Oi. Meu celular é um POSITIVO S440. Comprei em menos de 15 dias, utilizei super normal. Ontem ele não quis mais reconhecer os chips que uso nele. Aparece o nome do chip, mas fica sem serviço. Já testei os chips em outros aparelhos e funcionam normal. Também já coloquei um chip de outra operadora nele, mas continua sem fazer a leitura. O que eu posso fazer? É algo na configuração?

74 respostas

  1. Infelizmente essa positivo é uma porcaria, tenho um selfie s455, que não reconhece o cartão de memória, tenho que ficar reiniciando direto, levei pra assistência 5 vezes, fiz 3 atualizações diferentes pelo chat, fiz contatos por telefone, nada resolveu o problema, que é do celular e não do cartão. Tentei a troca do aparelho, me enrolaram por muito tempo e não fizeram a troca nem a devolução do valor pago, fiquei com o projuízo. Não recomento Positivo a ninguém.

    1. Se o aparelho ainda estiver na garantia e foi uma assistência técnica autorizada quem mexeu nele, você pode entrar em contato co mo fabricante e solicitar a troca do produto por um novo de mesmo modelo ou pedir a devolução do seu dinheiro.

      Isso está previsto no Código de Defesa do Consumidor. Parágrafo 1 do – Artigo 18 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990 Art. 18.

  2. Meu celular Positivo está com o chip novo mas não pega sinal. O sinal da operadora funciona na região.

    O que devo fazer?

    1. Oi, Camila.

      Em seu celular vá nas configurações de rede e deixe a identificação da operadora definida como “Automática”.

      Depois, se você não utiliza a internet 4G a operadora, vá nas configurações de banda/modo de rede/ tipo de rede e mude de 4G (LTE) para 3G (WCDMA).

      Reinicie o celular.

      Você pode conferir a qualidade do sinal 3G e 4G em seu bairro pelo site da operadora.

  3. Oi. Meu celular é um POSITIVO S455. utilizei super normal. Ontem ele não quis mais reconhecer os chips que uso nele. Aparece o nome do chip, mas fica sem serviço. Já testei os chips em outros aparelhos e funcionam normal. Também já coloquei um chip de outra operadora nele, mas continua sem fazer a leitura. O que eu posso fazer? É algo na configuração?

    1. Naiara,

      Primeiramente desligue o aparelho, coloque o chip e então ligue novamente e veja se aparece sinal;

      Caso não apareça, vá em configurações> redes> redes móveis> selecionar rede manualmente> selecione a rede referente a sua operadora;

      Se o problema persistir, faça um backup de seus arquivos e depois um hard reset seguindo os passos informados no vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=5nJWN5eQXDc

    2. No seu caso, como você já fez os testes e descobriu que o problema é mesmo no celular, providencie uma cópia dos dados (fotos, vídeos, músicas, contatos da agenda…) armazenados na memória do celular e proceda com a restauração de fábrica da maneira explicada no vídeo desse endereço: https://www.youtube.com/watch?v=5nJWN5eQXDc

      Se isso não funcionar, pode ser que os slots do aparelho (não necessariamente os dois, você pode testar o chip no segundo slot) estejam com defeito. Neste caso, entre em contato com a Positivo por meio de um dos canais disponíveis: https://www.meupositivo.com.br/para-voce/suporte-tecnico/canais-de-atendimento

      1. É importante que você saiba que havendo apenas um chip no celular este deve ficar no slot 1. O chip deve sempre ser colocado com o celular desligado e você deve utilizar chips no formato compatível com o aparelho. Evite cortar o chip ou usar adaptadores.

        *Se o chip ainda não foi ativado é isso que você precisa fazer primeiro.

        Agora, imaginando que você tenha dois chips no celular, faça o seguinte:

        1 – Desligue o celular e remova os chips)
        2 – Ligue o celular sem os chips e desligue-o novamente
        3 – Coloque os chips e ligue o celular
        4 – Vá em configurações/Ajustes > Cartões SIM/Gerenciamento de SIM
        5 – Ative o SIM 2 caso este esteja desativado
        6 – Reinicie o celular

        Se com “está pegando” você quer dizer que o chip é reconhecido, mas não capta sinal, faça o seguinte:

        *Certifique-se de que a operadora oferece cobertura de sinal para a sua região (consulte a cobertura no site). Certifique-se também de que seu celular é desbloqueado para chips de todas as operadoras nacionais.

