O uso do aparelho celular tem aumentado bastante entre os adolescentes, e aparelho continua a crescer em popularidade entre as crianças ainda mais jovens. Os pais podem ensinar aos seus filhos que responsabilidade anda junto aos privilégios dos aparelhos móveis através de um conjunto de regras pré-estabelecidas para o suo do aparelho.

Estabeleça limites quanto quando, onde e como o aparelho pode ser usado. Deixe claro para seus filhos de que quando uma regra for quebrada, os privilégios junto ao aparelho móvel serão perdidos. Saiba como impôr suas regras através do requisitos abaixo:

Contrato do aparelho
Ensine responsabilidade aos adolescentes através de uma contrato de aparelho celular. Um contrato claro deixará estabelecido à criança ou adolescente das consequências ao quebrar as regras. Use o contrato para estabelecer limites de tempo para conversas ou um tempo sem o aparelho à cada noite.

Faça com que eles sejam responsáveis por qualquer minuto extra ou mensagens à mais. O tempo de uso pode ser predeterminado pelo plano do aparelho ou pelo responsável. Isto vai fazer com que seu filho fique ciente do custo financeiro de um aparelho celular.

O contrato também poderá incluir uma regra quanto ao número de regras quebradas em um período de tempo, por exemplo, se muitas regras forem quebradas, privilégios serão perdidos. Use o contrato para fortalecer as boas notas na escolar. Avise que os privilégios serão perdidos se as notas abaixarem ou estiverem abaixo da média.

Uso
Antes de dar um aparelho cellular ao seu filho, os pais podem reiterar o fato de que o aparelho celular poderá ser usado para entretenimento, mas que é principalmente usado para emergências e para entrar em contato com os pais e familiares. O seu filho deve responder aos telefonemas sempre que você ligar. E que o aparelho servirá para informar os pais sobre o paradeiro do seu filho sempre que necessário, além de qualquer mudança de planos.

Os pais podem estabelecer regras sobre onde o aparelho poderá ser usado. Por exemplo, a criança poderá usar o aparelho nas imediações do colégio, fora do horário de aula. O aparelho celular poderá ser proibido de usar em lugares como igrejas ou encontros familiares. Faça com que os eu filho saiba sobre quais as leis de trânsito à respeito do uso de celulares e avise que não se pode dirigir e falar ao telefone ao mesmo tempo.

Segurança
Diga aos seus filhos que eles devem atender ligações e responder mensagens de texto somente de pessoas que eles conhecem. Instrua seu filho de que é permitido usar o aparelho somente em área comum. Adolescentes devem conhecer o seus arredores, não devem deixar que o aparelho se torne uma distração.

Monitore o aparelho celular. Isto inclui revisar o histórico de sites visitados na Internet, ler mensagens de texto enviadas e recebidas, e manter-se atualizado nas ligações feitas e recebidas. Adolescentes não devem ter permissão para dar qualquer informação privada como endereço, ou qualquer informação relacionada com os familiares. Encoraja seus filhos à ter conversas abertas sobre qualquer ligação ou mensagem de texto estranha ou ameaçadora.