TBT e FBF: Saiba o que siginifcam as hashtags e como usar

TBT e FBF

Com a ascensão das redes sociais, surgiram termos como o “arroba”, o “www” e o “underline”. Certamente, você já ouviu falar de algum ou de todos eles. Após o sucesso desses novos caracteres na era digital, chegou a vez da hashtag. Muitas pessoas, utilizam as hashtags como forma de atingir públicos maiores nas redes sociais, sendo utilizadas principalmente no Instagram e no Twitter. Nesse contexto, duas hashtags se tornaram bem famosas: a TBT e FBF. Essas hashtags são postadas por inúmeros usuários diariamente, que muitas vezes desconhecem até mesmo os seus significados. Por isso, vamos te ensinar hoje o que significam essas hashtags e como você deve usá-las.

Você sabe o que é uma hashtag?

TBT e FBF você sabe o que são?
TBT e FBF você sabe o que são?

A hashtag é uma junção do símbolo hash (#) mais uma palavra subsequente, denominada tag. Geralmente, a tag utilizada no conjunto se refere a uma expressão ou palavra que você deseja destacar. Dessa forma, as hashtags auxiliam a organizar o conteúdo nas redes sociais, além de unir pessoas que procuram por um mesmo assunto. A popularização das hashtags se desenvolveu inicialmente no Twitter. O símbolo hash (#) já utilizado anteriormente em outros meios, ganhou um novo significado. Em 2007, um usuário do Twitter, começou a usar o símbolo para destacar termos e expressões de grande relevância nos seus posts. E como tudo na internet, a prática viralizou.

A partir desse momento, todo mundo começou a usar a hashtag como meio de ampliar a divulgação das suas postagens nas redes. Então, em 2009, o Twitter aderiu oficialmente ao símbolo. Posteriormente, outras redes sociais fizeram o mesmo, como é o caso do Facebook, Instagram, Google+ e Pinterest. Hoje, quando uma pessoa faz uma publicação e usa uma hashtag, automaticamente aquela publicação é associada a outras com a mesma hashtag. Logo, é possível conferir pessoas no mundo todo que estão interagindo sobre um mesmo assunto. Devido a popularização do seu uso na atualidade, é bem difícil encontrar publicações sem as famosas hashtags.

A forma de organização criada pela hashtag é impressionante. A sua principal finalidade é identificar um tema comum e facilitar o agrupamento entre os usuários. Assim, é normal ver pessoas buscando por determinados assuntos nas redes sociais através das hashtags. Além disso, é por meio das hashtags que as redes sociais conseguem determinar quais são os assuntos mais comentados pelos usuários em um determinado período. Por esses e outros motivos, as hashtags se tornaram extremamente populares. Algumas caíram no gosto dos internautas, como é o caso da TBT e FBF.

O que significa #TBT?

TBT e FBF são hashtags populares em mídias sociais.
TBT e FBF são hashtags populares em mídias sociais.

Com a popularização das redes sociais, muitas expressões acabaram se tornando tão comuns que nem sequer nos perguntamos o que elas significam. Sem dúvidas, você já viu alguém publicando as hashtags TBT e FBF em alguma rede social. Mas como o uso das hashtags já é praticamente inerente ao cotidiano, na maioria das vezes nem prestamos atenção. Por isso, se você se fez essa pergunta e resolveu buscar uma resposta, você está no lugar certo.

A hashtag TBT nada mais é do que a sigla para a expressão em inglês “Throwback Thursday”, que em uma tradução livre significaria “Quinta-feira do Retrocesso” ou ainda “Quinta-feira do Passado”. A sua função é levar os usuários a compartilhar fotos do passado especificamente às quintas-feiras. Ou seja, esse é um dia destinado a recordação de memórias nas redes sociais. Por isso, através dessa hashtag pessoas do mundo todo relembram acontecimentos que foram importantes em suas vidas.

Todas as quintas-feiras, os usuários dividem milhões de lembranças em diversas redes sociais. Esse é um gesto bonito e importante, principalmente, porque ao observar o nosso passado podemos ver para qual futuro caminhamos. Há também aquelas fotos engraçadas do passado que todos gostamos de ver e relembrar, pois nos garantem boas risadas. Assim, a hashtag é uma forma de integração e atividade em grupo entre pessoas ao redor do mundo, mesmo que não se conheçam.

