Ninguém gosta de buracos nas ruas ou nas estradas, que estragam os pneus, acabam com o carro e ainda podem causar uma série de acidentes. Muitas cidades não são capazes de atender aos muitos buracos, crateras e falhas em ruas e avenidas que colocam os motoristas em perigo todos os dias.

Existem muita coisa para ser feita em termos de melhoras na pavimentação, e algumas situações podem ficar ainda piores se deixadas de lado.

Felimente, já inventaram uma solução em Boston, nos Estados Unidos, cidade pioneira em soluções tecnológicas inteligentes: o Street Bump, um app que tem por objetivo caçar e resolver alguns dos piores buracos nas ruas da cidade.

O Street Bump automaticamente reconhece quando um carro passa por um buraco nas ruas. Se você fizer o download do app e colocar o seu smartphone no console do carro ou no porta-copos, ou mesmo no assent do passageiro, o app usa o programa de sensor de movimento do aparelho para detectar o buraco.

O app ainda usa o GPS para logar a localização e enviar a informação para a cidade, assim oficiais podem ter uma leitura acurada de que ruas possuem os pontos problemáticos.

O Street Bump é sofisticado o suficiente para distinguir a diferença entre um buraco e uma tampa de esgoto, lombada ou qualquer outro artifício de velocidade, e uma vez feito o download você não tem muito o que fazer para relatar o problema, já que o app faz todo o resto.

O app é diferente do app inicialmente lançado por Boston em detectação de buracos, o Citizen Connect, que exigia que usuários relatassem ativamente os buracos através do Twitter, SMS e telefone.

O app está disponível, de graça, para aparelhos Apple, e desenvolvedores estão trabalhando em uma versão para o Android.

Se você é morador de Boston, o app pode fazer com que você economize em reparos em seu carro, e de acidentes em potencial.

O app foi lançado em junho deste ano, e ainda está ganhando força, portanto adotá-lo neste começa ajudará os cidadãos de Boston, já que o app se torna cada vez mais útil quanto mais pessoas fizerem o download.

Para todas as outras pessoas, o Street Bump planeja incluir expansões para outras cidades, e os criadores esperam poder também expandir para outros lugares no mundo que se interessarem pela estratégia do app.

Cidades como Washington, D.C. e Honolulu já possuem sistemas similares ao Citizen Connect, mas o Street Bump é o único detector de buracos do seu calibre disponível.

Para aqueles que não moram em Boston e nem nos Estados Unidos e procuram por algo parecido, há uma infinidade de outros apps que podem ajudar a identificar e evitar buracos pelas ruas.

O Potholder, um app grátis para Android, também grava quando você passa por um buraco usando uma tecnologia similar ao Street Bump, mas ao invés de relatar o problema, salva a sua localização, assim você sabe quando evitar o buraco quando passar pelo mesmo caminho no futuro, embora você tenha que tomar a iniciativa de fazer com que o buraco seja ocnsertado pelas autoridades competentes no assunto.

Algumas outras cidades possuem apps especiais que permitem relatar buracos nas ruas com facilidade, como o NYC 311, embora não possam detectar os buracos enquanto você dirije por aí.

Aqui no Brasil, ainda não identificamos nenhum app deste tipo, nem para relatar o problema e repará-lo, muito menos para detectar, apesar de possuirmos inúmeros buracos em nas ruas de nossas grandes cidades e capitais que causam uma série de acidentes e danos aos carros brasileiros. Taí uma dica para os desenvolvedores.

Download: http://itunes.apple.com/us/app/street-bump/id528964742?mt=8

Uma resposta

  1. Achei muito interessante o aplicativo, mas será que ele é realmente funcional? E ainda mais no Brasil?
    Não coloco muita fé na funcionalidade do aplicativo não, mas não custa tentar.

Os comentários estão desabilitados.