O luto é um conjunto de reações desencadeadas por uma perda significativa, geralmente o luto é relacionado à morte de alguém estimável. No entanto, atualmente o luto não é caracterizado apenas pela morte e sim qualquer perda que seja importante para o indivíduo. Dessa forma, quanto maior o apego ao que foi perdido, maior o sofrimento. Assim, uma mensagem de luto pode ser reconfortante para você que busca se recuperar ou deseja ajudar alguém nessa árdua jornada.

O sentimento de luto é comum em várias culturas. Consequentemente, é expressado de diferentes modos ao redor do mundo. Uma vez que, é inerente ao ser humano sofrer pela perda daquilo que considera indispensável.

Dessa forma, a dor pode vir do sentimento de perda de um projeto de vida, da segurança que transmitia um companheiro, das risadas que só aquela pessoa era capaz de despertar ou tantas outras coisas que já não são mais possíveis.

A intensidade emocional que a morte provoca em uma pessoa varia de acordo com as características de cada ser humano. Além disso, no luto não há apenas o sentimento de tristeza, pois podem estar presentes também sentimentos como raiva, negação e frustração.

Ainda por cima, há aquelas pessoas que permanecem com o sentimento de luto a vida inteira. Assim, pode-se dizer que é como uma montanha-russa de sentimentos muito delicada.

Desse modo, é importante que as pessoas que passam por lutos de forma mais intensa, busquem a ajuda de familiares, pessoas próximas ou até mesmo profissionais.

Em suma, se você está passando por esse momento tão difícil ou conhece alguém que está passando por isso, você pode buscar maneiras de reconfortar o coração, seja o seu ou o de alguém especial. E para isso, uma mensagem de luto pode ajudar a levar a vida de volta aos trilhos.

Quais são as fases do luto?

mensagem de luto é apoio

A mensagem de luto é necessária para quem está precisando de apoio nessa hora difícil.

A vida de cada um de nós é repleta de perdas e separações. Dessa forma, é possível perceber que a ruptura se faz presente em qualquer vínculo ou relação, seja consciente ou inconscientemente.

O luto é uma perda que demanda tempo e um grande esforço para ser superado. Assim, quando alguém passar por esse complexo estado de espírito, perceberá que o luto também tem as suas fases. Não só a tristeza, mas o luto desencadeia uma série de emoções em quem passa por essa situação delicada.

Uma fase muito comum no luto é a fase da negação, que é aquela fase em que a pessoa não consegue acreditar ter pedido aquilo que era tão estimável. Assim, o indivíduo tende a negar que o fato realmente tenha ocorrido, até finalmente cair a ficha.

Eventualmente, algumas pessoas passam também por uma fase de frustação e, consequentemente, de privação. Portanto, é comum, devido a raiva e a tristeza, que o sujeito se prive de atividades que realizava anteriormente por um determinado período.

Posteriormente, existe a fase da aceitação. Uma vez que, com o tempo possivelmente haverá a compreensão de que a perda integra o curso natural da vida humana. Dessa maneira, a aceitação trará a paz que a pessoa precisa para reassumir as tarefas do cotidiano com leveza e equilíbrio.

Por fim, ocorre a superação, o que não significa que as lembranças não estarão presentes. Mas sim que houve uma conciliação entre os sentimentos no interior daquela pessoa.

De fato, todos nós sabemos como é difícil lidar com o luto. Uma vez que, além de afetar as características psicológicas do indivíduo, também promove mudanças físicas.

Por isso, é importante que as pessoas que passam por isso, recebam o afeto dos mais próximos. Portanto, envie uma mensagem de luto para acolher quem mais precisa.

Como diferentes culturas lidam com o luto

Há uma mensagem de luto  diferente para cada cultura.

Há uma mensagem de luto diferente para cada cultura.

A morte é algo inevitável para todos. Uma vez que, todos começamos a morrer exatamente no dia em que nascemos. Portanto, a morte é uma etapa da nossa existência e cada cultura lida com a morte de uma maneira diferente.

No Brasil, como todos sabemos, o funeral geralmente é realizado no próprio cemitério e tem a duração de no máximo 48 horas. Além disso, os velórios são sempre marcados pelo forte sentimento de dor e, muitas vezes, desespero. Assim como, há também aqueles que tocam e beijam o morto.

No entanto, algumas culturas lidam com a morte de uma forma diferente. Na Itália e na Suíça, por exemplo, os funerais são feitos em casa e duram de 48 horas a uma semana, para que a maioria dos amigos e parentes possam se despedir.

