Ah, a conexão Wi-Fi pública. A ferramenta mágica que permite navegar pela Internet na sua cafeteria favorite, livraria ou shopping center. Embora seja muito conveniente poder usar a Internet em lugares públicos, há sempre muitos riscos involvidos quando se está conectado à uma rede pública. Abaixo há 5 passos que você poderá tomar para ajudar você a manter seguras as suas atividades na Web pública.

1. Tome cuidado com redes Wi-Fi falsas
Procure pelo nome da rede do local em que está (SSID). Muito embora o seu aparelho possa detectar vários sinais de SSID em um único local, tenha certeza de que o nome da rede é o correto. Existem pessoas que configuram seus próprios roteadores Wi-Fi para atrair outras pessoas. Uma vez que você se conectar ao deles, ao invés do sinal do local que procura, a pessoa pode monitorar todo o seu tráfego na Internet através de um software especial que pode facilmente roubar suas contas de login e senhas.

Muitos até imitam o próprio nome do local em que você está, para confundir ainda mais a pessoa na hora em que procura pelo sinal de WiFi do local. As cidades possuem sinais de Wi-Fi espalhados por toda parte, e se você não tiver certeza do nome da rede Wi-Fi SSID do local em que está, pergunte a alguém do próprio local. Se o local oferecer o serviço, não terão problema algum em lhe dizer o nome da rede. É melhor ter certeza do que navegar pela rede de uma outra pessoa.

2. Cuidado com o pen drives perdidos
Digamos que você esteja emu ma cafeteria e ao sentar-se na mesa, você encontra um pen drive jogada no chão embaixo dela. Por mais que seja tentador saber de quem é ou o que tem dentro dele, nunca, em hipótese alguma, conecte este pen drive no seu aparelho. Este aparelho USB pode ter isdo deixado ali de propósito, e ao invés de encontrar uma arquivo que possa dizer de quem seja o aparelho, você poderá encontrar um vírus que infectará a sua máquina para que um hacker possa acessá-la depois, sem que você tome conhecimento algum.

Este é um método para entrar na sua máquina que vai muito além do Wi-Fi público. Em 2011, o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos conduziu um estudo em deixaram aparelhos USB e discos em estacionamentos de prédios governamentais. O estudo descobriu que 60% dos seus funcionários haviam conectado os aparelhos encontrados em seus computadores do escritório, se os aparelhos deixados tivessem ainda um logo oficial, 90% dos funcionários teriam conectados os aparelhos encontrados. Se você realmente quiser ajudar a pessoa que perdeu um aparelho deste tipo, entregue ao departamento de achados e perdidos ou a um funcionário ou dono do estabelecimento, e sinta-se bem pela boa ação feita.

3. Cuidado com o local onde sentar
Nos filmes antigos de bangue-bangue, o cowboy sempre está encostado de costas para uma parede para que não toem um tiro pelas costas. Não é um má ideia, mesmo nos dias de hoje, com relação às redes Wi-Fi públicas. Se possível, procure por um local onde não há ninguém sentado atrás de você, para que ninguém possa ter acesso ao seu conteúdo por trás de seus ombros, ou pior grave suas informações importantes que você digitar.

4. Não divida a sua conexão de Internet
Muitas vezes você se encontra com alguma pessoa desesperada para usar o seu aparelho rapidinho para se conectar na Internet. Seja firme e diga não, mesmo sendo uma emergência. Se for mesmo uma emergência, a pessoa deveria estar ligando para alguém e não conectando ao Facebook ou email. Até por que, mesmo que você monitore a pessoa para garantir que ela não introduza algo no seu computador ou telefone, é preciso somente visitar um site malicioso em outro navegador para ter o seu aparelho infectado.

5. Não faça Login
Há uma regra simples para navegar na web em locais públicos: nunca faça transações bancárias ou visite uma conta de cartão de crédito em alguma website. Se tiver que fazer, use a sua própria conexão do telefone para entrar na Web site do banco, e nunca a rede Wi-Fi em que estiver visitando. Não faça login no Facebook ou Twitter em lugares públicos também, se tiver que usar estas redes ou algo similar, use o app no telefone que já esteja conectado. Desta forma não há nada que possa ser espionado.

Navegar na internet em público não precisa ser perigoso para a sua identidade online, mas você deve sempre tomar cuidado com a sua segurança pessoal em lugares públicos, e isto hoje em dia, também inclui as suas atividades online.

Uma resposta

  1. Excelentes dicas de segurança! Na era digital qualquer descuido pode por em risco a integridade das informações dos usuários de celular e outros aparelhos com funções de conectividade.

Os comentários estão desabilitados.