Seu smartphone está cheio deles. Aliás, está mesmo infestado de deles – e esse “infestado” é no bom sentido. Eles servem pra uma infinidade de objetivos e atendem a uma série de funções. Você pode até mesmo não ter instalado nenhum software aplicativo em seu celular, mas tem muitos deles lá.

Pode verificar. Talvez você nem consiga identificar porque suas funções são, às vezes, tão profundas que se desenvolvem ocultamente.

Como consumidor final de modelos de smartphones, você não tem obrigação nenhuma saber o que é software aplicativo, software de sistema etc. Nem mesmo de saber o que é software simplesmente.

Ok… certo! Não tem obrigação, mas tem curiosidade. Aliás, esse é o tipo de curiosidade que pode levar consigo muitos benefícios ao curioso. Assim, há chances de saber qual software é adequado ou não para determinados modelos de smartphones.

Conheça neste artigo os muitos tipos de software aplicativo. Aliás, você já se acostumou com os artigos de nosso site. Sabe que eles não se limitam a transmitir informações ocas, vazias, pois exploram diversos temas em torno do tema central.

Portanto, saiba aqui também a diferença entre software e hardware, o que significa “ware” etc.

Controvérsias sobre software aplicativo

Sistema, software aplicativo e APP possuem diferenças sutis.
Sistema, software aplicativo e APP possuem diferenças sutis.

Há uma briga forte e boa no meio de tecnólogos em relação a diferenças entre os termos sistema, software, aplicativos e APP. Para muitos, as diferenças são sutis – tão sutis que nem vale a pena discutir. Para outros, há diferenças gritantes que precisam ser esclarecidas.

Até pouco tempo atrás, não havia essa quantidade enorme de termos. Tudo era bastante simples, já que simples era também a tecnologia. Dessa maneira, todo conjunto de instruções/comandos binárias sequenciadas num processo lógico que faz o computador funcionar era chamado “programa”. Ou software.

Assim, o sistema operacional era programa, o editor de texto era programa, o DOS era programa, o Windows (bem no começo) era programa.

Hoje, com o avanço da tecnologia, as coisas se complicaram um pouco. Não muito, apenas um pouco. Então, acompanhe neste artigo explicações de cada termo.

Hardware, software, freeware, shareware, trialware

Para você assimilar bem a ideia de “software” e de “hardware”, convém assimilar primeiro a ideia de “ware” em inglês. Trata-se de um sufixo – ou seja, parte de palavras colocada no fim de outras para dar significado mais amplo ao termo original.

É o caso, por exemplo, de “mente” em português. No fim de certos adjetivos, transforma estes em advérbios. “Casualmente”, “obrigatoriamente”, “facilmente” são exemplos de sufixos.

No caso de “ware” em inglês, esse termo sozinho significa “porcelana”. Contudo, se aplicado como sufixo, transforma o termo em substantivos feitos, constituídos do material a que se refere ou, ainda, utensílios destinados a certa finalidade. Por exemplo:

Bem, agora fica mais fácil compreender o significa de “software”. A primeira parte da palavra representa “suave, leve, macio, ameno”. Portanto, o conceito do termo completo é “feito de leveza, com maciez, intangível, intocável”.

Ou seja, é o antônimo de “hardware”, que é outro termo do universo da tecnologia. “Hard” é “duro, resistente”. Portanto, “hardware” é “feito de dureza, com resistência”.

Pra chutar e xingar

Como você já percebeu, o hardware é a parte do dispositivo que é concreta, tocável, tangível; software é a parte abstrata, intocável. Nos inícios da tecnologia, os equipamentos travavam, apresentavam muitos problemas.

Então, o usuário, decepcionado, acabava chutando o computador. Já quando o problema era no software, ele xingava, pois não dava pra chutar. Nesse caso, muitos traduzem os termos da seguinte maneira:

Bem, guardado o sentido hilário, a coisa não é bem assim, não é mesmo? Pelo menos não atualmente.

Tipos de Software Aplicativo

Existem o software aplicativo e o software de sistema.
Existem o software aplicativo e o software de sistema.

Muito bem! Software é a composição intocável da tecnologia da informação como um todo. E software aplicativo? O que é?

É uma das duas classificações de softwares; a outra é Software de sistemas. De maneira geral, a gente pode dizer que os de sistemas são aqueles que fazem o computador/tablet/smartphone funcionar.

Software de sistema

Ou seja, software de sistema é aquele programa que diferencia o equipamento de um… um… um liquidificador, por exemplo. Ou de um moedor de cana. Isto é, sem esses softwares, o equipamento não é nada, pois são altamente importantes. Se estes pararem, o equipamento todo para.