        1 – Vá nas configurações de rede do celular e deixe a identificação da operadora configurada como “automática” para ambos os chips
        2 – Vá nas configurações de banda/modo de rede/tipo de rede e mude de 4G (LTE) para 3G (WCDMA)
        3 – Reinicie o celular

  4. O meu celular não está reconhecendo nenhum chip é como se eu não tivesse nem colocado não aparece nada.O que eu posso fazer? ??

    1. Faça o seguinte:

      1 – Desligue o celular e remova o chip.
      2 – Ligue o celular sem o chip e desligue-o novamente
      3 – Conecte o chip outra vez e ligue o celular

      Se isso não funcionar, teste s chips em outro celular compatível. Assim você vai descobrir se o problema é o chip ou o celular.

      Inverter os chips de lugar também é recomendado, pois pode ser que um slot e um chip tenham se danificado, aí dá a impressão de que não vai funcionar nenhum dos chip ou slots, quando ainda pode haver um slot e um chip bom.

      Importante: Só coloque ou remova os chips com o celular desligado.

      Se detectado um problema nos chips, vá até um ponto de venda autorizado das operadoras. Adquira novos chips e lá mesmo peça para ativarem o chip usando o mesmo número da linha do chip danificado.

      Já se você entender que o problema é no celular, faça uma cópia dos seus dados pessoais (fotos, vídeos, músicas, contatos da agenda…), então restaure o celular aos padrões de fábrica por meio das opções de Backup e restauração do sistema.

      Como última opção, procure uma assistência técnica autorizada, pois pode ser mesmo que os slots tenha sido danificados.

  5. Oi meu celular é o positivo Twist xl porém desde quando comprei não habilita o sim 2 só o chip 1 o 2, coloco o chip mas fica como se não estivesse habilitado aí só pega o 1 só oq posso fazer me ajuda preciso usar os 2 Chips

    1. Se esse é um problema que vem desde que você adquiriu o aparelho, tudo leva a crer que é um problema de fábrica, aconselho que acione a garantia.

  6. Qual o modelo e marca de seu aparelho?

    Aconselho que utilize o manual para verificar o local de colocar o chip.

      1. Eu deixei aqui neste mesmo tópico umas dicas para a “Walleska mykaella”.

        Acredito que essas dicas possam te ajudar a resolver o seu problema. Confira!

  7. O meu celular é o Positivo Onde , Modelo BT-S420. O celular não está reconhecendo nenhum dos Chips, quando boto no celular , ele fala que não tem nenhum sim, como faço pra resolver?

    1. Faça um backup de seus arquivos e depois um hard reset. Caso não dê certo, procure uma assistência técnica.

  8. Meu positivo não reconhece o chip , levei no concerto e me falaram que precisava de uma atualizacao e depois disso não iria dar mais defeitos , só que ontem ele voltou a não reconhecer o chip , gostaria de saber que tipo de atualizacao é essa

    1. A falta de atualização normalmente não causa esse problema, então com certeza fizeram outro serviço. Em todo caso faça um backup de seus arquivos e depois um hard reset, se for algum bug no sistema, o procedimento deverá resolver.

  9. AMIGOS SOLUCIONEI AGORA MEU PROBLEMA DE CHIP NAÕ RECONHECENDO , IMEI, COM ESSES PASSOS! TAVA QUASE COMPRANDO OUTRO CELULAR E VI ESSE SITE E ME DEU A SOLUCAO! ESPERO DER CERTO PRA VCS!1- Desligue seu Celular Positivo Selfie S455
    2- Com o aparelho desligado pressione e segure “volume para baixo” + “volume para cima” e depois o “POWER” por uns 10 segundos
    3- Quando aparecer o menu de reset escolha a opção “Recovery” e confirme com o botão de “VOLUME +”(VOLUME PARA CIMA)
    4- Quando confirmar vai aparecer o logo da positivo aguarde.
    5- No proximo menu com botão de “volume para baixo” vá até “wipe/data factory reset“, na opção aperte o Botão “Power” para confirmar
    6- Agora Escolha a opção “Yes — delete all user data” e confirme com o Botão Power novamente.
    7- Por ultimo escolha a opção “reboot system now” e confirme.
    Aguarde até terminar todo o processo não interrompa seu Positivo Selfie S455 irá resetar sozinho
    esse processo pode demorar um pouco mais não se preocupe só aguarde, Apos terminar configure seu Positivo Selfie S455
    do seu gosto e do modo que preferir e aproveite seu celular completamente.

