O Track 8 é um app em estilo Metro, disponível na App Store, que pode ser operado no iPhone ou no iPad. Para quem não sabe o que Metro significa, o Metro é uma linguagem de design muito usada em aparelhos móveis Windows que agora funciona também no sitema de operação do Windows 8 também.

A sua principal característica é o uso pesado de tipografia como elemento de design ao invés de gráficos. Com o Metro a experiência é definitivamente diferente dos apps iOS, e não é ruim.

Ao abrir o Track 8, o app apresenta 4 seleções verticalmente arranjadas e 3 seleções arranjadas horizontalmente, como História, Novo, Mais Tocadas. Você não precisa carregar músicas no Track 8, o app usa todas as músicas disponíveis na biblioteca original no iTunes App, sans podcasts e audiobooks.

As músicas e artistas são apresentados como listas, em ordem alfabética, nas opções à esquerda. E você não precisa navegar por todas as letras do alfabeto, já que o app não possui esta barra padrão, simplesmente toque no cubo colorido na esquerda que apresenta as letras em que as músicas, nomes de artistas e álbuns começam, e pronto.

A arte das capas dos álbuns é linda, os gráficos são bacanas, mesmo em Metro. Um único toque na capa traz todas as músicas existentes no álbum, e você começa a tocá-las tocando na capa do álbum novamente ou simplesmente selecionando qualquer música oferecida.

A forma de tocar é também diferente. Dominado pela arte do álbum, você pode arrastar rapidamente para ir para frente ou para trás; existem ícones menores para shuffling e repeating. Um toque no repetir irá laçar o álbum ou playlist; dois toques irá repetir will somente a música que está tocando.

As 3 barras no topo direito da capa do álbum irá revelar as outras músicas do álbum quando tocado, as músicas que estiverem tocando possuem um ícone indicador. Um toque mais longo no título no topo te leva de volta à tela principal do Track 8, que mostra a música tocando em uma sobreposição na parte de baixo.

O Track 8 ajuda a char a música que você procura implementando uma pesquisa ao vivo na sua biblioteca de músicas, que é extremamente rápido.

O app também oferece uma variedade de configurações, que lidam com a aparência, podendo escolher entre claro e escuro, assim como configurar a cor dos elementos principais e mudar o fundo, como o “artist backgrounds”, que faz o download de imagens do last.fm para mostrar no fundo enquanto você toca a música.

O Track 8 está disponível somente para o iPad, mas agora é universal, sendo que muitas melhoras foram implementadas e os desenvolvedores estão trabalhando já em novos recursos.

Download: http://itunes.apple.com/us/app/track-8/id519363162?mt=8