Como consultar o IMEI e para que serve?

como consultar imei

Certamente, você já ouviu falar em IMEI. Afinal, hoje vivemos em um mundo em que quase todas as pessoas possuem um telefone celular, algumas possuem até mesmo dois ou mais. Assim, a palavra IMEI tem se inserido cada vez mais no cotidiano da população. Contudo, se você só ouviu falar por alto e não tem muita noção sobre o que se trata, não se preocupe. Uma vez que, esse continua sendo um assunto novo para muitos. Dessa forma, vamos explicar tudo o que você precisa saber e como você pode consultar o IMEI.

Em novembro de 2017, o Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi) registrou 9 milhões de celulares bloqueados no Brasil por perda ou roubo, segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel). Isso significa que os smartphones são cada vez mais presentes no cotidiano da população e, consequentemente, tornam-se alvos dos ladrões. Além disso, os telefones celulares são os principais objetos roubados atualmente. Portanto, você deve o consultar o IMEI do seu celular para proteger você de ações realizadas por terceiros com o seu aparelho, caso seja furtado ou roubado.

Se você acha que o IMEI é um bicho de sete cabeças, pode tirar isso da mente. Visto que, o IMEI é um número criado para auxiliar as pessoas e é muito fácil consultar o IMEI e entender o seu funcionamento. Portanto, se você chegou até aqui com a intenção de saber mais sobre o assunto, basta seguir os tópicos para encontrar exatamente aquilo que procura. Assim, você vai estar preparado para quaisquer situações adversas que ocorrem com o seu telefone celular. Não perca mais tempo e aprende tudo sobre o IMEI, para que serve e como bloqueá-lo.

O que é IMEI?

como consultar IMEI: sigla
A sigla IMEI significa International Mobile Equipment Identity

Na atual contemporaneidade, aproximadamente 5,1 bilhões de pessoas têm acesso ao telefone celular. Assim, o IMEI foi criado como uma forma de controlar a quantidade de aparelhos existentes, através de um banco de dados que armazena registros de cada um. Portanto, IMEI significa International Mobile Equipment Identity, ou em português, Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Na prática, o IMEI é um número único de identificação global de cada celular.

Em termos técnicos, o IMEI é um código USSD (Unstructured Supplementary Data) pré-gravado no terminal. Ou seja, um serviço de envio de dados através de celulares. Em outras palavras, o IMEI funciona de maneira semelhante ao SMS. A diferença é que as interações do USSD não ficam armazenadas na memória do celular. Uma vez que, o serviço é executado em uma sessão aberta em tempo real. Já o SMS é uma tecnologia de envio que armazena dados no celular. Além disso, o IMEI fica sempre conectado à GSM, que significa Global System for Mobile Communications ou, em português, Sistema Global para Comunicações Móveis.

Em suma, o IMEI é um número formado por quatro grupos, como os exemplos: AA-BBBBBB-CCCCCC-D ou AA-BBBBBB-CCCCCC-EE. Traduzindo, AA-BBBBB representam o fabricante do celular e o tipo de aparelho celular. CCCCCC representa o número de série do aparelho, ou seja, o que realmente o identifica. D é o dígito verificador. Por fim, EE representa a versão do dispositivo.

Em outras palavras, o IMEI é um número existente em cada aparelho conectado à uma rede global que tem como finalidade garantir a legitimidade de cada celular. Sendo assim, através do IMEI é possível descobrir se o celular é roubado, além de outras coisas. Portanto, se você ainda não sabe como consultar o IMEI, continue lendo. Nós vamos te auxiliar a encontrar esse número tão importante presente em seu celular.

Para que serve o IMEI?

como consultar o imei no seu aparelho
O IMEI é a identificação do seu aparelho, por isso é importante saber como consultar o imei do seu aparelho.

Tudo ao nosso redor precisa de uma identificação. Afinal, até mesmo nós seres humanos somos identificados através de números de RG e CPF. Para exemplificar, os carros vêm com placas, os produtos que consumimos no supermercado têm números de identificação, os eletrônicos que compramos têm números de série e por aí vai. Assim, o IMEI é um número que caracteriza cada celular existente no planeta. Além disso, o número do IMEI é armazenado no EIR, ou Registro de identidade de equipamentos. O EIR é um banco de dados que identifica todos os telefones celulares válidos no país.

Logo, o número do IMEI pode ser útil quando acontece alguma situação extraordinária, como, por exemplo um roubo. Portanto, se você tiver o número do IMEI, você pode informar à sua operadora o número IMEI e o telefone será bloqueado. Dessa forma, o aparelho fica inválido para uso no país. Ou seja, funções ligadas à rede da operadora, como ligações e conexão com a internet ficam desabilitadas. No entanto, o ponto negativo dessa medida é que quem roubou o celular continua tendo acesso aos arquivos presentes nele. Então, o bloqueio é realizado mais para impedir o uso das funções básicas do celular.

