Os melhores aplicativos colaborativos e de utilidade do ano

Muitos destes aplicativos surgiram em 2013, já outros foram se tornando mais populares ao longo do ano, ou trouxeram novidades e atualizações impressionantes. À seguir, listamos alguns aplicativos de diversas plataformas e funções variadas que se destacaram em 2013, são eles:

Yahoo! Weather


O Yahoo! mudou a estética do seu aplicativo de previsão de tempo com o intuito de atrair novos usuários para o Yahoo! Weather. Agora com imagens de fundo das cidades pesquisadas, que são obtidas por meio do Flickr através de uma busca por tags. Além disso, o aplicativo muda o seu visual a cada vez que é usado pelo usuário. O Yahoo! Weather fornece uma previsão baseada nos dados do Weather Chanel, um dos mais confiáveis serviços de previsão do tempo do mundo.

Yelp


O Yelp chegou ao Brasil apenas no ano passado trazendo uma tendência que está ganhando uma enorme popularidade entre os usuários de smartphone, uma combinação de app de localização com sugestões de locais e resenhas. Para quem não conhece, o Yelp é um app colaborativo que através da localização de diversos locais colocados por seus usuários, rastreia por meio de serviços de GPS a localização do smartphone e, de acordo com o que o usuário está procurando, sugere locais próximos a ele. O app faz sucesso devido ao seu excelente sistema de pesquisa, pois com ele é possível tanto procurar por locais em geral, como restaurantes, bares, como algo específico como pizza.

Google Now


O Google Now é um app que procura basear seus serviços nos interesses do usuários, através de sugestões agrupadas por cartões (cards), cada um contendo um tipo de informação que julga ser do interesse do usuário. Além disso, o recurso vem associado ao mecanismo de busca, podendo também ser usado por comandos de voz. Mesmo ainda seme star totalmente traduzido, suas atualizações vem melhorando cada vez mais.

Waze


O Waze, um navegador por GPS que dá informações colaborativas de trânsito, atingiu o seu auge de popularidade em 2013. Após ter sido comprado pelo gigante Google, que manteve a mesma fórmula de funcionamento, agora chegou ao Windows Phone, atingindo assim os três mais populares sistemas operacionais de Smartphones, juntamente com o iOS e Android.

Chegou?


O app Chegou? É um novato no mercado, mas que vem ganhando bastante visibilidade devido a sua utilidade. O aplicativo, por meio de informações dos correios, avisa o usuário sobre o status de uma entrega que ele enviou ou está aguardando, atualizando todas as informações com relação a situação da encomenda em trânsito. Além disso, há ainda a possibilidade de rastreio internacional de algumas empresas, mediante pagamento de US$ 1,99.

Buscapé


O app do Buscapé já está algum tempo no mercado, mas foi bem repercutido no decorrer de 2013 devido à sua reformulação no visual assim como novas funções, como comparativo de preços, busca de produtos e até compra sendo o usuário redirecionado para a página da loja. Além disso, o app disponibiliza um leitor de código de barras que é capaz de descobrir os preços de produtos de fora, podendo ser comparado ao de outras lojas.

Tinder


O Tinder foi uma febre neste ano de 2013. O app rastreia pessoas próximas ao usuário de acordo com o gênero escolhido a um raio de distância. Todos os outros usuários dentro dos requisitos escolhidos aparecem na tela, podendo ser marcados (com coração) ou apenas ignorados. Ao marcar um usuário, e este marcando de volta, ambos são notificados abrindo uma janela de conversa entre os dois. O app é conectado através do Facebook, extraindo informações de contato de amigos de amigos, e mostrando além da foto de perfil, amigos e interesses em comum entre os usuários. O objetivo é colocar em contato as pessoas com interesses mútuos..

Lulu


Um dos apps mais falados durante o ano de 2013 foi o Lulu, o aplicativo que permite avaliações anônimas de homens por mulheres, através de questões de múltipla-escolha e hashtags positivas ou negativas. O app acabou gerando muita polêmica pelo fato de o app supostamente gerar a objetificação das relações e pela falta de privacidade ou invasão da mesma, pois o app não pede autorização para avaliar os perfis dos supostos avaliados.

Perguntas & Respostas

Atendimento Técnico CelularEstamos aqui para ajudar.
Diversos membros da comunidade estão aqui para responder dúvidas!
  1. Avatar AndreOliveira

    Todos os aplicativos dessa lista foram muito utilizados. O que os difere é justamente a proposta apresentada para cada um.
    Enquanto o Lulu gerou polêmica e ganhou a intenção das mulheres ao avaliar parceiros do sexo masculino, o Buscapé continuou líder entre os comparadores de preço, por exemplo.


RESPONDER