Mensagem para o dia das mães: uma homenagem especial

mensagem para o dia das maes: mulher grávida segurando um palito de coração

“Mãe, obrigado por ser o meu maior exemplo.” Quem nunca disse ou quis dizer essas palavras antes? No Brasil, o segundo domingo do mês de maio é dedicado a homenagear essa pessoa tão querida a quem aprendemos a chamar de mãe. Aquela que dedica todos os dias da sua vida a dar amor e carinho aos seus filhos merece um dia mais que especial: uma mensagem para o Dia das Mães.

No Dia das Mães, os filhos celebram o amor por essa figura materna tão importante, dando presentes ou preparando atividades e surpresas como mensagem para o dia das mães que demonstram a admiração e o carinho que sentem por elas. É uma prática comum no mundo contemporâneo, mas você já parou para pensar de onde vem essa ideia?

A tradição veio da Grécia, através dos gregos, que no início da primavera, celebravam a mãe de todos os deuses, a deusa Rhea, com homenagens e presentes. No entanto, o Dia das Mães como conhecemos hoje é outra história.

Como surgiu o dia das mães

Mensagem para o dia das Mães: menina abraçada à barriga de sua mãe gestante
Mensagem para o dia das Mães: do dia das mães é celebrado no segundo domingo de maio

Há um tempo atrás, havia uma mulher de origem estadunidense, chamada Ann Marie Reeves Jarvis, que junto a outras mulheres se dedicava a melhorar as condições sanitárias daquele tempo, além de cuidar dos soldados feridos na Guerra Civil Americana.

No entanto, com a morte de Ann Marie, a sua filha Anna Jarvis, decidiu criar uma data para que fosse honrada a força da sua mãe.

Anna, então, lutou durante anos para que esse dia fosse oficializado e buscava amparo na prece que sua mãe lhe ensinou:

“Espero e rezo para que alguém, um dia, reconheça um dia em memória das mães, para celebrar o serviço incomparável que prestam à humanidade em todas as áreas da vida”.

A primeira oficialização ocorreu em 26 de abril de 1910, quando o governador da Virgínia Ocidental, William E. Glasscock inseriu o Dia das Mães no calendário de datas comemorativas.

Devido à repercussão, outros estados norte-americanos rapidamente reconheceram o feriado. E em 1914, a data foi oficializada. Em pouco tempo, mais de 40 países passaram a celebrar o Dia das Mães.

Dia das mães no Brasil

O primeiro Dia das Mães em terras brasileiras foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918.

Contudo, a oficialização do segundo domingo de Maio como Dia das Mães no Brasil ocorreu por um decreto-lei assinado por Getúlio Vargas em 5 de maio de 1932.

“O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana.”, diz o texto da lei.

Como surgiu a ideia de mensagem para o dia das mães

Mensagem para o dia das mães: mãe e filho fazendo a forma de coração com as mãos sob o por do sol
Mensagem para o dia das mães é muito usada entre a população do mundo inteiro

A ideia de presentear as mães com uma mensagem para o dia das mães surgiu do desejo de perpetuar as palavras em homenagem à elas. Já era uma tradição dar flores à quem se ama e junto delas enviar um pequeno cartão para identificar quem estava enviando o presente.

Mas os cartões com mensagens de dia das mães e outras datas comemorativas foram se popularizando e ficando cada vez mais atraentes. Isso facilitou muito a vida das pessoas que desejam presentear ou homenagear alguém querido, mas que não possuíam o dom com as palavras.

O cartão de mensagem para o dia das mães logo caiu no gosto das pessoas e se tornou um dos presentes ou homenagens mais populares no mundo inteiro. Sozinho ou acompanhando um lindo presente, não tem quem não resista à um cartão, principalmente um cartão com uma mensagem para o dia das mães.

Mensagem para o dia das mães

Mensagem para o dia das mães: mãe segurando pezinho do bebê
Mensagem para o Dia das mães: mensagens são homenagens especiais.

Nada mais bonito do que homenagear a mulher que deu à luz sua vida. Por isso, temos algumas dicas de mensagens e presentes para você que deseja expressar todo o seu afeto pela sua mãe.

Existem muitos sites na internet que disponibilizam frases e poemas de autores diversos que podem ser usados como exemplo para homenagear as mães. Selecionamos alguns exemplos abaixo:

Mensagem para o dia das mães religiosa

“Mãe, palavra que Deus inventou
Um anjo que à Terra chegou
Voando nas asas do amor
Mãe, palavra mais do que o mel
Talvez um pedaço do Céu
Que Deus transformou em mulher.”

Mensagem para o dia das mães universal

“Mãe de barriga ou mãe de vida,
Mãe desde sempre ou escolhida…
Os tipos mudam, mas o amor não.
Feliz Dia das Mães!”

Mensagem para o dia das mães profunda

“Tantas vezes foi ela os meus braços
Deu exemplo, firmou os meus passos
Teu olhar está voltado pra mim
Se meu choro apelou acalanto
Mãe, teu colo despertou meu encanto
Teu carinho é jasmim, é jardim
Na labuta, a fadiga escondida
Dá lugar ao vigor da alegria
Minha mãe é meu solo fecundo
Mãe é forte pra vida, pro mundo.”

