O meu celular o Moto G, está com falhas ao fazer ligações, não consigo ouvir a outra pessoa e nem a outra pessoa consegue me ouvir.. Já reiniciei e nada!! Oq eu faço? E oq pode ser? Me ajudem por favor! Obrigada:)

154 respostas

  1. Não consigo ativar chamada em espera. Se eu estiver em uma ligação e outra pessoa me ligar vai direto para a caixa postal.

    Já ativei na configuração do meu celular…mais da erro de configuração.

    O que faço?

    1. Algumas vezes o Android é problemático na hora de ativar funções de chamada. Eu também já experienciei coisas do tipo.

      Você pode reiniciar o celular e tentar novamente e se mesmo assim não conseguir, reinicie o celular em ‘Modo de Segurança’ e tente outra vez.

      Para reiniciar o celular em Modo de Segurança mantenha pressionada a tecla ‘Power(Liga/Desliga)’ até que a opção ‘Desligar’ apareça na tela. Toque sobre essa opção e depois escolha para reiniciar em Modo de Segurança.

      Depois, para sair do Modo de Segurança é só reiniciar o celular normalmente.

    2. Mary,

      Você deve entrar em contato com sua operadora e solicitar a ativação do serviço;

      Feito isso você conseguirá colocar chamada em espera.

      1. Oi, Claudemir.

        Essa informação você pode conferir no histórico/registro de chamadas do seu celular, que fica no aplicativo ‘Telefone’.

      2. Nem sempre o aplicativo tem a opção de mostrar a duração de chamada;

        Nesse caso aconselho que abra a área do cliente e no site oficial de sua operadora e verifique seu extrato de ligações.

      1. Olá.

        Siga os passos abaixo:

        1 – Desligue o seu celular e com ajuda de uma agulha ou alfinete cutuque o furinho que tem na parte de baixo do aparelho, esse é o microfone;
        2 – Ligue o celular e faça os ajustes de volume nele pelas teclas laterais;
        3 – Conecte e desconecte o fone de ouvido do telefone algumas vezes seguidas. Faça isso observando se o ícone some da tela quando o fone é removido;
        4 – Desinstale qualquer aplicativo que você instalou antes do problema começar e que possa estar gerando conflito;
        5 – Inicie uma chamada de teste e ajuste o volume por meio das teclas laterais.

      2. Lisiane,

        Conecte e desconecte o fone de ouvido algumas vezes;

        Instale o aplicativo SoundAbout e selecione a opção “speaker”.

    3. Pessoas que eu ligo dizem que a ligação está cortando,minha voz distorcendo, não sei o que fazer

      1. Ana,

        Isso acontece em ligações de algum aplicativo ou com ligações feitas normalmente pelo serviço de operadora?

        Deixe mais detalhes para que seja possível ajudar.

      2. Oi, Ana.

        Precisamos que você informe se isso está ocorrendo quando você faz chamadas via WhatsApp (que utiliza sinal de internet) ou em chamadas convencionais (que utilizam o sinal de rede da operadora).

        No caso de ser só com chamadas via aplicativos, verifique a sua conexão de internet; não use a internet da operadora para chamadas. Saiba porém que muitas pessoas estão reclamando das chamadas via WhatsApp. Isso é um problema mais comum com a TIM, aparentemente não é problema do app.

        Já se o problema for com as chamadas por sinal de rede, entre nas configurações de rede do seu celular e deixe a identificação da operadora como ‘Automática’. Depois, ainda nas configurações de rede, se você não fizer uso da internet da operadora, mude a rede de 3G para 4G.

        Vale fazer uma consulta de cobertura de sinal para o seu CEP no site da operadora que você usa e também no site das demais para ver qual oferece melhor sinal para você.

      1. Olá.

        Certifique-se de que o celular não está em ‘Modo Vibrar’ ou em ‘Modo Silencioso’, pois do contrário você não via mesmo ouvir o som de toque. Ajuste o volume do celular por meio das teclas laterais.

        Vá também nas configurações de Som e veja se um toque está definido para as chamadas, pois caso nenhum toque esteja selecionado você também não vai ouvir nada.

      1. Ola.

        Se o ícone do fone de ouvido estiver aparecendo na tela do seu celular, conecte o fone até o final e depois remova-o.

        Em seguida, reinicie o celular para finalizar aplicações que estejam abertas em segundo plano interrompendo a chamada e também para recarregar serviços do sistema que eventualmente tenham deixado de responder.

        Faça uma nova chamada (pode ser uma chamada de teste) e quando ela for atendida no outro aparelho ajuste o volume por meio das teclas laterais do seu celuular.

        Isso deve resolver o problema.

      2. Não entendi bem sua pergunta,

        Você não consegue ouvir a pessoa do outro lado da linha ou não consegue ouvir o som de chamadas?

        Deixe mais detalhes para que seja possível ajudar.

  2. Olá a todos! Boa tarde!

    Tenho um moto 5G e quando tento fazer ligações aparece uma tela com um o rosto de um robozinho azul, depois de alguns segundos esse rosto some e aparece “Preparando para iniciar…” “Inicializando apps”. Parece como se estivesse reiniciando o celular.

    Posso dar mais detalhes, caso não tenha ficado claro.

    Nunca tinha visto isso, por isto não estou conseguindo resolver e tampouco devo estar conseguindo ser mais transparente.

    Obrigado!

    1. Oi, Fábio.

      Informe, por gentileza, o modelo do seu celular e se isso ocorreu após uma atualização do sistema.

      Experimente reiniciar o celular.

      1. Vá nas configurações de rede e deixe a identificação da operadora como ‘Automática’. Depois, ainda nas configurações de rede, desative os dados móveis e mude a rede de 4G para 3G.

