Preocupações que se devem ter com serviços de localização

Para estabelecer e manter uma localização enquanto se está em movimento, o seu aparelho de telefone monitora uma corrente de sinais estável. O constante monitoramento mantém o microprocessador do aparelho ocupado e taxa a bateria.

Se você usa os serviços de localização somente ocasionalmente, desligando o recurso até que você precise, isto estenderá a vida útil da sua bateria.

Algumas organizações se beneficiam financeiramente ao tomar conhecimento de suas informações pessoais, incluindo a sua localização. Anúncios baseados em localização, por exemplo, são indicados para usuários pela sua proximidade de estabelecimentos locais.

Contudo, poucas organizações fora da lei usam os dados de localização de um indivíduo por tempo indeterminado. Quando você instalar um app que pede para acessar serviços de localização, pense antes se você deseja mesmo que o app saiba a sua localização antes de sair respondendo.

Se os dados de localização não fizerem parte da sua escolha pelo app, evite o acesso. Você poderá sempre ligar este serviço depois. Você pode também remover o app e procurar por alternativas menos invasivas.

Tenha em mente que peças de aparelhos de celular e vendedores de programas compartilham dados de localização com terceiros para propaganda, marketing, pesquisas e melhorias em programas. As companhias encobrem isto em seus contratos de serviços; ao usar os serviços, você estará concordando com este tipo de compartilhamento.

Embora os dados não identifiquem você pessoalmente, alguns usuários sentem que estes compartilhamentos de localização são ameaças à privacidade do indivíduo.

Para usar serviços de localização, as comunicações celulares do aparelho de telefone, como GPS e Wi-Fi devem estar ativas, para que o seu aparelho envie e receba sinais.

Quando você leva o seu aparelho para dentro de um avião, por exemplo, estes sinais interferem nos equipamentos de navegação da aeronave; os órgãos americanos, FCC e FAA baniram as conversas ao telefone enquanto o avião estiver no ar.

Isto significa que você não pode usar serviços baseados em localização no seu smartphone enquanto estiver voando. As mesmas restrições se aplicam se você usar o seu telefone próximo à equipamentos eletrônicos sensíveis, como em hospitais.

Perguntas & Respostas

Atendimento Técnico CelularEstamos aqui para ajudar.
Diversos membros da comunidade estão aqui para responder dúvidas!
  1. Avatar AndreOliveira

    Bastante esclarecedor! Gostei principalmente da parte que fala sobre a proibição do uso de aparelhos celular para conversa em aeronaves, por causa dos serviços baseados em localização.


RESPONDER