O dermatologista dá a má notícia: o relatório do patologista revela o diagnóstico de câncer de pele. O melanoma possui metátese e uma incisão deve ser feita para retirá-lo. Ah, se isto tivesse sido percebido mais cedo.

Hoje mais de 2 milhões de pessoas passam por esta situação no país todos os anos. O Melanoma, uma das formas de câncer mais letais, pode se espalhar rapidamente pela pele, através do sistema linfático, para outros órgãos vitais, e muitos médicos concordam que monitorar mudanças de manchas, verrugas e pintas em tamanho, forma e cor é crucial para o descobrimento antecipado e limitação do estrago no final.

Checagens consistentes e persistentes podem revelar sinais, e se descoberto antes, a chance de obter sucesso no tratamento e cura é aumentada. Mas claro, colocar um bom conselho em prática é difícil, pois pintas mudam com o tempo e passam desapercebidas,a té que seja tarde demais.

Mas apps médicos, como o Doctor Mole, promete ajudar a monitorar estas pequenas mudanças, destacando como os apps estão revolucionando o tratamento médico preventivo.

Criado pelo desenvolvedor australiano Mark Shippen, o Doctor Mole permite escanear pintas, manchas e verrugas para acessá-las por possíveis tumores malígnos. O app checa traços específicos, conhecidos como “ABCDEs” das pintas:

• Assimetria – pintas desiguais ou tortas são suspeitas.
• Borda ou Contorno — irregular ou indistinta são sinais de cuidado.
• Cores – pintas saudáveis são de uma única cor.
• Diâmetro – qualquer coisa maior que o tamanho de uma borracha de lápis precisa de avaliação profissional.
• Elevação – pintas altas são sinais de perigo.

As funções são claras e a plataforma simples, tornando o app fácil de ser usado. Depois de tirar uma foto da pinta, mancha ou verruga, o app – usando o sensor do smartphone e realidade aumentada – te apresenta um código de nível de risco colorido para os ABCDEs descritos acima.

Depois, salva as imagens da pinta, para que você possa comparar com fotos anteriores para ter certeza de que não está crescendo ou mudando. Além disso, em algumas semanas o app te lembra de checar apinta novamente.

O app não faz disgnósticos de câncer de pele, e se você achar algo suspeito, você deverá procurar um médico. Mas o app pode desempenhar um papel crítico em te levar para um consultório de um dermatologista antes que seja tarde demais.

O Doctor Mole está disponível para iOS e Android por $4. Embora o seu nome de médico, o app Doctor Mole é claro em afirmar em que não deve ser usado como substituto de um médico profissional, e as vezes, aparelhos não podem compensar pela luz irregular, sombras ou qualidade de imagem pobre, que pode criar erros na avaliação da tecnologia. Nenhuma câmera de iPhone pode substituir a experiência e os olhos treinados de um profissional.

Além de visitas regulares à consultórios médicos, é uma ferramenta poderosa para qualquer um com predisposição para câncer, quer seja por histórico familiar da doença ou um hábito antigo de tomar sol em demasia quando jovem.

O Doctor Mole se junta à um dos setores mais promissores do mercado de apps. Os apps médicos móveis estão provando ser ferramentas incríveis para a indústria médica, usando a portabilidade e capacidades de smartphones para trazer avanços significativos em tecnologia médicas fora do consultório médico e do hospital.

Download: https://itunes.apple.com/us/app/doctormole/id562711395?mt=8

Uma resposta

  1. O câncer sem vendo o “mal do século”, merecidamente, por isso devemos ficar atentos com nossos cuidados, a final de contas, todo cuidado é pouco, principalmente quando se trata de uma doença que nem mesmo um dos homens mais ricos do mundo conseguiu ajuda médica o suficiente para eliminá-la, Steve Jobs.

Os comentários estão desabilitados.