Um exemplo de como utilizar a #TBT é postar uma foto de quando você era criança. Na maioria das vezes, essa hashtag tem como intuito resgatar aquele sentimento de nostalgia. Por isso, fotos bem antigas são as mais divulgadas pelos usuários. Ademais, você pode utilizar a hashtag também ao marcar uma pessoa com quem você saiu e relembrar esse momento. Assim, através da #TBT você pode até mesmo conhecer mais sobre as pessoas.

O que significa #FBF?

TBT e FBF possuem o mesmo propósito nas redes.
TBT e FBF possuem o mesmo propósito nas redes.

Com o mesmo propósito da #TBT, surgiu a #FBF. A hashtag FBF é a sigla da expressão em inglês “Flashback Friday”. Ou em bom português, Sexta-feira do Flashback. Apesar de “flashback” ser uma palavra em inglês, o seu uso é tão comum na língua portuguesa que não causa estranhamento. Mas para quem não sabe o significado dessa palavra, é simples: voltar rapidamente para o passado. Apesar de serem semelhantes, as hashtags TBT e FBF devem ser utilizadas em dias diferentes.

Sendo uma extensão da hashtag TBT, a hashtag FBF serve para aqueles que se esqueceram de postar na quinta-feira ou querem complementar a sua publicação do dia anterior. Por isso, acabou também se tornando uma das hashtags mais queridas das redes sociais. Assim, essa é mais uma boa desculpa para postar aquelas fotos antigas que todo mundo ama ver. Afinal, se o ser humano não gostasse mesmo de relembrar os momentos da vida, essas hashtags jamais fariam tanto sucesso. É importante aproveitar essa segunda chance dada pela sexta-feira.

O uso das hashtags serve como forma de aproximar as pessoas que estão frequentemente nas redes sociais. Para aqueles que utilizam com sabedoria, pode ser uma excelente forma de se destacar na multidão e ganhar uns likes extras. Até porque ao utilizar uma hashtag, imediatamente você amplia o público que terá acesso àquela mensagem. Visto que, milhões de pessoas todos os dias utilizam as hashtags para pesquisar aquilo que querem nas redes sociais. Consequentemente, saber como utilizar uma hashtag pode garantir muito mais engajamento para o seu perfil.

E não é só isso, as hashtags TBT e FBF também são úteis para empresas que pretendem divulgar a sua marca ou serviço, além de servir como meio de disseminação de uma campanha ou evento. Logo, é imprescindível saber também como você deve utilizá-las.

Dicas na hora de utilizar as hashtags TBT e FBF

Para que o uso das hashtags TBT e FBF garantam um bom resultado final, é preciso tomar nota de algumas informações. Afinal, não é só sair colocando hashtag em qualquer palavra e de qualquer jeito que vai melhorar o seu engajamento na rede. É preciso ter sabedoria até mesmo para utilizar uma hashtag. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a não errar quando for utilizar as hashtags mencionadas.

Como usar a #TBT

  • Lembre-se de utilizar fotos de um passado distante. E quando falamos em passado significa passado mesmo. Algumas fotos de três a cinco anos atrás podem ser até aceitas. Porém, quanto mais antiga for a foto, melhor. Assim, não é recomendado postar fotos de ontem ou da semana passada. Principalmente, porque isso não caracteriza uma volta ao passado. Afinal, não é esse o propósito da #TBT, embora muitas pessoas utilizem dessa forma sem ter noção do que estão fazendo.
  • As fotos mais indicadas para essa proposta são aquelas tiradas na era das câmeras digitais ou até mesmo antes disso. O que os usuários querem ver é como você e outras pessoas mudaram ao longo do tempo. Por isso, fotos com olhos vermelhos, roupas fora de moda e penteados estranhos da época são as que vão gerar mais envolvimento com os seus seguidores.
  • Você pode aproveitar esse dia também para lembrar algum momento marcante da sua vida. O dia do casamento, a ascensão na carreira, o nascimento de um filho e outros eventos que são dignos de uma recordação especial. Fotos desse tipo também ganham bastante repercussão entre os usuários. Principalmente, porque geram sentimentos de comoção ou alegria.
  • Fotos da infância são extremamente populares entre os usuários. Assim como nós amamos passar horas com os álbuns antigos nas mãos relembrando momentos, nas redes sociais acontece o mesmo. Se for uma foto vergonhosa da infância então, é de ganhar o coração de milhares de pessoas. Afinal, quem não gosta de uma boa graça?
  • É recomendado que você não utilize a hashtag para postar apenas uma mensagem ou texto. As hashtags TBT e FBF foram criadas com o intuito de voltar ao passado e para ter de fato essa sensação é indispensável uma foto.
  • Utilize sempre às quintas-feiras.