Exemplo de software de sistema é o programa inicial bios, que trabalha sobre a placa-mãe para dar início à sessão de computação. Ou seja, é aquele programa que começa a rodar assim que você liga o equipamento, mas você não vê rodando.

Tão logo encerra a operação, ele “entrega” o computador/celular para o sistema operacional. Aliás, sistema operacional é outro exemplo de software de sistema.

Software aplicativo

É também conhecido – e mais conhecido – como “programas de computador” e, por extensão, “programa para dispositivos de tecnologia” ou, ainda, simplesmente por “software”. Trata-se de softwares que produzem alguma operação específica, algum trabalho destinado a uma necessidade clara, seja no trabalho ou no entretenimento.

Os editores de texto são bons exemplos. Eles não capturam imagens, não fazem cálculos, não melhoram fotografias. Podem até trabalhar com isso, mas não são construídos para esses fins. Seu objetivo é produzir textos.

Já os tratadores de imagens são construídos para trabalhar justamente imagens e não textos, não cálculos etc. Então, é outro bom exemplo de software de aplicativo. Os sistemas de navegação pela internet também se destinam exclusivamente a essa fim. Portanto, é software aplicativo.

APPs

Atualmente, “APP” – que é abreviação de application program (muitos dizem que é apenas “application”) – é usado para designar um software aplicativo teoricamente simples, cujos objetivos são menos trabalhosos, menos complexos.

Assim, um software aplicativo que produza um joguinho em seu celular é chamado APP; outro que organize sua agenda também; outro ainda que otimize a bateria do celular é considerado APP. Há mais outros que limpam o espaço de armazenamento deletando arquivos muito antigos – esses também são APPs.

Veja outros tipos de software aplicativo.

Existem muitos tipos de software aplicativo.
Existem muitos tipos de software aplicativo.

Software aplicativo de simulação

O próprio nome já indica o objetivo desses softwares. Eles produzem simulacro, um espécie de exercício, de cenário analítico de alguma situação a fim de definir decisões necessárias no caso de o fato da simulação vir a ser real.

Trata-se de excelente instrumento de pesquisa e estudo de situações futuras ou hipotéticas. Assim, o profissional ou equipe de profissionais vão estar preparados para enfrentar determinadas situações corporativas.

Aplicativos autodesenvolvidos

São também conhecidos como aplicações desenvolvidas por usuário final. São aplicações escritas pelo próprio usuário para adequar um sistema às suas necessidades próprias. Uma das características é a simplicidade da linguagem e a rapidez com que são desenvolvidos.

Esses pequenos programas geralmente incluem processadores de palavras, simuladores científicos, scripts de animação e de gráficos. Um exemplo de aplicação desenvolvida por usuário final são os filtros de e-mail.

Software aplicativo Empresarial

Como o próprio nome diz, trata-se de programas desenvolvidos para uma empresa determinada. E geralmente essa empresa é multinacional ou, no mínimo, uma grande empresa.

O desenvolvimento visa atender a alguma necessidade específica da corporação. Exemplo seria um programa para monitoramento de e-mails de todas as filiais, de forma que as mensagens possam ser acompanhadas mais facilmente por gestores de comunicação.

Outro exemplo pode ser um programa para gestão financeira que atenda a algum gargalo (entrave) da empresa. Dessa maneira, os supervisores de economia interna podem avaliar os investimentos a qualquer hora de onde estiverem. Em qualquer lugar o mundo.

Suíte de aplicativos

Em verdade, trata-se de conjunto aplicativos. Isto é, as empresas desenvolvedoras vão criando programas com objetivos específicos. Depois de certo tempo, acabam organizando, juntando tais programas em “pacotes” e vendem, oferecem o pacote todo.

As múltiplas aplicações unidas têm geralmente funções complementares, a mesma interface e podem ou não interagir entre si. Exemplos são Microsoft Office, Open Office e iWork que juntam processadores de texto, planilhas, apresentação de slides etc.

Software de infraestrutura empresarial

Esse software aplicativo se destina à automação e integração de algumas atividades empresariais. E essas atividades devem ser mais ou menos complexas. Via de regra, quase não há operação por parte de humanos.

Ou seja, o sentido de automação é pleno. Nesse cenário, as operações de infraestrutura envolvem formatação de redes virtuais internas (chamadas intranet) para manutenção da empresa como um todo.

Software de informação profissional

Não são raras as situações em que um profissional liberal ou funcionário de uma grande empresa necessite de software dedicado a suas funções. Isso pode acontecer no caso de o profissional pretender melhorar seu desempenho ou apresentar resultados não alcançados pelos programas já existentes.

