Jambalaya é um jogo de palavras grátis e simples para iPhone e iPad desenvolvido pela Fastspot. O jogo no app consiste em sete ladrilhos para montar quantas palavras você puder em dois minutos.

Você ganha pontos para cada palavra que tenha pelo menos três letras de comprimento, e perde bônus quando comete erros. Bônus e multiplicadores são acumulados quando você continua a formar palavras sem cometer erros.

Os controles para o Jambalaya são muito simples. Desenhe uma linha na parte de fora de um ladrilho à outro para construir uma palavra. Você não pode usar o mesmo ladrilho para construir aquela palavra.

Tocando em um ladrilho com o dedo e arrastando-o você o move ao redor. Chacoalhando o aparelho você embaralha as letras.

Você ganha bônus especiais como ladrilhos extras, mais tempo e/ou reutilizando letras para fazer palavras mais longas que sete ladrilhos. Estes bonuses duram até uma palavra ou um curto período de tempo.

Multiplicadores básicos terminam quando você faz uma palavra curta ou irreconhecível, mas resumirá quando você fizer palavras mais longas. Você não pode usar nomes, abreviações, e algumas palavras que não pode ser reconhecidas como tal.

Quando você pausa o jogo, você pode visualizar a sua pontuação, o número de palavras formadas de cada comprimento com o mínimo e o máximo de cada comprimento, e as plavras que você andou jogando no jogo atual. Na tela de jogo terminado, mostra o mesmo acima com as palavras que você não jogou.

Os controles funcionam bem a maior parte do tempo, só não tenha pressa ou você perde seus bonuses.

O Jambalaya possui uma aparência polida e simples. Os ladrilhos e o fundo possuem uma aparência de madeira, com todas as letras em maiúsculas, como se fossem um alfabeto de blocos de madeira. Você pode ver a linha branca que você desenha de qualquer forma que você usa a palavra.

Não há música no app e nem suporte para música no iPod, mas você pode ouvir música de outras aplicações enquanto está jogando.

Existem efeitos de som como quando iniciando um novo jogo, fazendo uma linha através de uma letra, ganhando bônus, fazendo uma palavra inválida ou um erro, e assim por diante. Não há necessidade por música, mas seria bacana ter suporte de música para o iPod.

Jambalaya é grátis no iTunes. Existe um app interno disponível por $0.99 para destravar um modo infinito, onde você pode achar quantas palavras você puder achar antes que o contador de palavras zere. O jogo é fácil, e pode ser resumido se você tiver que parar de jogar.

Download: http://itunes.apple.com/us/app/jambalaya/id364295874?mt=8