        Reinicie o celular e o problema deverá ser resolvido.

        Se você estiver usando apenas um chip no aparelho, certifique-se de que ele está conectado no slot1 (SIM 1)

      2. Boa tarde, TechGeek!

        Eu já descobri o que houve. O sistema CyanogenMod não funciona mais no moto 5g para realizar ligações via operadoras móveis. Eu conseguia fazer via WhatsApp.

        De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda! Abraços

      3. É um “moto X”!

        Tu tens acesso ao arquivo que restaura as configurações de fábrica?

        Não quero mais o CyanogenMod. Eu realmente não sabia disso, pois foi meu sogro quem instalou. Quando ele me falou isso (só o encontrei agora por morar em outro Estado), fui atrás das informações que vocês deram e deduzi ser o que ele instalou.

      4. Providencie uma cópia dos seus dados pessoais e então reinstale o software de fábrica (ROM) seguindo as instruções do vídeo desse endereço: https://www.youtube.com/watch?v=voQLzPGNYdE

        Você vai precisar baixar em um computador a ROM do Moto X, os drivers USB da Motorola e o programa FastBoot. Os links estão na descrição do vídeo.

        Instale a ROM de acordo com a versão do seu celular (XT1562 ou XT1563).

      5. Não consigo completar uma ligação em meu celular Moto G7, mas a pessoa consegue me ligar normalmente.

        O que eu faço?

      6. Olá.

        Confira como está o sinal de rede em seu celular e verifique se o contato em questão está cadastrado corretamente na agenda.

        O contato precisa ter o código DDD na frente do número e não pode ter código de operadora junto. EX: 11988887777 (onde o 11 seria o DDD).

        Verifique se o problema é só para ligar para esse contato ou se ocorre com mais contatos.

    2. Fábio,

      Isso é algum bug no sistema, aconselho que faça backup de seus arquivos e depois hard reset em seu aparelho;

      Caso o problema persista, reinstale a ROM original de seu aparelho.

      1. Olá.

        Conecte o fone de ouvido em seu celular até o final e depois remova-o.

        Inicie uma chamada de teste e aumente o volume do seu celular por meio das teclas laterais durante a chamada.

      2. Geliane,

        Já tentou colocar em viva voz para ver se o problema persiste?

        Caso persista, é bem provável que o problema seja na linha ou na antena do aparelho.

  3. Boa tarde!

    Estou com um celular Moto G7 Plus e ele está horrível.

    Quando eu faço uma ligação ele fica chiando parecido com um eco. Tanto na ligação feita como na recebida.

    Eu uso um chip da Tim e outro da Claro e isso só acontece com o chip da Claro.

    O que fazer?

    1. Olá.

      Você está fazendo as suas chamadas da maneira convencional ou pelo WhatsApp? Recentemente usuários reportaram problemas com chiado durante as chamadas pelo aplicativo.

      Por acaso você está usando fone ou então viva-voz durante a chamada?

      Pode ser também que esse chiado seja decorrente de uma limitação de sinal da Claro em sua região. Entre no site da operadora e faça uma consulta de cobertura de sinal para o seu CEP: https://www.claro.com.br/mapa-de-cobertura

      Faça o mesmo no site da TIM e compare: https://www.tim.com.br/sp/para-voce/cobertura-e-roaming/mapa-de-cobertura

      Experimente desligar o celular e inverter os chips de lugar apenas como forma de teste.

      Lembre-se que apenas um dos chips pode fazer uso da rede 4G, então opte por usar essa rede configurada no chip com a melhor cobertura.

      Você também pode ir nas configurações de rede e deixar a identificação das operadoras como ‘Automática’, nada de ‘Tim’, ‘Claro’….

      Também nas configurações de rede, caso você não faça uso da internet 4G, deixe configurada a rede 3G.

      Reinicie o celular e faça uma chamada de teste para ver e o problema do chiado foi resolvido.

    2. Tente mudar os chips de slot;

      Entre em contato com a central de atendimento de sua operadora e informe oque está ocorrendo, se for algum problema na linha a operadora resolve.

  4. Meu moto G6 Play tem 2 meses de uso e não recebe nem faz mais ligações. Já reiniciei, formatei e nada até agora nada.

    Estou desesperada, porque trabalho com o celular e não consigo atender meus clientes.

    1. Oi, Mariana.

      Não será que o chip, talvez pré-pago, tenha sido bloqueado por falta de recarga de crédito?

      Você já testou o chip em outro aparelho ou ligou de outro aparelho para a operadora para saber o que ocorre?

      Teste outro chip em seu celular também.

      *Sempre coloque e remova o chip com o celular desligado para que ele seja corretamente reconhecido e não corra o risco de queimar.

    2. Mariana,

      Sua linha é pré-paga ou pós-paga?

      Está tudo em dias com sua linha?

      Caso esteja, você deve entrar em contato com sua operadora, pois é bem provável que seja problema na linha.

  5. Tem 15 dias que comprei o meu Moto G7 Plus e todo mundo que me liga fala que a ligação esta horrível, e eu escuto normalmente e muito bem mas a pessoa não me ouve bem, o que poderia ser?

    1. Oi, Fernanda.

      Pode ser problema do microfone do aparelho o então a pecinha no fundo do canal do fone de ouvido que ficou travada no aparelho.