Mensagem para o dia das mães musical

“Tenho às vezes vontade de ser
Novamente um menino
E na hora do meu desespero
Gritar por você
Te pedir que me abrace
E me leve de volta pra casa
Que me conte uma história bonita
E me faça dormir.”
(Roberto Carlos – Lady Laura)

Dicas de presentes para o dia das mães

As mães podem ser muito parecidas quanto ao que dizem e desejam para os seus filhos, mas nem toda mãe é igual considerando o gosto pessoal de cada uma. Não podemos esquecer que toda mãe é ainda uma mulher acima de tudo.

E essa mulher tem suas preferências, personalidade e gostos. Por isso, quando pensamos em presentes para os Dia das mães, é preciso considerar tudo isso. Veja alguns exemplos e ideias de presentes para o dia das mães de acordo com as personalidade diferentes.

Para as mães vaidosas:

Há aquelas mães que nunca saem sem um batom ou sem combinar a roupa. Outras não saem sem passar um perfume ou colocar a sua jóia favorita. Para as mães que estão sempre preocupadas em continuar com tudo em cima esses são os presentes ideais:

  • Maquiagem;
  • Sapatos;
  • Roupas;
  • Perfumes;
  • Joias.

Para as mães sensíveis:

Toda mãe tem seu lado sensível. Aquele lado que gosta de homenagens feitas à moda antiga. Nada melhor do que os tradicionais presentes que toda mãe ama para amolecer o coração da mulher mais importante da sua vida.

  • Cesta de café da manhã;
  • Flores;
  • Uma carta ou um cartão de mensagem para o dia das mães expressando todo o seu amor;
  • Um vídeo dos filhos com homenagens para ela;
  • Uma viagem a um lugar que ela sempre quis conhecer.

Para as mães intelectuais:

As mães que amam o conhecimento não poderiam deixar de ganhar um presente à altura. Para estimular cada vez mais a sua mãe, dê um presente do jeitinho que ela gosta. Para isso os presentes ideais para o Dia das Mães são:

  • Livros;
  • Kindle;
  • iPad;
  • Entradas para teatro;
  • Ingressos para concerto musical;

Para as mães práticas:

Já pensou no que a sua mãe pode estar precisando? Às vezes na correria do dia-a-dia é difícil tomar conta de tudo. Alguns presentes podem ajudar a facilitar a rotina da sua mãe, basta observar aquilo que ela vive reclamando.

Se ela constantemente se atrasa, por exemplo, já pode ser uma dica. Alguns acessórios podem ser essenciais.

  • Relógio;
  • Carteira;
  • Tênis de corrida;
  • Secador de cabelo;
  • Bolsa.

Outras ideias

Se você ainda ficou na dúvida, você pode programar uma atividade diferente com a sua mãe para sair da rotina nesse Dia das Mães.

Um almoço em um restaurante que ela goste sempre é bem-vindo ou você mesmo pode fazer um almoço delicioso pra homenageá-la.

Outra ideia interessante é levar a sua mãe para dançar. Caso ela goste, vai se divertir muito relembrando os velhos tempos.

Mãe é tudo igual… E ao mesmo tempo mãe é uma só. Ela sempre vai se preocupar demais com você. Mas há coisas que as mães dizem e não param de repetir… E a gente nunca esquece! Que tal chamar a sua mãe para ver se ela concorda com as frases a seguir? É uma forma de vocês darem boas risadas!

10 Frases que toda Mãe já disse

Em termos de educação, dar bronca ou colocar o filho na linha, praticamente todas as mães são iguais. São sempre as mesmas frases de efeito.

E quando nos tornamos mães, além de filhos, a gente acaba seguindo a mesma linha e repetindo as mesmas frases também. Freud, explica. Rs!

1. “Você não é todo mundo!”
2. “É, depois que eu morrer não adianta chorar em cima do meu caixão, hein!”
3. “Ah tá, se Fulana se jogar da ponte, você vai se jogar também?”
4. “Um dia eu ainda vou sumir dessa casa.”
5. “Vocês só vão me dar valor quando eu morrer.”
6. “Se eu tiver que ir aí os três vão apanhar hein!”
7. “Eu vou contar até três. Um… Dois… Três…. Se correr vai ser pior!”
8. “Você me respeita que eu sou a sua mãe!”
9. “Enquanto você morar embaixo do meu teto, vai fazer o que eu mandar!”
10. “Olha aqui, eu não quero ouvir nem mais um pio!”

Ao mesmo tempo que briga, também cuida. Chama a sua atenção, mas não se esqueça que sempre é para o seu bem. Às vezes achamos que a preocupação é um pouquinho exagerada, mas só quando você tiver um filho, você vai entender. Mãe é um bicho curioso, não é mesmo?! O Dia das Mães tem as suas curiosidades também.

Curiosidades sobre o dia das mães

Assim como no Brasil, a celebração do Dia Das Mães no segundo domingo de maio ocorre em mais de 80 países, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Austrália, Bélgica, África do Sul, China e Japão.

Na Argentina, o dia é comemorado no segundo domingo de outubro. Em outras partes do mundo as mães são homenageadas no primeiro domingo de maio, como é o caso de Portugal e Espanha.

Alguns países não celebram o Dia das Mães propriamente dito, como é o caso de Israel, em que se comemora o dia da família.

O mais importante nesse Dia das Mães é dizer à sua mãe o quanto ela é especial pra você. Seja através de uma simples mensagem para o dia das mães ou de uma joia rara, toda mãe merece ser homenageada no seu dia e ser tratada como uma rainha por toda a vida.

Demonstre o seu amor para aquela que daria a vida por você. No seu ventre carrega o milagre da vida, no coração o amor incondicional. Para toda mulher que é Mãe, Feliz dia das Mães!

RESPONDER