app-studiodesignO aplicativo Studio Design, criado pela Overlay Studio Inc, é um app inteligente que facilita muito a criação de seus próprios designs. É bem parecido com o app Rhonna Designs and Over, e ainda combina uma rede micro-social como o Instagram.

Todo mundo adora apps de fotografia, mas os mais bacanas são aqueles que permitem que os usuários possam ser criativos permitindo que suas imaginações flua. Isto significa que é possível tirar fotos e adicionar um significado, algo que sirva de inspiração para outros. É o que o Studio Design propõe ao acabar de chegar ao mercado.

De cara a sua interface é muito bacana e combina demais com o sistema iOS 7. É flat, simples, limpa e muito intuitiva. Sem falar no esquema de cores usado que mistura cores claras que combinam muito entre si. Há uma enorme harmonia quando tudo isso é combinado, sendo fácil de ler, graças à fonte Avenir.

Para usar o Studio Design, você precisa de uma conta, e para criar uma, você só precisa de um endereço de email, mas também há a opção de usar o Facebook Connect para preencher os detalhes rapidamente. Uma vez logado, você vai para a feed principal. O app Studio Design consiste em 5 sessões diferentes, que podem ser acessadas pela barra de menu de baixo: Feed, Reações, Novo Design, Pesquisa, e Perfil.

app-studiodesign2A feed principla é provavelmente onde você ficará a maior parte do tempo, onde há os designs enviados pelas pessoas que você segue, assim como os seus. Você pode adicionar anotações aos designs (vistos como reações), “curtir”, e até pegar o design de base para usá-lo em suas criações.

Para criar um novo design, é só tocar no enorme botão verde no centro da barra de menu, e o app irá pedir para você esoclher um fonte para a sua base de foto, que pode ser uma nova, ou uma imagem importada da sua Biblioteca de Imagens, ou nenhuma. Se escolher a opção “Nenhuma”, você obtém uma tela em branco que pode ser preenchida como quiser com os overlays do app.

Na tela de edição, as fotos devem ser cortadas em um formato quadricular de 1:1, podendo ser movidas e redimensionadas com múltiplos gestos, ou pela barra de ferramentas na parte de baixo. Outras opções incluem a habilidade de girar e virar a imagem, assim como ajustar a saturação da cor, brilho e contraste. Há também filtros que podem ser adicionados à imagem, que incluem várias opções, que podem também serem ajustadas na intensidade com uma barra de ajustes.

Mas isso não é só o que pode ser feito com o Studio Designs, pois o app não é apenas um editor de imagens. Ao tocar no botão de cima da esquerda, o app revela um painel lateral com muitas novidades. O seu design pode consistir de diversas camadas diferentes, com a foto ou a tela branca de base. Se salvar qualquer design como bookmarks, estes poderão ser colocados sobre o seu próprio design, ou poderá ir em Overlays e criar a sua própria obra de arte.

Os Overlays podem ser divididos em outras categorias, como formatos, texturas, cortes, texto e vários formatos temáticos e muito mais. Tocando em uma seleção, o app abre outro painel lateral, onde você pode visualizar as opções disponíveis dentro da categoria. Ao achar a que gosta, é só tocar nela e jogá-la na sua iamgem, onde você pode customizar o tamanho, a posição, e a coloração. E se mudar de ideia sobre qualquer camada, é só apagar deslizando sobre ela no painel lateral.

Embora o app venha com muitas opções disponíveis grátis, há também o Overlays Market que oferece inúmeros pacotes de overlays que podem ser obtidos por cerca de $0.99 a $1.99 cada, contendo pelo menos 20 elementos diferentes.

Ao terminar de criar o seu design, o passo final é salvá-lo e compartilhá-lo. Por padrão, os, designs são compartilhados na comunidade do Studio Design, mas você pode mudar para privados nas configurações do app. O design pode ser publicado também diretamente como post no Facebook, Twitter, Instagram, ou Pinterest. Pode também compartilhar por email ou apenas salvar no Rolo da Câmera. Seus designs também podem ser deletados dos eu perfil mais tarde se decidir que não gostou deles.

