Saiba como cancelar linha de celular e evite esse transtorno

como cancelar linha de celular

Muitas vezes, utilizar apenas os créditos inseridos no celular pode não ser um bom negócio. Por isso, a maioria das pessoas prefere recorrer a um plano de celular. Fazer um plano pré-pago ou pós-pago tem as suas vantagens. Principalmente, porque os pacotes disponibilizam uma grande variedade de opções para o cliente. Dessa forma, é possível fazer um maior proveito do dinheiro que você destina para a sua comunicação. Porém, não é sempre que o consumidor se sente satisfeito com o plano contratado. Se esse é o seu caso e você veio até aqui para saber como cancelar linha de celular, continue lendo o artigo. Cancelar um plano de celular é algo simples e fácil.

Muitas vezes, acontece até mesmo de algumas operadoras nos inscreverem em promoções e planos sem o nosso consentimento. Por isso, nessas horas é imprescindível saber como cancelar linha de celular. Afinal, você não quer arcar com gastos excessivo sem necessidade, certo? Pela nova regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os consumidores têm direito a cancelar assinaturas de telefone fixo e celular de forma simples e rápida, sem burocracias. Consequentemente, a Anatel determina que as empresas de telefonia móvel no Brasil disponibilizem o cancelamento por meio da internet. Mas para os mais tradicionais, ainda há a possibilidade de cancelar pelo telefone.

Nessa nova era digital, é praticamente impossível não utilizar um celular. No entanto, o custo das ligações no Brasil ainda é muito caro. O custo médio do minuto pré-pago no Brasil é de R$0,81, enquanto nos Estados Unidos o preço cai para cerca de R$0,13. Isso ocorre porque há menos concorrência no território nacional. Logo, é inegável que uma linha de celular pode atender melhor às suas exigências. Porém, quando a linha de celular escolhida não agrada, você sempre pode optar por mudar ou cancelar.

Como cancelar linha de celular da Vivo

Você pode saber como cancelar linha de celular pelo telefone fixo e internet facilmente na Vivo.
Você pode saber como cancelar linha de celular pelo telefone fixo e internet facilmente na Vivo.

Para garantir atendimentos mais rápidos nesses casos, as operadoras contam com canais de atendimentos. Se você precisa cancelar uma linha de celular da Vivo, você pode entrar em contato pelo telefone ou realizar o autoatendimento através da internet. Confira o passo a passo de como cancelar linha de celular da Vivo.

  • Por telefone

Para cancelar uma linha de celular da Vivo, você deve entrar em contato através da Central de Relacionamento da Vivo. Basta ligar para o número 103 15.

Durante a ligação, aguarde as instruções do atendimento eletrônico e escolha a opção 3. Em seguida, digite a opção 9 e você será encaminhado para falar com um atendente. Nesse momento, você deve solicitar o cancelamento da sua linha para a pessoa com quem está falando. Em seguida, basta aguardar o término do procedimento e confirmar o cancelamento. Pronto, sua linha será cancelada! Vale ressaltar que a Vivo lhe enviará um SMS com o número do protocolo. É importante guardá-lo como comprovante do cancelamento.

  • Pela internet

Cancelar uma linha de celular da Vivo pode ser ainda mais simples através da internet. Acesse o site Meu Vivo e faça o login de acordo com o seu cadastro realizado previamente. Será solicitado o seu CPF, e-mail e senha cadastradas. Em seguida, clique em “Meu Plano” e escolha a opção “Cancelamento”. Logo após, selecione o item “Linha móvel” e, na página seguinte, “Vivo Móvel PÓS/PRÉ/CONTROLE”. Por fim, insira o número do terminal solicitado e clique em “Avançar”. Pronto, o cancelamento sua linha foi solicitado com sucesso!

  • Vá até uma loja física

Se você preferir, você ainda pode fazer o cancelamento em uma loja física. Existem várias lojas em todo o país. Assim, basta ir até uma loja da operadora com o seu RG e CPF e solicitar o cancelamento da sua linha Vivo.

Como cancelar linha de celular da Claro

A Claro dá 2 alternativas para saber como cancelar linha de celular com a operadora.
A Claro dá 2 alternativas para saber como cancelar linha de celular com a operadora.

