O Wikiweb, é uma aplicação iOS desenvolvida por Friends of The Web que com a sua proposta única à Wikipedia tem como objetivo ajudar a visualizar e explorar as relações entre vários tópicos e páginas.

A plataforma do Wikiweb é imediatamente reconhecida como mínima e limpa, fazendo com que o conteúdo da Wikipedia seja o seu foco toda vez que você abrir o app.

A relação entre as várias páginas na Wikipedia são apresentadas no painel de mapa, com cada artigo representado como um node em um formato no estilo de mapa da mente familiar. Esta visualização é tão útil para abrir e explorar tópicos de páginas que o próprio visualizador de página parece ser quase secundário.

No modo paisagem, os artigo e os painés da web panes são mostrados lado a lado, embora não muito bem na tela menor do iPhone.

Ao tocar na lupa no canto esquerdo esquerdo (símbolo universal para pesquisa), você pode pesquisar um termo, o ponto de partida para a sua exploração na Wikipedia. Também disponível nesta tela é o botão do recurso chamado Random Topic (Tópico Aleatório), que é tão útil quanto para pesquisar um tópico.

Depois de selecionar um tópico do menu suspenso, ele aparecerá como um node singular no centro da tela. Você pode tocar e segurar o node, e artigo desliza da direita no painel visualizador de artigos que é facilmente escondido através da ação de swiping.

Se você simplesmente tocar uma única vez brevemente no node, todos os tópicos relacionados aparecem do node central no estilo mapa da mente. O Wikiweb usa cores para mostrar até onde você foi desde a sua pesquisa inicial. Note que quando você abre um node, qualquer conexão que pode ser feita com nodes existente formará uma ponte entre eles.

No caso de você estar tentando construir um mapa da mente coerente que outros possam visualizar, você pode remover nodes irrelevantes clicando neles duas vezes, e estes simplesmente desparecem. No modo retrato, o artigo pode ser escondido para ganhar acesso à visualização da web.

O botão de compartilhamento fica no canto esquerdo na tela, par você enviar um amapa da mente de tópicos para seus amigos no Twitter ou por email.

A primeira coisa que você irá notar é o painel de display para o próprio artigo. A tipografia é atraente, e o tamanho do texto é variável para um uso fácil. Os botões de ida/volta permitem navegar de um tópico ao outro na web sem ter que voltar no painel da web.

Como todo app da Wikipedia, uma tabela de conteúdos aparece se tocar no ícone associado na parte de baixo da tela. A tabela é complete com sub-seções e links para referências e fontes externas também.

O Wikiweb leva a experiência de explorar novos conteúdos à um outro nível com uma habilidade fascinante em mapear a sua aventura através dos vários tópicos que você irá explorar.

O valor real da Wikipedia é a sua capacidade de ensinar algo que você nem sabia que queria aprender, portanto a habilidade do Wikiweb em funcionar como uma ferramenta de pesquisa ajudando a mapear os seus pensamentos e argumentos é mais que um bônus.

O Wikiweb é um lindo app iOS que faz com que o aprendizado seja divertido, por $4.99, um tanto caro para os apps para iPhone e iPad, porém é muito divertido mesmo.

Download:http://itunes.apple.com/pt/app/wikiweb/id499345601?mt=8

Uma resposta

  1. Bem prático, esse aplicativo dá uma certa praticidade a quem deseja buscar algo na Wikipédia, uma vez que abrir uma página do site no celular é sempre um “desafio”, por causa da lentidão e tamanho das palavras, o aplicativo ajusta as palavras na sua tela, e a lentidão acaba que sendo eliminada.
    Muito bom, recomendado a estudantes e afins.

Os comentários estão desabilitados.