Principais categorias de Aplicativos

Os aplicativos móveis possuem finalidades diferentes e bastante variadas, podendo se organizar em principais categorias, como:

• Serviços: Aplicações úteis para solucionar problemas e aumentar a produtividade em mobilidade como consultas, previsões, mapas, realizar operações em tempo real como administrar contas pessoais, gerenciar documentos, entre outros.

• Informações: Aplicações que permitem o acesso a conteúdos diversos em mobillidade como endereços, agenda de telefones, promoções, produtos, pesquisas, notícias entre outros.

• Comunicação: Aplicações que permitem a interação com outras pessoas através de e-mail, mensagens, publicações, compartilhamento e redes sociais.

• Entretenimento: Aplicações onde o uso é destinado à diversão como os jogos, stream de música e vídeo por exemplo.

Dentre estas categorias existem outras subcategorias e até sub-sub-categorias para melhor organizar e definir a funcionalidade da aplicação. Cada Loja de aplicativos irá classificar as aplicações disponíveis de acordo com a sua organização padrão, porém as próprias aplicações de auto-definem quanto à sua utilidade e função, como aplicativos navegadores da web, de correio eletrônico, fotografia, música, rede social, por exemplo. Veja alguns exemplos abaixo:

Aplicativos de Mídia Social: são aplicativos que promovem o entretenimento em redes sociais, fotografia, música, vídeo, podendo compartilhar seus conteúdos entre outros usuários.
Aplicativos para produtividade: são aplicativos que promovem a produtividade do usuário, como administradores de documentos, orçamentos, gerenciamento de ocnteúdo variado, listas de afazeres, calendários, etc.

Navegador web: utilizados para acessar a internet e seu conteúdo. Antigamente funcionavam apenas como visualizador de mídia mas agora podem ser utilizados para jogos, edição de textos e demais serviços na nuvem. Os mais famosos são o Internet Explorer da Microsoft, o Firefox da Mozilla e o Chrome do Google, todos esles têm sua versão móvel para serem usados em aparelhos como smartphones e tablets.

Correio eletrônico: aplicativos de gerenciamento e leitura de e-mails. Existem soluções pagas, como o Microsoft Outlook e soluções gratuitas como o Mozilla Thunderbird. Também existem soluções como o Mail do Macintosh que vem como parte do sistema.

Bate-papo ou chat: softwares de bate-papo são softwares de troca de mensagens entre usuários que podem ou não estar online ao mesmo tempo. Antigamente esses softwares precisavam estar instalados na máquina cliente (como o iChat e o antigo MSN Messenger, da Apple e Microsoft respectivamente) ou então apenas em um servidor (como o chat UOL) mas a evolução da internet e o serviço em nuvem quebraram essa barreira e soluções como o Windows Live Messenger funcionam tanto no cliente como no servidor e oferece serviços integrados como a integração com o Facebook. Hoje em dia soluções de chat podem ser encontradas facilmente em sites de forúm ou qualquer outro que contenha um banco de dados de usuários.

Aplicativos para desenvolvimento: aplicativos para desenvolvimento são aplicativos que reconhecem uma ou mais linguagens de programação e oferecem assitência e uma plataforma sólida para desenvolvedores realizarem seu trabalho. Temos como exemplo soluções gratuitas como o Dreamweaver e soluções proprietárias como o Dreamweaver da Adobe. Aplicativos para desenvolvimento podem reconhecem e compilar diversas linguagens de programação ou apenas uma especifica ou uma categoria específica.

Aplicativos para telefonia e videoconferência: aplicativos de telefonia são soluções que utilizam da tecnologia da internet para realizar chamadas de voz entre dois computadores (ou dois IPs diferentes). Com a evolução da tecnologia temos essas soluções também presentes em outras plataformas como Smartphones e tablets. Um exemplo disso é o Facetime da Apple que permite video-conferência entre iPhones, iPods, Macbooks e iPads. E versões do Skype para celular permitindo chamadas VOip em Smartphones e quebrando barreiras entre celular e computador.

Aplicativos CAD/CAM Solid/Works, AutoCAD, Rz CAD Textil, Audaces, Lectra, Gerber: aplicativos para desenho industrial. Utilizandos predominantemente em ambiente empresarial e industrial.

Aplicativos de automação de processos na Administração Pública e de Processo eletrônico: aplicativos que dão suporte a gerência de processos e auxiliam na administração e processamento de dados de uma empresa. Auxiliam no compartilhamento de dados entre setores e democratização da informação dentro de uma organização.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.