internet 5G

O que é internet 5G: Entenda as principais diferenças

Certamente, você sabe o que é internet 3G e 4G, mas você sabe dizer o que é internet 5G? Em meio a tantas inovações a cada ano, você já deve ter se perguntado até onde vai essa tecnologia. Então, a internet 5G está sendo desenvolvida para mudar a maneira de utilizar a internet em dispositivos móveis nos próximos anos.

Embora esse conceito ainda não seja muito conhecido, a ideia da internet 5G começa a surgir na cabeça das pessoas. Assim, se você quer saber mais sobre o que está por vir nessa nova geração, continue lendo que explicaremos tudo o que foi divulgado até o momento.

O 3G ainda é dominante na maioria dos países e o 4G vem ganhando mais espaço ao redor do mundo. No entanto, a internet 5G promete revolucionar o modo de se conectar, com uma velocidade até 100 vezes mais rápida que o 4G. Logo, esse é um grande projeto da indústria de telecomunicações que todo mundo vai querer saber.

Apesar do longo caminho até que essa tecnologia se torne realidade, a internet 5G tem um grande potencial para transformar a realidade de muitos consumidores. Para exemplificar, especula-se que com a internet 5G os usuários poderão fazer download de um filme HD em questões de segundos diretamente do celular.

Companhias como Ericsson, Nokia, Huawei e Intel testam há um bom tempo a eficiência na recepção de sinais 5G. No entanto, o interesse em torno do 5G abrange todas as empresas de tecnologia. Mas você sabe o porquê disso?

Existe uma expectativa de que em alguns anos a internet 5G será importante para a conectividade permanente de diversos dispositivos. Como, por exemplo, drones, carros autônomos, lâmpadas e até mesmo a cafeteira da sua casa. Assim, esse será um grande passo.

Você sabe o que é internet 5G?

A internet 5G é a quinta geração de redes móveis.
A internet 5G é a quinta geração de redes móveis.

Mas, afinal, você sabe o que é internet 5G? Essa nova tecnologia nada mais é que a quinta geração de redes móveis. Dessa forma, o 5G é o sucessor do 4G, também conhecido como LTE.

A principal diferença da internet 5G é a velocidade de download, que varia de 1 a 20 gigabits por segundo. Para entender melhor, isso significa que a velocidade no seu celular poderá atingir de 0,125 gigabytes até 2,5 gigabytes. Assim, a velocidade de dados móveis se assemelharia à velocidade de banda larga.

No entanto, o maior desafio para implantação dessa nova tecnologia não está nos aparelhos, mas sim na rede. Desse modo, para que o 5G funcione perfeitamente e com maior velocidade, será necessário que a toda rede seja refeita.

A Qualcomm, uma empresa norte-americana de tecnologia móvel, está se empenhando em desenvolver uma tecnologia de ondas milimétricas. Assim, o serviço 5G poderia atravessar paredes e vegetação sem a perda de qualidade. O que resultaria em uma grande inovação para a indústria de dados móveis e, consequentemente, para o futuro da internet.

Além disso, outra grande vantagem dessa tecnologia é o tempo de latência reduzido ou, em outra palavras, o atraso da transferência de dados durará apenas milissegundos. Dessa maneira, os dados serão transferidos entre dispositivos de forma quase instantânea. Sendo assim, o serviço será de suma importância para a futura e inovadora Internet das Coisas (IoT). A IoT poderá ser utilizada desde a condução de veículos autônomos até a telemedicina.

Ainda por cima, com o alto volume de tráfego de dados disponível, uma série de novas aplicações surgirão ao longo do tempo. Logo, a internet 5G será semelhante a eletricidade. Ou seja, estará presente em tudo no nosso cotidiano e ao nosso redor. Portanto, faremos o seu uso sem nem mesmo percebemos.

Qual a diferença entre a internet 4G e 5G?

A internet 5G tem maior velocidade que a sua versão anterior.
A internet 5G tem maior velocidade que a sua versão anterior.

A principal diferença entre a internet 4G e a 5G é a velocidade. Atualmente, as redes 4G convencionais atingem no máximo 100 Mb/s (Megabits por segundo). Enquanto as redes 4,5G oferecidas por algumas empresas de telefonia no Brasil chegam até 200 Mb/s. Dessa maneira, trata-se de uma velocidade relativamente baixa para a transferência de dados móveis.

Porém, cabível para o uso ao qual é destinada. Visto que, as pessoas utilizam pouca internet no celular e o seu consumo maior de dados é reservado ao computador. No entanto, a internet 5G vem com o propósito de determinar a quebra desse protocolo.

Acredite ou não, o serviço 5G deve impactar não somente os celulares, mas também outros diversos dispositivos. Estima-se que as conexões conseguirão alcançar velocidades que variam de 1 a 20 Gb/s (Gigabits por segundo). Desse modo, a internet 5G será primordial para melhorar a conectividade. Além de aprimorar experiências como, por exemplo, realidade virtual, carros sem motoristas, vídeos em 4K e muito mais.

