O feminismo é um movimento social que teve a sua origem em meados do século XV. No entanto, o movimento só começou a ganhar popularidade no meio do século XIX. Dessa forma, o movimento se caracteriza pela reinvindicação dos direitos da mulher, que naquela época não podiam sequer exercer o direito ao voto. Assim, ao longo do tempo, o movimento fez com que as mulheres adquirissem direitos que antes só eram garantidos aos homens. No entanto, a luta ainda permanece de pé. Logo, frases feministas podem te ajudar a entender um pouco mais sobre o que é o movimento.

Atualmente, ainda existe discriminação e desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Desse modo, o movimento continua a ganhar força ao redor do mundo todo. Visto que, muitos homens ainda se consideram superiores e dominantes em um mundo que é constituído majoritariamente por mulheres. Portanto, as mulheres cada vez mais unem forças para combater a desvalorização da mulher no âmbito social e profissional. É fato que as mulheres contemporâneas têm mais liberdade e autonomia comparado aos tempos antigos. No entanto, não há de fato a igualdade entre os sexos.

Por isso, o feminismo é importante e crucial para combater o machismo intrínseco na cultura de grande parte do planeta. Dessa maneira, os atos feministas vão desde comportamentos empoderados no cotidiano a manifestações e palestras. Muitas vezes, as pessoas confundem vertentes radicais do feminismo com o que é o feminismo de fato. Sendo assim, para que você compreenda a essência do movimento, frases feministas são essenciais. Visto que, representam ideias e a voz da mulher na sociedade.

Logo, confira as frases feministas a seguir e não abandone jamais essa luta. Uma vez que, apesar de árdua a tarefa, os frutos são doces. Pois, a mudança é necessária e o futuro é próspero.

Entenda o que é o feminismo: frases feministas que vão explicar tudo!

Frases feministas para empoderar as mulheres,
Frases feministas para empoderar as mulheres,

O feminismo não é somente a luta pela igualdade de direitos, mas também pela igualdade de respeito. Muitas vezes, os homens tendem a respeitar outros homens, enquanto desrespeitam as mulheres e as suas escolhas.

Dessa forma, o feminismo não pode ser explicado de maneira tão simples. Assim, frases feministas podem te ajudar a abrir a mente e obter um maior conhecimento sobre o movimento e a sua importância. Portanto, continue lendo e aprendendo mais sobre o feminismo.

“Eu não posso ser a mulher da sua vida porque já sou a mulher da minha.”

“Existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram a sua força.”

“Eu preciso do feminismo porque cansei de ouvir que não posso porque sou menina.”

“Feminista: a pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos.”

“O feminismo não é a luta pelo que queremos. É uma certeza do que merecemos.”

“Não sou, nem devo ser a mulher maravilha, apenas uma pessoa vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa… Uma mulher.”

“Nossa premissa feminista é: eu tenho valor.”

“Que nada nos limite. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância.”

“A melhor maneira de cultivarmos a coragem nas nossas filhas e em outras jovens é sendo um exemplo. Se elas virem as suas mães e outras mulheres nas suas vidas seguindo em frente apesar do medo, elas vão saber que é possível.”

“Qual é a maior lição que uma mulher pode aprender? Que desde o primeiro dia, ela sempre teve tudo o que precisa dentro de si mesma. Foi o mundo que a convenceu que ela não tinha.”

“É muito fácil ignorar o sexismo quando ele funciona a seu favor.”

“O feminismo é uma forma de viver individualmente e de lutar coletivamente.”

Frases feministas para te inspirar a continuar lutando

As frases feministas para inspirar e empoderar as mulheres.
As frases feministas para inspirar e empoderar as mulheres.

A luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres já vem sido trilhada há um longo período. Dessa forma, é de suma importância que, principalmente, as mulheres não desistam de continuar essa batalha. Visto que, grandes avanços foram alcançados ao longo dos anos e deve-se ir muito além. Logo, frases feministas te inspirarão a se manter de pé.

Além disso, é fundamental enfatizar que a luta do feminismo não é contra os homens e sim contra a desigualdade entre homens e mulheres. Portanto, confira as melhores frases a seguir que vão garantir uma boa dose de inspiração.

“Uma mulher é como um saquinho de chá; você nunca sabe o quão forte é até que esteja em água quente.”

