Os aparelhos celulares e smartphones tornaram a vida mais conveniente, mas ainda assim oferecem muitas vantagens e desvantagens em termos de comunicação. Estes aparelhos enraizaram-se na sociedade de tal forma, graças aos seus formatos portáteis e incrível conveniência. Sua relativa acessibilidade os tornam essenciais para emergências, viagens e conversas do dia-a-dia.

O aumento rápido nos avanços tecnológicos recentemente resultou na disponibilidade de aparelhos de alto poder de comunicação móvel para o público em geral. A tecnologia de telefonia móvel continua avançando, criando aparelhos que agem como telefones, computadores e câmeras, em um único pacote.

Enquanto muitas pessoas hoje consideram smartphones, e a variedade de serviços e capacidades incluídas nestes aparelhos, como benefícios ao consumidor, para cada vantagem ainda há uma desvantagem, e a sua habilidade de comunicação oferece pontos positivos e negativos igualmente.

A conveniência pode rapidamente se tornar um incômodo com um aparelho celular, fazendo com que o consumidor pondere entre suas vantagens e desvantagens. Os recursos avançados e capacidades dos smartphones podem não ser sempre vantajosos.

Tamanho
Desconsiderando o fato de que a tecnologia progride e aparelhos eletrônicos tendem a diminuir em tamanho, os smartphones são sempre maiores, mais espessos e mais pesados que aparelhos celulares padrão. Os componentes eletrônicos usados na fabricação de um smartphone são maiores pois a sofisticação das funcionalidades exigem equipamentos mais robustos. Quer seja o tamanho dos smartphones uma vantagem ou desvantagem é simplesmente uma questão de gosto e opinião.

Não importando o tamanho em ambos, aparelhos celulares e smartphones ainda são compactos o suficiente comparados à outros aparelhos, e são fáceis de serem carregados na bolsa, bolso ou prendidos no cinto, sem tomar muito espaço estando sempre prontos para usar.

Significância
Continuar com uma conversa no telefone enquanto está com os amigos ou na companhia de outras pessoas é considerado socialmente rude, o que já ocasionou em proibições de uso de aparelhos celulares em alguns lugares públicos como restaurantes e outros.

Disponibilidade constante
A vantagem mais óbvia dos aparelhos celulares é a sua habilidade de permanecer conectado e disponível aos amigos e familiares por tempo integral. Aparelhos celulares fazem com que seja possível continuar com atividades rotineiras diárias enquanto espera notícias importantes de outra pessoa, além de que em casos de emergência, o aparelho celular faz com que a ajuda esteja somente à distância de uma ligação. Além da comunicação ao telefone, o aparelho inclui recursos de email, mensagens de textos e mensagens instantâneas.

Informação instantânea
Os aparelhos celulares permitem uma troca instantânea de informações, desde as coisas mais mundanas como as mais importantes. Para profissionais que requerem informações mais e atualizadas acuradas possíveis, como corretores de ações da bolsa, jornalistas, economistas, empresários, esta habilidade de fazer e receber ligações à qualquer momento e em qualquer lugar é mais que útil. Muitos aparelhos celulares possuem capacidades de email e Internet também, aumentando ainda mais a habilidade de enviar e receber informação.

Email
A habilidade de enviar e receber email mesmo longe do computador de casa ou do escritório é uma vantagem significante em possuir um smartphone. Estes aparelhos oferecem a habilidade de consolidar múltiplas contas de email, aliviando a necessidade de visitar múltiplas websites e logar credenciais diferentes. Contas de email são consolidadas de forma prática, e mensagens são mostradas em uma plataforma uniforme e amigável.

Internet
Navegar pela Internet de um smartphone deveria ser considerada uma das principais vantagens de se possuir um aparelho deste tipo. Acesso a buscadores, notícias, tempo, esportes e inúmeras outras informações, são apresentadas em páginas especificamente desenvolvidas para que smartphones forneçam aos usuários acesso à informações ilimitadas em qualquer hora e lugar. A única desvantagem em potencial em relação ao acesso à Internet no smartphone envolve crianças e conteúdos na web inapropriados. Crianças e adolescentes de posse de um smartphones podem visualizar ou acessar conteúdo adulto e inadequado para suas idades.