A Claro disponibiliza de duas alternativas para o seu consumidor: realizar o cancelamento através do telefone ou por meio da internet. Cada vez mais, as operadoras de telefonia móvel no Brasil se empenham a facilitar os processos online ou por meio do telefone para que o cliente não tenha necessidade de ir pessoalmente até uma loja. Por isso, cancelar uma linha nunca foi tão fácil e prático. Basta seguir as instruções abaixo:

  • Por telefone

Para cancelar uma linha da Claro, basta fazer uma simples ligação. Por meio da Central de Atendimento Claro, o cancelamento pode ser efetuado de maneira rápida e prática. Para ser atendido, basta ligar para o número 1052 do seu aparelho Claro ou de um telefone de qualquer outra operadora.

Durante a ligação, aguarde as instruções do atendimento eletrônico. Em seguida, escolha a opção 4 e você será direcionado para falar direto com um atendente. Nesse momento, você deve solicitar o cancelamento da sua linha para a pessoa com quem está falando. Por fim, basta aguardar o término do procedimento e confirmar o cancelamento. Pronto, sua linha será cancelada!

  • Pela internet

Nos dias atuais, é possível fazer praticamente tudo na internet. Assim, você pode realizar o cancelamento da sua linha no conforto da sua casa. Para realizar a operação, você deve acessar o site Minha Claro.

Em seguida, efetue o login conforme o cadastro realizado previamente. Caso não tenha um cadastro, basta fazê-lo conforme as instruções disponíveis no site. Após ter acesso ao conteúdo da página, procure pela opção “Atendimento” no canto superior direito e, posteriormente, “Cancelar linha”. Aparecerá um formulário, onde você deve preencher os dados requeridos. Por fim, clique em “Solicitar” para finalizar o procedimento. Pronto! Vale ressaltar que a operadora estabelece um prazo de até 48 horas para que a sua linha seja cancelada.

Como cancelar linha de celular da TIM

É fácil entender como cancelar linha de celular na TIM.
É fácil entender como cancelar linha de celular na TIM.

A TIM disponibiliza a opção de cancelamento de linha através da internet, por meio de uma ligação telefônica ou presencialmente indo até uma loja física. Por isso, a melhor forma de realizar o procedimento deve ser escolhida por você.

  • Por telefone

É necessário solicitar o cancelamento da linha através da Central de Atendimento. Para ligar para a Central utilizando um aparelho TIM, basta discar o número *144 no seu visor. Caso a ligação seja feita de um telefone fixo ou móvel de outra operadora, o número a ser chamado deve ser o 1056.

Durante a ligação, aguarde as instruções do atendimento eletrônico. Você será encaminhado para falar com um atendente. Nesse momento, você deve solicitar o bloqueio cancelamento da sua linha TIM para a pessoa com quem está falando. Geralmente, são requeridos alguns dados pessoais para confirmar a sua identidade como, por exemplo, CPF e endereço. Em seguida, basta aguardar o término do procedimento e confirmar o cancelamento. Pronto, sua linha será cancelada!

  • Pela internet

Você pode facilitar o processo de cancelamento da sua linha TIM através da internet. Para isso, acesse o site Meu TIM e faça o login de acordo com o seu cadastro realizado previamente. Será solicitado o seu número de telefone e senha. Em seguida, clique em “Serviços” e logo depois em “Cancelamento de linha”. Digite os três primeiros números do seu CPF e clique em “Continuar”. Na página seguinte, selecione a caixa de diálogo confirmando que você deseja cancelar a sua linha. Por fim, clique em “Enviar” e pronto!

  • Vá até uma loja física

Se você preferir, você ainda pode fazer o cancelamento em uma loja física. Existem várias lojas em todo o país. Assim, basta ir até uma loja da operadora com o seu RG e CPF e solicitar o cancelamento da sua linha.

Como cancelar linha de celular da Oi

Na Oi as coisas são um pouco diferentes das demais operadoras. A operadora Oi não disponibiliza a opção de realizar o cancelamento de linha por meio da internet, seja pelo site ou pelo aplicativo. Por isso, há duas formas de cancelar a sua linha. Sendo uma delas o atendimento telefônico e a outra o cancelamento automático. Portanto, confira todas as informações necessárias para cancelar a sua linha de celular Oi.