A função de Pesquisa também funciona bem, trazendo os resultados instantaneamente depois de submetida a palavra-chave. A pesquisa procura por designers e temas, e apresenta os resultados nesta ordem, designers primeiro, depois temas. Há também designers sugeridos que podem sempre ser mostrados, caso queira seguir algum.

As Configurações no Studio Design permite que usuários atualizem seus detalhes de conta, escolham tornar os designs privados por padrão e exportar de forma automática para o Rolo da Câmera.

O Studio Design é bem impressionante, mesmo para quem não chega a ser um designer, pois o app facilita pra todo mundo. O seu design é mínimo e elegante, tornando o app bem fácil de ser usado. A comunidade parece bem boa também, com muita criatividade para se inspirar. O app está disponível para o iPhone na App Store, totalmente de graça.

Download: https://itunes.apple.com/us/app/studio-design/id671866502?mt=8

25 respostas

  1. Olá, eu não estou conseguindo fazer minhas artes. Baixei somente alguns overlays, mas não ta dando pra editar… o que eu faço ?

    1. Eu recomendo que você procure tirar dúvidas com grupo de usuários que utilizem o aplicativo. No youtube é provável que você encontre algum tutorial que te ajude.

      Por fim, você pode enviar sua dúvida diretamente ao desenvolvedor do aplicativo. Boa sorte!

  2. como eu faço pra criar um username ?
    não estou conseguindo, ou escreve mto curto, ou muito longo, mas nunca fica bom :'(

    1. Se não for possível fazer isso pelo próprio aplicativo você pode tentar desinstalar e instalar novamente o aplicativo pelo iTunes. Apenas não se esqueça se fazer também uma cópia dos seus trabalhos salvos.

    1. Sim. Você pode usar um efeito pré-definido e inserir a sua legenda. As edições são feitas por meio de overlays (sobreposições).

    1. Sim, como descrito no review, se salvar qualquer design como bookmarks, estes poderão ser colocados sobre o seu próprio design, ou poderá ir em Overlays e criar a sua própria obra de arte.

    1. Verifique nas configurações do aplicativo.
      Em todo caso, não há necessidade de remover a conta. Caso você não queira mais utilizar o aplicativo basta desinstalá-lo.

  3. Olá! Como faço para excluir um overlay já baixado? Pois eu baixei muitos overlays e agora o aplicativo não funciona.

  4. Alguem sabe se eu consigo botar algum aplicativo para:montagens e cubos no meu celular lg375????

    1. Oi, Roberta. Para os três principais sistemas operacionais do mercado (iOS, Android e Windows Phone) você encontra diversos aplicativos nas lojas oficiais online, no caso a AppleStore, a Google Play e a Windows Phone.
      Esse app de montagem de cubos que você sugere seria aquele puzzle (quebra-cabeças) de embaralhar e organizar as peças formando um desenho ou o famoso jogo de blocos, Tetris??

    1. O seu celular possui um sistema operacional proprietário, isso quer dizer que você não poderá baixar aplicativos da Apple Store, da Google Play ou da Windows Store.
      Recomendo que você verifique junto ao manual do usuário se é possível a instalação de aplicativo de terceiros em seu aparelho e o tipo de arquivos suportados.
      Você também pode obter mais informações entrando em contato com o suporte da LG.

  5. Em se tratando de edição de imagens eu sempre preferi o bom e velho FireWorks, ou mesmo o todo poderoso Photoshop. Mas é preciso dar o braço a torcer e reconhecer que apps como o Studio Design são uma “mão na roda” na hora de editar imagens para as redes sociais direto do smartphone.
    Seu preço é compatível com aquilo que ele oferece, sendo talvez a sua maior desvantagem ser exclusivo do sistema iOS da Apple. Vale conferir!

Os comentários estão desabilitados.