Carregador portátil de celular: Melhores modelos e marcas!

Beatriz Oruê
Beatriz Oruê | 22 de janeiro de 2019
Tag: Acessórios e Peças / Aparelhos & Specs / Perguntas
carregador para celular portátil

Atualmente, as fabricantes de dispositivos portáteis se empenham cada vez mais em melhorar a autonomia da bateria. No entanto, como os celulares, tablets e outros dispositivos atuais dispõem de resoluções de tela mais altas, torna-se difícil chegar a uma autonomia excelente. Assim, as baterias dos smartphones da modernidade dificilmente chegam a 24h de funcionamento sem precisarem ser recarregadas. Portanto, para que você não fique na mão quando estiver utilizando o seu aparelho, você pode utilizar um carregador portátil de celular.

Em casa ainda há a possibilidade de recorrer à tomada sempre que a bateria descarregar. Porém, na correria do dia-a-dia fica inviável parar para esperar o celular carregar em algum estabelecimento. Hoje praticamente não vivemos mais sem nossos smartphones. Visto que, eles são essenciais para realizar chamadas, checar e-mails, pedir um transporte por meio de aplicativo, verificar as redes sociais, fazer transferências no app do banco, entre outras possibilidades.

O principal motivo pelo qual muitas pessoas recorrem ao carregador portátil de celular nos dias de hoje é devido à sua praticidade e eficiência. Um ponto importante a citar é que não importa o sistema operacional do seu celular. Geralmente, os carregadores portáteis são compatíveis com o iOS assim como com o Android. Vale ressaltar ainda que o carregador portátil de celular pode ser utilizado em vários aparelhos. Assim, você poderá usar o mesmo carregador para carregar o celular e outros dispositivos.

No Brasil, ainda pode ser um pouco difícil encontrar opções de alta qualidade com preços mais acessíveis. Mas com o que temos aqui, já é possível suprir as necessidades do consumidor. Portanto, ao longo do artigo vamos mostrar dicas importantes na hora de comprar e de utilizar o seu carregador portátil de celular. Além disso, fizemos o possível para selecionar os melhores carregadores portáteis do mercado para auxiliar você.

Como escolher o melhor carregador portátil de celular para você

Um carregador portátil de celular é essencial para quem deseja estar sempre conectado.
Um carregador portátil de celular é essencial para quem deseja estar sempre conectado.

Para quem utilizar muito o celular, ter um carregador portátil sempre às mãos é indispensável. Os carregadores costumam ser leves e pequenos, de modo que facilite o seu transporte. Além disso, utilizar um carregador portátil de celular é, de fato, uma tarefa bem simples. No entanto, existem algumas coisas que você deve saber antes de escolher um carregador para você.

Assim, é preciso analisar alguns detalhes específicos a fim de encontrar o que melhor se encaixa com a sua necessidade. Como, por exemplo, o tempo de carregamento, quais são as portas de entrada e se têm ou não lanternas embutidas. Por isso, é importante você estar atento às especificações a seguir.

Capacidade e tamanho

Cada fabricante informa a capacidade baseada em quantos mAh (miliampère-hora) o carregador consegue armazenar. Porém, durante o carregamento de um dispositivo sempre haverá perda de carga de energia. Para saber qual é a sua capacidade real, você deve avaliar o Rated Output. Isto é, quanta energia o carregador consegue realmente transferir.

Na maioria das vezes, a capacidade e o tamanho do carregador estão diretamente associados. Portanto, separamos algumas informações valiosas sobre cada tipo de carregador baseadas nesses quesitos.

  • Pequenos

Os carregadores slim, como são conhecidos, possuem em média a capacidade de 3.500 mAh. Levando em conta que cada carga de um celular comum consume aproximadamente 2000 mAh, você poderá completar a carga do seu celular apenas uma vez. No máximo, um pouco mais que isso. A vantagem desse tipo de carregador é tamanho reduzido. Como são aparelhos bem pequenos, facilmente caberão no seu bolso.

  • Médios

Os intermediários são mais indicados para aqueles que possuem um consumo moderado de bateria. Ou seja, que precisam recargar o celular cerca de três a quatro vezes durante o dia. A capacidade de até 15.000 mAh possibilita essa quantidade de cargas completas. No entanto, podem ser um pouco maiores e já não cabem no bolso. Mas podem ser levados facilmente em uma bolsa média ou em uma mochila.