Essas situações podem ser representadas por necessidade de melhoria nas questões de recursos de informações, gestão de tempo, controle de documentação, desenvolvimento de gráficos explanativos ou demonstrativos.

Assim, o profissional requer que, por exemplo, a construção de planilhas, de editores de informações de comunicação, de gestão de e-mails etc. seja mais específica, mais inerente. Nesses casos, vai lançar mão de softwares de informação profissional.

Software Livre

Os itens outros itens desta lista se referem a programas/softwares que podem ser gratuitos ou não, mas são chamados “programas de desenvolvimento fechado”. Ou seja, o usuário compra, ganha, enfim, recebe o programa em si e não pode alterar.

Já os softwares livres funcionam sob estratégia contrária. Qualquer conhecedor de desenvolvimento de softwares pode alterá-lo de maneira a torná-lo mais eficiente para uma ou mais operações.

No caso do smartphones gerenciados por sistema Android, por exemplo, os engenheiros dos aparelhos podem precisar de alguma característica não encontrada no sistema. Ou precisam fortalecer alguma outra. Assim, elaboram plano de alterações e as introduzem para alocar o sistema operacional em seus modelos de celular.

Portanto, é considerado software livre qualquer programa que possa ser utilizado, copiado, estudado, alterado, adaptado, redistribuído. sem restrições.

Software de desenvolvimento de mídia

Esses softwares buscam atender à lacuna que existe no universo dos criadores de mídia eletrônica para objetivos educacionais. As mídias eletrônicas são excelentes instrumentos de divulgação de ideias, serviços ou produtos, além de atuação de ONGs e instituições de maneira geral.

Entretanto, não há no mercado um aplicativo que corresponda exatamente às necessidades desse nicho. Dessa maneira, os softwares de desenvolvimento de mídia preenchem esse espaço vazio.

Interpretador de comandos

Trata-se de software destinado exclusivamente a programadores. O mais conhecido desses aplicativos é o antigo DOS. Foi o primeiro gerenciador interno de computador que fazia o equipamento desenvolver as operações necessárias.

Os comandos (copiar, deletar, abrir, criar etc.) eram digitados e, consequentemente, identificados pelo software que, por sua vez, levava o processador a devolver os resultados esperados.

Outro exemplo foi o Unix. Posteriormente, a digitação dos comandos foi substituída pelas janelas do Windows.

Software aplicativo de interface de usuário

Trata-se de aplicativo desenvolvido sob a modalidade front-end, ou seja, com preocupação direta com a experiência do usuário do equipamento. Normalmente, esse tipo de software aguarda alguma ação do usuário para entender qual processo de interação deve levar em consideração.

Assim, o próprio usuário determina o comportamento do software para chegar a um resultado determinado. Nesse cenário, os comandos operam sob efeito de pressão de ícones (no caso de touchscreen) ou cliques de mouse.

Softwares como Ubuntu, Mozilla, Windows etc. representam bem esse tipo de aplicativo.

Aplicação server-side

É também chamado software por intromissão>. E no bom sentido. É fornecido por desenvolvedores diversos por meio de sites ou plataformas conhecidas. Via de regra, são oferecidos contas pessoais em redes sociais ou de e-mails.

Programas de acesso de conteúdo

Esses aplicativos são uma espécie de chave. Permitem acesso a conteúdo que não são editáveis que, por sua vez, servem apenas para análise, aprendizado ou entretenimento.

É o caso de softwares que gerenciam navegação virtual, que abrem apostilas instrucionais, que liberam áudios e vídeos etc. Eventualmente, esse software oferece possibilidade de alteração do arquivo acessado, mas somente por meio de senhas.

Softwares educacionais

Esse é outro caso de título autoexplicativo. Softwares desse tipo promovem acesso a conteúdo cujo objetivo é transmitir informações acadêmicas.

Software aplicativo de compartilhamento de informações

Trata-se de programas/softwares que facilitam distribuição de dados e informações entre funcionários ou departamento de grandes ou médias empresas. Funcionam como rede interna paralela para gestão, administração e tomadas de decisão.

Software Proprietário

Esses softwares – normalmente bastante complexos – são criados por grandes desenvolvedores para comercialização. Os compradores precisam de licença especial para fazer uso das ferramentas disponibilizadas.

Via de regra, são programas intensamente complexos e altamente valorizados. MacOS, Adobe, Offices etc. são alguns exemplos.

Software comercial

Com certeza, é fácil perceber o objetivo final desse software: criar ambiente de lucro para a empresa criadora. O lucro pode chegar por meio de venda ou de inserção de anúncios de patrocinadores.

Então, é isso. Caso você tenha alguma dúvida sobre os diversos tipos de software aplicativo ou de sistema, deixe no espaço de comentários abaixo.