      Faça o seguinte:

      1 – Faça um teste de gravação com algum aplicativo de gravação ou até mesmo pelo WhatsApp e ouça como ficou. Assim você se certifica se é problema do microfone ou não.
      2 – Desligue o celular e com ajuda de uma agulha cutuque de leve o furinho que tem na parte de baixo da tela (esse é o microfone). Limpe qualquer sujeita que tenha ali.
      3 – Ligue o celular novamente e então conecte (até o final) e desconecte o fone de ouvido algumas vezes seguidas.
      4 – Ajuste o volume do aparelho por meio das teclas laterais.
      5 – Desinstale qualquer app que você instalou nos últimos dias que possa estar gerando conflito de áudio.

      *Note que isso também pode ser um defeito de fabricação. Então, se necessário, aproveite que o aparelho está na garantia e procure uma assistência técnica autorizada.

    2. Olá.
      Boa noite, tenho um moto G6 play,e quando faço ligação ou recebo,eu escuto normalmente já há pessoa q está do outro lado não me escuta só escuta se meu moto G6 estiver no viva voz

      1. Layane,

        Procure um pequeno “furo” que se encontra na parte inferior do aparelho. Com a ajuda de uma agulha faça a limpeza desse furo (trata-se da entrada de áudio do aparelho, e caso tenha alguma sujeira sua voz não passa);

        Caso não resolva, aconselho que procure uma assistência técnica!

  6. Boa Noite.

    Poderia me ajudar faz 7dias que comprei G7 plus estou com problemas na ligação, pessoal que está me ligando não consegui me ouvir ou quando ouvi a ligação fica falha, corta ou fica muita baixa minha voz? eu consigo ouvir normal, o problema está c as pessoal que me ligam. Obrigda

    1. Merielly,

      O problema pode estar no aparelho ou na linha;

      Para descobrir é muito simples, basta conectar seu chip em um novo aparelho e ver se o problema persiste. Caso persista, o problema é na linha;

      Se resolver, o problema é no seu aparelho e nesse caso você deve acionar a garantia de seu aparelho.

    2. Olá.

      Pode ser que a pecinha que há no fundo do canal do fone esteja travada causando o problema.

      Desligue o seu celular e ligue-o novamente, então conecte (até o final) e desconecte o fone de ouvido no aparelho. Repita isso algumas vezes seguidas.

      Feito isso, ajuste o volume do aparelho por meio das teclas laterais tirano-o do ‘Modo Silencioso’ ou do ‘Modo Vibrar’. Isso porque, se o aparelho estiver sem som ou para vibrar você não vai mesmo ouvir as notificações e toque de chamada.

      Faça um novo teste realizando uma chamada.

  7. Tenho um moto G5 e ele acabou de ser atualizado. Após a atualização não consigo mais fazer ligações, elas não completam. Só estou recebendo. O que fazer?

    1. Olá, tente dicar número a número para fazer a chamada. Sem pegar o número direto da agenda.

      Se você conseguir, olhe na agenda se por acaso os números estão com o código da operadora antes do DDD. Se estiver, remova.

      Do contrário, apenas experimente reiniciar o celular, pois é comum após um atualização algum serviço do sistema deixar de responder. O sistema também tende a ficar um poco mais lento logo apos uma atualização.

    2. Normalmente isso ocorre devido a bug na agenda de contatos;

      Aconselho que digite o número e tente fazer a ligação. Caso dê certo, re-edite sua agenda de contatos.

    3. Bom dia.

      O meu celular é Moto G6 Play e quando eu começo uma ligação para alguém a ligação fica cortando.

      O que eu faço?

      1. Olá.

        A chamada está cortando em chamada normal ou via fone de ouvido ou viva-voz?

        Comece indo nas configurações de rede e deixei a identificação da operadora como ‘Automática’. Caso você não use a internet da operadora, mude da rede 4G para a rede 3G.

        Desinstale também qualquer aplicativo que você instalou recentemente e que possa estar causando o problema.

        Reinicie o celular para finalizar serviços que estejam sendo executados em segundo plano, conecte e desconecte o fone de ouvido até o final algumas vezes e veja se o nível de sinal melhora.

      2. Jamerson,

        Entre em contato com sua operadora e informe oque está ocorrendo;

        Normalmente isso é um problema na linha e o próprio suporte técnico resolve.

  8. Bom dia

    Tenho um moto G5S, estou recebendo ligações (de números diversos) e o aparelho recebe a ligação toca uma vez e cai a ligação. Alguém pode me ajudar como resolver este problema?

    Deste já obrigado.

      1. Obrigado pelo retorno. Mas o problema é os as ligações que eu recebo, sejam da minha esposa, parentes, etc. O telefone toca uma vez e cai a chamada do celular e para pessoa que me ligou parece que o celular está desligado ou a ligação foi cancelada. Como acertar isso no meu moto G5?

      2. Fábio,

        Primeiramente retire o chip de seu aparelho e conecte em outro celular. Tente receber uma ligação e veja se o problema persiste;

        Caso persista, você deve entrar em contato com sua operadora e informar oque está ocorrendo, pois o problema é na linha;

        Se o problema for “resolvido” utilizando outro aparelho, você deve fazer um backup de seus arquivos e depois fazer um hard reset conforme explicado no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wVfVhcsoWUY

      3. Ok. Agora que você explicou melhor o que está se passando…

        Veja se o Desvio de chamada/Encaminhamento de chamada está ativo nas configurações de chamada do seu celular. Se estiver, desative.

        Um forma de desativar os desvio ativos é abrir o discador e digitar #21#

        Se isso não funcionar, desligue o celular e remova o chip. Depois, ligue o celular sem o chip e desligue-o novamente. Agora coloque o chip e ligue o celular.

        Caso o problema ainda persista, vá em Configurações > Aplicativos. Acesse as opções da tela de aplicativos por meio do ícone de três pontinhos e depois toque em “Redefinir preferencias o app”.

        Reinicie o celular em seguida.