  10. Quando o produto ainda está na garantia a assistência autorizada tem até 30 dias para resolver o problema.

    Não sendo solucionado o problema em 30 dias, você pode acionar o suporte do fabricante e fazer valer o código de defesa do consumidor:

    Parágrafo 1 Artigo 18 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

    Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios (defeitos) de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

    § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

    I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
    II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
    III – o abatimento proporcional do preço.

    1. Tente o seguinte:

      1 – Desligue o celular e remova o chip.
      2 – Ligue o celular sem o chip e desligue-o novamente
      3 – Conecte o chip outra vez e ligue o celular

      Você também pode testar os chips em outro celular compatível Com isso você vai saber se o problema é no chip ou no celular. *Note que se houve um problema de como pico de energia, tanto os chips, quanto os slots do seu celular podem ter sido danificados.

      *Inverter os chips de lugar também é recomendado, pois pode ser que um slot e um chip tenham se danificado, aí dá a impressão de que não vai funcionar nenhum dos chip ou slots, quando ainda pode haver um slot e um chip bom.

      *Só coloque ou remova os chips com o celular desligado.

      Se detectado um problema nos chips, vá até um ponto de venda autorizado das operadoras. Adquira novos chips e lá mesmo peça para ativarem o chip usando o mesmo número da linha do chip danificado.

      Já se você entender que o problema é no celular, faça uma cópia dos seus dados pessoais (fotos, vídeos, músicas, contatos da agenda…), então restaure o celular aos padrões de fábrica por meio das opções de Backup e restauração do sistema.

      Se isso não funcionar, procure uma assistência técnica autorizada, pois pode ser mesmo que os slots tenha sido danificados.

  11. Mas se ele não reconhece NENHUM chip como ele passaria a reconhecer o chip soh pq vc “refez” o IMEI??????????? :/

    1. Existem alguns aplicativos que fazem esse procedimento, porém nem sempre é garantido e em alguns casos pode corromper o sistema. Primeiro faça um backup de seus arquivos e depois um hard reset para ver se o problema não é um bug no sistema.

      Se realmente for IMEI apagado, aconselho que procure uma assistência técnica.

  12. Desligue o celular e troque os chips de lugar. Assim você vai saber se o problema é o chip ou o slot do celular.

  13. Comprei Selfie S455 e o slot 2 não aparece habilitado, nem lê o chip, já reiniciei ,fiz backup de fábrica e não consigo usar os dois Chips, somente o slot 1 reconhece o chip, nas configurações nem aparece o slot 2.
    E agora???

    1. Tente o seguinte:

      Deslize o dedo do topo da tela para baixo.
      Pressione o ícone de configurações.
      Pressione Gerenciamento de cartão SIM.
      Pressione o chip desejado.
      Pressione Ativar para ativar ou desativar o chip.
      Pressione Rede de serviço de dados.

  14. Ana,

    Faça um backup de seus arquivos e depois um hard reset. Se for bug no sistema, o procedimento irá resolver o problema.

    1. Meu celular não quer pegar área nos dois chips ao mesmo tempo. Se eu ativo os dados móveis do sim 1 o 2 fica em emergência por que?

      1. Oi, Raissa.

        Creio que você já sabe que os dados móveis não podem ser utilizados em dois chips ao mesmo tempo. Por acaso os dois chips são da mesma operadora?

        Vá nas configurações de rede e deixe a identificação das operadoras como ‘Automática’. Deixe o chip sem uso o de dados móveis configurado apenas para a rede 3G.

        Reinicie o celular e confira se deu certo.

      2. Raissa,

        Isso pode ser algum bug no sistema do aparelho;

        Aconselho que faça backup de seus arquivos e logo após faça hard reset em seu aparelho;

        Caso não saiba como fazer o procedimento, informe o modelo e marca de seu aparelho que lhe auxilio.

  15. Tente o seguinte:

    1 – Desligue o celular e remova o chip.
    2 – Ligue o celular sem o chip e desligue-o novamente
    3 – Conecte o chip outra vez e ligue o celular
    4 – Verifique se o celular está em Modo Avião/Modo Voo/Modo offline. Se estiver, desative esse modo.
    5 – Vá nas configurações/Ajustes de rede, aguarde a lista de operadoras aparecer e toque na opção Automática
    6 – Depois vá nas configurações de banda (tipo de rede/modo de rede) e deixe como 2G(GSM)/3G(WCDMA, UMTS, ou HSDPA – como estiver aí em seu celular)
    7 – Vá nas configurações de chamada e verifique se o Desvio de chamada/Encaminhamento de chamada está ativo
    8 – Ainda nas configurações de chamada verifique se a restrição de chamada está ativada. Se estiver, desative-a.
    9 – Reinicie o celular.

