Qual o melhor smartphone hoje no mercado?

Com a chegada do mais novo smartphone da Apple, o iPhone 5, apresentando um design modificado e hardware avançado, todos devem estar se perguntando a mesma coisa — afinal, qual seria o melhor smartphone do mercado?

Conforme prometido e divulgado, todas as fabricantes lançaram seus novos aparelhos nas datas previstas. A primeira foi a Samsung, lançando o mais novo integrante da linha Galaxy, o SIII. Em seguida foi a Sony, com o Xperia TX, a Motorola veio um tempo depois com a atualização do seu DROID RAZR, o MAXX HD, e logo em seguida, a Nokia com o Lumia 920 e a Apple na semana passada.

Com tanta concorrência e opção fica mesmo difícil escolher o melhor aparelho. Combinamos as principais especificações de cada um deles em uma tabela para efeito de comparação, veja abaixo:

  Apple iPhone 5 Samsung Galaxy S 3 Nokia Lumia 920 Sony Xperia TX Motorola DROID RAZR
MAXX HD
Hardware Apple A6
GB de memória RAM
não divulgado
Processador de 1,4 Ghz
1 GB de memória RAM
Processador de 1,5 Ghz
1 GB de memória RAM
Processador de 1,5 Ghz
1 GB de memória RAM
Processador de 1,5 Ghz
1 GB de memória RAM
Tela 4″ 4,8″ 4,5″ 4,5″ 4,7″
Peso 112 g 133 g 185 g 127 g 157 g
Espessura 7,6 mm 8,6 mm 9,9 mm 8,6 mm 9,3 mm
Bateria Não divulgado 2100 mAh 2000 mAh 1850 mAh 3300 mAh
Câmera 8 MP
1.2 MP
8 MP
1.9 MP
8.7 MP
1.3 MP
13 MP
1.3 MP
8 MP
1.3 MP
Armazenamento 16, 32 ou 64 GB 16, 32 ou 64 GB 32 GB 16 GB, expansível até 32 GB 32 GB expansível até 64 GB
Sistema iOS 6 Android 4.0.4 Windows Phone 8 Android 4.0.4 Android 4.0.4

Em comparação com os demais, o iPhone 5, com um processador A6 quad-core, provavelmente não deixa a desejar frente aos outros modelos do mercado, mas também não surpreende, visto que todos os outros possuem processadores dual-core 1,5 Ghz e 1 GB de memória, que também possui um bom desempenho ao realizar todas as tarefas.

É verdade que o aparelho ficou mais rápido, possui um melhor desempenho, mas aos olhos do consumidor talvez isto não faça diferença, e pode não se destacar mais que o Galaxy S3, que hoje está sendo considerado o melhor smartphone do mundo.

Quanto ao design, a Apple acabou repetiu o formato básico dos seus aparelhos anteriores que sempre agradou muito, porém aumentou o tamnho da sua tela para poder concorrer de igual para igual neste quesito com os outros Androids do mercado (Motorola, Sony e Samsung, o maior em tamanho de tela), mas ainda sim, é o aparelho de menor tela em comparação aos demais.

Em tecnologia de tela, o iPhone trouxe a mesma do iPhone 4S com Retina e 326 ppi de resolução, que até agora só foi superada pela Nokia, que traz uma de impressionantes 332 ppi no Lumia 920.

Ao ser anunciado, o iPhone 5 foi aclamado como o “smartphone mais fino de todos”, porém, o modelo da Motorola DROID Razr e o ZTE Athena são na realidade os aparelhos mais finos hoje no mercado. Contudo, se observarmos a tabela, entre os 4 modelos diretamente rivais, o iPhone 5 é mesmo o mais fino, pode ser que a Apple estivesse se referindo à eles.

Em relação ao consumo de energia, a Apple não chegou a divulgar o tamanho da sua bateria propriamente dita, mas garantiu que opera em com duração de 8 horas de conversação por 3G e 4G, 10 horas pelo Wi-Fi ou 225 horas em stand-by.

Sendo assim, a autonomia é superior a grande parte dos modelos concorrentes, com excessão do Razr Maxx HD, que conta com uma bateria gigante (3300 mAh) que promete uso da conexão 3G por 27 horas sem carregar, por exemplo, por isso a sua espessura ser uma das maiores de todos eles.

Com relação à câmera no aparelho, a Apple também não trouxe grandes inovações, ficando com 8 megapixels na traseira como nos modelos Motorola e Samsung, e 1,2 MP na dianteira, a menor entre todos os modelos.

Mesmo assim, a resolução é considerada muito boa (3264 x 2448), mas é superada pelos modelos como o Sony Xperia TX, com 13 MP, e o Lumia 910, com 8,7 megapixels e tecnologia PureView, a melhor até agora no mercado.

Mesmo sendo um iPhone para concorrer com os outros, a briga parece estar bem equilibrada. O consumidor terá que decidir entre suas preferências, pois em hardware e funcionalidades, todos os modelos desempenharão suas atividades de forma eficiente. O iPhone pode até garantir a manutenção da sua popularidade, para continuar entre os maiores modelos de smartphones do mundo, mas a briga vai ser feia e a competição cada vez mais acirrada.

Perguntas & Respostas

Atendimento Técnico CelularEstamos aqui para ajudar.
Diversos membros da comunidade estão aqui para responder dúvidas!
  1. Avatar MatheusCM

    Cada Smartphone tem sua vantagem e desvantagens, particularmente prefiro um da Apple, mas o preço é pouco acessível, então ficaria com um da Android, visto que tem funcionalidades e aspectos que batem com o Iphone e o preço é muito mais acessível.


RESPONDER