        Você também pode testar o chip em outro aparelho compatível e também testar outros chips em seu celular. Assim você descobre se o problema é no chip/linha o no celular.

      4. Eu resetei meu celular Moto G2 Plus e agora toda vez que vou fazer a ligação aparece “Chamada finalizada”.

        O que eu pode ser feito?

      5. Sheila,

        O procedimento de hard reset não causa esse tipo de problema. Portanto aconselho que teste o chip em outro aparelho e veja se o problema continua;

        Se em outro aparelho a ligação for feita de forma correta, aconselho que restaure seu aparelho aos padrões de fábrica;

        Se mesmo em outro aparelho não for possível fazer chamada com seu chip, aconselho que entre em contato com sua operadora pois o problema é em sua rede.

      6. Oi, Sheila.

        Tente o seguinte:

        1 – Desligue o celular e remova o chip;
        2 – Ligue o celular sem o chip e desligue-o novamente;
        3 – Conecte o chip outra vez e ligue o celular;
        4 – Verifique se o celular está em Modo Avião/Modo Voo/Modo offline. Se estiver, desative esse modo.
        5 – Vá nas configurações/Ajustes de rede, aguarde a lista de operadoras aparecer e toque na opção Automática
        6 – Vá nas configurações de chamada e verifique se o Desvio de chamada/Encaminhamento de chamada está ativo
        7 – Reinicie o celular.

        Se isso não resolver, providencie uma cópia dos seus dados pessoais e refaça a restauração de fábrica, mas agora siga as instruções desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fVaDOjOmRqs

  9. Oi boa tarde.
    Tenho um Moto g play, quando tento ligar para qualquer contato aparece a seguinte mensagem:
    “Para realizar ligaçõess primeiro desative o bloqueio de chamadas. Não consigo localizar este bloqueio, para desativar.
    O que fazer? Já tentei várias coisa e nada…..

    1. Faça o seguinte procedimento:

      Clique no ícone telefone> clique nos três pontinhos (parte superior direita)> configurações> ligação do SIM relacionado> selecione SIM1 ou SIM2 (caso seu aparelho seja de dois chips)> bloqueio de ligações> desmarque as opções em “ligações feitas”;

      Outro procedimento é restaurar seu aparelho as configurações de fábrica.

      1. Meu telefone é moto G, quando alguém mim liga aparece não posso atender,mim liga mais tarde,estou em reunião,estou ocupada,o que eu devo fazer

      2. Suziley,

        Isso acontece porque você está movimentando de forma incorreta o ícone de “atender”;

        Veja como está configurado seu aparelho, para assim saber se é necessário movimentar para o lado esquerdo ou direito;

        Dependendo do movimento que você fizer, realmente irá aparecer essas opções.

      3. Olá.

        Vá na tela de aplicativos do seu celular e toque no aplicativo chamado ‘Ferramentas do SIM’. Depois, toque em ‘Mensagens’ e em ‘Alerta de Ocupado’.

        Desative o alerta e o problema estará resolvido.

        Nessa mesma tela onde você desativa o alerta de ocupado você pode entrar em ‘Configurações’ e mudar a mensagem que aparece quando te ligam. Se assim você desejar.

    2. Olá. Siga os passos abaixo:

      1 – Desligue o celular e remova o chip.
      2 – Ligue o celular sem o chip e desligue-o novamente
      3 – Conecte o chip outra vez e ligue o celular
      4 – Verifique se o celular está em Modo Avião/Modo Voo/Modo offline. Se estiver, desative esse modo.
      5 – Vá nas configurações/Ajustes de rede, aguarde a lista de operadoras aparecer e toque na opção Automática.
      Nas configurações de chamada verifique se a restrição de chamada está ativada. Se estiver, desative-a.
      6 – Reinicie o celular.

  10. Meus pais tem um Moto G6 Play cada um e ambos estão com problema na ligação.

    Toda vez que eles estão em uma ligação ela é encerrada nos primeiros minutos. O que pode ser?

    1. Oi, Laís.

      Se os aparelhos tiverem chip com plano pré-pago, convém verificar os créditos disponíveis.

      Peça que seus pais verifiquem também o nível de sinal da operadora. Se o sinal estiver baixo, entrem nas configurações de rede e deixe a identificação da operadora como “Automática”.

      Depois, ainda nas configurações de rede, peça que eles mudem da rede 4G para 3G.

      Reinicie os aparelhos e o sinal deve ficar melhor.

      Dica: Consulte no site da operadora a cobertura de sinal para o endereço de vocês. Faça isso também no site de outras operadoras, talvez outra ofereça um sinal melhor para a região.

    2. Lais,

      Isso pode ser um problema tanto na linha quanto no aparelho;

      Aconselho que faça um backup dos arquivos e depois um hard reset no aparelho;

      Se o problema persistir, entre em contato com a operadora pois é bem provável que nesse caso o problema seja na linha.

  11. Boa tarde, meu moto G5S esta com o android 8.1 e esta muito lento para realizar ligações, ao escolher o contando fica 1/2 min na tela verde escrito “Ligando…” e só depois começa a chamar. Alguém poderia ajudar ?

    1. Se o sistema do aparelho acabou de ser atualizo no momento em que você escreveu a sua pergunta, pode ser que reiniciando ele volte a funcionar normalmente.

