O Abrawordabra não é como outros jogos de palavras comuns que se vê por aí. Este aplicativo para iPhone foi desenvolvido pela Total Arkade Software e combina elementos de jogos tradicionais de palavras com elementos de jogos de ação, e como resultado você tem um jogo de palavras fascinante e bastante divertido.

Ao ser iniciado, o app apresenta uma tela de menu mostrando todo os bastidores de um show de mágica. A sensação é bastante teatral, com cortinas que se abrem e se fecham em cada nível, e um mágico do mal que faz aparições ocasionais. Há um botão de “jogar” muito fácil de ser achado que o leva para 4 diferentes modo de jogar: “Mizz Spell” (trocadilho que se refere a soletrar), “U Genius” (gênio), “Fill the Gap” (preencha as lacunas), e “Float On” (flutue sobre).

Ao selecionar qualquer um destes modos, você é levado para um tutorial, antes doprimeiro nível do jogo. O tutorial é bem útil, já que os ocntroles do jogo são bem fáceis de aprender a usar, porém nada intuitivos. Os modos de jogar no app são bem similares, usam os mesmos controles, e quase que o mesmo layout, portanto um mesmo tutorial para todos os modos já é o bastante.

Em cada modo, o jogador controla quadradinhos com letras por um labirinto desviando de buracos no chão, empilhando e tocando em várias formas d epoderes para ganhar pontos durante o jogo. Ao final do labirinto, as letras se tornam disponíveis para serem usadas na parte de palavras orientadas do nível em particular. As letras devem ficar flutuando no topo da tela para serem corrigidas em “Mizz Spell”, para criar novas palavras em “U Genius”, e to preencher as letras que faltam para formar palavras em “Fill the Gap”.

Desde os quadradinho de letras às telas de menu, tudo foi muito bem ilustrado e animado de forma bem pensada. A sensação de estar em um cenário “vintage” que os gráficos causam funciona bem, e a música foi bem escolhida.

Os desenvolvedores colocaram disponível uma versão do app Abrawordabra para testes de graça, com alguns níveis para aqueles que gostariam de testá-lo antes de comprar. O app está disponível para iPhone e iPod touch.

Download: http://itunes.apple.com/us/app/abrawordabra/id376558306?mt=8