  • Grandes

Na maioria das vezes, os maiores carregadores são também os que possuem maiores capacidades. Considerados topos de linha, possuem mais de 20.000 mAh. O que significa que um smartphone comum pode ser carregado tranquilamente 10 vezes ou mais durante o dia. Assim, preocupações com a bateria fraca nunca mais serão um problema. O ponto negativo é que costumam ser modelos maiores e mais pesados. Mas se você já é habituado a carregar uma mochila nas costas, então isso não será um obstáculo para a sua rotina.

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento de um carregador portátil de celular e fundamental.
A velocidade de carregamento de um carregador portátil de celular e fundamental.

Um fator muito importante na hora de escolher o seu carregador é a velocidade carregamento. Em outras palavras, quanto tempo vai levar para que os seus dispositivos sejam carregados. Para saber quanto é essa velocidade, basta multiplicar a quantidade de Volts e Ampères. O resultado em Watts será a quantidade de eletricidade que flui do seu carregador para o seu celular. Em suma, ao procurar um carregador, você deve preferir valores mais altos em Watts. Assim, quanto maior for esse valor, mais rápido será a velocidade de carregamentos dos seus aparelhos portáteis.

No entanto, deve-se levar em conta também que para que o seu dispositivo consiga realizar essas cargas mais rápidas, ele precisa ter compatibilidade com voltagens mais altas. Essa tecnologia não está presente em todos os dispositivos. E caso você compre um carregador com uma voltagem superior à que o seu celular suporta, você pode até mesmo danificá-lo.

Não adianta nada comprar um carregador portátil de celular com alta voltagem, se o seu smartphone não ter esse suporte. Portanto, verifique sempre se os dispositivos que vão ser carregados são compatíveis com a voltagem do carregador que você pretende adquirir. Ao ficar atento a esses pequenos detalhes, você garante uma vida útil maior tanto para o seu carregador quanto para o seu dispositivo portátil.

Quais os tipos de conexões

Ao comparar diferentes tipos de carregadores, é determinante indispensável observar quais as conexões e portas presentes em cada carregador portátil de celular. Uma vez que, além de determinar se os dispositivos serão compatíveis ou não, o tipo de conexão também exerce influência na velocidade de carregamento.

A maioria dos aparelhos têm as tradicionais portas USB, que são compatíveis com praticamente qualquer aparelho. Contudo, existe uma nova porta que tem tudo para se tornar o novo padrão em alguns anos: a porta USB-C. A porta USB-C garante velocidades de transferência bem superiores às versões mais antigas. Como, por exemplo, a USB 2.0 e 3.0. Portanto, se o seu dispositivo for compatível, você pode optar por carregadores com esse tipo de entrada.

Ainda há a porta Lightning da Apple é mais recomendada para aqueles que possuem iPhones e Macbooks. Outra porta dificilmente encontrada é a Power Delivery, que costuma ser encontrada em aparelhos que consomem mais carga. Como, por exemplo, o Nintendo Switch e alguns tablets. Ainda por cima, conta com uma velocidade de carregamento até 3 vezes mais rápida que as citadas anteriormente.

Carregador sem fio

Para os que se interessam por inovação, vale a pena conferir. Apesar de ser pouco vista no mercado, essa tecnologia existe. Esses modelos de carregadores funcionam como um tipo de “dock station”, onde basta encaixar o telefone para começar a carregar. O ponto negativo é que a velocidade de carregamento é consideravelmente inferior às dos carregadores com fio.

Evite os falsificados

Ao comprar um carregador portátil de celular você deve se certificar de que ele possui o selo de homologação da Anatel. Mas na prática, o que isso significa? Significa que esses dispositivos passaram por vários testes de segurança para evitar problemas para o consumidor. Aparelhos falsificados geralmente são produtos de baixa qualidade e que podem causar danos causados à saúde. Além disso, você corre o risco de danificar a bateria do seu celular.

