora do expediente

Lojas online oferecem comodidade na hora de escolher onde comprar celular.

Lojas online oferecem comodidade na hora de escolher onde comprar celular.

Não é difícil que você não disponha de tempo para adquirir seu celular. Trabalha, estuda e ainda faz “uns bicos” para complementar as finanças mensais. Em fins de semana, precisa descansar, claro.

Nesse caso, você pensa imediatamente numa loja virtual. Afinal, ela fica aberta 24 horas por dia em 7 dias da semana.

Sedução de comprar mais

Como certamente você sabe, os vendedores em lojas físicas são experts em estratégias de sedução. Há milhares de inadimplentes nas listas de operadoras de cartão de crédito que se deixaram seduzir por eles.

Assim, eles oferecem descontos para você adquirir dois exemplares, sugerem seguro estendido para o aparelho, mostram um “modelo que é a sua cara e tem o seu jeitão”, ligam o aparelho para você sentir a potência do alto-falante etc.

Nem sempre isso é armadilha. Porém, sempre é desconfortante chegar em casa com um produto que você não queria adquirir. É sempre bom levar isso em consideração, pois o sentimento de impotência é grande.

Ver para crer

O seguro morreu de velhice. Por exemplo, São Tomé quereria testar o aparelho de celular antes de levar para casa. Certamente, isso não seria possível em compras virtuais. Deduz-se então, que S. Tomé saberia muito bem onde comprar celular se vivesse nos tempos atuais.

Todos os grandes fabricantes detêm excelentes departamentos de controle de qualidade. Não seriam grandes se assim não fosse. Porém, eles adquirem peças de seus fornecedores. O nível de controle de qualidade pode decair um pouco.

Assim, se você é como São Tomé, vai escolher muito bem onde comprar celular. E vai ser onde você possa ligar o aparelho, fazer ligação, testar a bateria, avaliar o cabo do alimentador, as condições do carregador etc.

Achou o aparelho caro? Então, não vai querer pagar frete

Com toda certeza, lojas palpáveis, tocáveis, dessas de tijolo, são ideais se você não quiser gastar dinheiro com frete. Afinal, você mesmo vai retirar o aparelho.

Por outro lado, há sites onde comprar celular que já oferecem o sistema “compre online e retire na unidade mais próxima de você”. Nesse caso, convém fazer uma pesquisinha para se assegurar de que a loja física é a melhor opção.

Veja o porquê no próximo capítulo deste artigo.

Levantamentos de preços levam a lojas online

Diversos levantamentos feitos por organizações sérias indicam que, via de regra, os preços de celulares das lojas virtuais são levemente menores. E isso se dá por questão de lógica por muitos motivos:

  • O custo do espaço físico é menor para a loja. Afinal, muitas delas firmam contrato para vender produtos que estejam no estoque do fabricante
  • Não há comissão do vendedor
  • Há menos custos operacionais, em especial com papel e hora/homem de vendedores e atendentes
  • Muitas lojas onde comprar celular operam por sistema “marketplace”, o que diminui muito os custos de investimentos iniciais

Olho no olho

Apesar de vivermos a era digital, não é raro encontrar pessoas que preferem o ambiente físico de uma loja. Mesmo entre jovens. Aliás, pesquisa de empresa americana na área de comportamento de mercado identificou justamente esse fenômeno em pesquisas feitas em 2019.

Por motivos dos mais diversos, as pessoas parecem estar revertendo a sensação de isolamento que o comércio virtual ajuda a intensificar atualmente. Então, tais pessoas sabem exatamente onde comprar celular: a loja física.

Por outro lado, a mesma pesquisa levantou que há número crescente de clientes já habituados a “conversar” pelo chat da loja online. Se você for uma dessas pessoas, não vai ter problemas na compra de seu celular.

Afinal, o lugar onde comprar celular é, para você, tanto a loja física quanto a loja virtual.

Bits no sangue

Entretanto, milhares e milhares de pessoas parecem já ter a virtualidade tatuada na pele. Estão plenamente adaptadas a compras virtuais. Um leitor de nosso site tem hábito de dizer que “correm bits em seu sangue e não substâncias avermelhadas”.

Então, tais pessoas com tal nível de adaptação preferem a calmaria, tranquilidade e praticidade de fazer compras sem sair de casa. E dizem que há determinada técnica por trás dessa postura. Não é simplesmente sair apertando teclas e fazer as compras.

Tanto quanto compras feitas nas lojas físicas, é preciso pesquisar, avaliar a relação da loja com os clientes, o nível de transparência nas operações, sistema de entregas etc. Nesse caso, os já adaptados ao mundo cibernético visitam frequentemente bons sites avaliadores de e-commerce. Assim, diminuem ao máximo os riscos de se arrepender da compra.

Além disso, atente-se às observações do capítulo seguinte deste artigo.

Onde comprar celular depois de comparar

Com toda certeza, é mais fácil comparar preços em lojas virtuais. Você pode ir saltando do site de uma loja a outro e avaliar os valores praticados para os mesmos produtos. Aliás, você vai se surpreender com as diferenças.

Por outro lado, é certo que você também pode fazer comparações em lojas físicas. Se estiver precisando de exercícios, for paciente no trânsito e não se importar em ver a cara do vendedor de pouco caso quando você diz “tô só dando uma olhadinha”, sem problemas.

Conclusão sobre onde comprar celular

A escolha de onde comprar celular é sua e deve ser baseada nas suas preferências.

A escolha de onde comprar celular é sua e deve ser baseada nas suas preferências.

A gente falou acima de variáveis. A mais forte delas é momento que você está vivendo quando precisa de um celular. É esse momento que vai definir onde comprar celular, se em loja física ou virtual.

  • Se sua praia é comodidade, a loja onde comprar celular ideal para você é virtual
  • Pode ser também que você não queira encontrar nenhum conhecido na loja física ou não queira que algumas pessoas saibam que trocou de aparelho. Portanto, sendo a privacidade sua maior preocupação, lojas virtuais para você
  • Por mais especializada que uma loja física seja, a variedade de produtos é infinitamente maior em lojas virtuais. Claro, isso se dá porque você tem acesso a milhares de lojas em qualquer lugar do mundo
  • Tocar o produto comprado pode ser crucial para você. Então, experimentação em lojas físicas é insubstituível para consumidores como você
  • Se você não tem confiança em empresas de entregas porque já teve experiências ruins, sua loja onde comprar celular é do tipo tradicional. Afinal, celulares são altamente sensíveis, frágeis, não obstante os fabricantes dizerem o contrário
  • O código do consumidor garante que você pode desistir de uma compra em até 7 dias sem qualquer motivo forte. Ou banal. Você pode simplesmente se arrepender da compra. Se você é um consumidor com esse perfil – afinal, é seu direito -, prefira uma loja física. Os procedimentos de trocas de produtos em lojas virtuais costumam ser bastante estressantes

Você é consumidor inteligente. Sabe definir, claro, a forma de compra ideal para você. Contudo, a gente está seguro de que muitas das informações acima foram importantes para você e todas elas podem ser importantes para conhecidos seus.

Assim, se seus conhecidos passarem alguma dúvida a você quanto a onde comprar celular, deixe na área de comentários abaixo.


Deixe uma resposta