O OmniFocus é um app para iPad desenvolvido pelo Omni Group pra criar desenhos vetorizados. Se você já vem usando um Mac, então você, provavelmente, já está familiarizado com o OmniGraffle: é o programa primário de vetor e diagramas da Mac, muito parecido com o Visio Program da Microsoft.

Porém, a comparação pára por aqui. O que faz com que o Omnigraffle seja superior ao Visio, é a sua facilidade de uso, e o seu portal dedicado à stencils (via Graffletopia) que fornece virtualmente todo tipo de stencil ou molde que você possa imaginar, o que extende as capacidades do app para além dos limites.

Você pode usar o app para fazer rascunhos de seus designs de websites detalhados, de programas UML gráficos à plantas baixas para a sua próxima reforma da sua sala de visitas. E, devido à sua Graffletopia e sua facilidade de uso, você pode até fazer os dois ao mesmo, ou ficar mudando entre simples projetos aos mais complexos.

O OmniGraffle para iPad possui todos os benefícios que a sua versão para Mac. Ao abrir o app você visualiza todos os diagramas / programas, como no iWork suite. Ao criar um novo document ou editar um já existente, o app apresenta uma plataforma bastante limpa.

Clicando no ícone “stencil” você visualiza uma lista pré-configurada de stencils para serem usados. A funcionalidade de pesquisa no topo é conectada à Graffletopia, onde você tem acesso à centenas de stencils disponíveis e pode fazer o download deles diretamente do iPad.

Graças à remodelagem da UI, o OmniGraffle é completamente amigável ao toque, podendo fazer com que a aplicação haja da forma que você deseja. Por exemplo, você pode conectar dois desenhos ou objetos a adicionar texto só com os dedos. O app é também compatível com a caneta stylus para iPad.

Compartilhamento padrão / capacidade de impressão como o compartilhamentod e arquivos no iTunes, copiar / salvar no iDisk ou no servidor WebDav e enviar ao email são todas funções presentes no app, além de que os documentos podem ser salvos e impressos em formato de PDF, como documento OmniGraffle e como imagens na sua câmera.

Os documentos e suas modificações são salvas localmente de forma automática, mesmo que a aplicação trave, como no Mac OS X Lion.

Os documentos OmniGraffle são também compatíveis à versão no mac e vice-versa, o que siginifica que voc6e pode fazer um longo e complicado document no Mac, e depois de pronto transferí-lo para o iPad para eventuais modificações, toques finais, enquanto em movimento. Depois ligue o ipad na sua conexão AV para e comece aprojetar o seu trabalho à sua audiência. (é também compatível ao adaptador VGA da Apple).

Uma vez completado, faça as modificações, se necessário e arquive de volta no Mac. O app é muito conveniente e produtivo. E devido à funcionalidade e multi-tarefas do iOS 4 de copiar e colar, você pode criar diagramas e imagens em OmniGraffle depois colar a imagem ou diagrama ao programa que você deseja usar, como no Keynote, por exemplo.

O OmniGraffle é uma aplicação brilhante, tão boa quanto ou até melhor que a sua versão para Mac. Contudo, faltam algumas funções essencias de compartilhamento e aruivamento em nuvem, além de possui um preço um tanto salgado de $ 49.00, mesmo assim é um ótimo app para download na App Store.

Download: http://itunes.apple.com/gb/app/omnigraffle/id363225984?mt=8