Aparelho não registrado na rede: Saiba como resolver esse problema

Beatriz Oruê
Beatriz Oruê | 9 de fevereiro de 2019

aparelho não registrado na rede: como resolver esse problema?

Você está utilizando o seu celular e, de repente, aparece no seu visor “Aparelho não registrado na rede”. Você fica impossibilitado de fazer ligações, enviar mensagens de textos, utilizar dados móveis ou qualquer outra função que envolva a rede da operadora. E se você precisa muito usar o celular naquele momento, logo vem aquela sensação de desespero. Apesar de parecer um problema preocupante, é importante não se precipitar nessas horas. Principalmente, porque esse é um problema comum em smartphones, que geralmente são resolvidos de maneira fácil e rápida.

Além disso, alguns modelos de algumas marcas são mais suscetíveis a esse erro. Mas isso não impede que essa mensagem apareça em qualquer celular disponível no mercado. Na maioria das vezes, trata-se de um problema técnico, que pode ser resolvido por você mesmo.

Por outro lado, em alguns casos mais complicados, acaba sendo necessário entrar em contato com a Central de Atendimento da sua operadora e solicitar a solução do problema. Uma série de fatores pode levar a essa complicação e, às vezes, pode estar relacionado a questões da própria operadora. Por isso, o primeiro passo é descobrir o que está causando esse transtorno e como é possível resolvê-lo.

Pensando nisso, selecionamos um conjunto de informações para ajudar você a resolver da melhor maneira possível. Além do mais, separamos algumas dicas sobre como essa situação pode ser evitada. Em um primeiro momento, ao pode parecer um bicho de sete cabeças, ainda mais para aqueles que não têm muita afinidade com tecnologia.

Mas logo você vai perceber como com todas as instruções fica fácil saber exatamente o que fazer. Por isso, continue lendo o artigo para saber como fazer desaparecer de vez a mensagem de “Aparelho não registrado na rede”. A seguir, explicamos todo o processo que você deve realizar.

O que significa um aparelho não registrado na rede?

Aparelho não registrado na rede significa que está fora da área de cobertura.
Aparelho não registrado na rede significa que está fora da área de cobertura.

As funções básicas de um celular como, por exemplo, realizar chamadas, enviar mensagens de texto e utilizar dados móveis dependem diretamente da conectividade à rede da operadora. Para que isso ocorra, o celular capta o sinal de uma torre ou antena na localidade mais próxima de onde ele se encontra.

Muitas vezes, quando você viaja para algum lugar distante da cidade, você pode perceber que o seu celular fica procurando sinal o tempo todo, certo? Isso significa que o aparelho está analisando os sinais mais próximos e, em seguida, ele tenta sempre se registrar na rede que possui o melhor sinal. Dessa forma, todas as funções que ele necessita realizar terão um melhor desempenho.

O problema começa quando em um determinado local, o seu smartphone não consegue se conectar a nenhuma rede. Muitas vezes, isso ocorre porque não há uma rede disponível da sua operadora naquele lugar. Para exemplificar, se você tenta se conectar à uma rede 4G em um local onde só existem redes 3G, provavelmente você receberá a mensagem de “Aparelho não registrado na rede”.

Outras causas também são possíveis, como é o caso da sua operadora não conseguir identificar o IMEI (International Mobile Equipment Identity) do seu aparelho. Essa mensagem significa, de fato, que por algum motivo a sua operadora não consegue reconhecer o seu dispositivo. E quais motivos podem ser esses é o que veremos a seguir.

Possíveis causas do erro “Aparelho não registrado na rede”

Aparelho não registrado na rede pode ter diversos fatores diferentes para não se conectar.
Aparelho não registrado na rede pode ter diversos fatores diferentes para não se conectar.

Como dito anteriormente, a falha de “Aparelho não registrado na rede” pode estar relacionada a uma série de fatores. Por isso, listamos as principais causas que fazem com que essa mensagem apareça na sua tela. Lembrando que essas não são todas as causas, apenas as principais. Caso você não se identifique com nenhuma das justificativas abaixo, é importante entrar em contato direto com a operadora para saber o que pode ser feito a respeito.

