app-writeO Write for Dropbox – é um simples app editor de texto e anotações, criado pela Tanmay Sonawane, por $0.99, que vai se tornar com certeza um favorito entre escritores de Markdown.

Desde que o Byword para iOS foi lançado, no ano passado, o app tem sido o favorite entre escritores do tipo Markdown no iPhone e iPad. O app possui interface refinada, atalhos de Markdown, e muitos outros recursos poderosos. Porém, com a chegada do Write for Dropbox a competição começou a ficar acirrada neste mercado saturado de apps de edição de textos.

Se você possuir um Mac, é recomendável o download do app grátis, o Write for Mac, para auxiliar na criação rápida de arquivos de texto com um só clique. A versão para iPhone do Write é bem refinada.

app-write2O app abrirá em um tutorial, que te ensinará o caminho para usar o app. Já na breve introdução você irá perceber que o Write difere de alguns competidores pelos seus recursos maravilhosos.

Depois disso. você linka o app com a sua conta no Dropbox. Se tiver o app Dropbox no iPhone, o app te leva a autorizá-la, senão você só terá que fornecer uma conta de email e senha.

Uma vez que o Dropbox esteja linkado e configurado, o Write cria uma nova pasta de arquivo para suas anotações, de nome “Write”. Toda vez que abrir o app aparece uma nova tela de edição, incrivelmente fácil para escrever rapidamente o que você precisa.

Você ainda pode usar apps como o Drafts ou Scratch para textos rápidos, mas se não quiser usar apps intermediários, então o Write é um boa solução.

Quando você cria um novo arquivo de texto, você pode renomeá-lo, pois o padrão é data e hora, tocando na barra de cabeçalho no topo da tela, e todas as mudanças são sincronizadas imediatamente.

Ao escrever, você obtém uma nova fileira acima do teclado principal, coma talhos à pontuações comuns, e outra “página” à fileira que apresenta botões para formatação de Markdown. Há um botão de pré-visualização de Markdown ao vivo na fileira adicional, assim você pode rapidamente ligar e desligar quando necessário. Outros apps como o Byword, exige o acesso de um menu separado para isto.

Há também um cursor de trackpad no centro da primeira página da extensão, um círculo grande e destacado, que para usar basta tocar e segurar no botão, e depois sem soltar, arrastar o seu dedo ao redor para mover o cursor. O que irá selecionar o texto mas rápido e mais facilmente, mas leva tempo para se acostumar com o seu uso.

Quando você terminar de escrever ou editar um arquivo, você irá querer salvar o seu trabalho, que é feito automaticamente, e no momento que você toca em “Feito”, o Write irá salvar e você irá visualizar o documento.

A parte de baixo terá uma barra de ferramentas com várias opções: Compartilhar, acessada por deslizes da direita para a esquerda na tela, Copiar Link para arquivo no Dropbox, Pesquisar texto, Arquivo Favorito para acesso fácil, Pré-visualização de Markdown ao-vivo, Informação de Arquivo, e Tela cheia.

O menu de compartilhamento possui diversas opções, que lembram muito o app Drafts. As ações se dividem entre Ações Principais e Apps Tercerizados, portanto há bastante coisa para fazer com os textos.

A visualização de Tela Cheia e edição podem ser ligadas/desligadas beliscando para dentro ou for a na tela com os dois dedos. Aliás, a qualquer hora, você pode usar dois dedos para tocar e segurar na tela para trazer o menu de volta para mudar o estilo de fonte, ligar o modo noturno e ajustar brilho.

Ao passo que você comece à ter muito arquivos, você pode tocar e segurar em um arquivo na lista para fazer surgir uma janela “Quick Look” que permite ver o conteúdo do arquivo sem precisar abri-lo.

O Write também possui recursos de puxe para salvar ou para deletar nos arquivos, muito mais fácil para salvar e deletar os arquivos, e ainda com uma animaçãozinha bacana ao puxar a tela para baixo.

As configurações no app dá várias opções para os arquivos, incluindo: selecionar arquivos por, ligar/desligar barra de ferramentas de Markdown, puxar para salvar, puxar para deletar, sons, modo de escrita de tela cheia automático, trava por senha, e lista de arquivos ao iniciar. Você pode também customizar as ações dos apps terceirizados, e adicionar suas próprias ações customizadas.

O Write for Dropbox é uma opção que vale à pena dar um olhada se você estiver à procura do editor de texto perfeito que permita sincronização na nuvem com o seu iPhone.

Download:https://itunes.apple.com/us/app/write-for-dropbox-plain-text/id587363157?mt=8

Uma resposta

  1. Um aplicativo muito bom, com uma bela interface e repleto de recursos para quem gosta de escrever. A concorrência com o Byword deve favorecer os usuários que em breve deverão ser contemplados com melhorias.

Os comentários estão desabilitados.