      Caso contrário, providencie uma cópia dos seus dados pessoais (fotos, vídeos, músicas, contato da agenda…) e restaure o celular aos padrões de fábrica conforme mostrado no vídeo desse endereço: https://www.youtube.com/watch?v=acI7YDtlI6k

  12. Olá, tenho um Moto G5s plus, com Android 8.1.0. Quando faço uma ligação, sem o viva voz é ativado automaticamente. Mas o ícone do viva voz não fica acionado. Para desativar tenho que tocar no ícone, depois tocar novamente. Aí o som sai normalmente, sem viva voz. Alguém sabe como proceder para deixar o viva voz sempre desativado, como é normalmente.

    obs.: TalkBack esta desativado e nao tenho aplicativo de gravação de chamadas.

    1. Olá.

      Reinicie o seu celular e então conecte e desconecte o fone de ouvido (até o final) algumas vezes seguidas.

      Inicie uma nova chamada para fazer um teste e veja se isso resolve.

    2. No meu caso era a bateria que estava estufada e étava esmagando o auto falante
      Troquei a bateria e o problema acabou

      1. Pode ser que a bateria tenha estufado. Não é comum mas pode acontecer caso a bateria já esteja com defeito ou quando o proprietário do celular costuma usar carregador de especificação técnica incompatível com o aparelho.

  13. Meu moto G5 s plus quando ligo para alguém ele desliga e parece ligação finalizada, o que é? E oq posso fazer?

    1. Se o problema só ocorre com um número em específico pode ser que você esteja ligando para o número errado ou de maneira errada.

      Também pode ocorrer de o seu telefone estar fora de área ou o outro número estar fora de área. Ou ainda, o seu número estar bloqueado no aparelho da outra pessoa, seja por engano ou não.

      Em caso de aparelhos pré-pago, a operadora pode impedir o aparelho de realizar e receber chamadas após um longo período sem o chip receber recargas de crédito.

      Se o chip do seu celular já estiver ativado e cadastrado junto à operadora, siga os passos abaixo:

      1 – Desligue o celular;
      2 – Remova o chip;
      3 – Ligue o celular sem o chip;
      4 – Desligue o celular novamente;
      5 – Coloque o chip e ligue o celular;
      6 – Vá nas configurações de rede e deixe a identificação da operadora como “Automática”;
      7 – Ainda nas configurações de rede, se você não usa a internet da operadora, mude de 4G para 3G;
      8 – Reinicie o celular.

  14. Boa tarde! meu moto g 6 plus nao mostra chamada quando a recebo, só toca e vibra mais não consigo atender
    vcs podem me ajudar por favor?

    1. Esse é um aparelho relativamente novo, acabou de ser lançado. Eu recomendo fortemente que você leia o manual de instruções do aparelho para se familiarizar com suas funções.

      Pode ser que, sem querer, você tenha habilitado a função de “Chamada em espera”: https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/home/device/motorola/moto-g6-plus/topic/chamadas/habilitar-chamada-em-espera/5

      Ou então, pode ter ativado o redirecionamento de chamada: https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/home/device/motorola/moto-g6-plus/topic/chamadas/habilitar-redirecionamento-de-chamada/9

      Se for o caso, desative essas funções.

  15. Boa tarde meu celular não está completando a ligação quando ligo ele dá fora de área ou desligado como posso resolver esse problema

    1. Se o chip já foi devidamente ativado e cadastrado junto à operadora, isso pode ser uma limitação de sinal dessa operadora em sua região. Verifique no site da operadora a cobertura de sinal 3G e 4G em seu endereço.

      Você pode tentar contornar o problema indo nas configurações de chamada do celular e deixando a identificação da operadora como “Automática”. Ou então, se você não vai usar o 4G da operadora para internet, vá nas configurações de rede e mude de 4G para 3G.

      Reinicie o seu celular em seguida.

    2. Se o chip já foi devidamente ativado e cadastrado junto à operadora, isso pode ser uma limitação de sinal dessa operadora em sua região. Verifique no site da operadora a cobertura de sinal 3G e 4G em seu endereço.

      Você pode tentar contornar o problema indo nas configurações de chamada do celular e deixando a identificação da operadora como “Automática”. Ou então, se você não vai usar o 4G da operadora para internet, vá nas configurações de rede e mude de 4G para 3G.

      Reinicie o seu celular em seguida.

  16. bom dia! tenho um moto g6 e ao fazer ligações as pessoas para quem eu ligo não estão me escultando. o que eu faço?

    1. Amália,

      Procure um pequeno “furo” que se encontra na parte inferior do aparelho. Com a ajuda de uma agulha faça a limpeza desse furo (trata-se da entrada de áudio do aparelho, e caso tenha alguma sujeira sua voz não passa);

      Veja se isso resolve o problema!

    2. Esse problema é bastante comum nos aparelhos da Motorola.

      1 – Desligue e ligue novamente o seu celular
      2 – Conecte e desconecte o fone de ouvido algumas vezes em seguidas
      3 – Ajuste o volume do aparelho por meio das teclas laterais
      4 – Faça uma chamada voz ou vídeo (sem o fone) como teste e ajuste o volume utilizando as teclas laterais o celular.

  17. Eu não consigo ouvir áudios do WhatsApp, nem ver vídeos, não consigo fazer ligações e nem escutar músicas, já desinstalei o WhatsApp, não adianta, oq faço?

    1. Mais qual erro aparece quando você tenta fazer essas funções no Whatsapp?

      Você não consegue ouvir a pessoa ou a ligação nem inicia?

      Deixe mais detalhes para que seja possível ajudar

    2. Você não consegue também ver vídeos ou você visualiza o vídeo, mas está sem som?

      O problema é só com o WhatsApp ou também com chamadas e outros apps de áudio e vídeo??

      1. Estou com problemas em meu moto G 4 plus – não consigo ver vídeos, não consigo ouvir ligações e muto menos ouvir áudios … O restante está normal

      2. Ajuste o volume do seu celular por meio das teclas laterais.

        Igualmente quando você estiver assistindo um vídeo, ouvindo música ou em chamada, pois o celular possui ajustes de áudio independentes para cada função.

