O final de ano se aproxima e muita gente já começa a planejar férias, e com isso as viagens… Hoje é possível se planejar de muitas formas, mas como o difícil é encontrar tempo para parar em meio à tanta correria de final de ano, os apps móveis ajudam você a planejar o seu roteiro de viagem mesmo nesse movimento todo.

Como os smartphones estão se tornando cada vez mais objetos populares e onipresentes em qualquer hora e lugar, estes aplicativos ajudam a planejar tudo o que você presica para a sua viagem, incluindo hospedagem, restaurantes e lazer em qualquer parte do mundo, sem que você precise ficar parado e preso à um só lugar.

E para quem deseja se comunicar com os amigos e familiares durante a viagem, leia também o artigo “10 opções para se comunicar economizando”, e para não se perder ou perder tempo procurando por caminhos leia “As melhores ferramentas e aplicações para navegação no Smartphone”.

Minube
O Minube é um app de rede social disponível para navegador e iPhone que ajuda a planejar, compartilhar e curtir conteúdos de diversos lugares viajados por outros usuários. O Minube possui um sistema de busca que permite salvar pontos turísticos, cidades e até países como favoritos. O app também se integra à sua lista de contatos no Facebook permitindo ue você convide e planeje viagens com seus amigos.

CI
CI é um aplicativo desenvolvido para a rede Central de Intercâmbio, que oferece detalhes de destinos variados, incluindo atrações turísticas, moeda local, língua e outras informações essenciais para quem deseja viajar. Um recurso bacana no app é a sua sessão de check list, que funciona como lista de afazeres que devem ser providenciados antes de embarcar na sua viagem, totalmente customizável de acordo com as necessidades do usuário. Outro recurso fornecido é a sessão de vídeos com guias dos destinos turísticos. Usando o recurso de GPS no iPhone, o CI apresenta a loja da rede mais próxima do usuário, e na sessão “Mais” é possível ver promoções e ofertas de viagens da Central de Intercâmbio.

TripIt
O TripIt foi criado com o intuito de facilitar a vida de quem vai viajar. O app fornece serviços que otimizam o tempo de quem está planejando a viagem. Para utilizá-lo, basta encaminhar e-mails com as reservas para o app que ele se encarregará de montar o seu roteiro, e dependendo dos dados fornecidos na mensagem o TripIt cuida de tudo, permitindo acrescentar informações manualmente, como roteiro de passeios, mapas com as direções, distância entre o aeroporto e destino, previsão do tempo, etc. É possível cadastrar amigos e montar uma rede social fechada de viajantes, facilintando o compartilhamento de rotas e sua publicação na web.

Hostelling International
Hostelling International não é um app, mas um serviço online que permite pesquisar por diversos albergues da Hostelling International. Por meio dele o usuário pode buscar o um lugar para ficar por país e até agendar os dias que deseja se hospedar.

O site está disponível em português, e oferece diversas informações úteis sobre cada albergue, como mapas de localização, listas de atrações e instalações e até comentários com avaliações de clientes que já se hospedaram no local. Na sessão “Dicas de Viagem”, há diversas dicas de usuários organizadas em categorias: diversão, refeições econômicas, atrações e locais para visitar.

Hostelworld
Hostelword.com é um app para iPad, iPhone, iPod touch que permite pesquisar e reservar mais de 23000 albergues, podendo também fazer orçamento para mais de 6000 destinos no mundo, podendo até pagar a sua reserva em vários tipos de moeda. Com o app você visualiza fotos e descrições dos hotéis, localiza-os pelo mapa de com a localização atual, filtra e ordena a sua pesquisa de acordo com os tipos de albergues.

Triposo
O app Triposo para Android oferece mais de cinquenta guias de viagens gratuitos, interativos feitos a partir do conteúdo disponível em sites abertos como Wikipedia, Wikitravle e World66. É possível fazer o download dos guias ou cidades específicas para visualização offline durante as viagens. Os guias incluem mapas e detalhes de cidades, informações sobre locais de visita, lista de restaurantes e opções de lazer.

Decolar
O Decolar é um serviço online capaz de criar seus roteiros de viagem a partir de consultas por voos, hotéis, pacotes de turismo e até cruzeiros. O site possui ofertas e promoções para diversos lugares do mundo, pesquisando os melhores preços de passagens de diversas empresas, como TAM, British Airways, Iberia, Gol, Avianca, Alitalia, e muitas outras.

Schmap
O Schmap fornece uma mistura interessante de mapas e informações turísticas de cidades em vários países. Os mapas do Schmap são integrados a outras seções do site, como atrações turísticas, restaurantes, imagens de atrações e hotéis. Ao contrários de sites baseados em conteúdo colaborativo, o Schmap tem uma área editada por uma equipe própria, que fornece textos claros e objetivos sobre cada cidade catalogada. O site também possui uma versão para download, como um aplicativo convencional, e widgets para blogs.

TripAdvisor
O TripAdvisor é uma ferramenta disponível para iPhone, iPod touch e iPad para planejar viagens com espaço para comentários, opiniões, fotos, e fóruns para manter conversas com outros usuários para torcar ideias e experiências. O TripAdvisor permite salvar páginas de hotéis, restaurantes, e atrações, como Favoritos, para facilitar a pesquisa de informações.

O TripAdvisor está disponível em mais de 80 países, conquistou o 1º lugar entre os software de viagem gratuitos, é fácil de usar e consegue localizar comentários com base na localização.

Airbnb
O Airbnb é uma plataforma comunitária que permite anunciar ou alugar acomodações em várias partes do mundo pela internet ou por smartphone Android ou iOS. O serviço já conta com milhões de usuários que oferecem, todos os dias, acomodações em quartos, apartamentos, flats ou casas, com valores variados. É possível a busca por cidades e países, podendo filtrar a pesquisa por bairros, número de quartos, comodidades e até estipular um limite de preço. Além disso, o site possui uma seção chamada listas de desejo, onde é possível salvar locais favoritos para consultas posteriores. Para anunciar uma acomodação sem custos direto pelo site, é só se inscrever, desde que o estabelecimento siga as regras e termos do Airbnb.

AeroportoGRU
O AeroportoGRU é um app gratuito que traz informações completas para quem viaja pelo aeroporto de Guarulhos/ Cumbica. Ele é uma ótima opção para quem está viajando pela primeira vez e precisa saber sobre o local e os serviços disponibilizados, como aluguel de carros, estacionamentos, alimentação, companhias aéreas, etc. O aplicativo vem com 80 páginas de conteúdo com dicas, informações, localizações e outras informações para auxiliar o usuário.