    Se o problema persistir, ligue de um telefone fixo para a sua operadora e informe-se se há alguma manutenção na rede próxima a sua residência.. Peça também para representante (atendente) fazer um teste no chip a fim de detectar problemas.

    Você também pode fazer alguns testes simples, como testar o chip em outro slot, testar o chip em outro celular, testar outro chip em seu celular… Com isso você vai saber se o problema é no chip ou no celular.

    Se detectado um problema no chip, vá até um ponto de venda autorizado da operadora. Adquira um novo chip e lá mesmo peça para ativarem o chip usando o mesmo número da linha do chip com defeito.

    Já se você entender que o problema é no celular, faça uma cópia dos seus dados pessoais (fotos, vídeos, músicas, contatos da agenda…), então restaure o celular aos padrões de fábrica por meio das opções de Backup e restauração do sistema.

    Se isso não funcionar, procure uma assistência técnica autorizada, pois isso pode ser defeito da antena interna do aparelho.

    Dicas:

    – Nunca coloque ou remova o chip com o celular ligado.
    – Não utilize chips cortados ou com adaptadores. Compre chip no tamanho e padrão exato para o seu celular.
    – Você pode limpar os contatos metálicos do chip usando uma borracha escolar branca macia.

    1. Dicas e mestre:

      1 – Desligue o celular e remova o chip.
      2 – Ligue o celular sem o chip e desligue-o novamente
      3 – Conecte o chip outra vez e ligue o celular
      4 – Verifique se o celular está em Modo Avião/Modo Voo/Modo offline. Se estiver, desative esse modo.
      5 – Vá nas configurações/Ajustes de rede, aguarde a lista de operadoras aparecer e toque na opção Automática
      6 – Depois vá nas configurações de banda (tipo de rede/modo de rede) e deixe como 2G(GSM)/3G(WCDMA, UMTS, ou HSDPA – como estiver aí em seu celular). Não deixe como 4G (LTE) se não houver disponibilidade para ressa rede em sua região.
      7 – Vá nas configurações de chamada e verifique se o Desvio de chamada/Encaminhamento de chamada está ativo
      8 – Ainda nas configurações de chamada verifique se a restrição de chamada está ativada. Se estiver, desative-a.
      9 – Reinicie o celular.

      Caso ainda não seja possível fazer chamadas entre em contato com a sua operadora ligando de um telefone fixo e fale com um atendente. Pergunte se há alguma manutenção sendo realizada na rede próxima a sua residencia e informe-se sobre a qualidade do sinal da operadora no local. Peça também para o representante fazer testes para saber se o problema é no chip. Você também pode fazer um teste com esse chip em outro aparelho compatível com a operadora.

      Se identificado um problema no chip vá até um ponto de venda autorizado da operadora, leve seu celular com chip e seus documentos para fazer a substituição por um novo.

      *Você também pode testar seu chip em outro celular compatível, e fazer também o contrário, testar outro chip em seu celular. Com isso você vai ter certeza se o problema é o chip ou o celular.

      Caso você entenda que o problema é mesmo o celular, faça uma cópia dos seus dados pessoais (fotos, vídeos, músicas, contatos da agenda…), então restaure o seu celular aos padrões de fábrica por meio das opções de Backup e restauração do sistema.

      Mas se mesmo assim o celular continuar a não fazer chamadas, procure uma assistência técnica autorizada, isso pode ser defeito na antena interna do celular.

  16. O meu está igual e olha que comprei ontem. Até agora não consegui fazer uma chamada . Tô odiando a positivo como criadora de celulares. O celular é o processador é muito lento Agora que já gastei vou ter que tentar suportar. Mas jamais compraria outro da mesma marca Positivo. É péssimo

    1. Vá até a loja que adquiriu e tente negociar por outro aparelho. Infelizmente algumas marcas realmente não estão oferecendo qualidade nos aparelhos.

  17. O meu está igual e olha que comprei ontem. Até agora não consegui fazer uma chamada . Tô odiando a positivo como criadora de celulares. O celular é o processador é muito lento Agora que já gastei vou ter que tentar suportar. Mas jamais compraria outro da mesma marca Positivo. É péssimo

  18. Você deixou o celular cair, ou sentou sobre ele? Pode ser um mal contato ou um defeito da tela touch. Procure uma assistência técnica autorizada para um técnico examinar melhor o celular.