  • Pelo telefone

Você pode realizar o cancelamento da sua linha por meio da Central de Atendimento Oi. Para ligar para a Central através de um telefone Oi, bastar discar o número *144 no seu visor. Caso a ligação seja feita de um telefone fixo ou móvel de outra operadora, o número a ser chamado deve ser o 1057.

Durante a ligação, aguarde as instruções do atendimento eletrônico. Você será encaminhado para falar com um atendente. Nesse momento, você deve solicitar o cancelamento da sua linha para a pessoa com quem está falando. Geralmente, são requeridos alguns dados pessoais para confirmar a sua identidade como, por exemplo, CPF e endereço. Em seguida, basta aguardar o término do procedimento e confirmar o cancelamento. Ao fim da ligação, sua linha estará devidamente cancelada.

  • Cancelamento automático

Se você não tem urgência em cancelar a sua linha, essa pode ser a melhor forma. Para cancelar a sua linha da Oi, basta deixar o seu celular sem recarregar por 90 dias e ela será cancelada automaticamente. Por isso, se você não está contente com a operadora e não quer se dar o trabalho de ter que correr atrás para cancelar, essa é uma opção. Vale ressaltar que essa alternativa só é válida para os planos pré-pagos. No caso dos planos pós-pagos, a única saída é ligar para a Central de Atendimento Oi e solicitar o cancelamento.

Como cancelar linha de celular da Nextel

Se você veio até aqui para saber como cancelar linha de celular Nextel, então vamos lá. A operadora disponibiliza duas formas para solicitar o cancelamento, as quais você confere a seguir.

  • Pelo telefone

Para efetuar a solicitação do cancelamento da sua linha, você deve ligar para a Central de Atendimento da Nextel. Através do seu celular ou telefone, basta discar para um dos seguintes números: 1050 ou *611 do seu Nextel e (11) 4004-6611 de outras operadoras. Para deficientes auditivos, o contato é feito através do 0800 2006 636. Ao ser atendido, você deve solicitar o cancelamento da linha e realizar o passo a passo que será indicado pelo atendente.

Na hora de solicitar o atendimento, lembre-se de ter em mãos documentos pessoais como, por exemplo, o seu CPF. Além disso, pode ser requerido também o seu endereço e outras informações que são indispensáveis para realizar o cancelamento da sua linha. A sua conta deve estar em dia para efetivar o cancelamento. Por fim, mas não menos importante: não se esqueça de anotar o número do protocolo. Esse importante número serve como prova de que você solicitou o cancelamento.

  • Vá até uma loja física

Se por algum motivo você não conseguiu realizar o cancelamento pelo telefone, você pode fazê-lo em uma loja física. Assim, basta ir até uma loja da operadora e solicitar o cancelamento da sua linha. Para que você saiba qual é a loja mais próxima de você, deve acessar o site da Nextel. Todos os pontos disponíveis podem ser consultados lá.

É importante ressaltar que somente o titular da conta pode fazer o cancelamento. Portanto, se você é o titular, basta ir até a loja e apresentar o seu documento de identificação. Caso seja outra pessoa, a mesma deve ir até o estabelecimento portando a devida documentação.

A sua linha não foi cancelada? Saiba o que fazer

Se mesmo após o prazo estipulado a sua linha não for cancelada, você deve entrar em contato com a Ouvidoria da sua operadora. Cada empresa possui uma forma diferente de fazer o contato. Por isso, o mais recomendado é procurar pelo contato da Ouvidoria no site da própria operadora. Nesse momento, é importante ter anotado o número de protocolo que lhe foi informado durante a solicitação de cancelamento. Provavelmente, ele será solicitado para efetivar a reclamação.

No entanto, caso você não tenha nenhum retorno e a sua linha não seja cancelada de fato, você pode fazer uma reclamação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para fazer contato com o órgão regulador, você deve ligar para o número 1331 de qualquer operadora. Para registrar a reclamação, a Anatel solicita obrigatoriamente o número de protocolo de atendimento ao cancelar o plano. Após seguir os procedimentos indicados, a organização dá um prazo de até cinco dias úteis para o atendimento do pedido.

Beatriz Oruê
Beatriz Oruê | 11 de fevereiro de 2019

Próxima Página  

Escreva sua Resposta