mensagem para namorado.

Melhor mensagem para namorado no dia dos namorados

Neste artigo você vai conferir algumas sugestões de mensagem para namorado, mas antes, conheça um pouco mais sobre o Dia dos Namorados.

Quem vê muitos filmes ou seriados americanos já deve ter estranhado o fato de eles comemorarem o Dia dos Namorados em fevereiro. Por que eles têm que ser diferentes?

Na realidade, a pergunta deveria ser ao contrário: por que o Brasil celebra o Dia dos Namorados em 12 de junho? Até em Portugal se comemora o 14 de fevereiro!

Essa e outras curiosidades sobre o Dia dos Namorados estão aqui, neste artigo. Ao final, aproveite para se inspirar com alguns exemplos de mensagem para namorado.

O que é o dia dos namorados

mensagem para namorado para celebrar o amor
Mensagem para namorado: O dia dos namorados é uma data para celebrar o amor!

Formalmente, poderíamos definir o Dia dos Namorados como “uma data para celebrar o amor e a união dos casais” ou ainda “uma data para os casais renovarem os votos de amor e de união”.

Porém, o significado dessa data pode ser muito melhor compreendido se conhecermos a origem de sua celebração.

A origem: o Dia de São Valentim

Mensagem para namorado: a celebração do dia dos namorados é muito antiga.
Mensagem para namorado: a celebração do dia dos namorados é muito antiga.

Já respondendo em parte às dúvidas sobre a existência das comemorações do 14 de fevereiro e do 12 de junho, podemos adiantar que a primeira é muito mais antiga e tradicional, por isso partiremos dela para entendermos essa celebração. Mais adiante falaremos sobre o 12 de junho.

Existem algumas versões diferentes sobre o 14 de fevereiro. A mais conhecida começa contando que Valentim foi um sacerdote católico que viveu no século III.

Nessa época, o imperador Claudius II proibiu a realização de casamentos nos períodos em que o Império estivesse envolvido em guerras. O imperador considerava que homens solteiros eram melhores em combate que homens casados.

Contrariando essa determinação, Valentim continuou a celebrar casamentos, sem o conhecimento do imperador. Depois de descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte.

Conta-se que enquanto esteve preso, aguardando o momento da execução, Valentim teria curado uma jovem cega, devolvendo-lhe a visão.

A execução do sacerdote aconteceu em um 14 de fevereiro. Era o ano 270 (ou 273) da era cristã.

No século X, a Igreja Católica instituiu oficialmente o 14 de fevereiro como Dia dos Namorados, para incentivar os casais à busca do matrimônio, a forma “legítima” de constituir família. Era também uma forma de afastar as pessoas de um tradicional festejo pagão da época, que celebrava a deusa da fertilidade e a chegada da primavera.

Em 1969, o papa Paulo VI retirou essa data do calendário oficial da Igreja Católica, alegando que não existiam documentos que comprovassem a história de São Valentim. Além da versão que acabamos de relatar, eram conhecidas pelo menos outras duas, que geravam dúvidas sobre quem de fato teria sido Valentim.

Mas naquela altura, a celebração da data já tinha se tornado popular e assim permaneceu.

E por que o 12 de junho no Brasil?

mensagem para naomorado no dia 12 de junho.
Mensagem para o namorado: No Brasil celebramos os dia dos namorados em 12 de junho.

O 14 de fevereiro foi ganhando adesões ao longo do tempo. Alguns países adotaram a data, outros não.

Portugal, por exemplo, só a incluiu em seu calendário festivo no século XIX. Isso certamente explica o fato de o Brasil não ter herdado essa tradição, afinal, o século XIX é aquele em que o país se torna independente de Portugal.

Se Portugal só adotou a data no século XIX, o Brasil nem isso fez. Permaneceu por vários anos sem essa comemoração, até que ela surgiu, em 1949, a partir de uma história que nada tem a ver com São Valentim.

Sabedores de que junho era um mês tradicionalmente fraco para o comércio, alguns lojistas em São Paulo solicitaram a um publicitário que criasse uma campanha para incentivar os consumidores a irem às compras. O publicitário era João Dória, pai do empresário e político João Dória Júnior, bastante em evidência hoje.

Dória até inspirou-se no Dia de São Valentim, mas como o intuito era alavancar as vendas no mês de junho, encontrou no dia 12 a data ideal, afinal era véspera do Dia de Santo Antônio, já bastante popular como “santo casamenteiro”.

A campanha ganhou alguns adeptos no ano seguinte e foi se expandindo, até se tornar o Dia dos Namorados que conhecemos hoje, a terceira data de maior movimentação do comércio no Brasil, só perdendo para o Natal e o Dia das Mães.

Como é celebrado o dia dos namorados na Europa

Mensagem para o namorado: o dia dos namorados é celebrado de diversas formas diferentes pelo mundo
Mensagem para o namorado: o dia dos namorados é celebrado de diversas formas diferentes pelo mundo

O amor pode ser universal, mas a forma de demonstrá-lo pode variar de uma cultura para outra. A mensagem para namorado, por exemplo, pode variar em cada cultura.

