O Writing Kit é um dos editores de texto para iPad mais completos que há na App Store. Há uma velha doutrina em que escritores escrevem, vagam, matam tempo, olham sem rumo pela janela afora, e depois escrevem mais um pouco antes de voltar a matar o tempo.

O foco é importante quando escrevemos, e é por isso que em muitas formas o iPad é uma ferramenta excelente para quem possui a habilidade da escrita.

Até com múltiplas tarefas, você ainda fica limitado à só visualizar suas plavras na página quando escreve, o que é excelente para focar. Enquanto a Apple fornece o app Notes no iPad e vende um processador de palavras – Pages, há um enorme mercado de pacotes de funções de editores de textos na App Store.

Se você já teve um problema com a escrita no iPad, é muito provável que o Writing Kit o resolva para você. Um dos maiores clichés que evocaram na época do lançamento do primeiro iPad, foi que o aparelho era inútil em relação à atividades produtivas, e que a Apple teria criado um “brinquedinho exibido” para consumidores de pouco conteúdo, pois para qualquer outra atividade séria, um notebook seria muito mais útil. Claro que isso não faz o menor sentido hoje, porém o app Writing Kit resolve muitos problemas que acabam surgindo ao escrever no iPad.

Mesmo o iPad traga uma experiência de escrita honesta e focada, é sempre bom poder dar uma procurada por outras coisas no aparelho enquanto escreve. O Writing Kit possui um navegador embutido que permite acessar referências ou fontes quando você trava em uma fato, palavra ou frase.

Melhor ianda é o botão “Quick Research” (pesquisa rápida) que usa o DuckDuckGo, um buscador que puxa consultas rápidas na web – quem escreveu isso ou aquilo? O que significa isto ou aquilo? Qual a capital de sei lá qual país? – uma ferramenta fantástica para escrever com fluidez ininterrupta e ainda fazendo com que a sua cabeça fique focada no documento.

Tocar e segurar em qualquer conteúdo na página e simplesmente escolher “Inserir no Editor; o Writing Kit oferecerá inserir o conteúdo no seu documento como um link, imagem ou citação.

Digitar em um teclado Bluetooth é a melhor forma de editar textos no iPad , mas se você não possuir um, e tiver só a opção de teclado na tela, o Writing Kit adiciona uma fileira no topo que dá acesso às ferramentas MarkDown, para a formatação do documento com cabeçário, negrito, itálico, listas elinks, muito mais fáceis.

Você pode mover o cursor rapidamente ou selecionar qualquer texto para edição clicando na margem esquerda ou direita do texto com um ou dois textos. Use um dedo para mover para frente e para trás, character por character, dois dedos para mover palavra por palavra.

Nem precisava dizer que o Writing Kit sincroniza com o DropBox e todos os seus documentos são automaticamente salvos com 10 toques de teclas. O Writing Kit também suporta o TextExpander.

Download: http://itunes.apple.com/us/app/writing-kit-research-write/id426208994?mt=8