Twitter está ajudando a alimentar discussões em salas de aula e direcionar resultados, segundo um professor da Califórnia, apesar da técnica muitas vezes encontrar ceticismo e até mesmo oposição de vários pais e educadores.

Enrique Legaspi usa o Twitter apara aumentar o interesse e a participação nas suas aulas de história na Hollenbeck Middle School no Leste de Los Angeles. O professor afirma que a transição foi positiva, trazendo mais estudantes para as dicussões, dando suporte e compatilhando uma variedade de opiniões e perspectivas.

Usando a mídia social na sala de aula, Enrique abre uma discussão em relação à um tópico relacionado à sua matéria e faz uma pergunta, mas ao invés de levantar as mãos, os estudantes digitam seus comentários no Twitter, e o professor pode moderar a discussão, navegando na corrente de opiniões e questões que vão formando uma conversa bastante rica.

Enrique descobriu que este formato provoca um total maior de respostas, e é especialmente útil para encorajar estudantes tímidos e relutantes a participar. E realmente, alguns de seus estudantes admitiram que seriam menos inclinados à participar falando em classe, mas sentem-se seguros para fazer no Twitter em forma de mensagens.

O professor explica que para muitos estudantes a técnica fez com que eles achassem suas vozes, confessando que possuía muitos estudantes que não participavam em classe ou compartilhavam o que tinham em mente, então o Twitter tornou-se um veículo bastante eficaz para ele.

O Twitter é mais largamente usado nas faculdades e algumas escolas entre os adolescentes mais velhos para projetos especiais, mas a sua adoção pelas instituições educacionais tem sido bem lenta. Porém, o problema com qualquer forma de comunicação escrita na rede é o inapropriado comentário: quando falado, pode ser ouvido, mas quando tweeted, pode ser gravado.

Embora Legaspi admite que haja tweet inapropriados ocasionais, ele lida com o ofensor, mas que isso não é o suficiente para atrapalhar todos os ganhos positivos que vê na tecnologia. Há uma evidência de que ambas suportam e rejeitam afirmações que tecnologias mais novas como mídia social no ambiente de aprendizado seja uma boa ideia.

Além disso, estatisticamente os números podem ser difíceis de serem interpretados. Visto que a educação involve tantos personagens, estudantes, pais, professors e administradores, que muitas vezes possuem outras considerações e opiniões diferentes em relação ao arendizado, não há um consenso claro sobre a questão.

Independentemente de uma adoção uniforme, distritos escolares ao redor do mundo, estão fazendo avanços em pilotar programas para descobrir quais aumentam os benefícios da tecnologia no aprendizado, diminuindo as desvantagens das distrações ou perigos, e quais são mais eficientes em relação ao custo.

Este movimento é aparente em notícias recentes em que varejistas estão se preparando para as compras de voltas às aulas com grandes promoções de tablet. As lojas estão apostando que a demanda dos pais por aparelhos como ferramentas de aprendizado impulsione estas vendas, e a evolução da educação na sala de aula continue.

Uma resposta

  1. Muito boa a ideia deste professor, isto mostra o quanto interessado ele está em manter-se informado e atualizado com a tecnologia em prol da educação, já que tudo está evoluindo e as crianças de hoje não são mais como antigamente, o ensino deve evoluir junto com elas, para que o interesse não seja perdido..

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