Ao envelhecermos, a nossa vista e a destreza manual podem deteriorar. Para muitos idosos, aparelhos de celular podem ser bastante frustrantes por causa de suas telas e teclados pequenos, sem falar da enorme variedade de opções de tecnologia.

E muitos idosos desejam um aparelho celular por uma única razão: se comunicar. Estas pessoas precisam de aparelhos fáceis de usar, de enxergar e ouvir. Hoje os aparelhos celulares vem com uma enorme variedade de recursos como câmeras, acesso à Internet, sistemas GPS, e muito mais. Mas a maioria dos idosos se beneficiarão de apenas um aparelho simples que seja fácil de operar desenvolvido para suas necessidades específicas.

Não há um só aparelho que se adequará às necessidades de todos os idosos, pois alguns podem se sentir mais confortável com certos recursos de tecnologia, e alguns exigirão áudio aprimorado ou capacidades visuais, ou irão preferir um design mais simples.

Ao escolher aparelhos celulares para idosos, considere alguns recursos importantes, veja abaixo:

Decida qual será o principal uso do aparelho
Ao escolher um telefone, decida se o aparelho será usado principalmente para emergências, ou se será usado para ligar para membros familiares e amigos. O uso do telefone podem impactar nos tipos de aparelhos disponíveis, assim como as opções de planos de uso.

Visite lojas e teste diferentes modelos de aparelhos antes de comprar
Prefira aparelhos com um teclado grande, pois é mais fácil de usar e ler. Os teclados devem ter displays claros e bem iluminados. A tela e o teclado também devem apresentar números maiores. Em alguns aparelhos é possível ajustar as palavras na tela para um tamanho maior.

Idosos que possuem mais dificuldade de visão ou menos destreza manual não podem escolher aparelhos de tela pequena, ou opções de touchscreen e teclados minúsculos.

Para quem tiver problemas de audição, escolha um aparelho que apresente o som alto e claro. Aparelhos com botões grandes e claramente marcados, além de uma boa luz de fundo são mais fáceis de usar. Aparelhos com autofalantes também são bastante convenientes para aqueles que gostam de passar bastante tempo com pessoas da família na linha.

Existem modelos que usam o recurso de ativação por voz para fazer ligações. A ativação por voz permite fazer chamadas somente dizendo o nome da pessoa que voc6e deseja ligar. Isto é incrivelmente fácil para quem tem dificuldades de discar ou procurar por números para ligar. Programe os números que você usa com mais frequência e aprenda como usar o recurso de ativação por voz e o recurso de discagem rápida – isto facilita bastante.

Considere opções de planos de pagamentos
Se o aparelho de celular não for usado com frequência, um plano pré-pago pode ser suficiente. Se o aparelho celular for usado frequentemente para falar com netos ou outros familiares, considere adicionar uma linha em um plano família já existente. Planos básicos de minutos pré-estabelecidos também podem funcionar. Determine a média de consumo por mês que esta pessoa irá gastar em suas ligações e tome a sua decisão baseada na quantidade de uso e minutos em cada ligação.

Procure por um aparelho com o recurso de ligação de emergência
Com isto fica mais fácil usar emu ma emergência. Todos os aparelhos de celular, quer tenham um plano atrelado ou não, são capazes de ligar para um número de emergência.

Escolha um aparelho que possua um carregador fácil de ser usado
Alguns aparelhos possuem uma base fácil de colocar o aparelho para carregar. Outros aparelhos possuem pequenos cabos USB cable que precisam ser plugados no aparelho e ligados na tomada, o que pode ser difícil de manipular por alguns idosos.

Observações:
• Não adicione mensagens de texto ou serviço de Internet ao seu plano, se você não usa estes recursos.
• Tenha conhecimento de taxas de cancelamento em contratos de aparelhos
• Não esqueça de programar números mais usados e ativação por voz

2 respostas

  1. Quando escolhi um celular para dar de presente para minha avó, levei em conta apenas 2 requisitos; primeiro, as letras/números tem que ser grande e segundo, o volume do celular deve ser alto, pronto! Rápido e fácil, aquisição instantânea.

Os comentários estão desabilitados.