        Você também pode ajustar o áudio do seu celular indo em Configurações > Som.

      3. Marcio,

        Conecte e desconecte o fone de ouvido algumas vezes;

        Instale o aplicativo SoundAbout e logo após selecione a opção “speaker”.

      4. Boa noite.
        Estou com problema no meu moto g 7play.
        Eu entro nos meus contatos e tento fazer uma ligação clicando no contato, mas não disca o número.
        Se eu digitar manualmente ele faz a chamada.
        Também não está fazendo barulho quando alguém me liga
        Já tentei várias coisas nas configurações, mas a sucesso.

      5. Certifique-se de ter cadastrado os números na agenda com o código DDD na frente. Não coloque o código da operadora ao cadastrar os números.

        Sobre o celular não emitir sons quando você recebe chamadas, provavelmente o aparelho está em ‘Modo Vibrar’ ou em ‘Modo Silencioso’. Ajuste o volume por meio das teclas laterais.

      6. Roberto,

        Abra a PlayStore, procure por “discador” e instale o aplicativo que mais lhe interesse;

        Após instalado, inicie a chamada a partir desse novo aplicativo. Isso deve corrigir o problema!

    1. Isa,

      Verifique seu chip se está funcionando corretamente;

      Para isso retire o chip de seu aparelho e conecte em outro celular para ver se o problema resolve ou se mantém;

      Se o problema for na linha, você deve entrar em contato com sua operadora para saber oque está ocorrendo!

    2. Se você já ativou e cadastrou o chip junto à operadora, veja se o celular está em “Modo Avião”. Deslize a tela de cima para baixo para acessar a área de notificação e caso a opção estiver ativada é só desativá-la.

      Confira também o sinal da operadora no mostrador da tela do seu celular. Se o sinal estiver com nível baixo considere alterar a rede de 4G para 3G. Para isso, vá em: Configurar > Mais > Redes móveis > Tipo de rede preferencial.

      Reinicie o celular em seguida.

      Não deixe de conferir a cobertura de sinal 3G e 4G em seu bairro/região no site da operadora.

      Caso o problema persista, desligue o celular e confira se o chip foi colocado corretamente. Use sempre chip de padrão compatível com o seu celular e nunca remova ou coloque o chip com o celular ligado.

      Você pode testar esse chip em outro celular compatível e também fazer o inverso, testar outro chip compatível em seu celular.

      Dica: Quando o chip de uma operadora funciona, mas o chip de outra não, isso pode ser limitação do sinal ou manutenção de rede da operadora na região.

  18. As pessoas estão ouvindo eco quando falo com elas , tenho o moto g 2 . Já desativei o efeito de som ,tirei a capinha de silicone,troquei o chip de lugar. Não sei mais oq fazer. Alguém pode me ajudar?

    1. Faça o teste em outro aparelho, utilize seu chip em outro aparelho e veja se o problema se mantém. Se continuar com eco mesmo em outro aparelho é porque sua linha está com problema, nesse caso é necessário somente entrar em contato com sua operadora e informar o ocorrido que eles resolvem!

      1. Nesse caso aconselho que faça um backup de seus arquivos e depois um hard reset em seu aparelho. Se o problema no áudio for causado pelo sistema o procedimento irá resolver.

        Se mesmo assim não sanar o problema, então é quase certo que o problema está no microfone e terá que ser regulado ou substituído.

  19. Quando eu falo, a outra pessoa escuta super baixo e aparenta sensação de ligação ruim, tenho um Moto G4 Play o que eu faço pra arrumar.

    1. Esse problema ocorre apenas com um único contato em especifico ou é com todos? Acontece tanto quando você faz ou recebe chamadas, inclusive pelo whatsapp?

      O som do aparelho sai normal quando você ouve música ou assiste a um vídeo?

      Durante as chamada experimente ajustar o volume por meio das teclas laterais do aparelho. Normalmente isso resolve o problema.

      1. Boa noite, estou com um grande problema no microfone nas minhas chamadas de vídeo,tanto pelo WhatsApp quanto pelo Messenger. Eu ouço, mas a outra pessoa não me ouve. Minhas chamadas de voz funcionam, minhas chamadas de operadora tbm estão normais, os áudios q envio pelo WhatsApp continuam normais, apenas nas chamadas de vídeo que a outra pessoa não me ouve. Só consigo realizar chamadas de vídeo usando fono. Já reiniciei o aparelho nas configurações de fábrica e o problema continua.

      2. Oi, Cristina. Esse problema pode estar relacionado com o canal do fone de ouvido em seu celular.

        Confira as dicas a seguir:

        1 – Desligue e ligue novamente o seu celular
        2 – Conecte e desconecte o fone de ouvido algumas vezes em seguidas
        3 – Ajuste o volume do aparelho por meio das teclas laterais
        4 – Faça uma chamada voz ou vídeo (sem o fone) como teste e ajuste o volume utilizando as teclas laterais o celular.

        Se isso não funcionar, desligue o celular e pingue duas gotas de álcool isopropílico na ponta do fonte, então conecte e desconecte o fone algumas vezes seguidas no conector. Pode ser oxidação!

        *Atenção: não é álcool etílico (álcool de farmácia).

        Caso isso também não funcione, baixe e instale no celular o aplicativo “Sound About”. Abra o aplicativo, marque as opções “Speaker” e reinicie o celular.

        Persistindo o problema, procure uma assistência técnica autorizada.

