hashtag

Hashtag: O que significa, O que é # ?

Nos últimos anos os usuários de redes sociais incorporaram ao seu vocabulário a palavra hashtag. Ela veio juntar-se ao “arroba”, ao “www”, ao “ponto com ponto br”, ao “underline” ou ao “underscore”, incorporadas em ciclos anteriores. Talvez por isso hashtag nem tenha causado tanto estranhamento.

Mas você sabe o que significa hashtag e qual a sua finalidade? Já percebeu o quanto ela pode ser útil em determinados contextos? É o que veremos neste artigo. Acompanhe.

A origem da hashtag

A palavra hashtag é usada para se referir ao conjunto formado pelo símbolo # mais uma palavra ou expressão que o sucede. O símbolo # é o hash, enquanto a palavra ou expressão subsequente é a tag. Para entendermos a origem da hashtag, precisamos começar falando sobre o símbolo #.

O que significa o símbolo #?

O símbolo # surgiu muito antes das redes sociais, em um contexto completamente diferente. Seu nome oficial nem era hash.

Nos anos 60 do século passado, o desenvolvimento das telecomunicações levou à criação de novos serviços e facilidades para usuários de telefones, mas era preciso oferecer uma forma prática de acesso a eles.

Foi para resolver esse problema que o teclado de discagem dos aparelhos telefônicos produzidos pelos laboratórios Bell nos Estados Unidos ganharam duas teclas de função, uma identificada por um asterisco e outra pelo símbolo #, criado pela própria Bell e batizado como octothorpe. Por sinal, as duas teclas estão presentes nos aparelhos até hoje.

O nome octothorpe significava algo como “oito campos”, uma referência às próprias formas do símbolo, que, ao cruzar duas linhas horizontais com duas linhas semiverticais, resulta em oito campos laterais em torno de um campo central.

Depois de criado para a telefonia, o símbolo # ganhou utilização em outras áreas do conhecimento, com significados específicos, como em diversas linguagens de programação de computadores, por exemplo.

O símbolo # também passou a designar números ou numeração, tanto que em diversos países é chamado de cardinal.

Quando surge o nome hashtag?

O nome octothorpe nunca foi popular. Nos Estados Unidos, o símbolo # ficou mais conhecido como pound sign. Na Espanha, é chamado de almofadinha. Em Portugal, cardinal. No Brasil, jogo da velha e cerquilha são os mais populares entre diversos outros nomes. Em alguns países de língua inglesa, é conhecido como hash.

Em 2007, já na era das redes sociais, Chris Messina, um usuário do Twitter, começou a usar o símbolo # para marcar termos ou expressões relevantes em suas postagens. Da união do hash (o símbolo #) com uma tag (termo ou expressão) nasceu a hashtag que conhecemos hoje. Mas somente em 2009 o Twitter a incorporou oficialmente. Outras redes sociais como Instagram, Pinterest, Google+ e Facebook viriam a aderir a ele ainda mais tarde.

O símbolo # não corresponde ao sustenido das partituras musicais?

O símbolo #, criado pela Bell frequentemente é confundido com o sustenido, um símbolo mais antigo, usado em partituras musicais para indicar uma variação de tom.

De fato, os dois símbolos são muito parecidos e é comum que sejam tomados como iguais. Há porém uma sutil diferença visual entre eles, que muitas vezes é ignorada, o que contribui ainda mais para aumentar a confusão:

  • a hashtag (#) é formada pelo cruzamento entre duas linhas horizontais e duas linhas semiverticais;
  • o sustenido (♯), ao contrário, cruza duas linhas semi-horizontais e duas linhas verticais.

Em inglês, a palavra usada para designar o sustenido é sharp. Assim fechamos esse confuso capítulo de símbolos e nomes com o seguinte resumo:

Símbolo Nome em português Nome em inglês
# Cerquilha, jogo da velha Octothorpe, pound sign, hash
Sustenido Sharp

Um detalhe: em tempos de globalização, não houve no Brasil nenhuma iniciativa no sentido de adotar uma tradução para hashtag. Usa –se o termo original inglês mesmo.

Qual é a finalidade da hashtag?

Conforme mencionado, a hashtag que todos conhecemos atualmente nas redes sociais surgiu no Twitter, tendo levado algum termpo até que fosse adotado também por outras redes, como o Instagram, o Pinterest, o Google+ e o Facebook.

Em qualquer dessas redes, a ideia geral é a mesma. Incluir uma hashtag na sua postagem equivale a colocar uma etiqueta de identificação nela, por isso é importante escolher palavras ou expressões relevantes.

Quando você fizer na rede social uma busca pela hashtag que postou, encontrará não só a sua postagem, mas também as de todas as outras pessoas que tenham usado a mesma hashtag.

Essa é a finalidade principal da hashtag: tornar-se um identificador comum para um determinado tema e assim facilitar o agrupamento de todas as postagens que falem a respeito dele. E para que isso seja possível, basta que as pessoas usem hashtags relevasntes e adequadas em suas postagens.

Para quem quiser buscar um determinado assunto na rede social, as hashtags são ótimos critérios de pesquisa. Aliás, é através das hashtags que a rede social consegue dizer quais são os assuntos mais comerntados por seus usuários em determinado momento ou período.

Como é usada a hashtag?

Hashtags são perfeitas para o trabalho de engajamento. São por isso muito utilizadas em campanhas e eventos.

Os organizadores da campanha ou do evento criam uma hashtag específica para a ocasião e trabalham sua divulgação na rede social. Os usuários são estimulados a fazer postagens contendo essa hashtag, como forma de manifestar sua adesão e engajamento à causa, ao memo tempo em que contribuem de forma automática para divulgá-la e torná-la ainda mais popular.

Como divulgar sua marca com hashtag

Divulgação de marcas (um produto, um serviço, uma página, …) nada mais são que campanhas.
Campanhas requerem planejamento e nele alguns pontos são cruciais, como veremos a seguir.

Defina as expectativas e os objetivos da campanha

Por exemplo, um evento precisa ser massivamente divulgado até a data de sua realização, mas pode cair no esquecimento logo depois. Já uma marca precisa se consolidar de forma mais duradoura, a ponto de ser facilmente lembrada pelo público.

Estude o perfil do público a ser atingido

Atualmente, recomenda-se fazer um estudo das personas, uma forma bem mais detalhada de estabelecer para quem a campanha deve ser dirigida. Um ponto interessante nesse estudo é que ele pode levar à conclusão de que uma rede social é mais relevante que outra, por exemplo.

Encontre as hashtags mais apropriadas

Um caminho é criar hashtags específicas para a marca e trabalhar na sua propagação. Outra maneira é aderir a algumas hashtags já existentes e passar a interagir com o público que já orbita em torno delas. Claro, devem ser hashtags com as quais a marca consiga estabelecer vínculos.

Um ponto interessante de uma campanha na internet é que ela permite realizar ajustes. O planejamento pode e deve definir uma estratégia inicial, mas a campanha dá abertura para que hipóteses sejam testadas e esse é um recurso poderoso para promover ajustes até que se chegue ao resultado ideal.

Concluindo

Hashtag não é uma modinha para enfeitar postagens, embora muitas pessoas a utilizem dessa forma, até por desconhecimento.

Hashtag é uma ferramenta de uso muito simples, capaz de fornecer um suporte valiosíssimo para quem quer ou precisa interagir com o enorme público que diariamente circula pelas redes sociais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.