Saibam quais foram os aplicativos que fizeram a diferença no ano de 2013. Embora já existissem há algum tempo no mercado, neste ano se destacaram ainda mais no mundo da tecnologia trazendo novidades marcantes e atualizações de peso. À seguir, separamos uma lista dos aplicativos de mensagens e chat, novos e antigos, para diversas plataformas que, por algum motivo, ainda valem à pena serem baixados ou explorados, são eles:

app-whatsap1.Whatsapp


O aplicativo de mensagens instantânea WhatsApp neste ano continuou na liderança em relação aos aplicativos de troca de mensagens similares. Neste ano, apresentou reformas no seu visual e trouxe novos recursos ao usuário, como a troca de mensagens de voz, além de possibilitar o backup de conversas automaticamente para a iCloud, nos aparelhos de sistema iOS. Embora o WhatsApp para iOS tenha passado à ser pago por um sistema de assinatura, cobrando do usuário uma anuidade de US$ 1 após um ano de utilização gratuita, como acontecia nas outras plataformas, conservou a sua liderança. O seu download na App Store, também passou a ser gratuito.
Download: https://itunes.apple.com/de/app/whatsapp-messenger/id310633997?l=en&mt=8

app-viber2. Viber


O Viber este ano ganhou versões para Windows e Mac, contudo o app para computadores depende da instalação antes em um smartphone, pois o número do aparelho e os contatos são importados do aplicativo para o celular. Além disso, conta também com uma nova função nas versões para Macs e PCs: a chamada por vídeo. Assim, o Viber passa a contar com um recurso que seu principal concorrente, o WhatsApp, não tem, e passa a concorrer diretamente com o Skype.
Download: https://itunes.apple.com/us/app/viber/id382617920?mt=8

app-wechat3. WeChat


O aplicativo chinês, WeChat, já consagrado no seu país de origem, chegou ao Brasil este ano para concorrer diretamente com os aplicativos de mensagens mais populares do mercado. O app funciona em todas as plataformas, como Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e pode ser usado até direto do navegador. O WeChat é completo, trazendo recursos de WhatsApp, Viber e Skype, e tem como grande destaque o recurso de chamadas de voz e vídeo usando a rede de dados ou o Wi-Fi. Além de fazer ligações, ele também permite enviar mensagens de texto, imagens, localizações ou gravações de voz e vídeo.
Download: https://itunes.apple.com/br/app/wechat/id414478124?mt=8

app-facebook-messenger4. Facebook Messenger


O Facebook Messenger, aplicativo de troca de mensagens da rede social, também passou por transformações radicais este ano na tentativa de atrair os usuários para a rede social evitando que gastem tempo em outros apps que fazem a mesma função. À princípio, foram introduzidos os Chat Heads, figuras que trazem novos elementos à conversa, mas depois vieram as principais alterações no aplicativo: mudanças drásticas no design e nas funcionalidades do aplicativo, comprioridade para quem o utiliza em dispositivos móveis.
Download: https://itunes.apple.com/en/app/facebook-messenger/id454638411?mt=8

app-google-hangouts5. Google Hangouts


O Google não quis ficar de fora e atirou para todos os lados neste ano de 2013. Um exemplo foi o lançamento do Hangouts, aplicativo de troca de mensagens, que antes pertencia à função de conversa por vídeo com até dez usuários do Google +, mais hoje se estendeu. O app ainda mantém o recurso de conversa por vídeo, mas permite agora a troca de mensagens de texto, voz, envio de imagens e emoticons – tudo vinculado a uma conta no Google. Funciona também em versão para iOS, porém é melhor no Android. U fator bem interessante é o fato de que por estar disponível também para PC, o app permite conversas em multiplataformas.
Download: https://itunes.apple.com/us/app/hangouts/id643496868?mt=8

app-snapchat6. Snapchat


O Snapchat foi um destes apps que virou rapidamente uma febre mundial em 2013, embora tenha uma uma proposta muito simples: compartilhar com os amigos fotos e vídeos por tempo limitado, que quando esgota-se, o arquivo é automaticamente destruído do smartphone que o recebeu. A pessoa que envia a foto ou vídeo pode escolher o tempo que a mídia será visualizada pelos outros usuários, e pode armazenar o arquivo no próprio dispositivo se quiser.
Download: https://itunes.apple.com/us/app/snapchat/id447188370?mt=8

app-yahoo-mail7. Yahoo! Mail


O Yahoo! Mail também foi reformulado neste ano, agora com um design mais simples, mais organizado e bem mais interessante para os usuários. Além disso, o e-mail passa a armazenar até 1 TB para cada usuário, na tentativa de concorrer diretamente com o Google.
Download: https://itunes.apple.com/us/app/yahoo-mail/id577586159?mt=8

app-mailbox8. Mailbox


O aplicativo alternativo de e-mail para iOS, comprado pelo Dropbox no início do ano, chegou prometendo muito, apesar do sistema de “filas” ter deixado muita gente esperando. Mesmo assim, as suas as funcionalidades o levaram à posição de um dos melhores apps de correio eletrônico no sistema. A ideia do Mailbox é deixar a caixa de entrada limpa,e para facilitar essa tarefa, ele é todo baseado em gestos, que permitem apagar uma mensagem, arquivá-la, visualizá-la, respondê-la e encaminhá-la.
Download: https://itunes.apple.com/en/app/mailbox/id576502633?mt=8

2 respostas

  1. Com o fim do MSN Messenger e o domínio completo do Skype nos PC’s é sempre bom ter à mão uma lista de Apps para utilizar em dispositivos portáteis.
    Destaque para o Whatsapp, que caiu no gosto dos usuários de smartphone e tablets.

  2. Uso alguns dos aplicativos citados e com certeza são uma “mão na roda” seja para trabalho ou para uso pessoal. Alguns são melhores do que outros com certeza, mas sempre tem controversas sobre escolher qual o melhor.

Os comentários estão desabilitados.