Constantemente Conectado
Esta comunicação constante pode também contar como desvantagem, ao passo que pessoas podem não conseguir evitar a tentação de usar seus aparelhos de celular de forma exagerada, enquanto em público ou na companhia de amigos e familiares. A urgência de responder à todas as chamadas ou enviar mensagens de texto a todo momento é forte, especialmente com a ultra-conectividade dos smartphones, e alguns usuários simplesmente não conseguem resistir. Uma dependência muito forte em seu aparelho de telefone pode aborrecer outros ao seu redor, ou fazer com que você a companhia dos outros momentaneamente, porém com frequência exagerada.

GPS
A maioria dos smartphones vendidos hoje contém recurso de GPS. Estes aparelhos permitem que usuários apontem suas localizações exatas em um mapa e obtenham direções customizadas para qualquer localização. Este recurso é uma grande vantagem que alivia a necessidade de um outros aparelho de GPS no automóvel. Contudo, smartphones também permitem que usuários compartilhem suas localizações exatas em redes sociais, o que potencialmente pode levar à incidentes como sequestro, roubo, e outros crimes similares. Usuários que escolhem compartilhar sua localização devem considerer as posssíveis ramificações como o sacrifício de uma porção de sua privacidade.

Programas
Smartphones possuem a vantagem de poder instalar e operar um número ilimitado de palicações terceirizadas e programas. Isto permite que usuários customizem ainda mais seus aparelhos com programas desenvolvidos para suas necessidades individuais e preferências. Além de que muitas aplicações para smartphones podem ser obtidas de graça.

Preço
Talvez a maior desvantagem de um smartphone, quando comparado à outros aparelhos de celular padrão, é o preço significantemente mais alto. Estes aparelhos contém telas com resoluções melhores, câmeras melhores, capacidades maiores de armazenamento, e um enorme variedade de benefícios e recursos não disponíveis em aparelhos comuns. O luxo, a conveniência e a maior eficiência que smartphones fornecem, combinados ao equipamento de alta qualidade, significa que usuários devem pagar mais por tudo isto.

Dores físicas
O uso extenso e excessiva de um aparelho celular pode contribuir para dores físicas, na forma de “cotovelo de celular”. Segurar o telefone celular na orelha por longos períodos de tempo pinça o nervo que controla seus dedo indicador e mindinho, causando tremores e dormência. Ferimentos prolongados podem resultar em danos no nervo. Para prevenir isto, mude os braços enquanto fala ao telefone e não mantenha o braço dobrado por longos períodos de tempo.

Aumento de distração
Enquanto a habilidade de ligar e enviar mensagens de texto para amigos enquanto desempenha outras funções corriqueiras parece conveniente, mas isto pode causar lapsos de atenção e criar problemas para você e para pessoas ao seu redor. Ao focar em uma conversa, em forma de discurso ou texto, tipicamente significa que você presta menos atenção ao seu redor. De acordo com um Centro de Análises de Riscos em Harvard, 6% dos acidente de automóveis envolvendo fatalidades ou sérios danos são causados, anualmente, pelo uso de aparelhos celulares ao volante.

3 respostas

  1. Sim, concordo.

    Mas deve ser reforçado que o uso excessivo dos smartphones causa inúmeros problemas sociais, principalmente na vida dos jovens. Como por exemplo: Problemas físicos – Escoliose, Lordose, Cifose, LER, problemas psicológicos – Ansiedade, Depressão e impulsividade.

    Em decorrência disso, sabe-se que o uso dos celulares é SIM mais prejudicial do que benéfico…

  2. Ao ler o artigo percebo mais vantagens do que desvantagens, quanto as desvantagens, acredito que toda tecnologia de ponta, ou não, trás tais riscos, distrações ou dores com uso excessivo pode vir com o uso de qualquer objeto. De um modo ou outro, as qualidades superam e atraem o consumidor cada dia mais.

  3. Realmente são inúmeras vantagens e desvantagens que o celular ou smarpthone pode oferecer, mas na realidade a escolha da vantagem ou desvantagem é o próprio consumidor, mas a realidade é que ninguém mais consegue viver sem os aparelhos móveis, reflexo disso é o desenvolvimento e número de vendas desses aparelhos durante os últimos anos

Os comentários estão desabilitados.