    1. Meu celular é o positivo selfie ele não lê o chip eu tava usando ele normal e do nada ele parou não aparece a rede nem nada o que eu poco fazer ?

      1. Tente o seguinte:

        1 – Desligue o celular e remova o chip.
        2 – Ligue o celular sem o chip e desligue-o novamente
        3 – Conecte o chip outra vez e ligue o celular
        4 – Verifique se o celular está em Modo Avião/Modo Voo/Modo offline. Se estiver, desative esse modo.
        5 – Vá nas configurações/Ajustes de rede, aguarde a lista de operadoras aparecer e toque na opção Automática
        6 – Depois vá nas configurações de banda (tipo de rede/modo de rede) e deixe como 2G(GSM)/3G(WCDMA, UMTS, ou HSDPA – como estiver aí em seu celular)
        7 – Vá nas configurações de chamada e verifique se o Desvio de chamada/Encaminhamento de chamada está ativo
        8 – Ainda nas configurações de chamada verifique se a restrição de chamada está ativada. Se estiver, desative-a.
        9 – Reinicie o celular.

        Se o problema persistir, ligue de um telefone fixo para a sua operadora e informe-se se há alguma manutenção na rede próxima a sua residência.. Peça também para representante (atendente) fazer um teste no chip a fim de detectar problemas.

        Você também pode fazer alguns testes simples, como testar o chip em outro slot, testar o chip em outro celular, testar outro chip em seu celular… Com isso você vai saber se o problema é no chip ou no celular.

        Se detectado um problema no chip, vá até um ponto de venda autorizado da operadora. Adquira um novo chip e lá mesmo peça para ativarem o chip usando o mesmo número da linha do chip com defeito.

        Já se você entender que o problema é no celular, faça uma cópia dos seus dados pessoais (fotos, vídeos, músicas, contatos da agenda…), então restaure o celular aos padrões de fábrica por meio das opções de Backup e restauração do sistema.

        Se isso não funcionar, procure uma assistência técnica autorizada, pois isso pode ser defeito da antena interna do aparelho.

        Dicas:

        – Nunca coloque ou remova o chip com o celular ligado.
        – Não utilize chips cortados ou com adaptadores. Compre chip no tamanho e padrão exato para o seu celular

  19. Jenifer, se não funciona com nenhuma operadora mesmo apos voce resetar, procure uma assistencia, provavel um defeito fisico

  20. Daijanara, pesquisei e vi muitas reclamações deste produto relacionado a conexões com internet, se voce ja testou outros chips e nada, aconselho procurar a propria positivo.

    Qualquer dúvida entre em contato com nossa central de relacionamento:
    Telefones:
    0800-644-7500 – (SP, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília)
    4002-6440 – (CAPITAIS)
    Chat:
    http://www.positivoinformatica.com.br/suporte-tecnico-autoatendimento#tab2 e acesse a opção “Suporte via chat” no canto esquerdo da tela.

  21. Oi Jessyka tudo bom?

    Este chip é cortado? Tem aparelhos que não reconhece chips que foram cortados do normal para o micro.
    Já testou esse chip em outro aparelho?

    1. Comprei um telefone. Positivo não faz. Nem quatro dias mas o problema e que não lê nem. Entra a rede do celular

      1. Jennifer, se nao funcionar com nenhum chip que já funcione em outro aparelho, procure a assistencia tecnica da sua garantia.

  22. Se você tiver uma conta Google cadastrada em seu celular basta entrar com o e-mail e senha para retomar acesso ao sistema. Caso contrário, providencie um backup (cópia) dos seus dados pessoais e restaure o seu celular aos padrões de fábrica seguindo os passos abaixo:

    1 – Desligue o celular, remova e recoloque a bateria
    2 – Remova o chip e o cartão de memória
    3 – Ligue o celular pressionando e segurando ao mesmo tempo as teclas “Power(Liga/Desliga)” e “Volume Acima”. Faça isso até aparecer um menu de opções, então libere as teclas.
    4 – Navegue com as tecla “Volume Abaixo” até a opção “Wipe data/factory reset” e confirme a escolha com a tecla “Power”
    5 – Na tela seguinte selecione e confirme a opção “Yes — delete all user data”. Aguarde a formatação dos dados.
    6 – Por fim, selecione e confirme a opção “Reboot system now”.
    7 – Aguarde o celular reiniciar e refaça as configurações de fábrica

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