Nesse ínterim, para qualquer medida a ser tomada você deve anotar previamente o número do IMEI do seu celular em algum lugar que seja fácil de encontrar. Dessa forma, se um infortúnio vier a acontecer, você já terá o número IMEI para tomar alguma providência. Logo, você deve aprender a consultar o IMEI. Assim, você terá sempre ao seu alcance o número IMEI, o qual é indispensável para a realização de todo esse processo. Lembre-se, caso o seu telefone celular tenha mais de um slot de SIM Card (chip), provavelmente o seu dispositivo móvel terá mais de um número de IMEI.

Como consultar o IMEI

como consultar o IMEI
É muito fácil saber como consultar o IMEI do seu aparelho.

Consultar o IMEI é mais fácil do que muitos imaginam. Uma vez que, para ter acesso a esse número imprescindível para o seu celular, basta escolher alguma das formas que selecionamos abaixo para realizar essa tarefa. É muito simples e não tem como errar. Assim, você poderá consultar o IMEI do seu celular para utilizar quando houver necessidade.

  • Olhe a caixa do celular

Sempre que você compra um celular novo, o número IMEI vem na caixa do dispositivo. Geralmente, em uma etiqueta que contém o modelo do aparelho, além do código de barras. Se o aparelho aceitar mais de um chip, o número do IMEI para cada slot de SIM Card estará nessa etiqueta. Portanto, basta localizá-la e guardar o número em um lugar fácil de encontrar posteriormente. Caso o seu celular já tenha sido roubado e você se esqueceu de anotar o número IMEI, essa é uma forma de obtê-lo.

  • Olhe a bateria do seu celular

Na era dos smartphones, é cada vez mais difícil encontrar aparelhos que possibilitam a retirada da bateria. Contudo, se o seu celular tem essa possibilidade, ótimo. Uma vez que, o número IMEI pode ser facilmente encontrado em um adesivo colado atrás da bateria. Dessa forma, você não terá trabalho algum para consultar o IMEI. Logo, basta anotá-lo para o caso de perder o celular.

  • Digite o código no seu celular

O modo mais simples de consultar o IMEI é através de um código disponível para todos os celulares. Basta entrar na tela onde você normalmente realiza ligações e digitar o código: *#06#. Ao digitar o último # (jogo da velha), o número do IMEI aparecerá na tela do seu celular no mesmo instante. Contudo, o código só funciona com o aparelho em mãos. Portanto, anote o IMEI para não ter problemas mais tarde.

Como bloquear o celular usando IMEI

como consultar o IMEI e como bloquera o celular atraves dele.
Além de saber como consultar o IMEI, saber bloqueá-lo é igualmente necessário.

Se você perdeu o seu celular ou ele foi roubado, você pode bloqueá-lo utilizando o IMEI para evitar complicações no futuro. Uma vez que, podem ser realizadas atividades ilícitas com o celular que estava no seu nome e, sem dúvidas, você não vai querer esse tipo de problema. Portanto, para bloquear o celular você deve apenas seguir os simples passos que listamos abaixo. Mas lembre-se, ao bloquear o chip, você não conseguirá mais rastrear o celular.

Tenha certeza de que perdeu o celular

O mais indicado é que você tenha o máximo de certeza de que não existe mais forma alguma de você consegui-lo de volta. Uma vez que, caso você encontre o celular, o processo de desbloqueio pode levar até 2 meses para ser concluído. Além disso, é preciso ter alguma comprovação de que o aparelho é realmente seu e foi comprado legalmente.

Registre um Boletim de Ocorrência

A primeira recomendação sempre é registrar um Boletim de Ocorrência. Assim, você deve ir até a delegacia mais próxima e registrar o Boletim ou fazer o registro da Ocorrência pela internet, como alguns estados disponibilizam. Vale ressaltar que é importante que no Boletim conste o número IMEI do celular. Assim, você estará mais seguro quanto a atividades que sejam realizadas com o seu celular sem a sua consciência ou seu consentimento.

Ligue para a sua Operadora

Após consultar o IMEI do seu celular e tê-lo em mãos, bem como o Boletim de Ocorrência, você deve ligar para a Operadora. Geralmente, os atendentes solicitam uma cópia do Boletim de Ocorrência por e-mail. Assim, após o envio dessa cópia, você deve solicitar o bloqueio do chip e do celular. Logo, o bloqueio será efetuado. Contudo, eles pedem o prazo de algumas horas para que o celular seja bloqueado de fato.

RESPONDER