Aplicativo para escrever Quip

app-quipO aplicativo Quip, desenvolvido pela empresa de mesmo nome, é um processador de palavras moderno com alguns recursos de colaboração incríveis. O Quip é remanescente do Google Wave.

Para usar o Quip, você tem que se logar com um endereço de email, e uma vez registrado você pode se logar através do iPhone, iPad, e até na web pelo site quip.com. Uma vez no app, você estará na caixa de entrada, a Inbox, onde você terá exemplos de documentos que poderá fazer no Quip, incluindo um documento completo introdução.

Na Inbox você tem a barra de pesquisas no topo, que permite pesquisar seus documentos através do nome, e ainda pode ser atualizada manualmente tocando no logo do Quip no topo.

Já que o Quip é colaborativo, você acha o botão de Contatos que puxa automaticamente as pessoas da sua lista de contatos que também usam o app. Você pode iniciar uma nova sequência de mensagem com qualquer um dos seus contatos selecionando seus nomes ou tocando no botão de balão que possui um sinal de “+”.

O recurso de chat pode ser usado de forma separada dos documentos, e é muito fácil de ser usado, como no estilo iMessage, completo com recibos de lidas. Poderá ver quando alguém está online, e obter notificações de email quando um documento é aberto por alguém.

app-quip3Na Inbox, você pode puxar para baixo a tela para revelar o “Desktop,” onde ficam todos os seus documentos e pastas. Poderá criar uma nova pasta no botão direito de cima da tela, que traz uma nova tela para adicionar o nome e escolher a cor da pasta (vermelho, laranja, amarelo, verde, e azul). Cada pasta criada será privada por padrão, podendo adicionar mais pessoas nas configurações da pasta. É também uma forma de convidar as pessoas a usar o Quip — por email. Quando adicionados a pasta, passam a ser mostrados automaticamente na lista de seus contatos.

Criar novos documentos pode ser feito em uma pasta específica ou no Desktop,e para mover um documento para uma pasta mais tarde, você terá que fazer isso acessando as configurações individuais do documento, que inclui copiar o link de URL link para enviar para outros.

Os documentos terão um espaço no topo para o título, e você começa a criar o documento tocando no corpo dele. Deslizando da esquerda pra direita em um documento revelará a sequencia de chat, que você poderá usar para ver as edições feitas no documento, assim como colaborar com as pessoas com quem você compartilhou o documento. Se edições forem feitas, você poderá ver o que foi omitido em vermelho e o que foi adicionado em verde.

Ao escrever, o Quip terá um teclado estendido com 3 botões grandes: Estilo, Inserir, e Feito. Em Estilo, você escolhe entre Paragrafo, Cabeçalho, ou Lista. Cabeçalho possui estilos pequeno, médio e grande se cabeçalhos, e a Lista terá endentações, números e estilos interativos de checklist. Para adicionar negrito, itálicos ou sublinhar no texto, você tem que iluminar o que deseja, e selecionar o botão “BIU” no menu pop-up.

Na opção Inserir, há diversas coisas diferentes para fazer para cirar um documento perfeito: Imagem, Tabela, Pessoa ou Documento.

app-quip2Em Imagem, você pode adicionar uma foto diretamente no documento, da Biblioteca de imagens ou importando uma nova imagem da sua câmera. Em Tabela você pode inserir uma tabela de 1×4 no documento, podendo adicionar mais linhas, porém sem poder editar a quantidade de colunas.

Mencionar uma pessoa no documento lincará a pessoa a sua informação de contato, que será notificada quando isso acontecer, o que é conveniente quando você estiver trabalhando em um docuemnto que involva contactar alguém. Lincar a um documento ou pasta fará isso, tornando mais fácil ainda pra você ou outra pessoa acessar e usar o material como referência.

Como o Quip é baseado em manter seus dados na nuvem e em trabalhar com outros, poderá também ser usado offline, o que torna possível trabalhar em seus documentos a qualquer hora, e todas as mudanças serão sincronizadas quando você estabelecer uma nova conexão.

O Quip é excelente para quem ainda estuda, ou trabalha com muitos documentos e pessoas diferentes que compartilham documentos entre si. O Quip tem dois tipos diferentes de contas, a Básica é grátis, mas somente disponibiliza compartilhar pastas com 5 pessoas diferentes.

Se você precisa usar o Quip com um time maior que este, há uma Conta Business disponível por $12 ao mês, por usuário, que inclui até 250 pessoas, pastas compartilhadas, administração remota de aparelho, user admin console, um único registro ou login, e muito mais.

Se você deseja um processador de palavras com opções completas de colaboração, então o Quip é definitivamente o app à ser considerado. O app é muito bacana, útil e o seu serviço ainda pode ser usado em qualquer lugar graças à sua versão web. Faça o download do Quip na App Store como app universal de graça.

Download: https://itunes.apple.com/app/quip/id647922896


Respostas

  1. Aplicativo ideal para quem estuda e necessita de um armazenamento diferenciado e com ferramentas para edição de texto. A possibilidade de guardar seus arquivos nas nuvens é com certeza um fator muito interessante.

  2. O Quip se mostra uma boa solução para grupos de estudos, em especial universitários que precisam compartilhar e atualizar diversos arquivos.
    Como este app armazena e sincroniza a as atualizações em nuvens, essa tarefa se torna fácil e organizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.