      1. Olá. Se você puder responder as perguntas que fiz para a “Régia Lara” talvez e possa te ajudar.

        Em se tratando do Moto G4 isso pode ser um problema relacionado ao canal do fone de ouvido do aparelho.

        Por hora tente o seguinte:

        Reinicie o celular e então conecte e desconecte o fone no conector. Faça isso algumas vezes seguidas.

        Veja se isso resolve o problema.

    1. Verifique se o “Encaminhamento/Desvio de chamadas” está ativado em seu celular nas configurações de chamada. Se estiver, desative-o.

      1. Podem me ajudar?!
        Eu tenho um aparelho MOTO G6 e só consigo fazer chamadas pra Tim (minha operadora), das demais nem completa, disco os números ou pego da agenda e da chamada encerrada na hora. Não sei o que fazer?
        Meu plano é ilimitado pra qualquer operadora.

      2. Talvez os contatos estejam cadastrados de forma errada na agenda. Você tem que colocar o DDD antes do número e não pode colocar o código da operadora.

        Ex: 11988887777 (onde o 11 seria o DDD).

      3. Gabriela,

        Nesse caso aconselho que entre em contato com sua operadora e informe oque está ocorrendo;

        Pois normalmente isso é causado por algum erro na linha.

  20. Meu moto g 4 não funciona o áudio do wats e nem ligação mais no vídeo da câmera funciona normalmente
    Oque eu posso fazer???
    Será que o microfone que estragou .isso aconteceu logo após ter trocado minha tela

    1. Desligue e ligue o seu celular novamente. Conecte desconecte o fone de ouvido algumas vezes seguidas.

      Execute um arquivo de áudio e faça o ajuste de volume por meio das teclas laterais do aparelho. Faça uma chamada de teste e também ajuste o volume por meio das teclas laterais.

  21. Meu motog quando faço ligações ele trava fica tudo preto não consigo desliga a ligação e quando tento ouvir áudio acontece a mesma coisa trava tudo fica preto não consigo destravar

  22. Para eu poder atender o meu celular tenho que abri o app celular e celular “retornar chamada”. Pois sempre que ligam, a tela fica preta e não aparece a tela de ligação. O que eu faço?

  23. O meu moto G4 está com uns problemas também, toda vez que alguém liga para mim, eu tenho que ascender a tela e abrir o aplicativo telefone para ver quem estar ligando e atender. Pode me ajudar?

    1. Pode ser que você tenha mexido em alguma configuração do sistema.
      Deslize a tela do seu celular, de cima para baixo, para acessar a área de notificação do sistema. Veja se a opção “Não perturbe” está marcada. Caso esteja, desmarque-a.

      Outra hipótese é que o aparelho esteja configurado no “Modo Prioridade”. Veja se na parte de cima da tela está aparecendo o desenho de uma estrela. Se estiver é porque está no Modo Prioridade.

      Para desativar o Modo Prioridade aperte qualquer uma das teclas de volume e na tela toque na opção “Tudo”. Há também a opção “Nenhum”, mas se você marcá-la não irá receber nenhum alerta de notificação. Essa função e o Modo Prioridade é mais para dormir uma noite de sono tranquila ou quando se está em reunião e não pode atender o aparelho.

      Se mesmo assim isso não resolver, vá em Configurações > Aplicativos. No menu dessa tela toque na opção “Reiniciar preferências do app”. Então reinicie o celular.

      Supondo que tudo o que foi sugerido falhou, restaure o seu celular aos padrões de fábrica por meio das opções de “Backup e restauração” do sistema. *Não se esqueça de antes fazer um Backup/cópia dos seus dados pessoais (Fotos, vídeos, músicas, contatos da agenda…).

      1. Nossa, voltou a funcionar, obrigada mesmo!
        Ah…. O Luã que mandou a mensagem é o meu filho, desculpa se mandamos duas mensagens.

    1. Pode ser que sua linha esteja bloqueada, aconselho que entre em contato diretamente com sua operadora por meio de outro telefone.

  24. Olá,

    Meu moto G5 está faz ligações normais, porém as pessoas não me escutam, eu mando áudio no WhatsApp e minha voz aparece, por isso acho q não é problema com o microfone. Pode me ajudar?

    1. Siga as dicas abaixo:

      1 – Desligue e ligue novamente o seu celular
      2 – Conecte e desconecte o fone de ouvido algumas vezes em seguida
      3 – Ajuste o volume do aparelho por meio das teclas laterais
      4 – Faça uma chamada de teste e ajuste também o volume durante a chamada utilizando as teclas laterais.

      Se isso não funcionar, pingue duas gotas de álcool isopropílico na ponta do fonte, então conecte e desconecte o fone algumas vezes seguidas no conector. Pode ser oxidação!

      Caso isso também não funcione a recomendação é procurar uma assistência técnica autorizada.

  25. boa tarde meu moto g4 plus nâo esta fazendo ligaçôes diz que:
    Esse telefone esta programado para não fazer esse tipo de ligação

    o que devo fazer ?

    1. Em seu celular vá em Configurações/Ajustes > Aplicativos > Telefone > Armazenamento. Toque na opção “Limpar dados” e reinicie o celular.

  26. Então o problema está no seu chip ou na linha. Aconselho que procure uma loja representante de sua operadora ou entre em contato com a central de atendimento da operadora e informe oque está ocorrendo.

