Saiba o que são serviços baseados em localização

Os serviços baseados em localização fornecem conveniência real e valor ao repertório de funcionalidades do seu smartphone. Usando sinais de GPS, fontes de celular e de Wi-Fi, o seu aparelho de telefone automaticamente determina a sua localização e combina esta informação com mapas, endereços de locais e outros dados.

Apps para navegação, transporte, procura de ofertas e “geotagging” (marcações geográficas) usam este tipo de informação. Se você tem dúvidas quanto à algumas organizações poderem rastrear por onde você anda através do seu aparelho celular, você pode desligar os serviços de localização à qualquer hora.

Fontes de Sinais
O seu aparelho de telefone estima a sua localização usando uma variedade de sinais. O sinal de GPS é o mais eficaz, determinando a posição do seu telefone por cerca de 5 metros.

Uma constelação satélite em órbita ao redor da Terra gera sinais de GPS. De acordo com a Universidade Penn State University, na Pennsylvania, um aparelho móvel deve ter uma linha direta de comunicação com três satélites para localizar um ponto.

Se você estiver no subsolo, em um prédio, túnel ou uma área central circundada de estruturas altas, os sinais de GPS ficam fracos ou são bloqueados. Nestas circunstâncias, o seu aparelho depende dos sinais das torres de cellular e “hot spots” de Wi-Fi.

Embora estes sinais não trasnmitem suas próprias localizações, a Apple, Google e outras companhias de smartphone juntaram dados destas fontes. Se o seu aparelho estiver na área de cobertura de 3 torres de celular, o aparelho determina a distância de cada uma, criando uma “triangulação” ou ponto de intersecção localizando você em cerca de 500 metros.

Em algumas áreas, como em vales profundos, montanhas, o seu aparelho não recebe estes sinais, e não ocnsegue determinar a sua localização. Em áreas urbanas, onde os serviços de localização são mais úteis no dia-a-dia, quase sempre recebe sinais claros de diversas fontes.

Usos
Apps que usam serviços de localização dependem todos de informação que determina onde você está em relação à outras pessoas, lugares e coisas. Um app de navegação, por exemplo, acha as melhores rotas entre um ponto de início e um destino.

Enquanto você percorre a rota recomendada, o aparelho automaticamente atualiza a sua localização no mapa, assim você marca o seu progresso enquanto anda. O mapa mostra estabelecimentos próximos como bancos, postos de gasolina, restaurantes e hotéis.

Os aplicativos ou apps de Consumo, como o app Yelp fornece revisões aos consumidores de estabelecimentos locais, e apps como o GasBook e o GasBuddy localizam os postos de gasolina mais próximos junto aos preços que eles costumam cobrar.

Entre os apps de redes sociais, os sites mais conhecidos como Facebook, Foursquare e Google Plus, combinam contatos sociais com clubes, restaurantes e locais públicos. É só fazer o “check in” em um local, convidar outros que voc6e passa a ganhar pontos de participação, e em alguns casos, do operador do app.

O app Glympse compartilha a sua localização com outros, permitindo que eles saibam onde você está a caminho do encontro. Você envia uma mensagem à um amigo com um Web link, onde apessoa clica e abre um mapa da Web mostrando onde você está. A pessoa pode atualizar o mapa para seguir o seu progresso no caminho até o local onde o amigo se encontra. O link expira eventualmente, mantendo a sua localização privada.

Apps de Geotagging associam a sua localização com uma foto ou outro arquivo de mídia. Muitos smartphones automaticamente marca fotos com os lugares onde você as tirou, podendo organizar suas fotos em um mapa e visualizá-las clicando em pontos no mapa.

Controlando os serviços de localização
Controles no programa do seu smartphone podem ligar ou desligar os serviços de localização no aparelho. Para usuários de iPhone, Android e Windows 7, é só abrir o app de Configurações.

Nos aparelhos iPhone, toque em “Serviços de Localização”, o quarto item da lista na tela. Ligue ou desligue os serviços para todos os apps deslizando o controle no canto direito de cima da tela. O iPhone lista cada app que usa o serviço. Você permite o serviço selecionando apps individuais deslizando sobre o botão próximo ao nome do app na tela.

Nos aparelhos com Android, toque em “Privacidade” nas Configurações do app e toque na caixa de √ “Use Minha Localização”. Você pode também ligar ou desligar o uso do GPS e Wi-Fi abrindo o “Controle de Força” tocando nos ícones.

Nos aparelhos com Windows 7, é só tocar em “Localização” nas Configurações do app e desligar ou ligar os Serviços de Localização deslizando pelo controle.

Nos aparelhos Blackberry, navegue na tela principal ou abra a pasta clicando no ícone “Opções”. Clique “Opções Avançadas” seguido de “GPS”. Mude o campo “Auxílio de Localização” para “Desligar”. Pressione o Menu e clique em “Salve”.

Leia mais sobre sistemas operacionais em Exemplos de Sistemas Operacionais na sessão Dicas e Toutoriais-Sistemas Operacionais.

Perguntas & Respostas

Atendimento Técnico CelularEstamos aqui para ajudar.
Diversos membros da comunidade estão aqui para responder dúvidas!
  1. Avatar MatheusCM

    Hoje em dia utilizo muito meu GPS para fazer postagens com localização no Facebook, já usei o app Glympse e recomendo, cumpre tudo o que promete. Recomendo que quem não utilize o GPS, deixe-o ligado, essa função consome muita bateria quando ligado, mesmo sem ser usado, o que causa desgaste desnecessário na bateria.


RESPONDER