  • Pode estar ocorrendo uma manutenção na rede na área em que você se encontra ou você pode estar fora da área de cobertura da operadora;
  • A causa pode estar no chip do seu aparelho. Caso ele tenha sido mal cortado, mal encaixado ou tenha sofrido o processo de oxidação;
  • A rede da sua operadora não está conseguindo identificar o seu número IMEI (sequência de números de identificação do aparelho);
  • O sistema operacional do seu smartphone pode estar desatualizado;
  • Há a possibilidade de ter um problema com o firmware do seu dispositivo. Visto que, trata-se das informações de inicialização que permitem o correto funcionamento do aparelho;
  • Esse problema parece estar relacionado a alguns modelos na marca Samsung: Galaxy S3, S4, S5 e Galaxy J5;
  • Caso o seu smartphone seja importado, pode ser que ainda esteja em processo de homologação da Anatel e, por isso, aparece esse aviso;
  • Se você trocou de operadora recentemente, o erro pode ocorrer porque o processo de mudança ainda não foi totalmente completado.

Saiba como resolver esse problema

Há inúmeras forma de resolver o problmea do aparelho não registrado na rede.
Há inúmeras forma de resolver o problmea do aparelho não registrado na rede.

Há inúmeras formas para resolver esse problema, sendo a mais comum tentar desligar e ligar o celular após alguns segundos. Nos casos mais simples, isso basta para o celular voltar a funcionar normalmente. No entanto, dependendo da situação pode ser preciso tomar outras medidas. Por isso, selecionamos várias maneiras possíveis para ajudar você a corrigir esse erro. Confira o passo a passo detalhado de cada uma delas a seguir.

1. Utilize o modo avião

Para ativar o modo avião ou modo offline, como também é conhecido, você deve pressionar o botão Power (botão de liga e desliga) do seu dispositivo e selecionar a opção “Modo avião”. Em alguns celulares, é possível ativar o modo avião apenas arrastando para baixo a aba de configurações rápidas, ali você vai visualizar o ícone do avião e deve tocar sobre ele. Caso não tenha encontrado esse modo em nenhuma das alternativas citadas acima, você deve ir até as “Configurações” do seu aparelho e procurar pelo modo avião. Esse recurso está disponível para quase todos os celulares do mercado. Em seguida, você deve:

  • Passo 1. Ative o modo avião do seu aparelho;
  • Passo 2. Tente fazer uma ligação;
  • Passo 3. Logo após, desative o modo avião;
  • Passo 4. Espere 1 minuto para o aparelho se conectar à rede da operadora;
  • Passo 5. Tente realizar a chamada novamente.

2. Retire o chip do seu dispositivo

Primeiro, você deve desligar o seu aparelho. Quando o celular estiver completamente desligado, retire o chip e verifique se ele está em boas condições. Ou seja, se foi encaixado corretamente, se não há nenhuma sujeira onde ele se encontra, etc. Caso seja necessário, você deve fazer a limpeza do chip. Em seguida, insira novamente o chip no seu aparelho. Ao ligar o celular, tente fazer uma ligação. Se funcionar, é porque o seu celular está registrado em uma rede e o problema era apenas de má colocação ou sujeira.

No entanto, caso você perceba que o chip está oxidado, cortado ou danificado de alguma forma, a melhor solução é comprar um novo. Nesse caso, você pode tentar transferir a linha para o novo chip para que não precise perder o atual número de telefone. Por outro lado, se o seu chip é novo e ainda não foi utilizado por você, o problema pode ocorrer por ele não estar cadastrado na operadora. Nesse caso, você deve entrar em contato com a operadora e solicitar o cadastramento.

3. Selecione uma rede manualmente

A mensagem de aparelho não registrado na rede pode aparecer se o celular não estiver conectado à rede correta. Geralmente, os aparelhos selecionam a melhor conexão automaticamente e sem complicações, sendo esse o procedimento mais recomendado. Mas, é claro, que isso pode estar sujeito a erros. Por isso, caso o aparelho não esteja conseguindo se conectar automaticamente, você pode optar por selecionar a rede certa manualmente.

  • Passo 1. Abra o menu “Configurações” ou “Ajustes” no seu celular;
  • Passo 2. Procure pelas configurações de rede, o nome indicado varia de acordo com o modelo do seu celular. Os mais comuns são “Configurações sem fio e redes”, “Redes móveis” ou “Redes celulares”;
  • Passo 3. Em seguida, selecione a opção “Operadoras de rede” ou nome similar.