Veja alguns exemplos:

  • No Reino Unido, os casais trocam presentes e à noite fazem um jantar romântico. Entre os presentes trocados, há as tradicionais chaves e fechaduras em forma de coração.
  • Na Finlândia, trocam-se presentes, doces e lembrancinhas, mas não entre casais e sim entre amigos. O Dia de São Valentim lá é Dia dos Amigos.
  • Na Itália, além da troca de presentes entre os casais, o Dia de São Valentim é destinado a grandes banquetes. Em Turim, muitos casais escolhem esse dia para anunciar o noivado. Verona, terra de Romeu e Julieta, recebe muitos turistas nessa data.
  • Na Dinamarca e na Noruega, há uma tradição em que os homens enviam cartões anônimos às mulheres.
  • Na Escócia há um festival popular em que pessoas que não se conhecem formam casais para se divertir e se conhecer. Se houver afinidade …
  • No País de Gales, o Dia dos Namorados é comemorado em 25 de janeiro, dia de São Dwynwen.
  • Na Romênia, a comemoração acontece em 24 de fevereiro, em referência a um personagem do folclore do país.
  • Na Eslovênia, o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de março, dia de São Gregório.

Como é celebrado o dia dos namorados em outros continentes

  • No Peru e nas Filipinas, há uma grande procura pelo dia 14 de fevereiro para a realização de cerimônias de casamento. Resultado: grandes celebrações de casamentos coletivos pelo país.
  • Nos Estados Unidos, a tradição do Valentine’s Day manda enviar cartões à pessoa amada, mas coraçõezinhos, chocolates, doces, flores e joias também entram na festa. Aliás, nesse dia os norte-americanos celebram não só o amor entre casais apaixonados, mas também as amizades e os laços de afeto em geral.
  • Na Coreia do Sul e no Japão, o dia 14 de fevereiro é reservado para que as mulheres presenteiem seus namorados, amigos e familiares. Um mês depois, em 15 de março, é a vez dos homens retribuírem.
  • Em Taiwan, são os homens que dão presentes em 14 de fevereiro, com as mulheres retribuindo em 15 de março.
  • Em Israel, celebra-se o Festival de Amor no final de agosto.
  • Na China, o Dia dos Namorados é comemorado no sétimo dia do sétimo mês do calendário chinês.
  • Em Gana, um dos maiores produtores de cacau do mundo, o dia 14 de fevereiro virou o “Dia Nacional do Chocolate”.
  • Na Argentina, celebra-se não o Dia dos Namorados, mas a Semana Doce.

Ideias de presentes

Uma mensagem para namorado muito eficaz, às vezes, vem em forma de presente. Presentes normalmente agradam. Algumas vezes decepcionam, outras tantas vezes surpreendem. Uma boa medida para tentar acertar na escolha do presente é conhecer bem a pessoa a ser presenteada, ou pelo menos ter noção de suas preferências.

Tomando isso como critério, veja se alguma dessas sugestões não é o presente perfeito para a pessoa que você mais ama:

  • Existe algum lugar acessível que vocês queiram muito conhecer, ou que vocês já conheçam e do qual sintam muitas saudades? Que tal um passeio, rápido que seja, até lá?
  • Se a pessoa amada gosta muito de ler, você já pensou em descobrir um livro que vá fazer seus olhos brilharem? Leitores vorazes normalmente têm sonhos de consumo com título e autor bem definidos.
  • Que tal uma experiência gastronômica para ser lembrada por muito tempo? É a ocasião ideal para escolher aquele restaurante que normalmente não faria parte do roteiro de vocês.
  • Você pode montar uma pequena caixinha de surpresas, contendo diversos objetos, simbólicos ou não, que façam a pessoa amada viajar no tempo, revisitando o passado ou sonhando com o futuro.

Enfim, o importante é conseguir passar a intenção e o sentimento, qualquer que seja o presente escolhido.

Mensagem para namorado

Outra tradição que não pode faltar é a da mensagem para namorado. Também nesse caso valem muito a intenção e o sentimento, mas algumas frases inspiradas podem ajudar. Veja alguns exemplos:

  • “Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção” (Antoine de Saint-Exupéry)
  • “Quando se ama, não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós” (Paulo Coelho)
  • “Amar é sentir na felicidade do outro a própria felicidade”
  • “Vi em você exatamente o que faltava em mim”
  • “A primeira vez que te vi, achei que era especial, mas o tempo foi passando e aí eu tive certeza”
  • “Amor é apenas uma palavra, até que alguém dê sentido a ela. Esee alguém é você!”
  • “Diante da vastidão do tempo e da imensidão do Universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você” (Carl Sagan)

Conclusão

Qualquer que seja a mensagem para namorado que você tenha escrito, qualquer que seja o presente que você tenha preparado, se a data que você escolheu para celebrar é a de Santo Antônio ou São Valentim, o que importa é a relação que você constrói diariamente com a pessoa amada. Feliz Dia dos Namorados!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.