Como usar a #FBF

  • Assim como a #TBT, ao usar a #FBF você deve ter em mente que é de suma importância utilizar fotos realmente do passado. Por isso, fotos de dez ou mais anos atrás são as mais indicadas. Para exemplificar, uma selfie tirada há três dias não coincide com o propósito da hashtag FBF. Você pode até utilizar dessa forma, mas saiba que estará fora de contexto. Afinal, a hashtag tem o intuito de trazer um sentimento de volta ao passado.
  • Lembra de quando você era o astro do futebol na sua turma da escola e hoje sequer consegue mais acertar um gol? Ou então como você ficou quando começou a utilizar aparelho dentário e usava o cabelo da moda naquela época. As fotos dessas mudanças que ocorrem ao longo da vida são as que as pessoas mais querem ver.
  • Além disso, as fotos tiradas antes da internet são as mais legais para postar com essa hashtag. As famosas câmeras digitais que deixavam os nossos olhos vermelhos ou ainda quando os olhos fechavam justamente na foto em família. Só depois de revelar, que poderíamos ver se a foto ficou boa ou não. Por isso, essas fotos são as mais surpreendentes.
  • Fotos de momentos importantes são sempre bem-vindas. Para exemplificar, a cantora norte-americana Jordin Sparks já aproveitou essas hashtags para postar uma foto de quando venceu o American Idol. O fato ocorreu há anos e muita gente nem mesmo sabia que ela tinha ido ao programa.
  • Relembrar fotos do passado com os amigos é ainda mais divertido, não é mesmo? Por isso, sempre que possível é bom se lembrar de incluir os amigos nessas publicações. Afinal, é legal ver como as amizades e as pessoas evoluem com o passar dos anos.
  • Utilize sempre às sextas-feiras.

Como usar outras hashtags

  • Evite ao máximo utilizar muitas palavras na mesma hashtag. Além de não ficar bom visualmente, ninguém conseguirá encontrar a sua publicação com uma hashtag tão longa. Ao pesquisar um assunto na internet, as pessoas procuram hashtags que contenham apenas uma ou poucas palavras.

Exemplo: #essefimdesemanacpraiafoimaravilhoso

  • Não crie uma hashtag para cada palavra. A finalidade da hashtag é destacar os principais temas. Por isso, você deve destacar somente aquelas palavras que categorizam a sua foto. Assim, a hashtag funciona como uma espécie de etiqueta que vai diferenciar a sua foto das demais.

Exemplo: #hoje #foi #um #dia #top# #demais

  • Utilize hashtags que tenham a ver com a foto que você postou. Utilizar uma hashtag totalmente fora de contexto do assunto da sua publicação não vai gerar um bom engajamento. Principalmente, porque ao procurar por um determinado assunto, você não vai se interessar por fotos diferentes daquilo.

Exemplo: Se você postou uma foto usando a sua roupa nova ou escolheu uma roupa bem bonita para aquela foto, você pode utilizar #lookdodia ou #ootd, que significa “Outfit of the day” em inglês e significa a mesma coisa.

Conheça as hashtags mais utilizadas nas redes sociais

Além das famosas hashtags TBT e FBF, existe uma infinidade de hashtags que são amplamente divulgadas nas redes sociais. Seja para ganhar mais likes ou classificar a sua publicação, o seu uso é livre. Por isso, confira algumas das hashtags mais utilizadas nas redes sociais.

  • #love– mais de 1 bilhão de publicações
  • #instagood– mais de 712 milhões de publicações
  • #beautiful – mais de 449 milhões de publicações
  • #summer– mais de 321 milhões de publicações
  • #food– mais de 255 milhões de publicações
  • #makeup– mais de 155 milhões de publicações
  • #beach– mais de 171 milhões de publicações

RESPONDER