Você pode, perfeitamente, dar o primeiro aparelho celular ou smartphone para o seu filho. Ao dar o aparelho à ele você vai estar facilitando a comunicação entre vocês à qualquer hora, em qualquer lugar. Muitos adolescentes e crianças usam seus aparelhos celulares para manterem-se em contato com seus pais e amigos.

Por outro lado, o aparelho também permite que eles se comuniquem com qualquer outra pessoa, o que pode vir à ser potencialmente perigoso.

Por isso, antes de comprar uma aparelho para o seu filho, existem diversas coisas à serem consideradas para que eles possam usar o aparelho em qualquer situação, incluindo emergências. Se você achar que é hora de dar-lhes o primeiro aparelho de celular ou smartphone, considere atentamente todas as suas opções antes de comprar um aparelho. Veja abaixo:

1. Entre em contato com a sua operadora atual sobre suas opções. A operadora pode oferecer aparelhos especiais e permitir que você restrinja o acesso à certos recursos, como mensagens de texto ou chamadas para fora de determinadas áreas.

2. Avalie atentamente a idade e maturidade do seu filho. Se estiver à procura de um aparelho para uma cirança mais nova, tente achar um aparelho que ocntenha controles parentais como o Firefly. Procure por aparelhos de marcas como ChatNow, TicTalk, Disney Mobile e Mattel, todos são adequados às crianças mais novas.

3. Além da idade, procure por um aparelho adequado ao tamanho do seu filho. Alguns aparelhos de telefone são menores e mais compactos, perfeitos para mões pequeninas. E alguns telefones possuem poucos botões que ligam para números pré-programados. Contudo, crianças mais velhas e pré-adolescentes lidam perfeitamente com aparelhos de tamanhos padrão.

4. Decida quais os recursos que você irão precisar. Para qualquer idade, você deverá poder colocar números de parentes e emergências em discagem rápida, por exemplo. O Fireflys permite programar até 22 números que podem ser recebidos ou discados.

5. Limite os recursos do aparelho. Adolescentes acreditam que mensagens de texto são necessárias. Alguns aparelhos vêm com câmeras ou acesso à Internet. Saiba que estes tipos de recursos podem colocar seu filho me perigo ou trazer problemas. Ao invés, procure por um aparelho básico que simplesmente permita ligar um para o outro quando necessário.

6. Considere os recursos de segurança do aparelho. Certos aparelhos incluem serviços de GPS e localização, que você pode ativar para rastrear o paradeiro do seu filho, se ele vir à se perder. Outra opção é restringir o acesso à Internet; permitindo o acesso, mas restringindo certos sites.

7. Compare o custo dos planos de telefonia e avalie as opções disponíveis. Com uma criança mais velha você poderá simplesmente obter um aparelho regular e adicioná-lo ao plano família, que muitas vezes é a opção mais econômica. Outros tipos de aparelhos podem ser pré-pagos e terão que receber recargas eventuais. Voc6e pode querer estabelecer uma quantidade de minutos ao mês ou ir adicionando quando preciso.

8. Compare aparelhos e procure por aquele que mais irá agradar, pois estes aparelhos podem ser mais que uma forma de ligar para os pais. Muitas vezes, são considerados um acessório de moda e podem haver preferências.

9. Compre diretamente de fornecedores oficiais, operadoras, lojas de departamento ou até mesmo online em sites confiáveis. Procure saber qual fornecedor ou operadora oferecem aparelhos destinados à crianças.

10. Converse com o seu filho sobre regras e expectativas com relação ao aparelho. Lembre-os de que um aparelho de celular é um privilégio, e que pode ser tirado à qualquer minuto se co comportamento não for adequado. Para os mais velhos, use o aparelho para ensinar responsabilidade, comprando aparelhos com planos que somente permitam certa quantidade de minutos ou mensagens de texto por mês.

11. Monitore o uso do aparelho. Muitas operadoras podem enviar informações detalhadas que mostram exatamente quais números o seu filho tem discado ou recebido ligações.

2 respostas

  1. Excelente dicas, não planejo ter um filho tão já mas quando tiver seguirei tais dicas. Acho interessante os pais supervisionarem desde a compra do aparelho até o plano contratual com a operadora visto que são crianças, não queremos que elas vejam conteúdo inapropriado ou que acontece qualquer coisa.

  2. Realmente as crianças estão tendo acesso a aparelhos eletrônicos muito cedo e entre os principais aparelhos está o celular, sendo ele indispensável para a comunicação. Ótimas dicas, com certeza irá ajudar muitos pais a escolher um aparelho de qualidade e também um serviço de operadora compatível com suas necessidades

Os comentários estão desabilitados.