Dicas importantes na hora de usar

Você já percebeu como a maioria das baterias de hoje em dia dão defeito? A perda de vida útil é normal com o passar do tempo. Porém, na maioria das vezes, a bateria estraga precocemente devido ao mau uso do usuário. Portanto, algumas precauções podem ser tomadas para que a tanto a bateria do celular quanto a bateria do carregador sejam conservadas por mais tempo:

  • Apenas coloque o seu celular para carregar quando a bateria estiver quase descarregada. Ou seja, quando a carga estiver em 3% ou menos.
  • Durante o carregamento, não utilize o celular. Quando ele terminar de carregar completamente, você pode voltar a usar sem problemas.
  • Na hora de recarregar, manter o seu celular desligado pode fazer com que o processo seja mais rápido. Assim, você ganha tempo.
  • Evite ficar colocando e tirando o carregador em um curto período de tempo, isso pode danificar a bateria do seu celular.

Os 4 melhores carregadores portáteis do mercado

Agora que você já tem todas as informações do que é preciso observar antes de comprar um carregador de celular portátil, vamos à lista. Selecionamos os melhores modelos de carregadores atualmente para você analisar e comparar. Logo, você deve optar por aquele que melhor atende às suas necessidades e ao seu bolso, é claro.

1. Xiaomi Power Bank 20.000 mAh

Se você passa o dia inteiro no celular, esse carregador pode ser extremamente útil. O dispositivo com capacidade 20.000 mAh é o mais potente da lista. Assim, é possível carregar o celular diversas vezes durante o dia. Portanto, bateria fraca nunca mais será um problema. O carregador pode ser encontrado em lojas nacionais com valores a partir de R$240.

Esse modelo é indicado também para quem viaja bastante. Uma vez que, dependendo da distância e do meio de transporte utilizado, pode ficar um bom tempo sem ver uma tomada. O dispositivo conta com duas saídas USB, assim você pode carregar mais de um aparelho ao mesmo tempo. Além disso, uma das saídas permite realizar o carregamento de forma ainda mais rápida.

2. Xiaomi Mi Power Bank 10.400 mAh

O Xiaomi Mi Power Bank é um carregador portátil intermediário e com um excelente custo-benefício. O dispositivo conta com capacidade de armazenamento de 10.400 mAh. O design em alumínio proporcional um visual bonito e moderno.

Além disso, o tamanho compacto e o peso de apenas 250g são particularidades que fazem com que o carregador seja facilmente transportado. O aparelho conta também com entradas microUSB e USB, indicadores luminosos e botão para ligar e desligar. No mercado brasileiro, é possível encontrar o dispositivo a partir de R$100.

3. TP-Link TL-PB10400 10.400 mAh

Quem não conhece um roteador TP-Link? Pois é, a empresa também é responsável pela fabricação de carregadores portáteis. Esse modelo, TP-Link TL-PB10400, é uma versão bem conhecida e que tem capacidade de 10.400 mAh. Essa quantidade de mAh possibilita carregar em média 3 vezes o seu smartphone, variando de acordo com o tamanho da bateria. Com apenas 241g, o carregador é considerado bem leve.

Ainda conta com duas portas de entrada USB e uma microUSB. Além disso, o aparelho tem botão físico, indicadores luminosos e lanterna em LED. O que pode ser útil nos momentos mais inoportunos. O carregador dispõe de um design diferente dos demais e pode ser encontrado com preços a partir de R$80.

4. Power Bank Pineng PN 951 10.000 mAh

O que parece ser só mais um produto xing ling, na verdade, pode surpreender. O carregador portátil de celular da marca chinesa Pineng tem potência de 10.000 mAh. Portanto, é um bom aparelho para quem tem um consumo médio de bateria. Com ele é possível recarregar o seu smartphone completamente até duas vezes. Conta também com duas portas USB, o que é útil caso você queira carregar mais de um aparelho sem precisar recorrer à outra fonte de energia.

Outra grande vantagem desse dispositivo é que já vem com um cabo embutido. Dessa forma, você não tem que ficar levando um cabo à parte para onde for. Ainda por cima, tem um visor que informa o quanto já foi carregado o seu aparelho, além de possuir uma lanterna.

Na hora de comprar, é importante ficar atento para não adquirir um produto falsificado. Infelizmente, as falsificações dessa marca são bastante comuns. Portanto, prefira sempre comprar em lojas conhecidas no mercado. Você pode encontrá-lo com preços a partir de R$70.

Próxima Página  

Escreva sua Resposta