  27. 1 – Desligue o celular e remova o chip.
    2 – Ligue o celular sem o chip e desligue-o novamente
    3 – Conecte o chip outra vez e ligue o celular
    4 – Verifique se o celular está em Modo Avião/Modo Voo/Modo offline. Se estiver, desative esse modo.
    5 – Vá nas configurações/Ajustes de rede, aguarde a lista de operadoras aparecer e toque na opção Automática
    6 – Depois vá nas configurações de banda (tipo de rede/modo de rede) e deixe como 3G (WCDMA, UMTS, ou HSDPA – como estiver aí em seu celular) – Só use 4G (LTE) se houver suporte para essa rede em sua região.
    7 – Vá nas configurações de chamada e verifique se o Desvio de chamada/Encaminhamento de chamada está ativo. Se estiver desative-o.
    8 – Ainda nas configurações de chamada verifique se a restrição de chamada está ativada. Se estiver, desative-a.
    9 – Reinicie o celular.

    Se o problema persistir, ligue de um telefone fixo para a sua operadora e informe-se se há alguma manutenção na rede próxima a sua residência.. Peça também para representante (atendente) fazer um teste no chip a fim de detectar problemas.

    Você também pode fazer alguns testes simples, como testar o chip em outro slot, testar o chip em outro celular, testar outro chip em seu celular… Com isso você vai saber se o problema é no chip ou no celular.

    Se detectado um problema no chip, vá até um ponto de venda autorizado da operadora. Adquira um novo chip e lá mesmo peça para ativarem o chip usando o mesmo número da linha do chip com defeito.

    Já se você entender que o problema é no celular, faça uma cópia dos seus dados pessoais (fotos, vídeos, músicas, contatos da agenda…), então restaure o celular aos padrões de fábrica por meio das opções de Backup e restauração do sistema.

    Se isso não funcionar, procure uma assistência técnica autorizada, pois isso pode ser defeito da antena interna do aparelho.

    Dicas:

    – Nunca coloque ou remova o chip com o celular ligado.
    – Não utilize chips cortados ou com adaptadores. Compre chip no tamanho e padrão exato para o seu celular

  28. Meu cerlula moto gg quando eu faço uma ligação ele ficar cortado falar
    Oque faço mi ajude

    1. Se isso acontece só em um lugar pode ser limitação do sinal da operadora.

      A dica que eu te deixo é que você vá nas configurações de banda/modo de rede/tipo de rede e deixe como 3G (HSDPA / WCDMA). Só deixe o celular configurado na rede 4G se houve disponibilidade de sinal de qualidade em sua região.

      *Reinicie o celular para finalizar qualquer aplicação que esteja aberta em segundo plano.
      *Desinstale qualquer app que você instalou recentemente e que possa estar gerando conflito.
      *Evite ficar perto de aparelhos que funcionam na mesma frequência do seu aparelho de celular. (Vide manual do usuário)

  29. Tente uma das dicas abaixo:

    1 – Coloque o zero e o código de área antes de fazer a discagem, ex: 011 + número de telefone.

    2 – Desative a discagem fixa: Configurar > Gerenciar cartões sim > configuração de ligações > config. ligação do sim > números de discagem fixa. (Desative a opção de Discagem fixa e faça sua ligação normalmente).

    3 – Restaure as configurações iniciais do aparelho: aça uma cópia dos seus arquivos pessoais e contatos da agenda, depois vá em Configurar > Aplicativos > Clique nos três pontos na parte de cima da tela > Redefinir preferências. Desligue o aparelho , ligue novamente.

  30. o meu moto g quando eu faço ligações ou vice versa eu ouço as otras pessoas normal mas quando quero conversa elas nau me ouvem esse é o problema sera q tem alguma resposta rapida?.ja tentei td oq os outros fizeram e nd..nau é problema no alto falante pq ouço musica normal alguma falha

    1. desliguei e liguei e tirei o chip e limpei e coloquei de volta e funcionou normal . valeu pelas dicas

    2. Eu ligo e a outra pessoa só me ouve se eu colocar no vivo voz se tirar do viva voz fica mudo o meu celular o que devo fazer meu aparelho é o moto G7 play

      1. Siga as instruções abaixo:

        1 – Desligue o seu celular e com ajuda de uma agulha ou alfinete cutuque o furinho que tem na parte de baixo do aparelho, esse é o microfone.
        2 – Ligue o celular e faça os ajustes de volume nele pelas teclas laterais.
        3 – Conecte e desconecte o fone de ouvido do telefone algumas vezes seguidas. Faça isso observando se o ícone some da tela quando o fone é removido.
        4 – Desinstale qualquer aplicativo que você instalou antes do problema começar e que possa estar gerando conflito.
        5 – inicie uma chamada de teste e ajuste o volume por meio das teclas laterais.

        Se o problema persistir, baixe e instale o aplicativo ‘Earphone mode off’ a partir da PlayStore.

        Como ultimo recurso antes de procurar uma assistência técnica autorizada você pode fazer uma cópia dos seus dados pessoais (fotos, vídeos, músicas, contatos da agenda…) e restaurar o seu celular aos padrões de fábrica por meio das opções de Backup e restauração do sistema.

      2. Procure um pequeno “furo” que se encontra na parte inferior do aparelho. Com a ajuda de uma agulha faça a limpeza desse furo (trata-se da entrada de áudio do aparelho, e caso tenha alguma sujeira sua voz não passa);

  31. Meu moto G quando eu faco ligacao nao to ouvindo nadinha e quem ta na linha consegue me ouvir , e quando boto no fone consigo ouvir normal a outra pessoa na linha. Nao sei porq ta assim , alguem sabe me dizer o q fazer ? Obg 🙂

  32. pessoal eu tava com esse problema eu fiz o seguinte:troque o micro ship de slot do 1 para o 2 ou vice versa

      1. Mas você já ativou o chip e cadastrou junto à operadora? Você já tem o número da sua linha?

        Pode levar algumas horas após a ativação para o chip ficar disponível para fazer e receber chamadas.

Os comentários estão desabilitados.