Assim, a quinta geração de internet móvel representa o futuro dos sistemas de comunicação sem fio. Logo, os usuários serão amplamente beneficiados com essa tecnologia tão inovadora.

Além da alta velocidade, outro benefício da conexão 5G é a diminuição do tempo de latência, ou seja, a velocidade de resposta entre os dados enviados de um ponto a outro. Hoje, a latência do 4G está em torno de 50 milissegundos. Logo, existe a expectativa de que na conexão 5G esse tempo de latência seja reduzido a 1 milissegundo.

Isso resultará em um consumo menor e, consequentemente, mais eficiente da bateria dos dispositivos. Portanto, os smartphones e tablets passarão um tempo bem maior longe dos carregadores. Por fim, é importante ressaltar que o intuito da implantação do 5G é substituir o 4G gradativamente nos próximos dez anos.

Como a internet 5G vai transformar a vida das pessoas?

A internet 5G é capaz de transformar a vida das pessoas no trabalho.
A internet 5G é capaz de transformar a vida das pessoas no trabalho.

O 5G promete uma velocidade móvel similar à banda larga. Essa novidade mudará a perspectiva de conectividade em dispositivos móveis, mas não é só isso. A importância do 5G vai muito além da rapidez para realizar downloads e executar aplicativos no celular.

Essa nova tecnologia será a porta de entrada para a Internet das Coisas (IoT). É isso mesmo que você está pensando: os objetos da sua casa e do seu trabalho serão conectados diretamente à internet para facilitar a sua vida. Assim, em um futuro próximo os novos objetos fabricados serão adeptos à essa tecnologia.

Para exemplificar, a conexão 5G permitirá que os aparelhos se mantenham conectados para trocar informações. Desse modo, será possível que as casas tenham sensores inteligentes para detectar erros de construção, vazamento de água, acúmulo de mofo, problemas elétricos e muito mais comunicando-se apenas através da rede 5G.

Na área de entretenimento, a diferença será notável: Os videogames terão respostas muito mais rápidas. Os filmes e as séries poderão ser baixados no celular com velocidade semelhante à banda larga fixa. O download de aplicativos será praticamente instantâneo.

Outro grande benefício do 5G será a comunicação entre meios de transporte. Assim, a conexão fará com que os veículos troquem informações entre si. O que vai permitir que veículos autônomos recebam informações sobre o trânsito ou acidentes na pista, por exemplo. Dessa maneira, essa nova tecnologia abrirá as portas para a existência de automóveis sem motoristas.

Ainda por cima, a conectividade poderá ser utilizada amplamente na saúde. Logo, pessoas que sofrem de doenças crônicas poderão ser monitoradas 24 horas por dia. Dessa forma, será possível garantir mais segurança se houver necessidade de intervenção rápida.

Além disso, os equipamentos hospitalares serão comercializados com a conectividade ampliada. Consequentemente, resultará em diagnósticos mais rápidos e menos espera para os pacientes.

Quando essa tecnologia vai estar disponível?

Países como Estados Unidos, Coreia do Sul e China correm para ser pioneiros no lançamento da tecnologia 5G em 2019. No entanto, no Brasil essa tecnologia deve demorar mais para se tornar realidade. De acordo com Leonardo Capdeville, CTO da TIM, “O número de antenas que temos no Brasil é insuficiente para abastecer um país deste tamanho”.

Portanto, ele defende que o fundamental para a implementação dessa rede é, em primeiro lugar, a simplificação das leis para a instalação de mais antenas.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a chegada da internet 5G no Brasil está prevista para 2020. Visto que, para efetivar essa nova tecnologia no país o Governo Federal precisa primeiro regulamentar as formas de licenciamento para essa nova cobertura.

Além disso, é necessário melhorar a infraestrutura e estabelecer os prazos que a empresas de telefonia brasileiras terão para implantar o novo serviço. Como sabemos, todo esse processo de regulamentação passará pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Portanto, a rede 5G pode atrasar um pouco para chegar ao Brasil.

A banda larga móvel de quinta geração terá a sua transmissão voltada para grandes centros urbanos e regiões suburbanas com uma grande quantidade de pessoas. Logo, esse pode ser um ponto negativo para aqueles que moram em áreas rurais ou mais afastadas. Mas não pense que esse é um problema somente no Brasil, essa é uma reclamação comum no Reino Unido e em muitos outros países.

Isso ocorre principalmente devido a falta de sinal nesses lugares. Para distâncias maiores, são recomendadas as bandas de frequência mais baixa (600-800Mhz) ou, em outras palavras, a rede de cobertura 4G é a mais indicada para regiões remotas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.