Se você é uma destas pessoas que costuma usar seu computador pessoal, laptop ou desktop, para apresentar slides ou assistir filmes, saiba que é possível controlar o seu PC à distância usando o smartphone Android como uma espécie de controle remoto.

O recurso é bastante útil e bem mais confortável, ao passo que você não precisará se levantar durante a sua apresentação para controlar o vídeo. O pessoal do TechTudo preparou um tutorial com um passo-a-passo muito bacana para ensinar como usar o recurso de controle remoto para o seu desktop ou notebook, siga os passos abaixo:

Passo 1. Para acessar o seu computador pelo sistema Android, deve-se instalar duas aplicações: Unified Remote no smartphone (para download na Google Play, clique aqui) e a sua versão server no computador. Acesse o site do desenvolvedor do aplicativo, e faça o download do Unified Remote Server (para download do site do desenvolvedor, clique aqui).

Passo 2. Após o download concluído, vá até a pasta onde o arquivo foi salvo e instale a versão server da aplicação.

Passo 3. Depois de concluir o processo de instalação, execute a aplicação no ícone presente na sua área de trabalho. O Firewall do Windows exibirá um alerta avisando que alguns recursos do programa foram bloqueados, é só clicar no botão “permitir acesso” para que o Unified Remote Server possa funcionar perfeitamente.

Passo 4. Para garantir que o seu computador será acessado somente por pessoas autorizadas, vá até a aba “Security” do programa, marque a opção “Enable password protection” e cadastre uma senha. Para confirmar, clique no botão “Apply” e depois em “Ok”. O server estará ativo, e seu computador pronto para ser controlado por um smartphone Android;

Passo 5. Agora, instale o aplicativo Unified Remote no seu smartphone.

Passo 6. Após concluir o processo de instalação, execute o app. Na tela inicial do mesmo, toque em “Servers” e depois em “Add”;

Passo 7. Após tocar em “Add”, um diálogo é exibido, no qual você deverá escolher se deseja localizar um servidor de forma automática ou manual. Escolha a primeira opção e espere que o seu computador seja encontrado;

Passo 8. Ao tocar no nome do seu PC, será necessário que você informe a senha cadastrada anteriormente, depois toque em “OK”;

Passo 9. O aparelho estará conectado ao seu computador. Volte à tela principal do aplicativo e toque na opção “Remote”, que exibirá uma lista de ações que poderão ser executadas no seu computador. Por exemplo, a opção “Basic Input”, controla o mouse do Windows, “File Manager” acessa os arquivos do computador, e “Keyboard” controlará o teclado.

Obs: O mesmo procedimento também está disponível para aparelhos de sistema operacional Windows Phone 8.

Pronto! Viu como é fácil? Agora você já pode controlar o seu PC à distância usando o seu smartphone Android cmo um controle remoto.

Uma resposta

  1. Bom tutorial!
    Com isso o aparelho com Android se transforma em um verdadeiro controle remoto sem limite de distância para controlar o computador.

Os comentários estão desabilitados.