“Quando eu estava escrevendo a série (Harry Potter), eu lembro de uma jornalista falando sobre a Sra. Weasley: ‘Ah, você sabe, ela é só uma mãe’. E eu fiquei chocada com esse comentário. Agora, eu me considero uma feminista e eu quero sempre mostrar isso. Só porque uma mulher fez uma escolha, uma escolha livre, de dizer ‘Eu vou ficar em casa e cuidar dos meus filhos, eu posso voltar para a minha carreira, eu posso ter um trabalho de meio período, mas isso é uma escolha minha’, não significa que isso é tudo o que ela pode fazer. E como nós mostramos naquela pequena batalha, Molly Weasley prova ser igual a qualquer guerreiro no campo de batalha.”

(J.K. Rowling, escritora)

“Mulher independente não precisa de muito. Mulher independente acorda cedo pra conquistar seus objetivos”

“Para uma mulher vencer na vida, ela tem que se atirar. Se erra uma vez, tem que tentar outras cem. É justamente a nova geração a responsável por levar avante a luta da mulher pela igualdade.”

“Uma mulher com voz significa uma mulher forte.”

Meu corpo, minhas regras: Frases feministas sobre o corpo

As frases feministas podem ajudar as mulheres a entender melhor a relação com o corpo.
As frases feministas podem ajudar as mulheres a entender melhor a relação com o corpo.

Um dos principais dilemas na luta do feminismo é a questão sobre o corpo da mulher. Visto que, muitas vezes, terceiros acreditam ter o direito de decidir sobre as ações da mulher perante o seu corpo.

Assim, são abordados temas como assédio, aborto, desrespeito e outros. Portanto, é importante discutir que cada mulher é a única a ter o direito legítimo de tomar qualquer decisão sobre o seu próprio corpo. Dessa forma, frases feministas sobre o corpo da mulher são importantes para levar à reflexão e empoderamento do movimento feminista.

“Eu não vim da sua costela, você que veio do meu útero.”

“Teu corpo carrega as marcas da sua história. Tenha orgulho de quem você é.”

Meu corpo não está aberto para debate.”

“Os corpos das outras mulheres não são os nossos campos de batalha.”

“Não sou estampa para seguir padrões.”

“Sou dona de mim. Se eu fiz, foi porque eu quis.”

“Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher, sou minha mãe e minha filha, minha irmã, minha menina. Mas sou minha, só minha, e não de quem quiser.”

“Não faça nada que não queira, de fato. Seu corpo é seu templo, mais sagrado que tudo, então decida e seja feliz com o que te faz bem.”

“Eu sou do tipo que escuto o que meu corpo diz. Se estou a fim, sou fiel a mim mesma. Se não, esquece! Quem decide sou eu.”

“Seja magra, seja gorda, seja baixa, seja alta, seja crespa, seja lisa, seja sonhadora ou seja pé no chão. Seja branca, seja preta, seja o que for, mas seja você.”

Frases feministas de mulheres inteligentes e empoderadas

Frases feministas podem contar com mulheres famosas.
Frases feministas podem contar com mulheres famosas.

Ao selecionar uma coletânea de frases feministas, não poderia faltar o primordial: frases célebres de mulheres inteligentes e empoderadas. E para isso não faltam nomes e frases.

Visto que, existem inúmeras mulheres renomadas por suas habilidades e pensamentos pertencentes ao movimento. Portanto, as melhores frases feministas você encontra aqui. Assim, acompanhe os pensamentos a seguir e não esqueça de compartilhá-los para dar mais força e engajamento ao movimento.

“Quanto mais eu falo de feminismo, mais entendo que lutar pelos direitos das mulheres se tornou, em muitos casos, sinônimo de odiar os homens. Se tenho certeza de uma coisa é que isso tem de acabar. Se homens não precisam ser agressivos para serem aceitos, mulheres não se sentirão obrigadas a serem submissas. Se homens não precisam controlar, mulheres não precisarão ser controladas. Homens e mulheres devem se sentir livres para serem sensíveis. Chegou a hora de vermos o gênero como um espectro no lugar de ideologias opostas.”

(Atriz Emma Watson, durante um evento da ONU em 2015)

“No dia que for possível à mulher amar-se em sua força e não em sua fraqueza; não para fugir de si mesma, mas para se encontrar; não para se renunciar, mas para se afirmar, nesse dia então o amor tornar-se-á para ela, como para o homem, fonte de vida e não perigo mortal.”

(Filósofa francesa Simone de Beauvoir, no livro Todos os Homens São Mortais)

“As mulheres têm sido sempre as mais fortes do mundo. Os homens estão sempre em busca de mulheres para terem um pouco de acalento. Eles estão sempre ansiando pelas mães que os tratavam como crianças.”

(Coco Chanel, estilista francesa e fundadora da marca Chanel)

“Eu nunca me considerei feminista, mas não acredito que se possa ser mulher nesse mundo e não ser uma.”

(Apresentadora e autora americana, Oprah Winfrey)