Nesse momento, o seu celular vai pesquisar as redes disponíveis próximas ao local onde você se encontra. Por fim, vai apresentar as opções e você deve escolher a rede que contém o nome da sua operadora. Se não funcionar, tente reiniciar o aparelho. Em último caso, pode ser necessário trocar de operadora. Atualmente, esse é um processo simples e você pode optar por realizar a portabilidade e continuar com o mesmo número.

4. Ative o serviço de roaming

Se você tentou todas as alternativas anteriores e continua aparecendo no seu visor “Aparelho não registrado na rede”, você pode tentar ativar o serviço de roaming. Quando você ativa os dados roaming, você permite que o seu celular se conecte com algumas redes de outras operadoras. Por isso, esse é um caminho simples e que há chances de dar certo. Vale ressaltar que esse serviço pode ser cobrado em algumas operadoras. Assim, é importante conferir se há esse custo adicional antes de utilizar.

  • Passo 1. Vá até as “Configurações” do seu dispositivo;
  • Passo 2. Procure pelas configurações de rede, o nome indicado varia de acordo com o modelo do seu celular. Os mais comuns são “Configurações sem fio e redes”, “Redes móveis” ou “Redes celulares”;
  • Passo 3. Ative a opção de “Roaming de dados” ou nome similar.

Além disso, você pode optar por mudar a preferência de rede utilizada. O celular sempre tenta se conectar à rede com melhor sinal. No entanto, isso pode fazer com que o seu aparelho fique trocando constantemente entre as redes 4G e 3G. Para evitar essa instabilidade, você pode selecionar a preferência de rede. Lembre-se de escolher aquela que tem a melhor cobertura na sua região. Após escolher a sua preferência, ative o modo avião. Espere 1 minuto e desative o modo avião. Pronto! As configurações foram atualizadas.

5. Atualize o seu sistema operacional

Na maioria das vezes, os sistemas operacionais dos celulares apresentam algum tipo de erro. Para corrigir essas falhas, são lançadas constantemente novas atualizações. Por isso, é importante mantê-las sempre em dia. No caso do aparelho não registrado na rede, pode ser que algum problema no software esteja causando esse transtorno. Para não ficar na dúvida, o mais indicado é atualizar o sistema operacional do seu celular.

  • Passo 1. Para fazer a atualização, o seu celular precisa estar devidamente carregado. Portanto, carregue a bateria do seu celular acima de 50%. Lembrando que o mais indicado é que esteja em 100% para realizar esse procedimento. Principalmente, porque o processo pode demorar um pouco.
  • Passo 2. Abra o menu “Configurações” e selecione a opção “Sobre o dispositivo”;
  • Passo 3. Procure pelo nome “Atualização de Software” e verifique se há alguma atualização disponível;
  • Passo 4. Se sim, opte por atualizar o sistema e espere até que o procedimento seja realizado completamente.

Ao término da atualização, o seu celular vai reiniciar automaticamente e as novas correções do sistema estarão em vigor. Verifique se o problema foi resolvido.

Como evitar esse transtorno

Há como evitar o transtorno de aparelho não registrado na rede.
Há como evitar o transtorno de aparelho não registrado na rede.

Com a inúmera quantidade de aparelhos celulares fabricados atualmente, problemas técnicos realmente acontecem. No entanto, algumas precauções podem te ajudar a evitar esse transtorno. A falha de Aparelho não registrado na rede pode estar relacionada ao sinal da sua operadora. Por isso, ao optar por uma nova operadora, é importante procurar saber a opinião de outras pessoas naquela região. Além disso, nos sites das próprias operadoras e em outros sites na internet há informações sobre a cobertura no país. Assim, é imprescindível levar em conta a qualidade do sinal na hora de fazer a sua escolha.

Outra medida importante é realizar o corte do chip com segurança. Em alguns locais, existem técnicos com experiência para realizar a operação. Dessa forma, você não corre o risco de inserir um chip danificado no seu smartphone. Lembre-se também de realizar as atualizações do seu smartphone periodicamente. Visto que, muitas vezes a mensagem “Aparelho não registrado na rede” pode aparecer devido algum problema no software do seu dispositivo. Por fim, vale ressaltar que você deve sempre comprar o seu chip ou celular em lojas confiáveis. Ao ter essa precaução, você se livra de comprar objetos de baixa qualidade que podem ocasionar uma série de problemas no futuro.

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