Aplicativo para pesquisas e salvar textos Lightly

app-lightlyO Lightly, desenvolvido pela Ignition Soft Limited, é um app para te ajudar a passar webpages rapidamente para o Evernote diretamente do seu iPhone.

O nome Ignition Soft pode até soar familiar, isto por que a mesma empresa já fez outros apps para Evernote antes, como por exemplo, o EverClip. Contudo, diferente do app anterior, que fazia o uso completo do clipboard do aparelho para quase tudo, o Lightly é mais direcionado aos artigos, postagens de blog, e outras webpages cheias de textos na Internet.

Muita gente costuma se deparar com textos e leituras interessantes na Web, e uma coisa que muita gente também tem em comum é uma conta no Evernote. Uma ótima maneira de salvar todo este conteúdo interessante é através do Evernote, como um web clipping, mas você tem que lidar com HTML, ou outras dores de cabeça de vez em quando. Felizmente, o Lightly simplifica as coisas para você. É como se fosse o seu próprio app “leia depois”, com total sincronização com a sua conta no Evernote.

O Lightly, como o EverClip, apresenta uma plataforma simples e intuitiva, com um design bastante elegante, que casa muito bem com o sistema operacional iOS 7. Tudo no Lightly é limpo, fácil de ler e inerente.

A primeira coisa a fazer é linkar a sua conta no Evernote com o app. Se você já tiver o app instalado, o Lightly vai direto para a tela de autorização, e depois de volta. Uma vez feito isto, você pode já acessar as configurações do Lightly através do botão de “hamburger”, onde você muda o tamanho da fonte, o padrão notebook para salvar artigos nele, e se o app irá rodar no fundo ou não.

app-lightly2Há dois métodos para colocar coisas no Lightly: salvar como cópia de texto ou salvar no Safari. O bookmarklet é fácil de se instalar, especialmente se você já trabalhou com bookmarklets antes, mas há também instruções passo-a-passo também, o que irá salvar textos ocmpletos no app para serem lidos posteriormente.

A cópia de textos involve que o app rode ao fundo, e você precisa copiar o texto de uma webpage no Safari — não é só qualquer texto no seu aparelho. Depois, quando voltar ao Lightly, o app reconhecerá que você copiou um texto de uma página e carregará e formatará a página, destacando o texto em amarelo.

Uma vez que você juntar alguns materiais de fontes diferentes, o Lightly mostrará os sites importados no painel lateral, onde você acessa as Configurações. Tocando em qualquer um destes, filtrará o seu conteúdo, e só mostrará as coisas salvas daquele site em particular. Você pode também arquivar itens, que vão parar na sua coleção de Arquivos e não na lista principal, e que podem ser visualizados as visualizar fontes específicas.

Ao visualizar um item, qualquer imagem de cabeçalho serão mostradas no topo, formatadas de forma bacana para parecerem naturais dentro do Lightly. O texto sera refeito na fonte Avenir, que é muito mais fácil de ser lido. Tocando no sinal de √ no topo, colocará em Arquivos, enquanto o botão “i” te dá opções para mudar para notebook, adicionar tags, editar URL da fonte, e visualizar quando foi criado ou atualizado.

Um outra coisa bacana no Lightly é o fato de ainda poder destacar texto enquanto lê no próprio app. Isto é feito arrastando o dedo sobre o que você quer destacar, tudo bem natural e fácil. Por padrão, o Lightly usa a cor amarela para destacar, mas você pode tocar e segurar uma sessão específica para mudar a cor do texto para amarelo, verde, azul, rosa ou sem destaque.

E se você quiser compartilhar com os outros os artigos que achar, o Lightly tem a opção de compartilhar a anotação de URL via email, mensagem, Twitter, Facebook, ou apenas copiando.

O Lightly é bem bacana e uma ferramenta muito útil na hora de fazer pesquisas e juntar conteúdo no Evernote. E os destaques aparecerão diretamente no Evernote também. Se você usa o Evernote para pesquisar, ou usa para salvar itens para serem lidos depois, então este app é perfeito para o trabalho. Você encontra o Lightly na iPhone App Store por $2.99.

Download:https://itunes.apple.com/us/app/lightly/id658742565?mt=8


Respostas

  1. Um verdadeiro marca-textos digital! O app cumpre bem a função de salvar apenas os trechos que interessam ao internauta em suas pesquisas, dessa forma indo além da função de adicionar aos favoritos, presente nos navegadores de internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.