Dessa forma, o funeral é tratado como um acontecimento cotidiano. Uma vez que, as pessoas trazem comidas, tomam vinho, dão algumas risadas e isso não é visto como uma ofensa ao falecido.

Já no México, o dia de finados é conhecido mundialmente devido as suas manifestações de festa e alegria. Assim, o dia de finados é muito semelhante a uma festa de aniversário, onde convidam até mesmo o morto a participar do banquete. Dessa maneira, o intuito da festa é alegrar aqueles que já se foram, para que permaneçam bem. Para o mexicano, “A morte é como um espelho que reflete como vivemos e os nossos arrependimentos. Quando a morte chega nos ilumina a vida. Se nossa morte precisa de sentido, tão pouco sentido teve a vida.”

Mensagem de luto

A mensagem de luto é essencial para a recuperação da pessoa que passa por esse momento doloroso. Assim, se você se encontra nessa situação ou conhece alguém que está passando por isso, envie uma mensagem de luto.

Dessa maneira, você vai dar apoio e mostrar o quanto você se importa. Uma vez que, é nas horas mais difíceis que sabemos quem realmente está ao nosso lado. Para isso, escolha uma mensagem de luto entre as que selecionamos a seguir.

Mensagem de luto para amigo

É triste passar pelo luto, mas faz parte do ciclo natural da vida. Desse modo, se um amigo precisa de você nesse momento, ajude-o.

Muitas vezes, não sabemos muito bem como expressar o nosso pesar, por isso você deve escolher a mensagem de luto que mais identifica o que você quer passar para o seu semelhante. Além, é claro, de dar um abraço bem apertado e dizer que essa dor vai passar.

“Hoje o dia está triste e eu sei bem o quanto deve estar sendo difícil para você. Gostaria que você soubesse que toda perda traz sofrimento. Toda despedida traz aquela sensação ruim de não poder ver a pessoa nunca mais. E toda morte faz chorar.

Eu não sei fingir que nada aconteceu e sei o quanto dói, é por isso que eu me coloco à sua disposição para qualquer coisa que você precise. Meus sentimentos, sinto muito pela sua perda.”

“Imagine que cada pessoa querida, ao partir, se transforma em uma estrela que brilha para sempre no céu. Sempre que sentir saudade, olhe para lá e a verá.”

“Ninguém parte na véspera, todos temos o momento certo para seguir mais adiante. Sei que às vezes, a morte não parece justa, contudo, neste mundo que vivemos, de caminhos intrincados, tudo acaba seguindo para um único e determinado ponto. Agora, com certeza não saberemos o porquê, é o momento de chorar, de sentir saudade, de lembrar tudo. Contudo, não podemos esquecer de continuar, pois, como aqueles que partiram, um dia chegará a nossa vez de embarcar.”

Mensagem de luto evangélica

Deus é perfeito. Uma vez que, criou a vida exatamente do jeito que tem que ser: com um início, meio e fim. Muitas vezes, é difícil para nós aceitarmos, mas temos que respeitar as vontades de Deus.

Portanto, a melhor coisa a se fazer é transmitir uma mensagem de luto para acalmar o coração de quem tanto precisa de você agora. Assim, nada melhor do que o conforto das palavras de Deus.

“Andar com fé é saber que cada dia é um recomeço. É saber que temos asas invisíveis e fazer pedido para as estrelas, voltando os olhos para o céu. Andar com fé é olhar sem termos as portas desconhecidas com a mão estendida para dar e receber. Andar com fé é usar a força e a coragem que habitam dentro de nós, quando tudo parece acabado. Tudo, menos o amor, pois este sempre viverá.”

“Tudo o que eu quero lhe pedir neste momento, é que você não fique triste. Eu sei que não é fácil, mas saiba que estarei contigo em todos os momentos difíceis e tenho certeza que Deus também não te abandonará. Então, reze, ore, eleve o seu pensamento aos céus e procure pelo conforto que não chegou ainda.

As coisas vão melhorar, tenho certeza. Você pode até achar que tudo se quebrou e nada mais vai voltar a ser como antes, mas saiba que se for preciso, colarei pedacinho por pedacinho do seu coração. Seja forte! Eu estou contigo!”

“E fortalecidos seguiremos nossa jornada, conscientes de que Jesus prossegue a nos guiar e a nos mostrar que a morte significa chegar ao fim e descobrir que o fim, na verdade, é apenas um novo recomeço.”


Deixe uma resposta